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PublicouBernardo Botelho Bernardes Alterado mais de 8 anos atrás
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Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC Departamento de Arquitetura e Urbanismo Encaminhamentos para o Projeto Político Pedagógico Revisado em 19 de outubro de 2007
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Encaminhamentos Entre os dias 17 e 19 do mês de Setembro de 2007, como resultado do Fórum de Discussão do Projeto Político Pedagógico do curso de Arquitetura e Urbanismo da UFSC; ficaram destacados os encaminhamentos a seguir relacionados, e revisados pela Comissão entre os dias 19 e 20 do mês corrente: Diretrizes para a Construção do Projeto Político Pedagógico, Sugestões e Comentários a serem discutidos e/ ou ratificados.
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1. Proposta de pensar a estrutura do Curso em módulos: experimentação, instrumentalização e síntese. 1.1 Pensar as propostas dos ateliês de forma que não sejam repetitivos. 1.2 Primeira fase inicia já com experimentação e ferramentas. 2. Contato com a sociedade – comunidade. Trabalhar a extensão de forma mais abrangente, sendo o curso sempre um trabalho de extensão, pois de qualquer forma seu produto age sobre a sociedade, contribuindo ou não para a superação de suas contradições. 2.1 Extensão – estudar mais o exemplo do AMA e pensar uma forma de trabalhos deste tipo não serem apenas marginais. 2.2 Teoria aplicada ao estudo da cidade real.
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3. Teoria e prática serem complementares. 3.1 Visita a obra. 3.2 O uso do modelo físico também para o estudo do cálculo. A experimentação poderia nos fornecer maior conhecimento de materiais construtivos, pois estamos presos à cultura do concreto. 3.3 Existência do canteiro de obras/laboratório de construção – definindo conceitualmente seu funcionamento. 3.4 As oficinas construtivas, realizadas em horários extras, permitem uma maior apropriação, por parte dos estudantes e também dos professores, do espaço e da escola. 3.5 Falta materialização nas disciplinas de cálculo. É preciso enfoque na compreensão das estruturas. 3.6 O canteiro de obras como um campo de experimentação para criação de necessidades e busca de respostas.
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4. A sustentabilidade como uma preocupação inerente do fazer arquitetura. Técnicas construtivas, utilização de energias, (…). 4.1 Proposta de um enfoque em ateliê no bioclimatismo. 5. O ateliê horizontal deve incorporar professores de várias áreas, para tornar a aprendizagem mais fácil, desde que não recaia a responsabilidade do ateliê sobre um professor. Cada disciplina tem sua importância individual. A discussão então é política, sobre a relação que se estabelece entre os professores. 5.1 Núcleo central de disciplinas e demais disciplinas de apoio, mais ou menos integradas de acordo com a necessidade. Sem hierarquizar disciplinas. 5.2 Proposta de um ateliê experimental, que abarque várias áreas e que possa alcançar um resultado abrangente.
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5.3 Rearticular as disciplinas conforme a proposta de ateliê integrado horizontal e verticalmente, destacando uma problemática comum, resultando em diversos produtos, conforme a escala de proposicao. Núcleo central e disciplinas de apoio em igualdade de condicoes de participaçao no ateliê. 5.4 A idéia de não ter o cálculo da primeira fase afasta o raciocínio já existente. No entanto, sua desconexão com a arquitetura faz com que seja desinteressante. Poderíamos então trabalhar o cálculo junto às disciplinas de ateliê. 6. A relação entre pós-graduação e graduação deveria ser maior, quem sabe trabalhando a extensão juntos. 7. Fóruns de debates. 7.1 *Todo ano existir um documento de cada disciplina, para finalizar o trabalho de um ateliê integral (como acima proposto). 7.2 *Conselho que controle o que está sendo dado em aula. ( equivalente à reunião do Colegiado e de Núcleos que ocorre hoje)
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8. A necessidade de compreensão da vida profissional, estágios e EMAUs durante o curso, pois a questão do estágio obrigatório apresentaria contradições e demandaria supervisão. Como esta se daria? 8.1 Estágio curricular obrigatório – qual orientação teria? 9. Outros Encaminhamentos * Proposta de um próximo seminário que sirva para trazer a sintonia entre professores, renovando os conteúdos que trabalham e são necessários. (Retificação com Ana Paula) - Pensar as atribuições profissionais e sua relação com o ensino/aprendizagem.(A) - As janelas, os pré-requisitos são os entraves no desenvolvimento da formação.(A) - Pensar uma nova forma de avaliação para as disciplinas teóricas.(A) - Ensino/aprendizagem como um projeto maior, acima das disciplinas. (A)
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- Operar as escalas de forma sincronizada, não separadas, dentro das diferentes complexidades de cada uma. - Trabalhar com a idéia de regência (…). (?) - A extensão é um espaço onde não se pode errar. O espaço da escola permite o erro e o acerto.(A) - A disparidade entre conteúdos de diferentes professores dentro de uma mesma fase é prejudicial ao grupo de estudantes. (A) - Novas tecnologias construtivas e de informação, como o SIGs.(?) - Definir as habilidades cognitivas necessárias para cada etapa do curso, dando um papel de protagonista ao estudante.(?) - Para novembro: maior participação de todos.(E) - Disciplina de apoio como ferramentas.(?) - Proposta de projeto piloto..(?) - Centrar forças no projeto pedagógico, na estrutura que articula o todo..(?) - Não limitar-se a discutir a estrutura horizontal do curso..(?)
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- A discussão deve ser continuada, a partir de hoje até o próximo evento. A curto prazo, seria através da Semana da Arquitetura, que acontece no fim de outubro.(E) - Nossos problemas principais nao se dão em relação aos conteúdos necessários a formação do arquiteto-urbanista – sobre isto parece existir um certo consenso. O problema maior encontra-se na estratégia pedagógica que organize o processo de ensino/aprendizagem e os diversos conteúdos para isto necessários. (A) - Proposta: centrar a discussão em propostas para esta articulação, considerando a necessidade das articulações, considerando a necessidade das articulações horizontais e verticais na construção do cotidiano do ensino/aprendizado..(?) - Que profissional a escola quer formar(A) 10. Legenda (?) Necessita de retificação dos proponentes (E) Encaminhamento (A) Em Aberto, Questões a serem discutidas, ou pertinente à ementa de disciplina e/ou Núcleo, ou ao formato da escola.
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