A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Rede Social e Gestão do Conhecimento Edson Oliveira IBM Brasil Social Business and Collaboration 1.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Rede Social e Gestão do Conhecimento Edson Oliveira IBM Brasil Social Business and Collaboration 1."— Transcrição da apresentação:

1 Rede Social e Gestão do Conhecimento Edson Oliveira IBM Brasil Social Business and Collaboration 1

2 Introdução O que é conhecimento? Redes Sociais e Redes de Conhecimento Redes Sociais como agente de Inovação Perguntas

3 O que é conhecimento? CONHECIMENTO Insights e contexto – o que o conhecedor sabe CONHECIMENTO Insights e contexto – o que o conhecedor sabe INFORMAÇÃO Mensagem semi- estruturada com um originador, um destinatário e um conteúdo a ser informado INFORMAÇÃO Mensagem semi- estruturada com um originador, um destinatário e um conteúdo a ser informado DADO Registro de uma transação DADO Registro de uma transação

4 Diferentes formas de conhecimento Conhecimento Explícito Documentos, s e outras formas escritas Exemplos: Documentação de Processos Páginas da intranet Documentos (compartilhados ou não) Conhecimento Tácito Experiências de indivíduos, redes e comunidades Exemplos: Melhores práticas Quem conhece quem sabe o que está na nossa cabeça

5 Ciclo do Conhecimento Fonte: Nonake e Takeuchi (1995) Exteriorização Combinação SocializaçãoInteriorização Tácito Explícito

6 Redes de Conhecimento

7 O mundo em que vivemos Did you know?

8 Redes Sociais Redes Sociais versus Mídias Sociais

9 Redes Sociais São redes de pessoas relacionadas entre si A chave são os relacionamentos Eles nos ajudam a: Estar informados; Desenvolver opiniões; Tomar decisões; Atingir objetivos A colaboração cria e fortalece os relacionamentos Our heavy reliance on other people for information and learning is one of the most consistent and robust findings in the social sciences. It also matches our intuition and lived experience in organizations: other people are critical to our ability to find information, learn how to do our work, and develop professionally. Cross, Abrams, Parker, Trusted Networks: Assessing How Whom You Know Can Bias What You Learn, IKO, February 2003

10 Como acontece a colaboração nas Redes Zé Maria Mario Andreia Empresa Pessoas colaboram para criar novos produtos, responder a requerimentos de clientes, tomar decisões, etc. A efetividade da colaboração depende da força das conexões entre as pessoas. A colaboração acontece com pessoas de dentre e de fora da organização A colaboração acontece a partir de vários lugares (dentro da empresa, dentro dos clientes, de nossas casas, da rua, etc.)

11 Fonte: Cross, R., Parker, A., Prusak, L. & Borgatti, S.P Knowing What We Know: Supporting Knowledge Creation and Sharing in Social Networks. Organizational Dynamics 30(2): [pdf] É comum que os níveis mais altos das organizações não estejam no centro dos processos colaborativos do dia a dia. Em última análise, isso quer dizer que estas pessoas não estão no centro da execução do dia a dia do trabalho nas empreas. As pessoas centrais aos processos de colaboração são aquelas que possuem mais conhecimento e conexões. Como acontece a colaboração nas Redes Organogramas não são boas representações sobre como acontece a colaboração no dia a dia das empresas

12 Redes Sociais A Análise de Redes Sociais (Social Network Analysis – SNA) mapeia as conexões entre as pessoas ao redor de determinado assunto ou tema. Ponto único de contato em um departamento, grupo ou área de trabalho Gate-keeper Indivído que serve de conexão de muitos para muitos Broker Grupo 1 Lee Jill Jack Al Joe Indivíduo, grupo ou departamento com participação limitada ou sem participação na rede Isolado Indivíduo com múltiplas conexões entre diferentes fronteiras da organização Boundary spanner Grupo 2 Larry Neil Paul Chuck Mary

13 Chegando as Redes de Conhecimento 13 Conexões As ligações entre as pessoas Relacionamentos As dinâmicas interpessoais entre os indivíduos Contexto Compartilhado O entendimento comum da linguagem e dos eventos. Um interesse ou objetivo comum. Fonte: Nahapiet, J. & Ghoshal, S. (1998) Conexões, relacionamentos e contexto compartilhado garantem o sucesso das iniciativas de colaboração e gestão de conhecimento 13

14 Redes de Conhecimento Para serem efetivas, as redes de conhecimento requerem mais do que apenas um meio para colaborar Fatores chave de sucessoBuscadores Preciso de alguém Contribuidores Sou Alguém DisponibilidadeComo sei quem está disponível?Como posso ser mais conhecido? Competência (confiança)Essa pessoa é competente? Como posso publicar meus conhecimentos e skills? Benevolência (confiança)Essa pessoa vai me ajudar? Como posso desenvolver minha reputação de parceiro confiável? Motivação Estou motivado para trabalhar com esta pessoa? Vou cooperar com esta pessoa? AcessoComo acesso esta pessoa?Quero ser abordado por outros? Skills O time tem o conhecimento necessário para colaborar de forma efetiva (técnico, comunicação, pessoas, negócio, etc.)? FerramentasExiste um método e ferramentas para que possamos colaborar? Social Networking Cultura Ferramentas de Colaboração

15 Redes de Conhecimento ? 1. Já conhecemos isso? 2. Para quem posso pedir ajuda? 3. Compartilhar, validar, aprimorar 4. Enriquecer o conhecimento (compartilhar) Simplificando: Conectar e Coletar para ter o melhor conhecimento para a pessoa certa no momento certo...

16 Exemplo IBM

17 Rede Social como agente mudança 17

18 O principal desafio do Trabalho Inteligente não é falta de visão ?

19 O principal desafio do Trabalho Inteligente não é falta de dinheiro

20 O principal desafio do Trabalho Inteligente é que mudar é difícil e assustador

21 Mas … Por que mudar é difícil e assustador?

22 Mudar é, fundamentalmente, algo que envolve pessoas.

23 As pessoas possuem bons motivos para resistir à mudança. O jeito antigo está bom Estou muito ocupado! Não confio nessa coisa nova! Ninguém mais está usando

24 A maioria das pessoas está programada para resistir à mudanças (e isso é bom).

25 SIM! Não Num time de 10 pessoas, isso pode acontecer:

26

27 E isso acontece em times por toda a organização... SIM! Não SIM! Não SIMNão SIM! Não SIMNão

28 Os mais propensos à mudar ficam isolados SIM! Não SIM! Não SIMNão SIM! Não SIMNão

29 As redes sociais podem ajuda-los a se conectar SIM! SIM SIM! SIM

30 Uma vez conectados eles compartilham... SIM! SIM SIM! SIM ? ? Isso os ajuda a aprender e a se manterem motivados

31 E isso os ajuda a convencer os outros SIM! ???Não ???Não SIM! ???Não???SIMNão SIM! ???Não SIMNão

32 Redes Sociais ajudam a disseminar mudanças de forma mais eficiente e rápida SIM!

33 Exemplo IBM

34 Será que sua organização poderia ser mais eficiente com pessoas mais bem conectadas?

35 Exemplos

36 Dúvidas & Perguntas

37 Edson Oliveira F: Obrigado


Carregar ppt "Rede Social e Gestão do Conhecimento Edson Oliveira IBM Brasil Social Business and Collaboration 1."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google