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GESTÃO ESTRATÉGICA Tipos de Estratégias Empresariais

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Apresentação em tema: "GESTÃO ESTRATÉGICA Tipos de Estratégias Empresariais"— Transcrição da apresentação:

1 GESTÃO ESTRATÉGICA Tipos de Estratégias Empresariais
ADMINISTRAÇÃO Prof. Laércio

2 “Se você conhece o inimigo e conhece a si mesmo, não precisa temer o resultado de cem batalhas. Se você se conhece, mas não conhece o inimigo, para cada vitória ganha sofrerá também uma derrota. Se você não conhece nem o inimigo nem a si mesmo, perderá todas as batalhas”. (Sun Tzu)

3 Dentre os muitos conceitos de estratégia, um dos mais utilizados é o de WRIGHT, KROLL e PARNELL (2000), que a definem como “planos da alta administração para alcançar resultados consistentes com a missão e os objetivos gerais da organização.” Qualquer que seja a definição, destacam-se algumas palavras-chave que sempre a permeiam, entre elas: mudanças, competitividade, desempenho, posicionamento, missão, objetivos, resultados, integração, adequação organizacional. Fonte: WRIGHT, P.; KROLL, M.; PARNELL, L. Administração estratégica: conceitos. São Paulo: Atlas, 2000.

4 1. Estratégias competitivas genéricas
1.1 Estratégia competitiva de custo na qual a empresa centra seus esforços na busca de eficiência produtiva, na ampliação do volume de produção e na minimização de gastos com propaganda, assistência técnica, distribuição, pesquisa e desenvolvimento etc., e tem no preço um dos principais atrativos para o consumidor.

5 1. Estratégias Competitivas Genéricas
1.2 Estratégia competitiva de diferenciação faz com que a empresa invista mais pesado em imagem, tecnologia, assistência técnica, distribuição, pesquisa e desenvolvimento, recursos humanos, pesquisa de mercado, qualidade, etc., com a finalidade de criar diferenciais para o consumidor. 1.3 Estratégia competitiva de foco significa escolher um alvo restrito, no qual, por meio da diferenciação ou do custo, a empresa se especializará atendendo a segmentos ou nichos específicos.

6 2. Estratégias de Crescimento
2.1 O crescimento interno é conseguido por meio do aumento das vendas, da capacidade de produção e da força de trabalho. Algumas empresas buscam deliberadamente esse caminho para o crescimento, em vez de tomar os rumos alternativos da aquisição de outras empresas. O crescimento interno não inclui apenas o crescimento do mesmo negócio, mas também a criação de novos negócios, seja em direção horizontal ou vertical.

7 2. Estratégias de crescimento
2.1.1 Na integração vertical, envolve o crescimento através da aquisição de outras organizações num canal de distribuição. 2.1.2 Na integração horizontal, envolve o crescimento através da aquisição de empresas concorrentes numa mesma linha de negócios. 2.1.3 Na diversificação, envolve o crescimento através da aquisição de empresas em outras indústrias ou linhas de negócios.

8 3. A estratégia e os clusters competitivos
Os clusters industriais, de serviços ou os agroindustriais podem ser de simplicidade equivalente aos de lojas comerciais nas grandes cidades ou podem, após uma longa evolução, apresentar características de complexidade muito maior.

9 Alguns requisitos para o cluster ser completo e se tornar competitivo
Alta concentração geográfica (preferencialmente, todo o cluster deve localizar-se em um só município) Existência de todos os tipos de empresas e instituições de apoio, relacionados com o produto/serviço do cluster. Empresas altamente especializadas (cada empresa realiza um número reduzido de tarefas). Presença de muitas empresas de cada tipo. Total aproveitamento de materiais reciclados ou subprodutos. Grande cooperação entre empresas. Intensa disputa: substituição seletiva permanente. Uniformidade de nível tecnológico. Cultura da sociedade adaptada às atividades do cluster.

10 4. Condomínio Industrial: Muito utilizado no Brasil na implantação de montadoras de automóveis na década de 1990, caracteriza-se pela localização dos fornecedores dentro da planta da montadora, ou adjacente a ela. Os fornecedores são escolhidos pela montadora, que determina as características da planta do fornecedor e orienta estrategicamente todos os participantes do condomínio. 5. Consórcio Modular: Surgiu na década de 1990 na indústria automotiva, é uma ampliação do conceito de condomínio industrial. No consórcio modular, o fornecedor se localiza dentro da planta da montadora e são responsáveis por todas as etapas de montagem de seus itens no veículo.

11 5. Cooperativas: São muito comuns na indústria agrícola de produção de grãos, aves ou leite. Basicamente, a cooperativa é a união de diversas propriedades da mesma região geográfica para um objetivo comum, como a distribuição da produção agrícola, negociação de financiamentos e insumos. 6. Empresa Virtual: A empresa virtual é uma rede temporária, geralmente sem escritório central e sem organograma, e é composta por outras empresas, instituições e pessoas. A vantagem desse tipo de empresa é o compartilhamento do conhecimento, que pode ser desde uma tecnologia específica de produção até o conhecimento estratégico do mercado de onde a empresa virtual está inserida.


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