A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Revisão 1º Trimestre º Ano paisagem.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Revisão 1º Trimestre º Ano paisagem."— Transcrição da apresentação:

1 Revisão 1º Trimestre 2012 6º Ano paisagem.
Colégio Santana Daniel Mello Ribeiro

2 Objetivos conceituais:
Conceitos fundamentais: Geografia, espaço geográfico, lugar e paisagem. Os movimentos da Terra e a origem dos ciclos da natureza: os dias e as estações. Orientação na superfície terrestre: paralelos, meridianos, fusos horários e zonas térmicas. Identificar e compreender os elementos fundamentais na leitura de representações do espaço: título, projeção, escala, legenda. Forças endógenas: sismos, vulcanismo e dobramentos

3 O que é Geografia Geografia é uma CIÊNCIA, ou seja, um estudo, uma investigação racional da realidade. Ciência Conhecimento. O que estuda a Geografia? O objeto de estudo da Geografia é o ESPAÇO GEOGRÁFICO, ou seja, o espaço vital para a sobrevivência humana. Esta palavra (Geografia) se origina da fusão de duas outras palavras: geo (terra) e graphia (descrição). Aprender Geografia significa compreender as relações entre HOMEM e MEIO, na construção do espaço geográfico.

4 Homem X Meio. HOMEM como humanidade.
MEIO como alteridade genética do homem. Sob esta perspectiva produzimos o espaço geográfico a todo instante, a cada produto consumido, a cada prédio construído, com o nosso trabalho, ou seja, o tempo todo.

5 O lugar segundo a Geografia.
O que dá identidade aos lugares são suas regras e normas. Podemos entender lugar como espaço vivido.

6 A paisagem. A paisagem é o espaço percebido, tudo aquilo que vemos e sentimos no espaço. A paisagem é formada por diferentes elementos: naturais e humanizados (ou culturais) “Paisagem é sempre uma herança”-Aziz Ab’Saber.

7 Elementos naturais

8 Elementos culturais ou humanizados- criados pelos grupos sociais.

9 Os movimentos terrestres e os ciclos da natureza.
Os ciclos naturais mais elementares são provocados por movimentos terrestre: Sucessão de DIAS e NOITES Movimento de ROTAÇÃO DA TERRA- 24horas. As ESTAÇÕES do ANO Movimento de TRANSLAÇÃO associado ao eixo inclinado da Terra dias.

10 Movimento de Rotação- dias e noites
É o giro da terra em torno do seu próprio eixo. Dura aproximadamente 24 horas Ocorre sempre com a mesma velocidade. Ocorre no sentido anti-horário para um observador do espaço sideral sobre o pólo norte.

11 Rotação da Terra

12 Movimento de Translação
É a volta da Terra ao redor do Sol Dura 365 dias e 6 horas. De quatro em quatro anos temos um ano bissexto Ocorre sempre com a mesma velocidade Este movimento associado ao eixo inclinado do planeta faz com que existam as estações do ano. Na prática o sol incide de formas diferentes nos mesmos locais no decorrer do ano, ora mais inclinado, ora mais direto.

13 Estações do ano

14 Orientação e localização no Planeta Terra- observação do céu
Movimento dos Astros se revela muito útil na orientação espacial. Sol e Lua sempre aparecem e desaparecem sempre na mesma direção (não exatamente no mesmo lugar). Daí a ideia dos PONTOS CARDEAIS: Leste- aparece o sol (Mão direita) Oeste- desaparece o sol (mão esquerda) Norte- rosto Sul- costas

15 Orientação e localização no Planeta Terra- Bússola
Esta invenção chinesa é uma das mais importantes tecnologias da história da humanidade, fundamental na orientação até hoje. Agulha imantada que gira e aponta para o norte. Núcleo terrestre produz campo magnético que orienta este equipamento.

16

17 Orientação e localização no Planeta Terra- GPS
Global Posiotining System, ou geo-posicionamento por satélite é um sistema de navegação e localização por satélite. Foi criado na década de 1970 e durante algum tempo foi de uso exclusivo de exércitos. É tão poderoso que alguns países o proíbem (Coréia do Norte e Síria)

18 Satélite

19 GPS

20 Coordenadas geográficas
São linhas imaginárias traçadas nos mapas e globos. PARALELOS são as linhas horizontais, paralelas ao EQUADOR. Divide o planeta em hemisférios NORTE e SUL. Correspondem as LATITUDES: varia de 0 graus a 90 graus Norte ou Sul.

21 MERIDIANOS são as linhas verticais traçadas de um pólo ao outro.
Meridiano de Greenwich é a principal referência. Divide o planeta em hemisférios Leste e Oeste. Corresponde as LONGITUDES: varia de zero a 180 graus Leste ou Oeste.

22 Coordenadas Geográficas

23 As Zonas Climáticas

24 As Zonas Climáticas ou térmicas da Terra
Em consequência da curvatura da Terra, os raios solares incidem de forma diferente na superfície terrestre Próximo à linha do Equador: raios incidindo diretamente. Mais calor e energia. Mais próximos aos pólos: raios incidindo de maneira inclinada. Menos calor e energia. CONCLUSÃO: A LATITUDE É A PRINCIPAL DETERMINAÇÃO CLIMÁTICA

25 Fusos horários Movimento de rotação foi a base para se estabelecer um sistema mundial de horas. Fuso horário é o nome do sistema que organiza e regulamenta as horas do mundo inteiro Anti-meridiano de Greenwich é a linha internacional de mudança de data Terra dividida em 24 faixas imaginárias iguais. Dentro de uma mesma faixa todos os lugares tem a mesma hora

26 Fusos horários

27 Mapa e seus elementos Título Projeção Orientação Escala Legendas Fonte

28 Mapa e seus elementos

29 Fundamentos da Geografia da Natureza
Forças Exógenas Erosão Sedimentação Pedogênese Intemperismo Forças Endógenas Dobramentos Vulcanismos Sismos

30 Forças Endógenas – Correntes convectivas e estrutura terrestre

31 Forças Endógenas – Tectônica de placas

32 Forças Endógenas- Os Locais onde ocorrem terremotos e vulcões

33 As Placas Tectônicas

34 Forças Endógenas – A Deriva Continental

35 Forças Endógenas – Abalos Sismos

36 Sismógrafo

37 Chile 2010

38 Japão 2011

39 Japão 2011

40 Forças Endógenas - Vulcanismo

41 Dobramentos

42 Como estudar para a prova
Corrigir o caderno. Reorganizar o material e passar a limpo tudo que não estiver bom. O entendimento dos conceitos trabalhados em aulas garantem um bom desempenho na prova. Atenção: o caderno também será avaliado, é a melhor forma de estudar e também mostra a sua dedicação à geografia. Reler (grifando os principais conceitos no livro e anotando no caderno) o livro didático da página 5 a Atenção especial aos mapas, gráficos e esquemas no livro. Refaçam os exercícios do livro e corrijam de acordo com o caderno.

43 Bom Estudo! Eu Geografia


Carregar ppt "Revisão 1º Trimestre º Ano paisagem."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google