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A DIALÉTICA OBJETIVAÇÃO-APROPRIAÇÃO O significado e o sentido

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Apresentação em tema: "A DIALÉTICA OBJETIVAÇÃO-APROPRIAÇÃO O significado e o sentido"— Transcrição da apresentação:

1 A DIALÉTICA OBJETIVAÇÃO-APROPRIAÇÃO O significado e o sentido
Psicologia Sócio-Histórica II DEPSI-UFPR Profª Melissa Rodrigues de Almeida

2 Referências bibliográficas
DUARTE, Newton. O significado e o sentido. Viver Mente & Cérebro. Coleção Memórias da Pedagogia, n. 2, p Rio de Janeiro: Ediouro; São Paulo: Segmento-Duetto, 2005. DUARTE, Newton. A relação entre objetivação e apropriação. In: _____. A individualidade para-si: contribuição a uma teoria histórico-social da formação do indivíduo. Campinas, SP: Autores Associados, 1993.

3 Introdução do texto Defende a troika soviética Leontiev, Luria e Vigotski) como base da psicologia sócio-histórica Ressalta que para esses autores as relações entre o pensamento e a linguagem são dependentes da atividade

4 Unidade de análise da linguagem
Para Vigotski O significado da palavra Para Leontiev A relação entre o significado e o sentido Decorre da relação entre motivo e conteúdo da ação na atividade humana

5 Atividade humana Produção de instrumentos Produção de relações sociais
Produção de fala-comunicação OBJETIVAM-SE

6 Objetivações: Instrumentos Linguagem Relações entre os seres humanos

7 Têm significados socialmente estabelecidos
OBJETIVAÇÃO Processo pelo qual a atividade física ou mental dos seres humanos transfere-se para os produtos dessa atividade É o processo de produção e reprodução da cultura humana, da vida em sociedade. É uma síntese da atividade humana OBJETO MATERIAL Como um utensílio OBJETO NÃO MATERIAL Como uma palavra OBJETOS CULTURAIS Têm significados socialmente estabelecidos FUNÇÃO SOCIAL

8 Cultura O mundo da cultura é o mundo da riqueza material e intelectual do gênero humano Com o capitalismo: rompimento das barreiras locais, através do mercado mundial e constituição de uma produção social cada vez mais global Contradição entre a universalidade da cultura e o esvaziamento do indivíduo diante dessa riqueza, provocada pela alienação da sociedade de classes Pós-modernismo: Multiculturalismo e relativismo cultural -Defesa do fim das metanarrativas e com a negação da universalidade da cultura. -Acento na existência, convivência e preservação de diferentes culturas para resistir a uma homogeneidade cultural -Cultura como negação da totalidade e da universalidade

9 APROPRIAÇÃO Processo por meio do qual são reproduzidas no indivíduo as aptidões e funções historicamente formadas na cultura Processo ativo em que o indivíduo precisa realizar uma atividade que reproduza os traços essenciais da atividade acumulada no objeto (na produção ou na utilização) Processo educativo: sempre mediatizado pelas relações entre os seres humanos

10 Apropriação dos sentidos humanos
“(...) os sentidos do homem social são distintos dos do não social. É somente graças à riqueza objetivamente desenvolvida da essência humana que a riqueza da sensibilidade humana subjetiva é em parte cultivada, e é em parte criada, que o ouvido torna-se musical, que o olho percebe a beleza da forma, em resumo, que os sentidos tornam-se capazes de gozo humano, tornam-se sentidos que se confirmam como forças essenciais humanas. Por isso não só os cinco sentidos, como também os chamados sentidos espirituais, os sentidos práticos (vontade, amor, etc), em uma palavra, o sentido humano, a humanidade dos sentidos, constituem-se unicamente mediante o modo de existência de seu objeto, mediante a natureza humanizada. A formação dos cinco sentidos é um trabalho de toda a história universal até nossos dias. (...) A objetivação da essência humana, tanto no seu aspecto teórico como no aspecto prático, é, pois, necessária, tanto para tornar humano o sentido do homem, como para criar o sentido humano correspondente à riqueza plena da essência humana e natural.” (MARX, Manuscritos Econômico-Filosóficos)

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12 OBJETIVAÇÃO E APROPRIAÇÃO
UNIDADE DIALÉTICA OBJETIVAÇÃO E APROPRIAÇÃO

13 RELAÇÃO ENTRE OBJETIVAÇÃO E APROPRIAÇÃO NA ATIVIDADE HUMANA
Dinâmica fundamental na formação do gênero humano e dos indivíduos. O homem transforma a natureza para satisfazer suas necessidades, apropria-se dela inserindo-a em sua atividade social, e objetiva-se nessa transformação. Homem precisa conhecer a natureza do objeto - suas características físico-naturais - para poder adequá-lo às suas finalidades A apropriação de um objeto natural pelo homem para fazê-lo instrumento não se realiza independente das condições objetivas desse objeto

14 Apropriar-se das objetivações resultantes da atividade das gerações passadas: inserir-se na continuidade da história das gerações Relação com a história social: fazer desses resultados órgãos da individualidade A objetivação e a apropriação enquanto processos de reprodução de uma realidade já existente, não se separam de forma absoluta da objetivação e da apropriação enquanto geração do novo. Apropriação de um objeto gera, na atividade e na consciência do homem, novas necessidades e novas forças, faculdades e capacidades HISTÓRIA!

15 ATIVIDADE HUMANA É SOCIAL
Atividade composta de ações

16 ATIVIDADE COLETIVA DE CAÇA
Atividade é composta de várias ações Produção dos instrumentos Acender e preservar o fogo para assar Caçadores que abatem a caça Batedores que espantam para abatedores Qual o motivo da ação do grupo? Qual o conteúdo da ação do grupo?

17 O que dá sentido à atividade de um indivíduo como o batedor?
As relações sociais entre ele e o restante do grupo, que conectam sua ação à atividade do grupo O QUE É A AÇÃO? Processo em que não há relação direta entre motivo e conteúdo da ação A ação só ganha sentido como parte da atividade coletiva

18 SIGNIFICADO DA AÇÃO SENTIDO DA AÇÃO É o que o indivíduo está fazendo
No significado de um objeto ou fenômeno cultural está acumulada experiência histórica de muitas gerações SENTIDO DA AÇÃO É o que liga, na consciência do indivíduo, o conteúdo de sua ação (objeto) ao seu motivo Essas conexões são traduzidas na consciência dos indivíduos, em seus aspectos cognitivos e afetivos

19 Na sociedade de classes
Ruptura entre o significado e o sentido da ação


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