Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouThais Maria Júlia Caldas Beretta Alterado mais de 8 anos atrás
1
Martha Parry Seminário de Agroecologia na UFRA
Importância da Comercialização na Produção Orgânica Martha Parry Belém,29 de setembro de 2011
2
Pirâmide da Qualidade de Alimentos OILB
Limite Inferior Alimento de Baixo Preço Alimento Certificado Alimento Premium Produção Integrada Produção Orgânica Protocolos Internacionais
3
Mercado Mundial OBS: No Brasil cresce 40% aa
4
Consumo Mundial
5
Área Mundial com Produção Orgânica (milhões de ha)
6
Produtores no Mundo
7
Produção Orgânica no Brasil
Fonte IBGE Produtores : Participação: 0,67% Fonte Ministério da Agricultura Produtores : 9.700 Pará: (1/4 do Brasil)
8
Preocupação com o meio ambiente
Forte Demanda Mundial Alimento seguro Preocupação com o meio ambiente
9
Garantia da Conformidade Orgânica
Certificação (Certificadoras) Sistema Participativo de Garantia (Organismos Participativos de Avaliação da Conformidade) Controle Social para Venda Direta (OCS)
10
Produtos com Certificação
Açaí Castanha do Pará Laranja Dendê Produtos do Extrativismo
11
Controle Social para Venda Direta (não pode usar o selo)
Feiras Pequenos mercados 11
12
Declaração de Cadastro (fornecida pelo órgão fiscalizador)
13
Declaração de Cadastro (fornecida pelo órgão fiscalizador)
14
Semana do Alimento Orgânico
Início Semana do Alimento Orgânico 2007
15
Apresentar produto orgânico aos consumidores do Pará
Objetivo Apresentar produto orgânico aos consumidores do Pará
18
Organização e Mobilização
Governo municipal (PMB/Secom) Governo estadual (Sagri, Emater, Adepara) Governo federal (SFA, Ceplac, Embrapa)
19
Realização de Feiras 2007 1 feira 2008 2 feiras 2009 5 feiras
feiras/mês
20
OBS: Qualidade Próxima feira: 01 de outubro
21
Oferta de Produtos das Abelhas
tenda (Fapic) tenda (Fapic) tenda (Fapic) tendas tendas
22
O que se vende? Folhosas Ervas Frutas regionais Mamão Goiaba Laranja
Feijão Mel Macaxeira
23
Mercado Justo e Preço No é caro porque é o próprio agricultor que vende na feira (Lei )
24
Sociabilidade A feira e um elo entre o campo e a cidade
Relação direta dos agricultores com os consumidores Preocupação com o meio ambiente É um espaço que os produtores têm para vender seus produtos 24
25
Organização
26
Resultados Garantia da legitimidade Garantia da comercialização
Melhoria de vida Satisfação pessoal
27
“O que me salvou foi o certificado”
28
“um local para comercializar”
30
Obrigada !!!! Martha Parry (91) 3214-8625
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.