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19º Congresso Brasileiro de Contabilidade Sustentabilidade Empresarial Sonia Favaretto 27/08/2012.

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2 19º Congresso Brasileiro de Contabilidade Sustentabilidade Empresarial Sonia Favaretto 27/08/2012

3 Agenda Sustentabilidade o Por que as empresas estão incorporando esta agenda o Impacto nos negócios o O que é o que não é o Tendências em investimentos Sustentabilidade em Bolsas o Principais focos de atuação o Índices de Sustentabilidade o Relatórios Corporativos o Relate ou Explique para Relatórios de Sustentabilidade Conclusão

4 3ª maior bolsa do mundo em valor de mercado: cerca de US$ 11 bilhões. 606. 603 investidores, entre pessoas físicas e jurídicas, e 457 empresas listadas. Líder nos segmentos de ações e outros valores mobiliários e derivativos da América Latina. Parceria estratégica com o Grupo CME. Escritórios em Nova Iorque, Shanghai e Londres. Bolsa mais Sustentável da América Latina (Best Sustainable Stock Exchange 2012), pelo Exchanges & Brokers Awards, da revista financeira inglesa World Finance. 1ª bolsa do mundo a se tornar signatária do Pacto Global, ONU, 2004. 1ª bolsa de mercados emergentes a se tornar signatária do PRI – Princípios para o Investimento Responsável. Membro dos Conselhos Consultivos da GRI Brasil e do Programa Empresas pelo Clima/FGV. Publica relatório anual pela metodologia GRI. Integra o Índice Carbono Eficiente.

5 Por que as empresas estão incorporando a agenda da sustentabilidade?

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9 Furacão Katrina, New Orleans, 29/8/2005

10 População de Nova Orleans pré-Katrina463 mil População de Nova Orleans um ano depois230 mil Percentual de Nova Orleans debaixo d'água 1 dia após o Katrina atingir a costa 80% Quilômetros quadrados de danos causados ​​ na costa do Golfo (tamanho aproximado do Reino Unido) 108.456 Total de metros cúbicos de escombros (2.000.000 metros cúbicos de escombros após o 11/09) 40.000.000 Número oficial de mortes1.697 Casas perdidas200.000 Número de desabrigados na Louisiana288.700 Empregos perdidos na Louisiana400.000 Estimativa de danos causados ​​ na Louisiana US$ 22 bilhões Número de soldados da Guarda Nacional ativado na área58.000 Valor destinado pelo governo federal para a recuperaçãoUS$ 116 bilhões Furacão Katrina, New Orleans http://givebackbeyond.org/give-back-beyond/new-orleans/hurricane-katrina-facts

11 ● O aquecimento global e o aumento de eventos climáticos extremos apresentam enormes desafios a alguns mercados, como à indústria de seguros. Impacto nos negócios ● Indenizações em 2009: US$ 27 bilhões (prev. inicial: US$ 21 bi). ● 2010: US$ 48 bilhões. ● 2011: US$ 116 bilhões, segundo ano com o maior custo para as seguradoras. ● 2005: US$ 123 bilhões, ano com maior custo para o setor.

12 Sustentabilidade NÃO é... Abraçar árvores Beijar criancinha NEM

13 Sustentabilidade É... SocialAmbiental Econômico Governança Corporativa “Triple Bottom Line é a expansão do modelo de negócios tradicional, que só considerava fatores Econômicos na avaliação de uma empresa, para um novo modelo que passa a considerar a performance ambiental e social da companhia, além da financeira” (1994) John Elkington, fundador e ex-presidente da SustainAbility, consultoria britânica em sustentabilidade. Autor e co- autor de 16 livros, incluindo “Canibais com garfo e faca”, que propõe o conceito do Triple Bottom Line “Desenvolvimento sustentável é aquele que satisfaz as necessidades da geração atual sem comprometer a capacidade das gerações futuras de satisfazerem as suas próprias necessidades.” Fonte: Relatório Brundtland, ONU (1987)

14 Humanidade precisa de 1,5 planetas Número de Planetas Terra Em 2009 foram necessárias ‘1,4 Terras’ para suprir nossas necessidades 10 bilhões2011: 7 bilhões 1985: 5 bilhões habitantes http://www.worldwildlife.org/sites/living-planet-report/

15 Novos temas, como Mudanças Climáticas, Água e Biodiversidade, estão se tornando mandatórios e as companhias terão que lidar com eles porque afetarão seus negócios no futuro Tendências em gestão de investimentos (Outubro 2009)

16 Fonte: Eurosif ( www.eurosif.org) – European SRI Study 2010 Estados Unidos: SIF 2010 Ativos SRI: (1995) US$ 639 bilhões → (2010) US$ 3.07 tri (€ 2.14 tri): +380% SRI: 12.1% do total de ativos Europa: EURO SIF 2010 Ativos SRI: (2007) € 2.7 trilhões → (2009) € 5.0 tri: +87% SRI : 17.5% do total de ativos Brasil: Anbima e BM&FBOVESPA Ativos SRI: R$ 821milhões (15/08/12). + 71,80% em relação a 2006 Menos de 1% do total de ativos Volumes em Fundos Socialmente Responsáveis

17 Desenvolvimento do mercado financeiro e de capitais Fonte de financiamento e crescimento para as empresas e alternativas de investimento para os agentes de mercado Desenvolvimento sustentável

18 Sustentabilidade em Bolsas ● Critérios mínimos de listagem ● Diretrizes e recomendações para a gestão e prestação de contas ● Engajamento e treinamento ● Fóruns para networking e troca de experiências Estímulo à transparência e ao desempenho socioambiental das empresas listadas Produtos e serviços que auxiliem a decisão de investidores Índices de Sustentabilidade amplos e/ou setoriais Segmentos de listagem especiais Mercados para empresas de tecnologias limpas, créditos de carbono e outros bens e serviços Critérios mínimos de listagem Diretrizes e recomendações para a gestão e prestação de contas Engajamento e treinamento Fóruns para networking e troca de experiências

19 O que é? É um índice que mede o retorno médio de uma carteira teórica de ações de empresas de capital aberto e listadas na BM&FBOVESPA com as melhores práticas em sustentabilidade.

20 4º Índice de Sustentabilidade do mundo 2005 2008 2009 1999 2001 2003

21 Características: Composto por até 40 empresas selecionadas dentre as emissoras das 200 ações mais líquidas Participação voluntária Metodologia se baseia em questionário com 7 dimensões: Geral, Governança Corporativa, Natureza do Produto, Social, Ambiental, Econômico-Financeira e Mudanças Climáticas Elaborado por meio de processo participativo Vigência: 1º de Janeiro a 31 de Dezembro No mercado: ETF - Exchange Traded Fund, fundo de índice do ISE Parceiro Técnico: GVces - Centro de Estudos em Sustentabilidade da FGV

22 Conselho Deliberativo do ISE (CISE) Órgão máximo de governança do índice Tem como missão garantir um processo transparente de construção do índice e de seleção das empresas Composto por representantes de 11 instituições e presidido pela BM&FBOVESPA

23 ISE x IBOVESPA Base 1000 = 31/11/2005 VAR.% no Período ISE = + 130,2% IBOVESPA = + 75,8% PeríodoISEIBOVESPA (até 12/06/12) VariaçãoVolatilidadeVariaçãoVolatilidade 24 meses21,4%16,2%-11,0%40,5% 12 meses9,4%34,0%-11,2%65,4% No ano9,7%1,7%-3,0%35,3%

24 Carteira ISE 2012: As 8 empresas que autorizaram a divulgação das respostas do questionário * R$ 1.027.294.585.382,39 - 44,4% do valor total de mercado

25 Índice Carbono Eficiente Parceria entre BM&FBOVESPA e BNDES. Índice de ações ponderado pelas emissões de gases de efeito estufa das empresas. Ponto de partida: Carteira do IBrX-50. Adesão voluntária. Processo inclusivo. Pré-Requisito: fazer e tornar público inventário de GEE. Lançamento primeira carteira: 2 de dezembro de 2010 e na COP 16, em Cancun, 2011. Das 60 empresas convidadas, 49 aderiram. o Antes: cerca de 70% das empresas do IBrX-50 não reportavam dados de emissões. o Depois: cálculo das emissões de 37 empresas do IBrX-50 (aproximadamente 79% reportam dados de emissões).

26 Empresas participantes da carteira vigente Carteira – ICO2 2012

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28 É necessário um entendimento holístico e integrado do desempenho, dos riscos e dos impactos da empresa. A integração de padrões para relatórios financeiros e não-financeiros é uma tendência crescente. Informações não-financeiras: aquelas não são definidas por um padrão contábil ou pelo cálculo resultante de uma medida baseada em um padrão contábil. GRI: padrão mais adotado para reportar informações não-financeiras. Relatórios Corporativos

29 Comitê Internacional para Integração de Relatórios (informações financeiras + não financeiras). Iniciativa: GRI e A4S - Accounting for Sustainability. Diversificado grupo de líderes dos setores empresarial, contábil, de títulos e valores mobiliários, de regulamentação e normalização e da sociedade civil que está trabalhando em um modelo internacional de elaboração de relatórios integrados. www.theiirc.org

30 Chair, Executive Committee IOSCO - International Organization of Securities Commissions Hans V. e Ian McIntoshChairman e Vice- Chairman IASB - International Accounting Standards Board Leslie SeidmanChairmanFASB - Financial Accounting Standards Board Robert BuntingPresidentIFAC - International Federation of Accountants Helen BrandChief ExecutiveACCA - Association of Chartered Certified Accountants Charles TilleyChief ExecutiveCIMA - Chartered Institute of Management Accountants Michael IzzaChief ExecutiveICAEW - Institute of Chartered Accountants in England and Wales // GAA - Global Accounting Alliance Nelson Carvalho Chairman - 25 th sessionUNCTAD’s ISAR - Intergovernmental Working Group of Experts on International Standards of Accounting and Reporting Georg KellExecutive DirectorUnited Nations Global Compact Paul Clements-HuntHead of UnitUNEP FI - United Nations Environmental Program Finance Initiative Richard SamansManaging Director and Chairman WEF - World Economic Forum CDSB - Climate Disclosure Standards Board Christy WoodChairICGN - International Corporate Governance Network Huguette LabelleChairTransparency International David NussbaumWWF-UK Chief Executive WWF International Björn StigsonPresidentWBCSD - World Business Council for Sustainable Development

31 Robert EcclesProfessor of Management Practice Harvard Business School John ElkingtonFounding Partner & Executive Chairman Volans Dennis NallyChairmanPricewaterhouseCoopers International Tim FlynnChairmanKPMG International Jim QuigleyChief Executive OfficerDeloitte Touche Tohmatsu Jim TurleyChairman and Chief Executive Officer Ernst & Young Edward NusbaumChief Executive OfficerGrant Thornton International Jeremy NewmanChief Executive OfficerBDO International Angelien KemnaChief Investment OfficerAPG Atsushi SaitoPresident & CEOTokyo Stock Exchange Group Ishat HussainChief Financial OfficerTata Thomas KustererEDF Energy Chief Financial Officer EDF Group Russell PicotGroup Chief Accounting Officer HSBC Jim SinghChief Financial OfficerNestlé Roberto Pedote Executive Vice President and Finance Natura

32 Valor Econômico, 18/02/2011, Eu & Investimentos, pág. D2 Relatório integrado e com divulgação simultânea

33 32 A publicação de relatórios de sustentabilidade ou similares por parte de empresas listadas, fechadas e/ou estatais é uma tendência internacional: foi adotada, em 2010, pela Bolsa de Johhanesburgo como critério de listagem; é obrigatória para empresas listadas na França, na Dinamarca e na Suécia, desde 2007, para empresas de controle estatal. Além disso, a Comunidade Europeia estuda essa regulamentação para colocá-la em prática em 2012.

34 33 Objetivo Engajar as empresas listadas na BM&FBOVESPA a reportarem suas informações não financeiras, recomendando que publiquem relatório de sustentabilidade ou similar ou expliquem por que não o fazem. Como Emissão de Ofício do Diretor Presidente da Bolsa ao mercado, recomendando que as empresas informem no item 7.8 do Formulário de Referência -- “Descrição das relações de longo prazo relevantes da companhia que não figurem em outra parte deste formulário” -- se publicam o relatório (e onde está disponível). Caso não publiquem, devem explicar por que não o fazem. Parceria: com GRI, para orientação às empresas de como reportar neste modelo. Lançamento do banco de dados : Rio + 20 “Relate ou Explique” para Relatório de Sustentabilidade

35 96 empresas publicam relatório 107 empresas não publicam mas se manifestaram 245 empresas não se manifestaram 448 empresas analisadas (base pregão 07/05/12) IBrX (94 empresas) 49 empresas publicam relatório (34 são GRI) 22 empresas não publicam mas se manifestaram 23 empresas não se manifestaram 203 empresas aderiram à iniciativa do “Relate ou Explique” 71 empresas aderiram à iniciativa do “Relate ou Explique” Relate ou Explique - BM&FBOVESPA 21,43% 23,88% 54,69% 23,40% 52,13% 24,47% 45,31% 54,69% 75,53% 24,47%

36 Como acessar as informações

37 Conclusão…

38 37 Shareholder ValueStakeholder Value Single Bottom LineTriple Bottom Line Recursos naturaisRecursos naturais são são infinitosfinitos e viram ativos Consumismo comoCompras coletivas, sinônimo de statusconsumo colaborativo Risco econômicoRisco econômico e socioambiental Participação em índices:“Por que não faz parte?” “Nice to Have” Vantagem competitivaCondição para competir Mudança de Mundo

39 38 Sociedade de baixo carbono. Eliminação de subsídios a atividades incompatíveis c/ economia verde. Ex: queima de combustíveis fósseis. Precificação de externalidades. Ex: cobrança pelo uso da água; taxação pela geração de resíduos ou emissões de carbono. Produção e consumo sustentáveis / Economia criativa / Inovação. (R)evolução na contabilidade: novo PIB, biocapacidade, etc. Diferencial comparativo para o Brasil (valoração do capital natural). Inclusão viável da base da pirâmide. “Transição justa”: novos empregos verdes e empreendedores. Renovação de antigos negócios. Criação de novos nichos e ramos de atividade. Pontos de atenção para as empresas Tangibilidade no curto prazo, indicação de tendências

40 39 NOVO VALOR: Sustentabilidade nas Empresas Como começar, Quem Envolver e o que Priorizar Envolva a alta direção Realize um diagnóstico Identifique questões materiais Assuma compromissos Estabeleça a governança Revise a identidade e estratégia Engaje stakeholders Elabore um política Envolva o público interno Ajuste o sistema de gestão Defina e acompanhe indicadores Estabeleça metas Relate conquistas e desafios Gestão para a Sustentabilidade em 13 passos http://www.bmfbovespa.com.br/novo-valor/pt-br/download/guia-de-sustentabilidade.pdf

41 40 Conteúdo: Ideias-chave Sinopse Tópicos do livro Sobre o autor Em suas próprias palavras

42 41 amor dor inteligência Pelo amor, pela dor ou pela inteligência

43 42 amor dor inteligência Pelo amor, pela dor ou pela inteligência Líderes apaixonados pelo tema; movidos pela convicção

44 43 amor dor inteligência Pelo amor, pela dor ou pela inteligência Perdas financeiras; de imagem e/ou reputação

45 44 amor dor inteligência Pelo amor, pela dor ou pela inteligência Diferencial competitivo, inovação, liderança

46 45 Obrigada! sfavaretto@bvmf.com.br www.bmfbovespa.com.br/novovalor Visite-nos!


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