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Planejamento e Estratégias de Produção

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Apresentação em tema: "Planejamento e Estratégias de Produção"— Transcrição da apresentação:

1 Planejamento e Estratégias de Produção

2 16 Passos: hoje: 1-Previsão de demanda 2-Meta mensal 3-Preço de custo de 1 produto 4-Densidade 5-árvore de risco 6-árvore de retorno/precificação 7-qualidade 8-Estoques - JIT 9-Transportes 10-Propaganda 11-Lucro líquido

3 1-“Demanda” “Análise do mercado e do público alvo” importantíssimo “Pesquisa” Questionário com perguntas específicas sobre o projeto. Policiamento de ter realmente público alvo. Exemplos: Ideias lançadas

4 Ideia 1 – Viagra Plus ereção por 20 horas - sem parar ideia 2- Boneca Chic – só sua criança possui preço R$ 2000,00 cada idéia 3-Baile da Idade Especial(acima de 85 anos) .

5 exemplo 1 – Viagra Plus perguntas para a pesquisa vamos falar:
exemplo 1 – Viagra Plus perguntas para a pesquisa vamos falar: exemplo 2- Boneca Chic – sua criança merece perguntas da pesquisa: Vamos falar: Exemplo 3-Baile para 85 anos perguntas da pesquisa Vamos falar: Viabilizamos alguma ideia depois do debate em sala de aula?

6 Estudo de caso: Idéia lançada Frango Assado na Brasa Especial O único na região Região : Campo Grande Rio de Janeiro

7 FRANGO ASSADO NA BRASA

8 1-Pesquisa Campo Grande :320 mil Habitantes
Subgerência de escopo: Desejo do begócio:Classe B: 64 mil Habitantes Só vai abrir aos fds Media por familia : 4 pesssoas (16mil familias) Vamos eliminar 50%do público devido: morar longe , não gostar de frango e não comprar frango aos fds Número final: 8000 famílias Consumo: 1x /mês - expectativa bem humilde. Classe A 2% Classe B 20% Classe C 40% Classe D 30% Classe E 08%

9 Atenção: As subtrações do público alvo para o negócio é um momento importante. Muito bom senso; Raciocínio lógico e Conhecimento de mercado do seu negócio. Resposta da pesquisa: 98% do público alvo gostou da ideia

10 pesquisa ok 2-Meta mensal: 8000 frangos

11 3-Custo Unitário do produto
m Frango 1,4 00Kg 6,24 Tempero Caseiro 0,33 Carvão 0,40 Custo de Fabricação 1,38 total 8,35 Adicional Saquinho de Farofa 0,31 Embalagem + sacola 0,40 total 9,06

12 4-Densidade e População Densidade(precisa de unidade) Escala: 0 a 5 se: d=5 estamos abraçados se d=1 estamos afastados do negócio em 4 Km,isto é, o consumidor para ter o seu produto deve deslocar 4 Km.

13 População É o percentual de pessoas que atuam no PDV e compram
População É o percentual de pessoas que atuam no PDV e compram. Exemplo Final da copa do mundo entre Brasil e Argentina no Maraca.Complete os valores de D e P: D= P=

14 Nosso caso:D= 3 (Km) Concorda?

15 5-Árvore de retorno Devemos listar itens que na sua opinião ajudarão no aumento do lucro líquido do negócio. Aqui ocorre a precificação do produto, isto é, o preço ao consumidor.

16 Frango assado Feito na Brasa % Tempero caseiro % Propaganda % Carne Branca % Embalagem de Isopor----05% ___________ 110% Preço de custo: R$9,06 Valor: R$18,90 (110%)

17 6-Árvore de risco Devemos listar itens que na sua opinião irão atrapalhar o aumento do lucro líquido do negócio. Além disso, colocar o % de perigo e o índice de risco(escolher entre 1 a 3)

18 Frango assado Concorrentes % (2) Perecibilidade % (1) PVD único % (2) Preço (R$18,90) % (1) _______________ 100% 40x2+20x1 +30x2+10x1 = 170/6 =28,3% Se der maior que 30% -inviabilizar

19 7-Qualidade . B=primeira linha L=segunda linha C=lixo Frango assado poderia ter usado algum ítem com “L”? Frango B Tempero caseiro Carvão Farofa Empalagem Sacola

20 8-Just in Time-JIT Jit=100%=ideal “sem sobras,sem perdas” meu caso:
Produção : 8mil frangos Sobras e perdas estimadas: 160 frangos Sobra: 120 (1,5%) Perda: 40 (0,5%) Vendidos: 7840 frangos .

21 9-Transportes utilizados no negócio frango assado:
Veículo Refrigerado (Transporta o frango da Central para o PVD) R$1.000,00 por mês(terceirizado) Nota: Automóveis (cliente) O cliente vai até o ponto de venda NÃO TRABALHAMOS COM “DELIVERY” (sem despesas)

22 10-Propaganda/MÊS frango assado
Boca-a-boca Zero Redes Sociais Zero Carro de Som R$ 280,00 Panfletagem R$ 2.230,00 Outdoor (10) R$2500,00 Jornal Cospel R$ 200,00 _________________ R$ 5.210,00

23 11-Lucro líquido “Custos fixos”:
Aluguel Loja ,00 Aluguel do galpão 2.000,00 Água e Luz ,00 Transporte ,00 Folha de PG ,00 ______________ ,00

24 Lucro Líquido Receita ,00 Custo variável (72.480,00) Custo Fixo (22.000,00) Propaganda ( 5.210,00) _________________ Lucro Líquido ,00 Receita=18,90 x 7840=R$ ,00 Custo variável= 9,06x8000=R$72.480,00 Gostou?

25 Caso 1: Esmaltes Splendor
Produto: Esmalte de Unhas Duplo benefício: São esmaltes que mudam de cor conforme a luz e a temperatura do ambiente e promovem um crescimento das unhas mais eficaz

26

27 rosa escuro em rosa claro.
As cores quatro cores em oito: azul claro em bege; roxo em azul escuro; vinho em vermelho e rosa escuro em rosa claro.

28 1 – Mercado e Público alvo
Desejo:Classe: A. Atuação: Estado do Rio de Janeiro. Público: Feminino Idade: À partir de 12 anos Pop. Feminina (IBGE 2014): (-) Crianças 0 a 11 anos: (-) Classe BCDE: (-) Pessoas que não usariam o produto: Pessoas habilitadas a usar o produto:

29 2 – Meta Produção mensal: 2.250.000 unidades
Venda:1 esmalte por mês para cada cliente Solicitação: Empréstimo(desejo): R$ 2 milhões Complementação de verba

30 3-Preço de Custo •Composição: •PMMA (polimetilmetacrilato): R$ 0,30ml
•Esteralcônio de Hectorita: R$ 0,13ml •Nitrocelulose: R$ 0,15ml •Copolímero de Etileno: R$ 0,09ml •Poliuretano: R$ 0,05ml •Resina: R$ 0,03ml •Solvente: R$ 0,08ml •Corante / Pigmento R$ 0,33ml •Agente de suspensão R$ 0,07ml Total R$ 1,23 Frasco •Embalagem Vidro: R$ 0,15 unid Embalagem Papel: R$ 0,02 unid •Pincel: R$ 0,02 unid •Tampa: R$ 0,04 unid •Esmalte: R$ 12, ml Total R$ 12,53

31 4 - DENSIDADE *D = 4,5 KM *P = 100% Farmácias, Drogarias e Distribuidores de produtos cosméticos

32 5 - Árvore de Risco Poucas cores 40% - 3 Conservadorismo 30% - 3
Penetração nos salões20% - 2 Preço % 100% - 9 Risco: / 9 = 260/9 = 28,9% Risco: Ok. (< 30%)

33 6 – Retorno/Precificação
Propaganda: % Crescimento das unhas % Modismo : % Resposta rápida da coloração: % 100% Preço de custo: R$12,53 Preço ao consumidor R$25,00

34 7 -Qualidade dos ítens ÍTENS PMMA ESTERALCÔNIO DE HECTORITA
NITROCELULOSE COPOLÍMERO DE ETILENO POLÍMERO DE ETILENO POLIURETANO RESINA SOLVENTE CORANTE AGENTE DE SUSPENÇÃO EMBALAGEM 1 (Papel) EMBALAGEM 2- VIDRO PINCEL TAMPA QUALID B

35 8 – JIT=100% Estoque Inicial: 2.250.000 unid.
Sobras:Estoque Final: 0 unid –venda total da meta Perdas:113 peças (desprezível).

36 9 – TRANSPORTE DISTRIBUIÇÃO PARA PDVS
Rodoviário Frete Terceirizado. R$ ,00 / Mês

37 10-Propaganda/mês Jornais: R$ 100.000,00 Revistas: R$ 100.000,00
Outdoor: R$ ,00 Total:R$350 mil Internet: Sem custo (através das Redes sociais)

38 11-Lucro Líquido CF Telefone + Água + Luz + IPTU: R$ (7.000,00)
Frete: R$ (23.000,00) Mão de Obra: R$ (20.000,00) Máquinas: R$ ( ,00) Marketing (1 Mês): R$ ( ,00) CV: R$ ( ,00) Total despesas: R$ ,00 Receita : R$ ,00 Lucro líquido: R$ ,00 Despesas: 12,53 x = R$ ,00 Receita: 25,00 x = R$ ,00

39 12 - Maturidade Novo público alvo: meninas menores de 12anos- público infantil. Serão produzidas novas cores para atender o novo público alvo. Obs: Garantia das pagamento das parcelas futuras do empréstimo

40 Caso 2 Lapineta Caneta esferográfica na cor azul e lapiseira, juntas em um único produto

41 1-Público alvo: Estudantes de grau médio de classe social C : 648mil – Rj - hoje 2-Meta: 650 mil unidades mês consumo de 1 caneta por mês Desejo: R$500 mil

42 3- preço de custo Ítem Custo Embalagem 0,25 Tampa dianteira 0,03
Embalagem 0,25 Tampa dianteira 0,03 Grafite 0,02 Tampa traseira Mola 0,01 Tinta 0,04 Ponta esferográfica 0,09 Tubo flexível Preço de Custo = 0,48 3- preço de custo

43 D = 4,9 UnidadeKm P = 100 % 4-Densidade cantinas dentro de escolas

44 5-Árvore de risco Optar usar em separado 1 65% Só ser cor azul 2 25%
Preço 3 10% 100 Risco total= 24,17% OK (< 30%)

45 6-árvore de retorno Propaganda 60 % Praticidade 40 % Muitos pdvs 10 %
Total 110 % Precificação Custo = R$0,48 Consumidor: R$1,00

46 Ítem Qualidade Mola B Tampa PVC L Tinta azul Ponta Grafite nota:existe a obrigatoriedade de uso de pelo menos um elemento “L” para materiais populares 7-qualidade

47 8-JIT=100% perdas= 0,005%(33 canetas-desprezível) Sobras – zero
Tudo é vendido 8-JIT=100%

48 9-Transporte Despesa com frete (Terceirizado): 28
9-Transporte Despesa com frete (Terceirizado): ,00 / mês - rodoviário Distribuição para os Pdv´s

49 Impressos – R$ 900,00 (10mil/mês) Internet (Redes Sociais) – Sem custo Banners nos colégios-8 banners ao mês total: R$3900,00 mês 10-Propaganda

50 11-Lucro líquido Telefone / Água / Luz / Outros 4.000,00 Marketing 3.900,00 Embalagem 78.000,00 Frete 28.000,00 Salários 14.000,00 Matéria Prima ,00 Máquinas 19.000,00 Total das despesas ,00 Lucro Bruto ,00 Lucro Líquido ,00

51 12-Maturidade

52 Para que possamos nos manter sempre no mercado no estágio 2 ,a cada ano iremos criar novos desenhos (de acordo com a atualidade) estampados no produto. Ex: hoje – Fotos de esportes/Olimpíadas

53 Caso 3 FAST FOOD “POWER” Para suprir a necessidade de quem não tem tempo para preparar seu alimento, os “sem tempo” e ainda emagrece.

54 Justificativa para a liberação do empréstimo:
O mundo globalizado exige mais tempo das pessoas . Por isso nosso alimento vem ao mercado para revolucionar os “sem tempos”, pois com água quente e a espera por 3 minutos sua refeição estará disponível para ser consumida(pode ser levado ao micro ondas) e por ser não calórico atua no emagrecimento das pessoas .

55 1-Público alvo Local:RJ-Zona sul ,Solteiro(a)s ,Classe Social AB ,maiores de 18 anos
P.A= 150 mil pessoas 2-Meta:3 milhões de pacotes ao mês 20 refeições ao mês cada pessoa Empréstimo: R$6 milhões

56 3-Preço de custo de 1 pacote

57 4-Densidade Densidade=4,5 – unid=Km Locais: Mercearias e supermercados

58 5-Árvore de Risco Árvore de Risco Demora no preparo 1 20
Preferência por outra marca Uso Incorreto 2 40 preço Risco menor que 30% - ok

59 6-Árvore de Retorno Marketing 40% Praticidade 60% emagrece 20%
Alimenta mesmo 30% Total: 150% Preço de custo R$ 2,00 Preço ao consumidor R$ 5,00

60 7-Qualidade 100%B Produto alimentício - obrigatório

61 8-JIT=99% Perdas= 1% Doado como fertilizante Sobras=zero Vendemos tudo

62 9-Transporte R$: 150 Mil ao Mês. Contratação de Serviço Terceirizado.

63 10-Propaganda=R$900mil/mês
Colocar Slides Fixos em 100 pontos de ônibus Colocar 5 anúncios num intervalo de 90 segundos na “TV Ônibus” (Tvs que ficam dentro do ônibus) Propaganda nas frentes e Laterais de ônibus das Rotas da região que será vendida o produto Internet: site próprio

64 11-Lucro líquido Telefone / Água / Luz / Outros 600.000,00 Marketing
,00 Embalagem ,00 Frete ,00 Salários ,00 Custo variável ,00 Despesas(fixo+variável) ,00 Receita ,00 Lucro Líquido ,000


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