A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FRANQUIAS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FRANQUIAS."— Transcrição da apresentação:

1 FRANQUIAS

2 O sistema de franquias é o método de expansão empresarial maior e com mais êxito de quantos existem na atualidade. Milhares de empresas em todo o mundo tornam possível esta afirmação.

3 Pontos chave do sistema da franquia
Em linhas gerais, podia-se dizer que quando uma empresa permite a um investidor usar o seu nome, a sua imagem corporativa completa, o seu modelo de negócio para obter a sua entrada, existe uma franquia. Á empresa proprietária do nome, a imagem e os conhecimentos denomina-se franqueador enquanto que o investidor adquire a utilização desse ativo durante um tempo determinado e numas condições concretas é conhecido como franqueado

4 As principais características que marcam o funcionamento deste sistema são:
Colaboração contínua entre franqueador os seus franqueados individuais, tanto legal como financeiramente. O franqueador concede aos seus franqueados o direito e a obrigação de levar o negócio de acordo com umas pautas definidas e com êxito. Este direito faculta ao franqueado, em troca de uma contraprestação econômica, a utilização do nome comercial e a marca do produto e serviços do franqueador. O franqueador deve facilitar além disso aos seus franqueados o “know how”  o saber fazer do seu negócio, através de um processo inicial e permanente de formação. Esta associação está determinada pelo marco e a duração de um contrato de franquia escrito, pactuado entre as partes de tal efeito.

5 Franquia: A franquia é uma modalidade de distribuição e marketing através do qual o franqueador concede a uma pessoa natural ou jurídica – o franqueado – o direito de trabalhar com um conceito de negócio, comercializando um produto ou prestando um serviço debaixo de um formato de negócio do franqueador e debaixo da sua própria marca. Franqueado: o franqueado é o investidor, natural ou jurídico, que adquire o direito de comercializar um determinado conceito de negócio e todos os métodos inerentes a ele, desenvolvidos pelo franqueador. Que por sua vez manterá vínculos com este último para receber assistência tanto inicial como continua. Franqueador: o franqueador é uma pessoa natural ou jurídica que tenha desenvolvido um negócio com êxito debaixo de um método determinado, referente a um produto ou serviço, e que procura a sua expansão através de investidores que lhes outorgará o direito de trabalhar e operar com a sua marca e com seu método operativo e organizativo. O franqueador prestará uma assistência inicial e continuada a esses investidores – franqueados – através da assessoria, entretenimento e orientação para o desenvolvimento do conceito de negócio.. Unidade Franqueadora: o franqueador deve possuir uma estrutura que a cobertura e assistência necessárias a rede de franquias

6 Negócio: é a marca distintiva da rede, a que pertencem todos os centros franqueados que tenham aderido. Master Franquia: acordo com o qual um franqueador concede os direitos exclusivos da franquia para um determinado território a uma pessoa natural ou jurídica. O acordo de Master Franquia, pode utilizar-se no âmbito da expansão internacional da franquia mesmo que não seja exclusivo da mesma Master Franqueado: o titular dos direitos Master franquia. Toma na sua zona de concessão e durante o tempo de vigência acordado, o papel de franqueador, cobrando royalties, cânones de entrada e assumindo as obrigações de assessoria e ajuda aos franqueados. É o sócio local de um acordo de Master Franquia. Master Franqueador: pessoal jurídica ou natural que outorga a exploração dos direitos da franquia para um determinado território num prazo fixado de tempo. Recebe como contraprestação pelo outorga os direitos de Master franquia o pagamento de uma quantidade que pode ser fixa ou variável vinculada às vendas.. Multifranqueado: titular de vários estabelecimentos franqueados pertencentes ao mesmo negócio. A existência de multifranqueados costuma ser um bom indicador do êxito de uma franquia, ninguém a quem um estabelecimento franqueado vai adquirir outro do mesmo negócio.

7 Investimento: a quantidade de dinheiro que um empreendedor necessita para iniciar um negócio e abranger as condições iniciais necessárias para funcionar no mercado. Direito de Entrada: trata-se de uma quantidade que deverá abonar o franqueado para poder aderir a uma rede de franquias. O preço do cânon ou o direito variará em função de diversos aspectos, como o tempo que levou funcionando a rede, a rentabilidade que oferece, entre outros. Contrato de franquia: o contrato de franquia é um documento que assinam o franqueador e o franqueado. Constitui a base da relação e contem obrigações e direitos para ambas as partes. Através do mesmo transmitem-se os direitos sobre a marca e saber fazer. Deve ser equilibrado e proteger os interesses por igual do franqueado ao franqueador.

8 VANTAGENS Ser dono do seu próprio negócio Aqui a diferença é clara. Quando uma pessoa trabalha para si própria, não há duvidas que os seus esforços têm uma recompensa muito maior e mais rápida, principalmente em forma de ingressos. Está feito e demonstrado que um estabelecimento franqueado funciona muito melhor que outro gerido por outra pessoa contratada por conta de outrem, por muitas qualidades que tenham. Possibilidade de criar um grande negócio A grande maioria das pessoas com maior capacidade financeira são aqueles que gerem os seus próprios negócios. Por isso, se a estabilidade econômica é um dos seus objetivos, claro que ser empresário é o melhor caminho para consegui-lo Adquirir um sistema de negócio rentável Quando se tem a oportunidade de falar com outros franqueados pode comprovar-se o quanto é importante ter um sistema que pôr em prática. Os investimentos realizados permitem garantir a estabilidade do negócio, o maior crescimento de vendas, a investigação e o desenvolvimento dos futuros produtos e serviços e a viabilidade do plano de negócio. O negócio está comprovado no mercado. Ao investir num negócio de franquia está-se a inverter numa fórmula comercial consolidada e com muitos anos de experiência no mercado.

9 O know-how ou a chave do negócio O elemento chave de toda a franquia em que o feito que o franqueador ceda ao franqueado um Know-how, é falar de um “saber fazer” que diferencia o funcionamento do negócio e que é a base do êxito que tem no mercado. Cobertura de assistência de uma grande organização Ao assinar o contrato com a central, o franqueado passa a pertencer a uma grande organização beneficiando das vantagens de pertencer a uma grande empresa. Assim funcionará debaixo de uma gestão central dirigida por profissionais, o que impulsionará a sua produtividade, e poderá dispor de assessoria contínua em diferentes materiais, como marketing, produção, contabilidade e aspectos legais, o que lhe permitirá reduzir o trabalho administrativo. O reconhecimento da marca Todo o franqueado desenvolve a sua atividade debaixo da sombra de uma marca reconhecida a nível nacional e também internacional. Isto permite que o negócio atraia novos clientes que estão familiarizados com os produtos ou serviços oferecidos.

10 Economias de escala Comprar num grupo é muito mais barato do que fazê-lo de forma independente. Este feito incide diretamente na conta de resultados de qualquer comerciante, já que permite conseguir condições de compra mais favoráveis, prazos de pagamento mais vantajosos e segurança no aprovisionamento de matérias-primas. Publicidade do negócio A empresa franqueadora é encarregada de levar a cabo as campanhas publicitárias e de marketing que se planifiquem, no qual beneficiará de todo o grupo de franqueados. Assim, o franqueado beneficia de uma imagem de marca, de algumas facilidades de financiamento e de uma formação e assistência por parte do franqueador que lhe permitirá competir no mercado com uma posição privilegiada, graças a esta vasta série de vantagens que contribui para o sistema de franquias e que o diferenciam dos outros sistemas empresariais. Definitivamente, um grande leque de oportunidades para acrescentar às que existem as particularidades que diferenciam cada franquia.

11 INCONVENIENTES Custos adicionais A integração na rede de franquia implicará ter que suportar uns custos adicionais que não existem no caso de abrirem um negócio independente, como o direito de entrada e o royalties de funcionamento e publicidade. Mesmo que, como foi visto, se deva contemplar como um investimento dirigido a redução de riscos. A necessidade de royalties Se um negócio consegue superar as previsões iniciais de rentabilidade estabelecidas pelo franqueador, é muito possível que o franqueado comece a questionar a necessidade de pagar royalties de funcionamento e termine por não aceitar de bom agrado as visitas periódicas do pessoal de controlo do franqueador.    A influencia de outros estabelecimentos Mesmo que o normal seja a existência de muitos mais pontos de venda beneficia a qualquer negócio pelas sinergias que isto produz. Também tem de se ter em conta que o baixo rendimento e capacidade de outros pontos de venda da rede podem afetar gravemente a imagem e reputação do resto dos estabelecimentos. Limitações para a venda ou trespasse do negócio

12 FRANQUIAS NO BRASIL No Brasil, as franquias encontram respaldo legal na Lei 8.955, de 14/02/94. Franchising é uma estratégia para a distribuição e comercialização de produtos e serviços. É um método seguro e eficaz para as empresas que desejam ampliar suas operações com baixo investimento, representando, por outro lado, uma grande oportunidade para quem quer ser dono de seu próprio negócio. O Franqueador é a empresa detentora da marca, que idealiza, formata e concede a franquia, do negócio ao Franqueado que é uma pessoa física ou jurídica, que adere à rede de franquia. No sistema de Franchising. O Franqueado investe recursos em seu próprio negócio, o qual será operado com a marca do Franqueador e de acordo com todos os padrões estabelecidos e supervisionados por ele.

13 A evolução do sistema de franquias

14 7 dicas para escolher uma franquia – Fonte: Exame
1. Escolha o setor de acordo com o seu perfil de empresário. A identificação com o ramo é imprescindível, mas nem sempre uma loja que lhe agrada é a melhor para ser administrada por você. Além disso, escolher uma franquia só porque está na moda é um problema. "Jamais escolha apenas pela ótica de retorno financeiro, pelo que está dando certo. Tem que haver uma identificação pessoal com a franquia", diz Rizzo. 2. A análise de mercado é o passo inicial para a abertura de qualquer negócio. Avaliar a longevidade do empreendimento também é importante. "Hoje em dia ninguém quer franquias de revelação de filme ou locação de filmes. Tem que avaliar a condição de sobrevivência do negócio. Moda, alimentação e educação costumam ser mais perenes", diz Ricardo Camargo, diretor executivo da Associação Brasileira de Franchising. Investigue como anda o ramo escolhido e suas principais redes. Verifique se elas divulgam informações de forma transparente, por exemplo.

15 3. Certifique-se que você tem capital disponível para investir na franquia que escolheu. "Assegurar-se do valor total do investimento é importante. Isso inclui primeiro estoque, ponto comercial, construção etc. Recomenda-se financiar de 40% a 50% do valor total", explica Camargo. Faça também uma escolha prévia do ponto comercial, levando em conta o produto e o público a que se destina As franqueadoras também selecionam seus franqueados. Participar de vários processos é uma forma de conhecer várias redes e filtrar as que mais te interessam. Uma simulação financeira do negócio é essencial antes de assinar os papéis.

16 5. Investigue antes de investir
5. Investigue antes de investir. Conheça pessoas que possuem ou já possuíram uma franquia que te interessa. Converse sobre como funciona o negócio e se tudo que está descrito na Circular de Oferta é verdadeiro. A dica dos especialistas é falar com pelo menos quatro pessoas com franquias de idades diferentes. "Elas refletem o atual momento da rede", diz Filomena A mesma atitude vale para o contato com os franqueadores. Marque reuniões para conhecer a sede da empresa e sua estrutura organizacional. Descubra quais serviços estarão inclusos na sua franquia, como funciona o treinamento e a unidade modelo. "Desconfie do franqueador que tem intermediários, se ele não está preparado para vender sua franquia, pode não estar preparado para entregá-la", explica Rizzo. 7. Tenha paciência para analisar todas as informações disponíveis sobre a rede e faça a escolha sozinho. Ter uma assessoria na hora de decidir é importante, mas a palavra final deve ser do futuro franqueado. Investigar com mais profundidade e tempo em poucas franquias é mais vantajoso do que ter uma noção superficial de muitas.


Carregar ppt "FRANQUIAS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google