A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

NNicolle Thaynna AAyrton Medeiros TTarso Emanoel AAnny Caroline MMirelly Fortunato.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "NNicolle Thaynna AAyrton Medeiros TTarso Emanoel AAnny Caroline MMirelly Fortunato."— Transcrição da apresentação:

1

2 NNicolle Thaynna AAyrton Medeiros TTarso Emanoel AAnny Caroline MMirelly Fortunato

3 AA Guerra dos Emboabas foi um confronto travado de 1707 a 1709, pelo direto de exploração das recém- descobertas jazidas de ouro, na região de Minas Gerais, no Brasil. O conflito contrapunha, de um lado, os desbravadores vicentinos, que haviam descoberto a região das minas e que por esta razão reclamavam à exclusividade de explorá-las; e do ouro lado um grupo heterogêneo compostos de portugueses e imigrantes das demais partes do Brasil, pejorativamente apelidados de “emboabas” pelos vicentinos, todos atraídos á região pela febre do ouro.

4 EEntretanto, os forasteiros pensavam e agiam diferentemente: estes, por sua vez, eram os chamados de emboabas. Os emboabas formaram suas próprias comunidades, dentro da região que já era habitada pelos paulistas, neste mesmo local, eles permaneciam constantemente vigiando todos os passos dos paulistas. Os paulistas eram chefiados pelo bandeirante Manuel de Borba Gato; já o líder dos emboabas era o português Manual Nunes Viana.

5 RRegulamentação da distribuição de lavras entre emboabas e paulistas e da cobrança do quinto. SSão Paulo e Minas Gerais se transformaram em capitanias, ligadas diretamente à Coroa, tirando autoridade do governo do Rio de Janeiro ( 3 de janeiro de 1709 ). São Paulo deixa de ser vila tornando-se cidade. AAcabam as guerras na região das minas, com a metrópole assumido o controle administrativo da região. AA derrota dos paulistas fez com que alguns deles fossem para o oeste onde, anos mais tarde, descobriram novas jazidas de ouro nos atuais Estados Mato Grosso e Goiás.

6 DDentro estas rivalidades ocorrem muitas situações que abalaram consideravelmente as relações entre dois grupos. Os emboabas limitaram os paulistas na região do Rio das Mortes e seu líder foi proclamado “governador”. A situação dos paulistas piorou ainda mais quando estes foram atacados em Sabará.

7


Carregar ppt "NNicolle Thaynna AAyrton Medeiros TTarso Emanoel AAnny Caroline MMirelly Fortunato."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google