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Projeto EF Cidadã Educação Financeira para jovens e adultos em situação de pobreza e extrema pobreza com foco no empoderamento financeiro do cidadão .

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Apresentação em tema: "Projeto EF Cidadã Educação Financeira para jovens e adultos em situação de pobreza e extrema pobreza com foco no empoderamento financeiro do cidadão ."— Transcrição da apresentação:

1 Projeto EF Cidadã Educação Financeira para jovens e adultos em situação de pobreza e extrema pobreza com foco no empoderamento financeiro do cidadão . Depef - março de 2015

2 Sumário Educação financeira no SFN Descrição do problema
Objetivos do projeto e público-alvo Relato da iniciativa Circulação dos tablets Pontos destacados do escopo Parcerias Ações e etapas do projeto Área de atuação ITES/UFBA Recursos humanos, materiais e tecnológicos Eficiência na utilização de recursos Avaliação, monitoramento e controle Principais riscos Fatores críticos de sucesso Principais produtos do projeto

3 Educação financeira no SFN
O Voto 199/2012 criou o Departamento de Educação Financeira (Depef), com “a finalidade de centralizar e potencializar os esforços de formulação e execução de políticas e diretrizes de educação financeira no Banco Central (...)” A Educação Financeira é negócio do Banco Central que deve ser implementado de acordo com as diretrizes da Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF); Adultos na base da pirâmide financeira e social faz parte de segmento prioritário no âmbito da ENEF; Inclusão financeira com adequada educação financeira contribui para a eficiência do sistema financeiro. Item 17 do Voto 199/2012-BCB, de 13 de setembro de 2012: “Adicionalmente, caberá também ao Depef a responsabilidade sobre a avaliação dos efeitos das normas e das ações do Banco Central do Brasil sobre os usuários do Sistema Financeiro, com vistas à aferir a eficácia e a adequação dos produtos e serviços financeiros às necessidades dos beneficiários, bem como o nível de conhecimento da população sobre essas normas e ações, fornecendo, assim, parâmetros de atuação para outras áreas do Banco e trazendo subsídios importantes para a elaboração e execução da estratégia de educação e inclusão financeira”. Depef (Departamento de Educação Financeira) Desig (Departamento de Monitoramento do Sistema Financeiro e de Gestão da Informação) Depep (Departamento de Estudos e Pesquisas)

4 Descrição do problema A crescente inclusão financeira de parcela da população em situação de pobreza e extrema pobreza, sem a devida capacitação e conscientização dos direitos e deveres dos cidadãos pode levar ao endividamento excessivo das famílias e, portanto, não gerar melhora na qualidade de vida dos cidadãos. O desconhecimento e a desinformação desta população sobre temas básicos de economia e finanças limitam a capacidade na tomada de decisões fundamentais ao bem estar individual e familiar, restringindo a capacidade das pessoas de participarem ativa e responsavelmente em processos econômicos. Há uma lacuna de metodologias adequadas para (1) promover a EF de adultos em situação de extrema pobreza em grande escala e (2) para avaliar e monitorar a evolução da inclusão financeira dessa população.

5 Objetivos do projeto e público-alvo
I - Desenvolvimento de metodologia de educação financeira Metodologia para promoção da educação financeira de jovens e adultos em situação de pobreza e de extrema pobreza registrados no Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal; II – Avaliação de processo e resultados Avaliação do processo de educação financeira por meio de instrumentos auto instrucionais – tablets; Desenvolvimento de metodologia avaliação e monitoramento Metodologia para avaliação e monitoramento da evolução da inclusão financeira e dos níveis de poupança e de endividamento dessa população (registrada no Cadastro Único).

6 Relato da iniciativa 5 15 60 Eleições 2014
EF Cidadã Customização tablets 15 60 Colômbia Formalização de parcerias Seleção das comunidades locais Como se pode verificar no cronograma do projeto há duas fases: uma de organização, formalização de parcerias e definições estratégicas, que ocorrerá antes das eleições e a segunda, do início da atividade de campo, que somente deverá acontecer após o final das eleições. Quanto a quantidade de pessoas que se espera atingir com o projeto cabe esclarecer que a previsão de pessoas foi baseada num número conservador, considerando os objetivos do projeto de desenvolvimento de metodologias de interesse institucional do Banco Central. A expectativa da Fundación Capital é atingir pelo menos Observa-se ainda que, na Colômbia, cada tablet circulou por uma média de 60 pessoas, o que faria com o projeto alcançasse pessoas. Início do Projeto Início das atividades de campo Eleições 2014 Aproximadamente 6 meses

7 Circulação dos tablets
6 meses Cada monitor Ficará responsável por 4 Cada Ficará com 1 por 3 dias aproximadamente. Em média, cada alcançará 20 em 1 mês Fonte: Cada monitor = 6 famílias por semana (3 famílias segunda – pega de volta quarta de tarde quinta de manhã mais 3 famílias, pega de volt segunda e redistribui). 4 semanas = 24 famílias num mês. Números da 1ª fase do experimento: aproximadamente 50 monitores (agentes de desenvolvimento local) e 5000 colaboradores por 6 meses de experimento em 10 comunidades onde existam bancos comunitários e um capital social já construído. Total de 50 monitores em 6 meses: aproximadamente 5000 famílias em 10 comunidades

8 Pontos destacados do escopo
VALIDAR  DISSEMINAR TESTAR  AVALIAR Experimentar metodologia já testada pela Fundación Capital em promover a educação financeira com o uso de instrumento autoinstrucional (tablets) adaptada para o Brasil; Desenvolver e aplicar questionários quantitativos (antes dos tablets, após os tablets e após 12 meses do experimento dos tablets); Avaliar o processo e resultados do experimento com o uso dos tablets para EF; Avaliar o potencial de escala da metodologia de educação financeira com o uso dos tablets.

9 Não há distribuição ou doação de tablets, mas circulação
Parcerias Fundación Capital BCB MDS Centro de Pesquisa / Incubadora de Tecnologia Social Caixa Não há distribuição ou doação de tablets, mas circulação Rede de Bancos Comunitários Confesol 10 Comunidades Ambiente Virtual Primeiros 6 meses de experimento: 10 comunidades ligadas aos bancos comunitários Próximos 6 meses: inserir mais 5 comunidades ligadas à Confesol, após aquisição de expertise com os bancos comunitários.

10 Instrumentos de pesquisa
Ações e etapas do projeto Seleção 10 comunidades BACEN MDS F. Capital ITES/UFBA Customização Tablets 50 Monitores BCDs Treinamento 50 Monitores Pré teste do Tablet e Pesquisa Elaboração dos Instrumentos de pesquisa 200 Tablets Articulação com Entidades locais Nov/14 Nov-Dez/14 Jan/15 Fev-Mar/15 Mar-Abr/15 Fonte: proposta ITES/UFBA

11 Ações e etapas do projeto
10º Pesquisa 1 Marco Zero Circulação dos Tablets Pesquisa 2 Avaliação 5 Mil Famílias Pesquisa 3 Avaliação Final Relatório Final Abr-Out/15 Out/15 Out/15 Fev-Mar/16 Jun/16 Fonte: proposta ITES/UFBA

12 Área de atuação ITES Aproximadamente 70% do público é registrado no Cadastro Único.

13 Área de atuação ITES 5 Regiões 10 municípios

14 Eficiência na utilização de recursos
Relatório “Financial Education in Brazil Dialogues with the UK” => recomendação para não utilizar unicamente livros (papel) em programas de educação financeira. Metodologia especialmente desenhada para o público alvo (trata-se de inovação já testada e avaliada em situações semelhantes). Tecnologia que tem um componente de uso (permite a experimentação) Ferramenta para promover a EF independentemente de aulas presenciais com a necessidade de facilitadores (é autoinstrucional). Instrumento de coleta de informações descentralizadas que não se encontram nos bancos de dados oficiais ou do SFN (serve para realizar pesquisas) => acesso a informações de dois lados: Demanda e Oferta. (Parceria com a Embaixada Britânica - Prosperity Fund) Depef (Departamento de Educação Financeira) Desig (Departamento de Monitoramento do Sistema Financeiro e de Gestão da Informação) Depep (Departamento de Estudos e Pesquisas)

15 Avaliação, monitoramento e controle
Avaliação, monitoramento e controle das atividades descentralizadas do projeto será realizado por meio de ambiente virtual. Coleta das informações enviadas pelos tablets Realização de pesquisas diretamente com o público alvo Relatório com dados e informações necessários para avaliação do processo de utilização de tablets para EF. Envio das informações para avaliação, monitoramento e controle por meio da internet (ambiente virtual interativo, que pode ser monitorado por todas as entidades parceiras). Viabiliza a massificação porque a tecnologia pode ser distribuída gratuitamente como um aplicativo por meio da internet (ambiente virtual)

16 Roubo ou Perda do Tablet Não participação dos colaboradores
Principais Riscos Imagem Parcerias Roubo ou Perda do Tablet Não participação dos colaboradores

17 Fatores críticos de sucesso
Parcerias; Maior conhecimento do público alvo; Melhor adequação de produtos e serviços financeiros e não financeiros às reais necessidades do público alvo; Massificação da tecnologia autoinstrucional para EF do público alvo; Empoderamento financeiro do público alvo; Melhora da auto estima do público alvo; Contribuição com dados e informações para estudos sobre o público alvo

18 Principais produtos Tablets adaptados para a realidade brasileira;
Ambiente Virtual desenvolvido; Pesquisa para avaliação da metodologia (questionários quantitativos); Relatórios parciais durante a execução do trabalho em campo; Relatório final; Metodologia de Educação Financeira testada, ajustada e validada; Metodologia de Avaliação de processo desenvolvida, testada e validada; Avaliação do potencial de escala do Projeto.

19 O envolvimento de todos é muito importante para o sucesso do Projeto!
Foto do site:

20 O envolvimento de todos é muito importante para o sucesso do Projeto!

21 O envolvimento de todos é muito importante para o sucesso do Projeto!

22 Muito Obrigada! Depef/Divef


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