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Gestão de Capital Humano Estratégico

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Apresentação em tema: "Gestão de Capital Humano Estratégico"— Transcrição da apresentação:

1 Gestão de Capital Humano Estratégico
Jorge Alexandre Maciel

2 Gestão de Capital Humano Estratégico - Liderança
Habilidades do líder O trabalho do líder envolve mais do que determinação. É preciso ter visão, comprometimento, comunicação, integridade, realidade e intuição. O líder é antes de tudo um visionário, pois se permite prospectar o futuro e se compromete a realizá-lo.

3 Gestão de Capital Humano Estratégico Liderança
Habilidades do líder Outro fator importante na liderança é a comunicação, que significa manter as pessoas informadas, dando e recebendo feedback adequados, explicando decisões e políticas com franqueza e transparência.

4 Gestão de Capital Humano Estratégico - Liderança
Habilidades do líder Expressar de forma clara as crenças e os valores do ambiente em que atua. A crítica é encarada como uma forma de crescimento interpessoal. O processo de comunicação passa a ser um intercâmbio de idéias. Colaboradores desenvolvem e compartilham idéias, sobre a melhor forma de efetivá-la.

5 Gestão de Capital Humano Estratégico - Liderança
Habilidades do líder Para ser um líder, é necessário desenvolver atitudes e habilidades que auxiliem na condução de um grupo de pessoas, buscando tomar decisões e ações acertadas, tendo em mente objetivos orientados para resultados

6 Gestão de Capital Humano Estratégico - Liderança
Habilidades do líder É necessária a combinação com outras qualidades pessoais: espírito democrático, entusiasmo pelo trabalho em equipe, habilidade em inspirar confiança, competência técnica, habilidade de delegação, controle emocional, autenticidade, compreensão da natureza humana, respeito pelo ser humano, habilidade em propor e estimular idéias, habilidade em ensinar e despertar melhores talentos.

7 Gestão de Capital Humano Estratégico - Gestão de Pessoas
As Ondas de Mudanças e Gestão de Pessoas nas Organizações.

8 Gestão de Capital Humano Estratégico - Gestão de Pessoas
De onde viemos ? Onde estamos ? Para onde estamos indo ?

9 Gestão de Capital Humano Estratégico - Gestão de Pessoas
De onde viemos ? preocupação com a gestão de pessoas, desde a Revolução Industrial, por pressões do sindicato e parlamento. Nos E. U. A –preocupação com a gestão de pessoas por receio da organização dos trabalhadores. Administração Científica –argumentos em prol da especialização e treinamento, fomentando a necessidade de um departamento de pessoal É então no século XX, que a gestão de pessoas estrutura-se com base na Escola de Administração Científica que

10 Gestão de Capital Humano Estratégico - Gestão de Pessoas
Onde estamos? “Estamos em plena transição de época. Estamos saindo de um mundo industrial e entrando num outro, pós-industrial”.

11 Gestão de Capital Humano Estratégico - Gestão de Pessoas
Para onde estamos indo ? A velocidade das transformações tecnológicas e as alterações nas condições de vida; Pessoas cada vez mais conscientes; Pessoas mais atentas; Pessoas com expectativa de vida maio; Pessoas que demandam oportunidades e desafios profissionais e pessoais e contínua atualização e ganho de competência

12 Gestão de Capital Humano Estratégico - Gestão de Pessoas
Novas formas de pensar a Gestão de Pessoas A gestão de pessoas deve ser integrada, e o conjunto de políticas e práticas da empresa. visão clara sobre o nível de contribuição de cada pessoa e às pessoas

13 Gestão de Capital Humano Estratégico - Gestão de Pessoas
o que é Gestão de Pessoas ? “Um conjunto de políticas e práticas que permitem a conciliação de expectativas entre a organização e as pessoas para que ambas possam realizá-las ao longo do tempo” (Joel Dutra)

14 Gestão de Capital Humano Estratégico - Gestão de Pessoas
O grande desafio das organizações é desenhar um novo Modelo de Gestão de Pessoas que: 􀂉Esteja alinhado aos objetivos estratégicos da organização; 􀂉Crie sinergia entre os diversos sistemas de RH; 􀂉Crie condições para que as pessoas tenham atendidas suas expectativas de desenvolvimento, realização e reconhecimento; 􀂉Seja transparente (pessoas mais conscientes) 􀂉Respeite os valores da organização 􀂉Possibilite a mensuração dos resultados

15 Gestão de Capital Humano Estratégico - Negociação
A negociação faz parte das atividades diárias de um gerente de projetos, seja com seus fornecedores, clientes, subordinados, supervisores e colegas de trabalho. Essa capacidade de negociação determina em grande parte o seu sucesso. Quando falamos em Liderança, uma das primeiras e mais importantes atribuições do líder, é sua capacidade de negociar. Lyrian Faria

16 Gestão de Capital Humano Estratégico - Negociação
Projetos tecnológicos lidam com mudanças, devem gerenciar mudanças em pessoas e processos, e para se conseguir sucesso e alcançar os objetivos propostos é necessário dar atenção a vários aspectos culturais da empresa visando entender o contexto integral de seu projeto Lyrian Faria

17 Gestão de Capital Humano Estratégico - Negociação
O que é negociação ? Por que negociamos ? As Estratégias Os Estilos O Processo

18 Gestão de Capital Humano Estratégico - Negociação
O que é Negociação ? Geralmente envolve lados opostos com interesses conflitantes; Processo em que as partes consentem em compor ou ajustar seus interesses divergentes.

19 Gestão de Capital Humano Estratégico - Negociação
Por que negociamos ? Para resolver conflitos Fases: Preparação Andamento Encerramento

20 Gestão de Capital Humano Estratégico - Negociação
Preparação: Bons negociadores sabem como ler a necessidade dos outros. Visualize possíveis ganhos não perdas Formule sua estratégia de acordo com o tipo de negociação. O que você vai negociar?

21 Gestão de Capital Humano Estratégico - Negociação
Andamento: Desde o início reafirme a meta de um acordo Busque pontos em comum com suas próprias posições na negociação. Encerramento: Lembre ao outro lado os pontos em comum que ajudem a romper impasses Enfatize pontos em comum achados durante o debate.

22 Gestão de Capital Humano Estratégico - Negociação
Estilos Persuasão: consiste em levar os outros a aceitar suas idéias. Afirmação: consiste em forçar os outros a aceitar suas idéias Ligação: consiste em facilitar a participação dos outros de forma direta: Atração: consiste em atrair os demais para procurar envolvê-los em objetivos comuns: Recuo: consiste em manter-se distante, para intervir como facilitador em situações de bloqueio grupal

23 Gestão de Capital Humano Estratégico - Negociação
Os gerentes de projetos enfrentam freqüentemente desafios de negociar com habilidade, desde a formação de sua equipe, desenvolvimento da mesma, obtenção dos recursos necessários para o projeto, até a conclusão e entrega final do produto, serviço ou resultado produzido pelo projeto.

24 Gestão de Capital Humano Estratégico - Negociação
O questionamento constante permeando as negociações envolvidas durante todo o projeto deve ser objetivamente abordado, evitando que o sucesso do projeto seja obra do acaso e da sorte, mas garantido pelo apoio em habilidades corretas de negociação.

25 Gestão de Capital Humano Estratégico - Negociação
Quais os erros mais comuns? Como evitar e sobrepujar os impasses? Você está tirando o melhor proveito dos seus recursos? Como formular propostas para obter vantagens?

26 Gestão de Capital Humano Estratégico - Motivação
Vontade de fazer as coisas = motivação Motivos são as molas propulsoras da ação. Motivo ou necessidade = algo dentro do indivíduo que o leva a agir Motivo é interno X objetivo é externo

27 Gestão de Capital Humano Estratégico - Motivação
Não há uma fórmula mágica para motivar, É necessário combinar uma série de atitudes essenciais ao comportamento humano e que podem trazer motivação. A motivação na equipe de trabalho é fator decisivo na excelência da qualidade.

28 Gestão de Capital Humano Estratégico - Motivação
Pense sobre: Os fatores motivacionais contribuem para a qualidade dos produtos e serviços de uma empresa e leva uma pessoa a produzir com qualidade.

29 Gestão de Capital Humano Estratégico - Motivação
5 C`s da Motivação: Compromisso (respeito) Carinho (reconhecimento, feedback) Coerência (transparências, exemplos) Comunicação Cooperação

30 Gestão de Capital Humano Estratégico - Motivação
Entre as diversas atividades realizadas pelo Gerente de Projetos, a motivação da equipe é uma que nem sempre recebe a atenção devida. Gerentes menos experientes se voltam excessivamente para as atividades mais técnicas para obter resultados rápidos, e se esquecem que as tarefas são (normalmente) executadas por pessoas

31 Gestão de Capital Humano Estratégico - Motivação
Existem várias teorias para a motivação, e uma das mais aplicadas é a de Maslow. Abraham Maslow ( ) foi um psicólogo americano, considerando o pai do humanismo na psicologia.

32 Gestão de Capital Humano Estratégico - Motivação
Necessidades Fisiológicas: São relacionadas às necessidades do organismo, e são a principal prioridade do ser humano. Entre elas estão respirar e se alimentar. Sem estas necessidades supridas, as pessoas sentirão dor e desconforto e ficarão doentes. Necessidades de Segurança: Envolve a estabilidade básica que o ser humano deseja ter. Por exemplo, segurança física (contra a violência), segurança de recursos financeiros, segurança da família e de saúde. Necessidades Sociais: Com as duas primeiras categorias supridas, passa-se a ter necessidades relacionadas à atividade social, como amizades, aceitação social, suporte familiar e amor.

33 Gestão de Capital Humano Estratégico - Motivação
Necessidades de Status e Estima: Todos gostam de ser respeitados e bem vistos. Este é o passo seguinte na hierarquia de necessidades: ser reconhecido como uma pessoa competente e respeitada. Em alguns casos leva a exageros como arrogância e complexo de superioridade.

34 Gestão de Capital Humano Estratégico - Motivação
Necessidade de Auto Realização: É uma necessidade instintiva do ser humano. Todos gostam de sentir que estão fazendo o melhor com suas habilidades e superando desafios. As pessoas neste nível de necessidades gostam de resolver problemas, possuem um senso de moralidade e gostam de ajudar aos outros. Suprir esta necessidade equivale a atingir o mais alto potencial da pessoa.

35 Gestão de Capital Humano Estratégico - Motivação
O líder que conhece bem sua equipe saberá identificar quais são as necessidades de cada um e poderá aplicar os meios de motivação adequados. Por exemplo, se uma pessoa está passando por grandes dificuldades financeiras e a estabilidade de sua família está em risco, não adianta tentar motivá-lo dizendo que seu caso de sucesso será publicado no jornal da empresa.

36 Gestão de Capital Humano Estratégico - Motivação
Da mesma forma, um profissional que está no auge de sua carreira e em alta evidência na organização não se entusiasmará muito com a idéia de uma pequena mudança em seu plano de saúde que envolva alguns benefícios adicionais.

37 Gestão de Capital Humano Estratégico - Motivação
O gerente de projeto tem a responsabilidade de fazer um planejamento adequado dos recursos humanos no projeto. Isto envolve desde identificar os que podem trazer os melhores resultados para o projeto, conhecer a realidade de cada um e encontrar as formas corretas de motivá-los para a obtenção de resultados.

38 Gestão de Capital Humano Estratégico - Motivação
MOTIVANDO A CRIATIVIDADE Devemos gerir nossas equipes de projetos de modo a incentivar as novas idéias,conceitos, inovações, pois desta forma, toda a equipe cresce e construímos um ambiente com profissionais motivados.

39 Gestão de Capital Humano Estratégico - Administração do conflito
Conceituá-lo aqui como um processo onde uma das partes envolvidas percebe que a outra parte frustrou ou irá frustrar os seus interesses.

40 Gestão de Capital Humano Estratégico - Administração do conflito
Os conflitos existem desde o início da humanidade, fazem parte do processo de evolução dos seres humanos e são necessários para o desenvolvimento e o crescimento de qualquer sistema familiar, social, político e organizacional.

41 Gestão de Capital Humano Estratégico - Administração do conflito
No passado a ausência de conflitos era encarada como expressão de bom ambiente, boas relações e, no caso das organizações, como sinal de competência.

42 Gestão de Capital Humano Estratégico - Administração do conflito
Visão positiva do conflito O conflito é fonte de idéias novas Permite a expressão e exploração de diferentes pontos de vista, interesses e valores. A administração de conflitos consiste exatamente na escolha e implementação das estratégias mais adequadas para se lidar com cada tipo de situação ??? necessário se não se quiser entrar num processo de estagnação. ??? processo que começa na nossa percepção e termina com a adoção de uma ação adequada e positiva.

43 Gestão de Capital Humano Estratégico - Administração do conflito
Possíveis causas do conflito Possíveis causas que levaram ao seu surgimento: Experiência de frustração de uma ou ambas as partes: incapacidade de atingir uma ou mais metas e/ou de realizar e satisfazer os seus desejos, por algum tipo de interferência ou limitação pessoal, técnica ou comportamental;

44 Gestão de Capital Humano Estratégico - Administração do conflito
Possíveis causas do conflito Possíveis causas que levaram ao seu surgimento: Diferenças de personalidade: .Metas diferentes: é muito comum estabelecermos e/o recebermos metas/objetivos a serem atingidos e que podem ser diferentes dos de outras pessoas e de outros departamentos,

45 Gestão de Capital Humano Estratégico - Administração do conflito
Possíveis causas do conflito A administração de conflitos consiste exatamente na escolha da implementação das estratégias mais adequadas para se lidar com cada tipo de situação

46 Gestão de Capital Humano Estratégico - Administração do conflito
Possíveis causas do conflito Possíveis causas que levaram ao seu surgimento: tendemos a obter informações e analisá-las à luz dos nossos conhecimentos e referenciais, outro lado pode ter uma forma diferente de ver as coisas.

47 Gestão de Capital Humano Estratégico - Administração do conflito
Níveis de conflito Nível 1 - Discussão: é o estágio inicial do conflito; caracteriza-se normalmente por ser racional, aberta e objetiva; Nível 2 - Debate: neste estágio, as pessoas fazem generalizações e buscam demonstrar alguns padrões de comportamento. O grau de objetividade existente no nível 1 começa a diminuir; Nível 3 - Façanhas: as partes envolvidas no conflito começam a mostrar grande falta de confiança no caminho ou alternativa escolhidos pela outra parte envolvida; Nível 4 - Imagens fixas: são estabelecidas imagens preconcebidas com relação à outra parte, fruto de experiências anteriores ou de preconceitos que trazemos, fazendo com que as pessoas assumam posições fixas e rígidas;

48 Gestão de Capital Humano Estratégico - Administração do conflito
Níveis de conflito Nível 5 - Loss of face (.ficar com a cara no chão.): trata-se da postura de .continuo neste conflito custe o que custar e lutarei até o fim., o que acaba por gerar dificuldades para que uma das partes envolvidas se retire; Nível 6 - Estratégias: neste nível começam a surgir ameaças e as punições ficam mais evidentes. O processo de comunicação, uma das peças fundamentais para a solução de conflitos, fica cada vez mais restrito;

49 Gestão de Capital Humano Estratégico - Administração do conflito
Níveis de conflito Nível 7 - Falta de humanidade: no nível anterior evidenciam-se as ameaças e punições. Neste, aparecem com muita freqüência os primeiros comportamentos destrutivos e as pessoas passam a se sentir cada vez mais desprovidas de sentimentos; Nível 8 - Ataque de nervos: nesta fase, a necessidade de se auto preservar e se proteger passa a ser a única preocupação. A principal motivação é a preparação para atacar e ser atacado; Nível 9 - Ataques generalizados: neste nível chega-se às vias de fato e não há outra alternativa a não ser a retirada de um dos dois lados envolvidos ou a derrota de um deles.

50 Gestão de Capital Humano Estratégico - Administração do conflito
Como administrar os conflitos Para uma eficaz resolução dos conflitos é preciso compatibilizar alguns passos a serem seguidos, conhecer e aplicar alguns saberes e, também, definir o estilo a ser adotado.

51 Gestão de Capital Humano Estratégico - Administração do conflito
Como administrar os conflitos Os seguintes passos são considerados de suma importância: a) criar uma atmosfera afetiva; b) esclarecer as percepções; c) focalizar em necessidades individuais e compartilhadas; d) construir um poder positivo e compartilhado; e) olhar para o futuro e, em seguida, aprender com o passado; f) gerar opções de ganhos mútuos; g) desenvolver passos para a ação a ser efetivada; h) estabelecer acordos de benefícios mútuos.

52 Gestão de Capital Humano Estratégico - Administração do conflito
Como administrar os conflitos Saber ouvir . ouvir ativamente, pois metas e intenções não compreendidas levam sempre a uma resolução sem sucesso; . demonstrar interesse genuíno pela pessoa que fala e pelo assunto; . evitar criticar ou tentar dirigir a conversa; . adotar uma posição afirmativa, mostrando respeito pela outra pessoa.

53 Gestão de Capital Humano Estratégico - Administração do conflito
Como administrar os conflitos Saber ouvir ativamente, pois metas e intenções não compreendidas levam sempre a uma resolução sem sucesso; demonstrar interesse genuíno pela pessoa que fala e pelo assunto; evitar criticar ou tentar dirigir a conversa; adotar uma posição afirmativa, mostrando respeito pela outra pessoa.

54 Gestão de Capital Humano Estratégico - Administração do conflito
Como administrar os conflitos Saber perguntar Saber perguntar é uma outra faceta do ouvir ativamente, pois quem pergunta conduz a conversa.

55 Gestão de Capital Humano Estratégico - Referências e Bibliografia recomendada
CHALVIN, Dominique; EYSSETTE, François. Como resolver pequenos conflitos no trabalho. São Paulo: Nobel, 1989. DIMITRIUS, Jô-Ellan; MAZARELLA, Mark. Decifrar pessoas: como entender e prever o comportamento humano. São Paulo: Alegro, 2000. MARTINELLI, Dante P.; ALMEIDA, Ana Paula de. Negociação e solução de conflitos. São Paulo: Atlas, 1998. ROBBINS, Stephen P. Administração: mudanças e perspectivas. São Paulo: Saraiva, 2001. WAGNER, John A.; HOLLENBECK, John R. Comportamento organizacional: criando vantagem competitiva. São Paulo: Saraiva, 2000.

56 Gestão de Capital Humano Estratégico - Referências e Bibliografia recomendada
PMI, Project Management Institute. A Guide to PMBOK (Um Guia do Conjunto de Conhecimentos do Gerenciamento de Projetos), 3ª Edição, USA, 2004., DRUCKER, Peter. Prática da Administração de empresas.São Paulo: Pioneira,1981 DRUCKER, Peter. Fator Humano e Desempenho. São Paulo: Pioneira,1981 DRUCKER, Peter. O Gerente Eficaz. Rio de Janeiro: Guanabara, 1986

57 Gestão de Capital Humano Estratégico - Trabalho
Processo de pesquisa do Filme: “Gladiador” Em formato de resenha, uma página, estruturada em: Introdução, Desenvolvimento e Conclusão Quais os elementos de liderança encontrados no Filme? Trabalho em grupo Data da entrega: até dia 30/06/09


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