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CAPITAL HUMANO PARA UMA SOCIEDADE SUSTENTÁVEL. O Instituto Internacional de Educação do Brasil - IEB é uma associação civil brasileira sem fins lucrativos,

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Apresentação em tema: "CAPITAL HUMANO PARA UMA SOCIEDADE SUSTENTÁVEL. O Instituto Internacional de Educação do Brasil - IEB é uma associação civil brasileira sem fins lucrativos,"— Transcrição da apresentação:

1 CAPITAL HUMANO PARA UMA SOCIEDADE SUSTENTÁVEL

2 O Instituto Internacional de Educação do Brasil - IEB é uma associação civil brasileira sem fins lucrativos, que tem como Missão: capacitar, incentivar a formação, disseminar conhecimentos e fortalecer a articulação de atores sociais para o desenvolvimento sustentável. O IEB

3 MUDACLIMA Programa Mudanças Climáticas

4 MISSÃO Ampliar o conhecimento e mudar a percepção da sociedade brasileira sobre as questões relacionadas às mudanças climáticas, estimulando uma discussão pública participativa. AÇÕES Curso “A Ecologia e o Ciclo do Carbono” Bolsas de estudos

5 MUDACLIMA Publicações Carbono Social: Agregando valores ao desenvolvimento sustentável Viabilização Jurídica do Mecanismo de Desenvolvimento Limpo (MDL) no Brasil

6 MUDACLIMA Publicações Seqüestro florestal de carbono no Brasil – Dimensões políticas, socioeconômicas e ecológicas Tese de Doutorado de Chang Man Yu (2004), bolsista do Programa Mudanças Climáticas.

7 Cursos de Capacitação

8 Curso de Aperfeiçoamento em Gestão Participativa da Água OBJETIVO: Capacitar membros da “sociedade civil” em comitês de bacia hidrográfica, para a gestão hídrica, face aos desafios que se colocam a partir dos princípios de descentralização e participação previstas na legislação brasileira das águas.

9 Curso de Comunicação e Meio Ambiente OBJETIVO: Proporcionar a técnicos da área ambiental a oportunidade de conhecer o universo jornalístico e as ferramentas de comunicação.

10 Curso de Aperfeiçoamento em Direito Ambiental OBJETIVO: Preparar operadores do direito que trabalhem na área jurídica pública e privada para a obtenção de resultados efetivos em ações ambientais.

11 Curso Ferramentas Econômicas para a Conservação de Ecossistemas Tropicais OBJETIVO: Oferecer aos conservacionistas brasileiros ferramentas de análise econômica que lhes permitam entender as forças que promovem a fragmentação dos ecossistemas e a degradação ambiental; e propor alternativas de uso dos recursos naturais com maior promessa de viabilidade ambiental e econômica.

12 Curso de Aperfeiçoamento em Política Ambiental OBJETIVO: Proporcionar o estudo da política ambiental brasileira como uma política pública, examinando as inovações e os instrumentos disponíveis para a sua formação, implementação e avaliação no país.

13 Curso de Aperfeiçoamento em Gestão Participativa da Água OBJETIVO: Capacitar membros da “sociedade civil” em comitês de bacia hidrográfica, para a gestão hídrica, face aos desafios que se colocam a partir dos princípios de descentralização e participação previstas na legislação brasileira das águas.

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15 Raízes e Motivações Experiência histórica do IEB 1989 – SUNY Brazil ADC Training Program: início da cooperação entre a USAID e a SUNY. O enfoque era a capacitação de brasileiros na área de meio ambiente por meio de cursos e pesquisas dentro e fora do país. 1997 – Programa Natureza e Sociedade: início da parceria com o WWF-US. As modalidades de apoio - Treinamento a Longo Prazo e Bolsa Aperfeiçoamento do SUNY Brazil Training Program - passam a integrar o Programa Natureza e Sociedade, juntamente com a modalidade de Apoio à Pesquisa de pós-graduação do WWF Brasil.

16 Destinação das Bolsa de Pós Nº de alunos matriculados em programas de pós nos estados da Amazônia (2002) EstadoMestrado%Doutorado%Profissionalizante%Total Amazonas31028,366923103100482 Pará73166,882317700962 Rondônia524,76000052 Total Norte10931,783000,801032,9114961,46 Total Brasil61501100374001003543100102444100

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18 Conceder bolsas de estudo para profissionais, técnicos e estudantes engajados na conservação, uso sustentável e repartição dos benefícios oriundos da biodiversidade na Amazônia brasileira, visando seu aperfeiçoamento acadêmico e profissional. OBJETIVOS

19 PÚBLICO ALVO Estudantes de nível médio, de graduação e pós-graduação, pesquisadores, líderes comunitários e técnicos de organizações governamentais, não-governamentais e privadas, que atuam em áreas relacionadas à conservação da biodiversidade na Amazônia brasileira.

20 PRÉ-REQUISITOS Ser cidadão brasileiro ou residente legal no país. Ter compromisso com a Amazônia ou nela atuar. Estar matriculado, admitido ou se candidatando na instituição ou programa acadêmica que deseja estudar. Desenvolver estudos nas áreas das Ciências Naturais ou Sociais com ênfase na conservação da biodiversidade na Amazônia brasileira.

21 CAMPOS ELEGÍVEIS Agrofloresta Antropologia* Biologia da Conservação Biologia* Botânica* Ciências Florestais Comunicação Ambiental Conservação da Bodiversidade Conservação e Manejo da Vida Silvestre Desenvolvimento e Meio Ambiente Direito Ambiental Ecologia* Ecologia Aquática Ecologia de Populações Ecologia deVida Silvestre Economia Ecológica e dos Recursos Naturais Engenharia Florestal* Genética* Geografia* Manejo Comunitário de Recursos Naturais Manejo, Estudo e Ciências do Meio Ambiente Manejo de Áreas Protegidas Manejo de Bacias Manejo de Biodiversidade Manejo de Pesca Manejo de Recursos Florestais Manejo de Recursos Naturais Monitorameto e Avaliação Florestal Planejamento Regional e Comunitário Política Ambiental Sensoriamento Remoto e SIG Socioeconomia do Meio Ambiente Sociologia e Sociologia Rural* Zoologia*

22 BENEFÍCIOS Taxas escolares e/ou acadêmicas Transporte aéreo, viário, marítimo de ida-e-volta para o local da instituição de destino Taxas de seguro Livros e material de consumo Ajuda de custo para manutenção Custos para pesquisa de campo (se exigida pela instituição ou programa)

23 O PROGRAMA BECA NÃO APÓIA A AQUISIÇÃO DE MATERIAL PERMANENTE

24 INSCRIÇÕES Pelos Correios para: Programa BECA [Modalidade de Apoio] SHIS QI 05, Bloco F, Sala 101 Centro Comercial Gilberto Salomão 71.606-900 – Brasília – DF

25 PEQUENOS APOIOS PARA GRADUANDOS E ESTUDANTES DE NÍVEL MÉDIO 2005 a 2009 Apoiar TCCs de graduação e estudantes de nível médio (escolas técnicas) TIPOS DE APOIO BOLSAS DE PÓS-GRADUAÇÃO E OUTROS CURSOS DE LONGA DURAÇÃO 2005 a 2007 Apoiar estudos de pós-graduação no país (até US$ 14,000.00) e no exterior (até US$ 60,000.00) por até no máximo dois anos.

26 PEQUENOS APOIOS PARA O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL 2005 a 2009 Apoio financeiro para técnicos, profissionais, estudantes e comunitários participarem de atividades de capacitação, formação e treinamento variadas. TIPOS DE APOIO

27 APOIO

28 PARCEIROS

29 QUESTÕES Programas como estes (de fomento e incentivo) são suficientes e capazes de dar conta do desafio da fixação? O que o LBA tem a oferecer a sociedade? Como contribui para o DS da região? Enorme capital/patrimônio humano Conhecimento ampliado

30 Mais Questões O que fazer com os jovens atraídos por e para este investimento? O que queremos para estes jovens cientistas? O QUE ELES QUEREM? Onde podem atuar e como podem “aplicar” o conhecimento que geraram?

31 Alguns Caminhos já Trilhados 1. Bolsas “intersticiais“ / de fixação (efeitos temporários) 2. Criação de Novos Cursos de Longa Duração (maior institucionalização) E fora da “lógica da reprodução professoral”?

32 REALIZAR ESTUDOS DE FOLLOW-UP / SEGUIMENTO DOS EX-BOLSISTAS Contribuição para a agenda do Componente E&T Indicadores Sociais – Perfil Destino Profissional QUAIS OS IMPACTOS SOCIAIS AMPLIADOS DE UM COMPONENTE DE CAPACITAÇÃO? COMO AVALIAR? QUAL A RELAÇÃO DOS NOSSOS PROGRAMAS DE CAPACITAÇÃO COM A SOCIEDADE? QUAL A RELEVÂNCIA DOS CONHECIMENTOS QUE ESTAMOS PRODUZINDO?


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