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Autores Clássicos Émile Durkheim

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Apresentação em tema: "Autores Clássicos Émile Durkheim"— Transcrição da apresentação:

1 Autores Clássicos Émile Durkheim
Universidade Federal do Rio Grande Sul Faculdade de Educação Departamento de Estudos Básicos Disciplina: Sociologia da Educação I - A Autores Clássicos Émile Durkheim Equipe Francisco Noé / Luiz Fernando / Tamyris / Tauani Thomas / Tiago / Vanessa / Sávia Porto Alegre

2 Biografia ۞ 15/04/1858 Épinal, França. † 15/11/1917 Paris, França.
Acadêmico,sociólogo,antropólogoe filósofo. Um dos pais da Sociologia Moderna. “Judeu agnóstico”.

3 Biografia 21 anos: Iniciou os estudos na Escola Normal Superior, juntamente com Jean Jaurès (IGM) e Henri Bergson (Índex). 1882: Formou-se em Filosofia. : Professor de pedagogia e ciência social, Universidade de Bordeaux (Faculté de Lettres de Bordeaux ). Começa seus estudos sobre Sociologia.

4 Biografia Sua primeira aula na universidade versou sobre a solidariedade social. 1896: Funda uma grande revista, L’Année Sociologique. 1902: Nomeado assistente de Buisson na cadeira de Ciência da Educação na Sorbonne em Paris. 1906: Torna-se titular da cadeira, após a morte de Buisson. Consolida o status acadêmico da Sociologia na Sorbonne.

5 Teorias Teoria do Funcionalismo
procura explicar fenômenos sociais realizando o papel das instituições na sociedade Teoria da coletividade a consciência se dá a partir da coletividade, todavia diz que a consciência pertence à somatória do indivíduo dentro da comunidade e forma a consciência moral, ou seja, os fenômenos têm origem na coletividade e não nos indivíduos

6 Teorias Principais aspectos da teoria sociológica:
Existem fenômenos sociais que devem ser analisados e demonstrados com técnicas especificamente sociais; A sociedade era algo que estava fora e dentro do homem ao mesmo tempo, graças ao que se adotava de valores e princípios morais; As pessoas se educam influenciadas pelos valores da sociedade onde vivem;

7 Teorias Principais aspectos da teoria sociológica:
A sociedade está estruturada em pilares, que se manifestam através de expressões; Divisão do trabalho social: numa sociedade cada indivíduo deve exercer uma função específica, seguindo direitos e deveres, em busca da solidariedade social;

8 Teorias A relação das maneiras de agir dos indivíduos com o processo de socialização dos mesmos “A sociedade produz uma expectativa perante o comportamento de valores, de como agir, e quando agimos “errados”, criamos espanto gerando um impacto, tiramos a atenção ao redor dos fatos, por que a sociedade constrói uma expectativa e nós assimilamos esse comportamento; agimos a partir do que os outros e a sociedade esperam de nós. Quem esta fora da realidade, esta agindo de maneira estranha, cada ambiente tem seu comportamento.”

9 Fato Social Tudo aquilo que é exterior ao indivíduo;
É coletivo e coercitivo; Possui existência própria e são independentes daquilo que cada ser faz ou pensa em particular. Constituem o objeto de estudo da Sociologia, pois decorrem da vida em sociedade. É o objeto principal da Teoria Sociológica de Émile Durkheim, o qual atribui três características aos fatos sociais: Coercitividade Exterioridade Generalidade

10 Fato Social Coercitividade
Força dos padrões culturais exercido sobre os grupos em que os indivíduos integram, obrigando-os a aceitar e cumprirem as regras, valores sociais vigentes e normas estabelecidas. Exterioridade Fenômeno social externo que atua sobre os indivíduos, e são independentes das consciências e vontades dos mesmos. Generalidade Manifestação de um fenômeno que interpõe toda a sociedade ou a propagação das tendências dos grupos pela sociedade.

11 Fato Social Exemplos de Fatos Sociais: Regras jurídicas e morais;
Dogmas religiosos; Sistemas financeiros; Maneiras de agir; Costumes.

12 Durkheim e a Sociologia
Considerava que todas as sociedades haviam evoluído da forma social mais simples, igualitária, reduzida a um único segmento onde os indivíduos se assemelhavam aos átomos. A partir de uma série de combinações, originaram-se outras espécies sociais, como por exemplo os clãs e as tribos; Ateve-se às particularidades da sociedade em que vivia, aos mecanismos de convivência dos pequenos grupos, e a formação de sentimentos em comum, resultantes desta convivência.

13 Durkheim e a Sociologia
Distinguiu diferentes papeis na organização social, como a educação, a família e a religião. Essa teoria, além de caracterizar a educação como um bem social, relacionou pela primeira vez às normas sociais e à cultura local, diminuindo o valor que as capacidades individuais têm na constituição de um desenvolvimento coletivo.

14 Durkheim e a Sociologia
Durkheim não desenvolveu métodos pedagógicos, mas suas idéias ajudaram a compreender o significado social da educação e da escola e o papel do professor, tirando a educação escolar da perspectiva individualista. Segundo Durkheim, o papel da educação é formar o ser social, ou seja, o cidadão que tomará parte do espaço público.

15 Metodologia Durkheimiana
Descartar pré-noções e sentimentos Fenômenos sociais (religião, moral, direito, economia, educação) são sistemas de valores. O investigador trata o meio social como dado bruto, sem incorporar esses valores. Para entendê-los, é precisa uma visão exterior, sem estar contaminados com esses valores Noção fria e calculista

16 Metodologia Durkheimiana
Reino Social X Reino Mineral/Vegetal consciência individual vida social organismos vivos meio físico representações coletivas derivam da cooperação dos indivíduos Colaboração: cada um com sua contribuição

17 Metodologia Durkheimiana
Sentimentos Privados – Sentimentos Sociais para entender a sociedade, não se toma indivíduos, pois se é verdade que ela existe em cada um, em cada um só existe um fragmento dela combinação mutação síntese +

18 Metodologia Durkheimiana
Todo – Partes cada uma não é nada sem a outra consciência coletiva pensa, sente, deseja consciências particulares agem

19 Divisão do Trabalho Social
Homem sociável o homem apenas tornou-se humano após o aprendizado de hábitos e costumes de seu grupo social. Duas formas de solidariedade Mecânica: identificação de indivíduos pela família, costumes, tradição, religião. Orgânica: do capitalismo, de onde surge a divisão do trabalho social.

20 Divisão do Trabalho Social
O todo e o indivíduo coletivo prepondera sobre indivíduo que sente-se parte do todo. O livro Émile Durkheim escreveu o livro “Da divisão do trabalho social”, onde faz uma análise das funções sociais do trabalho na perspectiva da sociedade.

21 Divisão do Trabalho Social
Conceitos: Cooperação: trabalho conjunto e planejado. Relações sociais: a divisão social do trabalho agrega os instrumentos de trabalho. Classes sociais: formaram-se grupos com posições produtivas distintas. Consciências: predominância da coletiva sobre individual alimenta a evolução das sociedades. Divisão do trabalho social: não desintegra a sociedade e forma novo tipo de solidariedade.

22 Sociedade de Solidariedade Mecânica / Orgânica
Uma sociedade só existe se houver coesão e cooperação entre os indivíduos, o que gera a solidariedade Classifica na divisão do trabalho social dois tipos de solidariedade: Mecânica Orgânica

23 Sociedade de Solidariedade Mecânica / Orgânica
Trabalho em prol do grupo Não visa o interesse próprio Sistema não deixa margem para iniciativa individual Obrigação de seguir a norma do grupo sem contestação. Ex.: Tribo Indígena. Trabalho em conjunto devido à produção de coisas diferentes e dependência do outro Interesses individuais para um bem comum. Sistema reforça a idéia da dependência mútua, cooperação e senso coletivo, condição necessária para a preservação da ordem social. Ex.: Fábrica moderna.

24 Obras Publicadas em vida:
1892: La contribution de Montesquieu à la constitution de la science sociale 1893: De la division du travail social 1894: Les Règles de la méthode sociologique 1897: Le suicide 1912: Les Formes élémentaires de la vie religieuse

25 Obras Póstumas: 1918: Le “Contrat social” de Rousseau
1922: Éducation et sociologie 1924: Sociologie et philosophie 1925: L’Éducation morale 1930: Le Socialisme 1955: Pragmatisme et sociologie

26 Referências Bibliográficas
RODRIGUES, Alberto Tosi: Sociologia da Educação. Cap. II: Sociedade, educação e vida moral.


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