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Ética e Legislação em Publicidade

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Apresentação em tema: "Ética e Legislação em Publicidade"— Transcrição da apresentação:

1 Ética e Legislação em Publicidade
Prof. Eliasar Almeida

2 Objetivo da Disciplina
Possibilitar um conhecimento histórico dos conceitos de moral, ética e responsabilidade moral. Vivenciar os alunos na necessidade de um comportamento ético tanto pessoal como profissional.

3 Aula 1 Caráter histórico da moral. Origens da moral

4 1. Caráter histórico da moral
Por moral entendemos um conjunto de normas e regras destinadas a regular as relações dos indivíduos numa determinada comunidade social. A moral é histórica precisamente porque é um modo de comportar-se de um ser – o homem – que por natureza é histórico.

5 Embora o comportamento moral se encontra no homem desde a sua existência, desde as sociedades mais primitivas, a moral acompanha a mudança e o desenvolvimento das diversas sociedades concretas.

6 2. Origens da moral A moral só pode surgir quando o homem supera a sua natureza puramente natural e possui uma natureza social. A moral exige necessariamente não somente que o homem esteja em relação com os demais, mas que tenha consciência dessa relação.

7 A sua fragilidade diante do mundo que o rodeia obriga-o a reunir-se com outros homens e multiplicar os esforços para adquirir poder. Considera-se que é bom ou proveitoso tudo aquilo que reforça a união, e mal ou perigoso o que contribui para minar a união da tribo.

8 Numa comunidade sujeita a uma luta constante, o valor coragem é uma virtude principal.
Exaltam-se também, a solidariedade, a ajuda mútua, a disciplina, enquanto que a covardia é considerada um terrível vício, assim como o egoísmo, a preguiça, etc.

9 A moral primitiva implicava na regulamentação do comportamento de cada um, de acordo com os interesses da coletividade.

10 Essa absorção do individual pelo coletivo não deixava a possibilidade a cada membro de decidir pessoalmente e nem ao menos ter responsabilidade pessoal.

11 Os elementos de uma moral mais elevada somente serão evidenciados quando forem criadas as condições sociais para a existência de um novo tipo de relação entre o indivíduo e a comunidade.

12 3. Mudanças histórico-sociais e mudanças da moral
A posse da propriedade livrava seu dono da necessidade de trabalhar. O trabalho físico era uma ocupação indigna dos homens livres e encargo dos escravos. Existiam duas morais: a dominante, dos homens livres e a dos escravos.

13 Os traços dessa moral se extinguiram com o desaparecimento da sociedade escravista mas influenciaram, por exemplo, a moral ateniense, que viu surgir, não só o crescimento da consciência dos interesses da coletividade, como a consciência reflexa da própria individualidade.

14 Com o desaparecimento do mundo antigo, uma nova sociedade se delineou entre os séculos V e VI e se prolongou até o século XV. Foi a sociedade feudal, caracterizada pela divisão entre os senhores feudais e camponeses ou servos, que eram propriedade relativa dos senhores feudais.

15 A moral na sociedade medieval estava impregnada de forte conteúdo religioso, em virtude do papel preponderante da Igreja. Havia uma pluraridade de códigos morais para as ordens religiosas, cavalheiros, nobres, corporações, códigos universitários, etc.

16 A moral cavalheiresca e aristocrática, se distinguia, por exemplo, à semelhança da Antiguidade, pelo desprezo ao trabalho físico e a exaltação ao ócio e à guerra.

17 Os servos e plebeus, apesar das terríveis condições em que viviam e da luta constante para melhorar a sua existência, apreciavam outros bens e qualidades que não podiam encontrar no código moral feudal: sua liberdade pessoal, o amor ao trabalho, a ajuda mútua e a solidariedade com os companheiros.

18 A gestação de novas relações sociais gerando o nascimento da burguesia e formando uma classe de trabalhadores assalariados fez surgir uma nova forma de moral.

19 A economia é regida pela lei do máximo lucro e pela exploração dos operários. O culto ao dinheiro e a tendência a acumular maiores lucros são terreno propício para que floresçam o espírito de posse, o egoísmo, a hipocrisia, o cinismo e o individualismo acerbado.

20 Trata-se da moral individualista e egoísta que caracteriza as relações sociais burguesas, que havia substituído a decadente aristocracia feudal.

21 Após esse período, o quadro da situação operária foi aos poucos se modificando, em alguns países, com a progressiva modernização dos métodos de trabalho. O trabalhador tinha a idéia de que ele fazia parte da sua empresa e devia integrar-se nela.

22 A moral que é inculcada a esse trabalhador como uma moral comum, livre de qualquer conteúdo particular, ajuda a reforçar os interesses dos sistema regido pela lei da produção, sendo considerada por isso, uma moral alheia aos seus verdadeiros interesses humanos e de classe social.

23 Conclui-se que a moral vivida realmente na sociedade muda historicamente de acordo com as reviravoltas fundamentais que se verificaram no desenvolvimento social do homem.

24 As mudanças decisivas ocorrem quando os movimentos sociais eclodem e transformam a sociedade, como por exemplo, na passagem da sociedade escravista para a feudal, e desta para a burguesia.

25 Título: Comportamentos sociais na atualidade
Trabalho em Grupo Título: Comportamentos sociais na atualidade Fontes de consultas: Ética cotidiana – Veja – 29 Mar 2006 Ética do dia-a-dia – Veja On Line – 21 Fev 2007 Maioridade penal – Veja On Line – 10 Fev 2007 Bárbaros, violentos e universitários – Correio Popular Digital – 15 Fev 2009

26 OBSERVAÇÕES 1. Os artigos citados servem de exemplos de fontes de consulta. 2. Outras fontes podem e devem ser consultadas: outros jornais, revistas, internet etc. 3. Os artigos citados e outros decorrentes das pesquisas dos grupos, devem ser lidos e analisados, cuidadosamente.

27 4. Ler os capítulos I, II e III do livro “Ética”, de Adolfo Sánchez Vázquez.
5. Com base na leitura desses capítulos, analisar os artigos.

28 Dessa análise: O grupo deve discorrer, brevemente, sobre o assunto tratado. Há a relação da pesquisa sugerida, com os conteúdos da disciplina Ética? Por que? 3. Opinar sobre a existência ou não, de uma situação de “violência urbana” e a necessidade de seu enfrentamento.

29 Ainda, dessa análise: 4. Que soluções o grupo propõe para o problema? 5. O que o grupo pensa da seguinte questão: Esse assunto deve ser debatido no ambiente universitário? Sim/Não? Por que? Qualquer das opções exige uma justificativa do grupo.

30 PLANEJAMENTO 1. Os trabalhos serão confeccionados conforme as normas da ABNT para trabalhos didáticos de nível superior. 2. Deverão conter Capa, Sumário, Introdução, Desenvolvimento, Conclusão, Referências Bibliográficas e Anexos (se houver). 3. Serão digitados e impressos, no máximo em 8 laudas (Desenvolvimento) , fonte Arial 12, e responder as questões formuladas no tema.

31 APRESENTAÇÃO Os grupos desenvolverão suas pesquisas sobre temas afetos ao problema proposto e terão 10 minutos para apresentar suas conclusões nas aulas previstas para os dia 17 e 24/09, valendo para a Nota M1. Os trabalhos escritos devem ser entregues no momento da apresentação oral e poderá haver a utilização do data-show. O trabalho valerá nota para a 1ª Avaliação Mensal.


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