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Aula 11 Preço Profa. Msc. Daniela Ferreira Suarez.

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1 Aula 11 Preço Profa. Msc. Daniela Ferreira Suarez

2 Objetivo Entender como a precificação é importante no processo de transmitir o tipo de produto que estamos oferecendo ao mercado e o que o cliente deve perceber o custo-benefício relativo ao produto.

3 O preço está em toda parte Negociação Preço único - varejoTecnologia - negociação

4 O preço é o elemento do mix de marketing que produz receita; É um dos elementos mais flexíveis, pode ser alterado facilmente; Concorrência de preço.

5 ESTABELECIMENTO DO PREÇO Uma empresa estabelece um preço pela primeira vez quando desenvolve um novo produto, introduz seu produto habitual em um novo canal de distribuição ou em nova área geográfica e participa de licitações de contratos. Relação direta entre preço x produto x qualidade

6 Kotler (2000) descreve seis passos para a determinação de preços: 1.Seleção do objetivo da determinação do preço 2.Determinação da demanda 3.Estimativa de custos 4.Análise de custos, preços e ofertas dos concorrentes; 5.Seleção de um método de seleção de preços; 6.Seleção do preço final

7 Por meio da determinação de preços, uma empresa pode perseguir qualquer um dos cinco principais objetivos: Sobrevivência Maximização do lucro atual Maximização da participação de mercado Desnatamento máximo do mercado Liderança na qualidade do produto Ex. Intel

8 O preço como fator estratégico As empresas que utilizam o preço como ferramenta estratégica lucrarão mais do que as que simplesmente deixam que os custos ou o mercado determine seus preços (KOTLER, 2000).

9 DETERMINAÇÃO DA DEMANDA Cada preço levará a um nível diferente de demanda. Em uma situação normal, demanda e preço são inversamente proporcional. 1.Sensibilidade a preço Valor único – produto exclusivo Consciência da existência de produtos substitutos Dificuldade de comparação Dispêndio total Custo compartilhado Investimento reduzido Preço-qualidade Estoque Os profissionais de marketing necessitam saber o quanto a demanda seria reativa, ou elástica, a uma mudança de preço.

10 ESTIMATIVA DE CUSTOS A demanda estabelece um teto no preço que uma empresa pode cobrar por seu produto. Os custos determinam o piso. A empresa deseja cobrar um preço que cubra seu custo de produção, distribuição e venda do produto, incluindo um retorno justo por seu esforço e risco. O custos podem ser fixos ou variáveis. Custo total e custo médio. As empresas procuram adaptar suas ofertas e condições para compradores diferentes. Assim, um fabricante negociará diferentes condições com diferentes cadeias de varejistas. Indica-se a utilização da contabilidade de custos baseada em atividades (ABC).

11 Dentro da faixa de preços possíveis, determinados pela demanda de mercado e pelos custos da empresa, esta deverá levar em conta os custos, preços e possíveis reações de preços dos concorrentes. Cuidado com a reação dos concorrentes.

12 DETERMINAÇÃO DE PREÇOS Markup Preço de retorno-alvo Preço de valor percebido Preço de valor Preço de mercado Preço de licitação

13 Preço psicológico – muitos consumidores utilizam o preço como indicador de qualidade.

14 ADEQUAÇÃO DO PREÇO As empresas não determinam um preço único, mas estabelecem uma estrutura de determinação de preços: Preço geográfico; Preço com descontos e concessões; Preço promocional Preço isca Preço de ocasião – liqui volta às aulas agosto Abatimentos em dinheiro Financiamento a juros baixos Prazos de pagamento mais longos Garantias e contratos de serviços Descontos psicológicos Preço discriminatório ou diferenciado Preço de mix de produtos Preços para linhas de produtos Preços para características opcionais Preços para produtos complementares – aparelhos barbear Preço composto - telefonia

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