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CRIANDO ZONAS RESTAURATIVAS PARA UMA CONVIVÊNCIA SAUDAVEL E SEGURA Por Jean Schmitz Diretor Instituto Latino Americano de Práticas Restaurativas.

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1 CRIANDO ZONAS RESTAURATIVAS PARA UMA CONVIVÊNCIA SAUDAVEL E SEGURA Por Jean Schmitz Diretor Instituto Latino Americano de Práticas Restaurativas

2 O que queremos dizer por Zona Restaurativa? A "Zona Restaurativa" é um espaço para uma maior coexistência pacífica onde autoridades, cidadãos e instituições públicas e privadas adotam o enfoque de práticas restaurativas como a política social e as aplicam em todas as suas ações e relacionamentos da vida quotidiana.

3 Quais são os passos para construir uma "Zona Restaurativa"? A criação de uma "zona restaurativa" é, acima de tudo, um processo que se desenvolve de maneira participativa e passa por vários estágios, o que exige tempo, dedicação, financiamento, e, sobre tudo, vontade política. Os passos mais relevantes deste processo são:

4 Os 10 passos mais relevantes deste processo são: 1.Seleção da Zona Restaurativa 2.Sensibilização das autoridades e partes interessadas 3.Criação de equipes comprometidas 4.A análise situacional (Diagnóstico) da "zona restaurativa” 5.Desenvolvimento de um Plano de Intervenção Estratégico 6.Convocação e Mobilização 7.Processo de capacitação 8.Processo de Acompanhamento e Monitoramento 9.Processo de Capitalização e divulgação de Boas Práticas 10.Processo de Lei nos meios de comunicação

5 Quem deve ser envolvido no processo de criação de uma Zona Restaurativa? Em princípio, todos aqueles que vivem ou trabalham na área de intervenção, que estejam interessados ​​na abordagem de práticas restaurativas e dispostos a aplicá-la a sua família, escola, no trabalho e em seus círculos sociais.

6 O que se consegue com uma Zona Restaurativa?  Uma mudança na abordagem e atitudes sobre as relações entre pessoas, grupos e instituições.  Criação de uma cultura onde o "processo justo" é sempre usado com cidadãos.

7 Em uma escola que utiliza as práticas restaurativas na maneira quotidiana, se conseguiria:  Uma redução de tensões e conflitos (ex. bullying)  A redução do absenteísmo de alunos e professores  A redução das suspensões e expulsões  Melhoria das relações entre alunos, entre professores e alunos, entre diretores e professores (corpo docente), entre escola e pais.  Um aumento no desempenho acadêmico dos estudantes.

8 Em uma comunidade, teríamos:  Maior envolvimento dos moradores na solução dos problemas que lhes dizem respeito (através da utilização de círculos).  Melhoria das relações de vizinhança (solidariedade, empatia, respeito, normas de convivência).  Redução dos índices de violência (violência doméstica, maus-tratos a crianças, furto, roubo, vandalismo).  Diminuição das queixas e reclamações de vizinhos em delegacias. ....

9 Como integrar as diversas instituições no processo? A análise situacional deve fornecer um inventário detalhado de todas as instituições e serviços, públicos e privados na área, com seus pontos fortes e potenciais e suas fragilidades e limites. Além disso, os responsáveis de cada uma serão sensibilizados sobre o processo restaurativo e convidados a participar plena e voluntariamente.

10 Quais são os indicadores mais relevantes para monitorar a "Zona Restaurativa”? Existem dois tipos de indicadores: quantitativos e qualitativos

11 Alguns indicadores quantitativos e qualitativos que permitem avaliar o progresso de uma área ao transformar-se em "Zona Restaurativa.” 1.Reclamação de vizinhos: tipo, magnitude, frequência, localização, gênero. 2.Registro de reclamações em relação aos serviços públicos e privados. 3.Índices de faltas, as violações e delitos na área: tipo, magnitude, frequência, gênero, localização. 4.Taxas de vitimização: idade, gênero, tipo e extensão do dano, localização, necessidades, reparação.

12 5.Escolas: as taxas de ocorrências de suspensões, expulsões, faltas, bem como o desempenho acadêmico, os níveis de satisfação (estudantes, professores, gestores e pais de família). 6.Outros serviços públicos (centro de saúde, local de trabalho, mercados): tipo de queixas, frequência, magnitude, gênero, idade, níveis de satisfação. 7.Espaços públicos: uso (tamanho, gênero, idade), atividade, nível de satisfação. 8.Meios de Comunicação: tipo de notícias (positivas, negativas, mediáticas e agitadoras...) frequências, horários...

13 Algumas aplicações bem sucedidas de práticas restaurativas. 1.Uma das experiencias que tem maior reconhecimento é provavelmente a cidade de Hull, no norte da Inglaterra. 2.As escolas de ensino médio do oeste de Filadélfia 3.Barrios Altos, Lima, Peru: “Devuélvele a tu Ciudad”

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