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© Copyright 2005, Alessandro Marco Rosini 1 TI como Estratégia! Tecnologia & Educação by, Prof. Dr. Alessandro Marco Rosini

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Apresentação em tema: "© Copyright 2005, Alessandro Marco Rosini 1 TI como Estratégia! Tecnologia & Educação by, Prof. Dr. Alessandro Marco Rosini"— Transcrição da apresentação:

1 © Copyright 2005, Alessandro Marco Rosini 1 TI como Estratégia! Tecnologia & Educação by, Prof. Dr. Alessandro Marco Rosini alessandro.rossini@terra.com.bralessandro.rossini@terra.com.br; 55 11 9174-3546

2 © Copyright 2005, Alessandro Marco Rosini 2 TI como Estratégia! A Tecnologia da Informação como questão Estratégica em Instituições de Ensino!

3 © Copyright 2005, Alessandro Marco Rosini 3 A INTEGRAÇÃO SISTÊMICA PLENA DE SEUS PROCESSOS TI como Estratégia! AS ORGANIZAÇÕES TÊM UMA GRANDE NECESSIDADE! NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO, ESSA TAMBÉM É UMA NECESSIDADE

4 © Copyright 2005, Alessandro Marco Rosini 4 CENÁRIO ATUAL NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO TI como Estratégia!  O segmento de Educação é altamente rentável, desde que bem administrado,  As regras de operação e atuação no seguimento são conhecidas, públicas e com um forte apelo governamental para que o setor se expanda com qualidade (Revista Carta Capital, 03 de Março de 2005 - Ano XII - Número 331),  As parcerias público-privadas devem alcançar o ensino superior em breve, abrindo assim novas possibilidades de atuação,  Os atuais modelos de administração não operam de forma profissional e estruturada – Não agem de forma a constituir uma Governança Corporativa,  Não existem soluções tecnológicas ainda devidamente aderentes ao segmento educacional,  Os grandes grupos de investidores e principalmente os bancos e o mercado externo estão atentos quanto a possíveis investimentos no setor,  O segmento tende a um processo natural de desregulamentação, onde só deverão operar aqueles que tiverem competência,

5 © Copyright 2005, Alessandro Marco Rosini 5 TI como Estratégia! Sistemas de Informação Uma Visão!

6 © Copyright 2005, Alessandro Marco Rosini 6 Sistemas de Informação TI como Estratégia! Componentes relacionados entre si atuando conjuntamente para coletar, processar e prover informações aos sistemas e/ou processos de decisão, coordenando, controlando, analisando e visualizando processos internos às organizações, Laudon (1996). Organization AMBIENTE Agentes Reguladores Clientes Organização Compradores Input PROCESSOS CLASSIFICAÇÃO ARRANJO Output Competidores Sistema de Informações Feedback

7 © Copyright 2005, Alessandro Marco Rosini 7 Tipos de Sistemas TI como Estratégia! Strategic (L) Kind of Info system Senior Managers Groups Serves Management (L) Middle Managers Knowledge (L) Knowledge and data workers Operational level (L) Operational Managers Sales and marketing ManufacturingFinance AccountingHuman Resources

8 © Copyright 2005, Alessandro Marco Rosini 8 Sistemas de Informação e as Organizações TI como Estratégia! Fatores Meio ambiente Cultura Estrutura Processos (procedimentos) Políticas Decisões Gerenciais Oportunidades Organizações Tecnologia da Informação Ambiente Complexo

9 © Copyright 2005, Alessandro Marco Rosini 9 O Objetivo do Decision Making é obter as melhores informações, ou seja, elas devem ser ÍNTEGRAS, ÁGEIS e PRECISAS. Os administradores necessitam estar munidos de ferramentas confiáveis para a tomada de decisão correta. TI como Estratégia! Decision Making (Tomada de Decisões)

10 © Copyright 2005, Alessandro Marco Rosini 10 Novos Paradigmas TI como Estratégia! RH como fator competitivo  Fator Humano Foco: no aprendizado contínuo; na qualidade; no trabalho em equipe; no incentivo a mudanças contínuas de forma equilibrada; no comprometimento; em ações coletivas; no conhecimento; na vontade e ação dos indivíduos  Volição.

11 © Copyright 2005, Alessandro Marco Rosini 11 Novos Paradigmas TI como Estratégia! O Desafio Das TIC´s O desafio dos gestores é conseguir fazer sentido e bom uso do que essas novas tecnologias têm a oferecer As tecnologias de informação e comunicação tornaram nosso mundo menor e as ações dos indivíduos mais rápidas. O desafio dos gestores é conseguir fazer sentido e bom uso do que essas novas tecnologias têm a oferecer. Nem toda a tecnologia adiciona valor, porém a mesma pode e tende a afetar como e aonde o trabalho ocorre.

12 © Copyright 2005, Alessandro Marco Rosini 12 Novos Paradigmas TI como Estratégia! O Desafio da Mudança Contínua Mudança contínua significa que as organizações precisam criar um desconforto saudável com o “status- quo”: uma habilidade de detectar tendências emergentes de forma mais rápida do que os competidores; uma habilidade de tomar decisões mais rapidamente; a agilidade de buscar novas formas de fazer negócio, ou seja, dar valor ao Capital Intelectual do Indivíduo nas organizações, em busca de fundamentações e ações coletivas.

13 © Copyright 2005, Alessandro Marco Rosini 13 TI como Estratégia! Gestão em Processos Uma Necessidade!

14 © Copyright 2005, Alessandro Marco Rosini 14 TI como Estratégia!  Processo: É qualquer atividade ou conjunto de atividades, que toma um input, agrega a valor a ele e fornece um output a um cliente específico. Os processos utilizam os recursos da organização para oferecer resultados objetivos aos seus clientes. (HARRINGTON, H. James. Business process improvement. New York: McGraw Hill, 1991).  Isto é, estaremos utilizando a teoria sistêmica para identificarmos as melhores soluções e práticas de uma Instituição de Ensino: Organization AMBIENTE Agentes Reguladores Clientes Organização Compradores Input PROCESSOS CLASSIFICAÇÃO ARRANJO Output Competidores Processos & Sistema de Informações & Complexidade Feedback contínuo Retroalimentação

15 © Copyright 2005, Alessandro Marco Rosini 15 Visão Sistêmica RH SecretariaAcadêmico Contas a Pagar FINANCEIRO Contas a Receber ALUNOS Core Process Back-Office (1o. nível) Cadastro de Alunos Históricos Notas e Faltas Requerimentos Cursos Turmas Grade Curricular Alocação de Professores Carga Horária Conteúdo Programático Aulas Dadas Unidades Aditivos e anexos Preços e taxas Datas de CORTE e PRAZOS Controle de Entrada/Saída Autorizações e senhas Pagamentos Adimplentes Inadimplentes Bloquetos CNAB Baixa de títulos Faturas a pagar Demonstrativos Vencimentos, etc. MKT Contas a Pagar Contas a Receber Fluxo de Caixa Tesouraria Recursos Humanos etc. Contabilidade Tesouraria Compras e Materiais Ativo Fixo etc. Back-Office (2o. nível) Os processos classificados como Core-Process requerem uma solução com alto nível de aderência às necessidades específicas do negócio; Marketing USO DA INTERNET TESOURARIA VISÃO ESTRUTURAL DE SISTEMAS APLICATIVOS X PROCESSOS

16 © Copyright 2005, Alessandro Marco Rosini 16 Melhorar os resultados da operação Melhorar a produtividade Incrementar a produção Diminuir a evasão Melhorar o aproveitamento acadêmico Otimizar o processo de criação de turmas Aumentar o n o de alunos por sala de aula Diminuir / diluir custos Diminuir / diluir custos diretos Diminuir / diluir custos indiretos Monitorar expectativa dos alunos Monitorar situação financeira dos alunos Captar melhores alunos Acompanhar rendimento acadêmico dos alunos Incrementar reforço acadêmico Revisar processo de ocupação de salas de aula Aumentar a alocação de professores em sala de aula Redirecionar despesas de marketing Otimizar utilização de material didático Privilegiar instrumentos de relacionamento com o aluno Aumentar a receita Gerar receita não operacional Aumentar a oferta de cursos/ programas Aprimorar o processo de captação de alunos Aumentar o preço da mensalidade Incrementar a percepção de qualidade Melhorar atendimento e serviços Aprimorar eficácia do corpo docente Desenvolver parcerias e convênios Monitorar eficiência das campanhas de marketing Monitorar eficiência dos canais 1 2 3 6 5 5 44 4 7 1 7 8 1.Atendimento 2.Recrutamento e Seleção 3.Controle e Registro 4.Marketing 5.Planejamento Acadêmico 6.Entrega do Conteúdo 7.Estrutura de Ensino 8.Relacionamento Institucional Aumentar a dedicação dos docentes Monitorar eficiência dos canais 5 Alongar Período Letivo Modelo de Indicadores Essenciais Abordagem Metodológica

17 © Copyright 2005, Alessandro Marco Rosini 17 TI como Estratégia! A IntegrAÇÃO

18 © Copyright 2005, Alessandro Marco Rosini 18 AÇÕES TI como Estratégia!  Criar metodologias confiáveis no uso de sistemas de informação;  Descentralização da informação junto as áreas funcionais:  Treinamento;  Fomentar o “core competence” individual e coletivo;  Transparência;  Criação de normas e procedimentos no uso da tecnologia da informação;  Prover de suporte e orientação as áreas funcionais, criando o cenário dos agentes multiplicadores do conhecimento;  Documentação dos processos X sistemas de informação;  Fomentar o uso das novas tecnologias do conhecimento;

19 © Copyright 2005, Alessandro Marco Rosini 19 INVESTIMENTO EM PESSOAS TI como Estratégia!  Política em recursos humanos:  Palestras e workshops;  Treinamentos;  Formação de equipes;  Orientação profissional;  Restruturação das equipes em células;  Formação de Mão-de-obra capacitada e motivada,  Orientação;  Motivação;  Comprometimento;  Profissionalismo;  Transparência das Metas e Objetivo; Empowerment

20 © Copyright 2005, Alessandro Marco Rosini 20 Alunos; Professores; Colaboradores internos; Serviços; Portal de Informação; TI como Estratégia! INTERNET FerramentasGerenciais“BI”

21 © Copyright 2005, Alessandro Marco Rosini 21 TI como Estratégia!  Data warehouse: Uma coleção de dados orientada por assuntos, integrada, variante no tempo, cujo objetivo é dar suporte aos processos de tomada de decisão: o orientação por assunto: Diz respeito às informações específicas e importantes para o negócio da empresa; o integração: Todos os dados trazidos para um Data warehouse devem ser padronizados quanto ao nome que terão neste ambiente (conceito do dicionário de dados); o variante no tempo: Os dados carregados no Data warehouse, referem-se a um momento específico de tempo que não é atualizável no próprio dado já carregado.  Business intelligence: Ferramentas computacionais de alto desempenho gerencial, que corroboram para as práticas dos gestores e das organizações, para a melhor tomada de decisão.  Business performance management: É a tão sonhada administração integrada entre níveis estratégico, tático e operacional, constituindo todo um Planejamento Estratégico com melhores Práticas de Gestão, suportado com as mais avançadas Tecnologias de Informação.

22 © Copyright 2005, Alessandro Marco Rosini 22 TI como Estratégia! Professores Acadêmico Contas Pagar/ Receber RH Compras; Orçamentos Ferramenta Business Intelligence Uso de Data warehouse

23 © Copyright 2005, Alessandro Marco Rosini 23 Servidores de porte; Backbone interno e externo; Banda Larga pela Internet; Fibra óptica: Voz, Dados e Imagens; Política de Segurança; TI como Estratégia! INVESTIMENTO EM INFRA-ESTRUTURA ADEQUADA E EM NOVAS TECNOLOGIAS

24 © Copyright 2005, Alessandro Marco Rosini 24 TI como Estratégia! Gestão do Conhecimento Conhecimento é uma mistura fluída de experiência condensada, valores, informação contextual e insight experimentado, que proporciona uma estrutura para avaliação e incorporação de novas experiências e informações. Conhecimento é uma mistura fluída de experiência condensada, valores, informação contextual e insight experimentado, que proporciona uma estrutura para avaliação e incorporação de novas experiências e informações. Ele tem origem e é aplicado na mente dos conhecedores. Nas organizações, ele costuma estar embutido não só em documentos e repositórios, mas também em rotinas, processos, práticas e normas organizacionais”. Davenport e Prusak (1998)

25 © Copyright 2005, Alessandro Marco Rosini 25 A GESTÃO DO CONHECIMENTO É PARTE FUNDAMENTAL NA CONCRETIZAÇÃO DO PLANO ESTRATÉGICO DA ORGANIZAÇÃO: AVALIAÇÃO DOS AMBIENTES AMBIENT E EXTERNO AMBIENT E INTERNO S DEFINIÇÃO DA ESTRATÉGIA MISSÃOVALORES PLANOS OPERACIONAIS GESTÃO DO CONHECIMENT O TI como Estratégia!

26 © Copyright 2005, Alessandro Marco Rosini 26 Organizações em rede Organização Burocrática Organização em rede Organização empreendedora Exigências de conhecimento e informação Simples Complexo Estático Dinâmico Velocidade de mudança Organizações em rede incentivam inovações e são adequadas a lidar com a complexidade

27 © Copyright 2005, Alessandro Marco Rosini 27 Empreendedor Especialista Centro de competência/ comunidade do conhecimento Ambiente de negócios Organização empresarial do futuro: flexível Gestor do capital Parceiro pesquisador Fornecedor Cliente Parceiro desenvolvedor

28 © Copyright 2005, Alessandro Marco Rosini 28 Comunicação Informação Conhecimento (Knowledge) TI como Estratégia! A TRÍADE

29 © Copyright 2005, Alessandro Marco Rosini 29 TI como Estratégia! Desafio da Educação a Distância Desenvolver a educação intra e extra acadêmica, disseminando o conhecimento a distância, aculturando a sociedade e possibilitando valorização da gestão do conhecimento, tendo como atividade fim a cidadania e a responsabilidade social, corroborando com o respeito ao indivíduo, Utilizar-se da melhor maneira as tecnologias de informação e comunicação existentes: Internet, Mídias Digitais, Áudio/Vídeo, entre outras.

30 © Copyright 2005, Alessandro Marco Rosini 30 A INFORMAÇÃO OBRIGATORIAMENTE NÃO NOS LEVA AO CONHECIMENTO, MUITO MENOS À SABEDORIA! TI como Estratégia! PARA REFLETIRMOS: Não podemos esquecer! A Tecnologia é o MEIO e não o FIM

31 © Copyright 2005, Alessandro Marco Rosini 31 VONTADE, AÇÃO E VALORES ÉTICOS CONSTRUTIVOS POR PARTE DAS... PESSOAS! TI como Estratégia! O SEGREDO...

32 © Copyright 2005, Alessandro Marco Rosini 32 Referências Bibliográficas

33 © Copyright 2005, Alessandro Marco Rosini 33 n DAVENPORT, H. T.; PRUSAK, L. Conhecimento Empresarial: como as organizações gerenciam o seu capital intelectual. Rio de Janeiro: Campus, 1998. n Drucker, Peter. Fator humano e desempenho, 2. ed.. São Paulo, Pioneira, 1991. n Fleury, Maria Thereza Leme. Cultura e poder nas organizações. São Paulo, Atlas, 1992. 170 p. n Foguel, Sergio & Souza, Carlos César. Desenvolvimento organizacional, 2. ed. São Paulo, Atlas, 1986. n PALMISANO Angelo & ROSINI Alessandro Marco. Sistemas de informação e a gestão do conhecimento. São Paulo, Thompson, 1 a. ed.,2002. n LAUDON, Kenneth C. & Jane P., Management Information Systems. Organization and Technology. Ed. Prentice-Hall, Inc.,1996 - 4 a ed. n TERRA, J. C., KRUGLIANSKAS, I. Gestão do conhecimento em pequenas e médias empresas. Rio de Janeiro: Campus, 2003. n Walton, Richard E. O uso de TI pelas empresas que obtêm vantagem competitiva, tecnologia de informação. São Paulo, Atlas, 1994.


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