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“As idéias que defendo não são minhas

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Apresentação em tema: "“As idéias que defendo não são minhas"— Transcrição da apresentação:

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2 “As idéias que defendo não são minhas
“As idéias que defendo não são minhas. Eu as tomei emprestadas de Sócrates, roubei-as de Chesterfield, furtei-as de Jesus. E se você não gostar das idéias deles, quais seriam as idéias que você usaria?” Dale Carnegie

3 Prólogo John Daily: Pai Marido Chefe Treinador voluntário
Sucesso material x Fracasso afetivo A busca pelo equilíbrio – O mosteiro

4 Personagens Leonard Hoffman (Simeão) - ex-empresário e monge
Teresa – diretora de escola Chris – treinadora de basquete Kim – enfermeira Greg – sargento Lee Buhr - pastor

5 Capítulo 1 – As definições
“Estar no poder é como ser uma dama. Se tiver que lembrar às pessoas que você é, você não é.” Margaret Thatcher

6 Liderança ao invés de gerência
“Você gerencia o seu inventário, seu talão de cheques, seus recursos. Você pode até gerenciar a si mesmo. Mas você não gerencia seres humanos. Você gerencia coisas e lidera pessoas”.

7 Definindo os termos Liderança: É a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando atingir aos objetivos identificados como sendo para o bem comum. (Como construir essa influência?) Poder: E a faculdade de forçar ou coagir alguém a fazer sua vontade, por causa de sua posição ou força, mesmo que a pessoa preferisse não o fazer. Autoridade: A habilidade de levar as pessoas a fazerem de boa vontade o que você quer por causa de sua influência pessoal.

8 Autoridade (influência) X Poder
“Não é necessário ter cérebro ou coragem para exercer poder (...). Porém, estabelecer autoridade sobre as pessoas requer um conjunto especial de habilidades”. Poder = faculdade. Pode ser vendido, comprado, dado e tomado. Autoridade = habilidade. Não pode ser vendida, comprada, dada ou tomada, ela é construída.

9 Quando o poder é maior do que a autoridade...
Médici Franco Salazar

10 Construindo a liderança: o que se espera de um líder
Honestidade, confiabilidade Bom exemplo Cuidado Compromisso Bom ouvinte Conquistar a confiança das pessoas Tratar as pessoas com respeito Encorajar as pessoas Atitude positiva e entusiástica Gostar das pessoas

11 A chave para a liderança
“A chave para a liderança é executar as tarefas enquanto se constroem os relacionamentos”

12 Capítulo 2 – O velho paradigma
“Se você não mudar a direção, terminará exatamente onde partiu.” Antigo provérbio chinês

13 “OS MAIORES PRAZERES DA VIDA SÃO TOTALMENTE GRÁTIS”

14 Paradigmas são simplesmente padrões psicológicos, modelos ou mapas que usamos para navegar na vida
Podem ser valiosos quando usados adequadamente ou se tornar perigosos quando adotamos como verdades absolutas.

15 VELHO PARADIGMA Invencibilidade dos EUA. Administração centralizada Japão = produtos de baixa qualidade. Gerenciamento. Eu penso NOVO PARADIGMA Concorrência global Administração descentralizada Japão = produtos de boa qualidade. Liderança Causa e efeito

16 Apego a um modelo Lucro a curto prazo Trabalho Evitar e temer mudanças. Está razoável Melhoria contínua Lucro a curto e longo prazos Sócios A mudança é uma constante Defeito zero.

17 Paradigmas predominantes
Administração piramidal: “Quem tem o ouro faz as regras”

18 NESTE MODELO OS EMPREGADOS SÃO AS PESSOAS MAIS PRÓXIMAS DOS CLIENTES
Todos estão sozinhos, porque estão executando o seu trabalho. Todos estão olhando para o topo, longe do cliente.

19 NOVO PARADIGMA Inversão da pirâmide

20 NESSE MODELO, PIRÂMIDE ABAIXO, O PAPEL DO LÍDER NÃO É IMPOR REGRAS E DAR ORDENS À CAMADA SEGUINTE.
O PAPEL DO LÍDER É SERVIR DEVE LIMPAR OS OBSTÁCULOS PARA A CAMADA SEGUINTE DEVE PREOCUPAR-SE MAIS COM AS NECESSIDADES DO QUE COM AS VONTADES

21 CAMINHO DAS NECESSIDADES
Auto-realização Auto –estima Pertencimento e amor Segurança e Proteção Comida, água e moradia

22 “Chegou a hora de crescer
“Chegou a hora de crescer. Crescer não consiste em ser melhor que os semelhantes e superá-los, e sim superar a si mesmo. Isso ajuda a pessoa a crescer melhor e mais forte. Este é o verdadeiro sentido de nossa vida”

23 Capítulo 3 – O Modelo “Quem quiser ser líder deve ser primeiro servidor. Se você quiser liderar, deve servir.” Jesus Cristo

24 Modelo de liderança a serviço
O modelo Modelo de liderança a serviço

25 Habilidade de influenciar pessoas para
trabalharem entusiasticamente na busca dos objetivos identificados como sendo comuns = Liderança.

26 COMO?

27 Preenchendo as necessidades de seus liderados mesmo antes deles saberem que necessitavam de tais coisas. É se importando com o desenvolvimento das pessoas ao seu redor.

28 Assim nasce a autoridade, que é construída sobre serviço e sacrifício.

29 Sem exercer poder, só autoridade.
JESUS! Sem exercer poder, só autoridade.

30 Gandhi Obteve a independência, sem recorrer a violência. Suportou dor e sofrimento.

31 Conquistou direitos civis para os negros,sem usar violência.
Luther king Conquistou direitos civis para os negros,sem usar violência. Homem mais jovem a ganhar o prêmio Nobel da paz. Homem do ano da Revista Times.

32 Insulte a mãe de alguém e você verá!
Madre Teresa SERVIU Insulte a mãe de alguém e você verá!

33 O líder identifica e satisfaz as necessidades legítimas.
E no mundo em que vivo? NÓS CONSTRUIMOS AUTORIDADE SEMPRE QUE SERVIMOS E NOS SACRIFICAMOS POR ALGUÉM. O líder identifica e satisfaz as necessidades legítimas.

34 “O AMOR É O QUE O AMOR FAZ”

35 Intenção + ação = a vontade
LIDERANÇA Influência e autoridade Serviço e sacrifício Esforço e amor Vontade

36 CONSELHOS ÚTEIS. Não nos rodeemos de pessoas que dizem amém a tudo, ou pessoas iguais a nós. Não se preocupe com os conflitos. Não podemos agradar a todos.Em uma equipe, com 10 pessoas, caso essas 10 pessoas concordarem com tudo que é discutido, 9 delas provavelmente são desnecessárias.

37 Capítulo 4 – O Verbo “Não tenho necessariamente que gostar de meus jogadores e sócios, mas como líder devo amá-los. O amor é a lealdade, o amor é trabalho de equipe, o amor respeita a dignidade e a individualidade. Esta é a força de qualquer organização.” Vince Lombardi

38 Definição de amor - Novo Testamento
“(...) o amor é paciente, bom, não se gaba nem é arrogante, não se comporta inconvenientemente, não quer tudo só para si, não condena por causa de um erro cometido, não se regozija com a maldade, mas com a verdade, suporta todas as coisas, agüenta tudo. O amor nunca falha.” (p.78)

39 Amar ao próximo: ter sentimentos positivos a respeito de alguém;
Amor agapé: amor traduzido pelo comportamento e pela escolha; O amor é o que o amor faz; Controlar como se comportar em relação a outra pessoa; Amor agapé e liderança: sinônimos.

40 Autoridade e Liderança
Amor Agapé Honesto, confiável; Bom modelo; Cuidadoso; Comprometido; Bom ouvinte; Mantém as pessoas responsáveis; Trata as pessoas com respeito; Incentiva as pessoas; Atitude positiva, entusiástica; Gosta das pessoas Paciência; Bondade; Humildade; Respeito; Generosidade; Perdão; Honestidade; Compromisso

41 Paciência: mostrar autocontrole
Função do líder: fazer com que as pessoas se responsabilizem por suas tarefas; Distância: seu desempenho e desempenho esperado pela empresa.

42 Bondade: dar atenção, apreciação, incentivo
Dar atenção às pessoas – aumento da produtividade; Silenciar conversação interna + Sacrifício = Ouvir ativamente; Comunicação: ler, escrever, falar e ouvir; Elogiar sincera e especificamente – necessidade de ser apreciado; Procurar o bem nas pessoas.

43 Humildade: ser autêntico, sem pretensão, orgulho ou arrogância
Autenticidade para o líder; Ego: barreira entre líderes e liderados. Respeito: tratar as pessoas como se fossem importantes Interesse no sucesso dos liderados; Apoiar e incentivar para o sucesso.

44 Abnegação: satisfazer as necessidades dos outros Ponto alto: egoísmo;
Necessidades dos outros acima das suas; Satisfazer necessidades e não vontades. Perdão: desistir de ressentimento quando enganado As pessoas não são perfeitas e agredirão; Comportamento afirmativo: ser honesto e direto; Resquícios de ressentimento: ineficiência.

45 Honestidade: ser livre de engano
Esclarecer expectativas e dar retorno; Isento de engano e dedicado à verdade. Compromisso: ater-se às suas escolhas Sem compromisso, sem autoridade; Crescimento do indivíduo e aperfeiçoamento constante; Influenciar pessoas em benefício mútuo; Compromisso sustenta.

46 Capítulo 5 - O ambiente “Homens e mulheres desejam fazer um bom trabalho. Se lhes for dado o ambiente adequado, eles o farão”. Bill Hewlett, Fundador Hewlett-Packard.

47 j O jardim; A Fé; Amar aos outros como a si mesmo. Ambiente saudável; Cuidado, atenção, responsabilidade. Confiança;

48 Princípio do jardim: “Não fazemos o crescimento ocorrer
Princípio do jardim: “Não fazemos o crescimento ocorrer. O melhor que podemos fazer é fornecer o ambiente certo e provocar um questionamento que leve as pessoas a se analisarem para poderem fazer suas escolhas mudar e crescer”

49 Capítulo 6 – A Escolha “Pensamentos tornam-se ações, ações tornam-se hábitos, hábitos tornam-se caráter, e nosso caráter torna-se nosso destino.”

50 Práxis: prática cotidiana com a intenção de alterar a realidade.
Primeiro o comportamento, os sentimento virão em conseqüência. Devemos assumir nossas responsabilidades diante das dificuldades nos relacionamentos. “mudarei quando...” “ mudarei... quando?”  Responsabilidades e as escolhas que fazemos. Liderança começa com uma escolha. Uma das escolhas é encarar de frente as responsabilidades que nos dispomos a assumir. “Doenças da Responsabilidade” Devemos assumir as responsabilidades adequadas para cada ato praticado. Determinismo- semente plantada por Freud.

51 “Para cada efeito ou evento, físico ou mental, há uma causa”
Somos livres para fazermos nossas próprias escolhas, apesar de tudo. Devemos construir um bom caráter com bons hábitos, a disciplina nos ajuda a tornar natural o que não nos é natural. Quatro estágios para se adquirir novos hábitos ou qualidades. Estágio um: Inconsciente e sem habilidade. Estágio dois: Consciente e sem habilidade. Estágio três: Consciente e habilidoso Estágio quatro: Inconsciente e habilidoso.

52  A vida consiste em fazer escolhas, temos que fazer escolhas a respeito de nossos comportamentos e aceitar as responsabilidades adquiridas por essas escolhas.  Falamos então na construção de caráter.  “Liderança e amor são questões ligadas ao caráter.”  Hábitos que precisamos desenvolver:  Paciência, bondade, humildade, abnegação, respeito, generosidade, honestidade, compromisso.  Qualidades construtoras do caráter.  “LIDERANÇA É ESSÊNCIA- É CARÁTER.”

53 Capítulo 7 – A Recompensa
“Para cada esforço disciplinado há uma retribuição múltipla.” Jim Rohn

54 Epílogo “Uma jornada de duzentos quilômetros começa com um simples passo.” Provérbio chinês

55 Membros do grupo Adriana , Ana Lúcia, Ana Rita, Carla, Cidinha, Elisa, Fernanda, Juliana, Karina, Marcelo, Michelle, Vera

56 Vídeo sobre o tema:


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