A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

S I T E M A N R V O.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "S I T E M A N R V O."— Transcrição da apresentação:

1 S I T E M A N R V O

2

3

4

5 Neurônios O sistema nervoso é constituído por células chamadas Neurônios que são responsáveis pela propagação do impulso nervoso.

6 Sinapse

7 Sinapse Cada neurônio se comunica com outros neurônios e outras células por meio de SINAPSES. Existe um espaço entre cada neurônio que é onde ocorre a Sinapse. Denominado fenda sinaptica, onde ocorre a transmissão da informação. Neurônio recebe o impulso nos dendritos, passa pelo axônio, chega no terminal onde provoca a liberação de neurotransmissores que são Substâncias químicas. Os neurotransmissores irão se espalhar pela fenda sinaptica e Estimular o neurônio seguinte.

8 Estruturas do Sistema nervoso
Encéfalo Medula espinhal Nervos ( feixes de axônio) Células da glia ( sutentação e proteção dos neurônios)

9 Estruturas do Sistema nervoso

10 Estruturas do Sistema nervoso
12 pares de nervos craniais 31 pares de nervos espinhais Que formam o SNP sistema nervoso periférico O encéfalo e a medula espinhal constituem o SNC sistema nervoso central

11 Nervos Os nervos do SNP são vias de comunicação por meio das quais o SNC recebe e envia impulsos nervosos para músculos, glândulas e órgãos. Esquema no quadro.

12 Medula Espinhal É um órgão tubular, que parte do encéfalo e se estende pelo canal da coluna vertebral. Conduz impulsos nervosos dos nervos espinhais para o encéfalo, e do encéfalo para os nervos espinhais

13

14 Ato Reflexo Respostas prontas e inconscientes; Resposta medular
O encéfalo só entende depois que a resposta foi gerada.

15 Ato voluntário Passa pelos nervos – medula espinhal – encéfalo- e desencadeia a resposta. Você decide o que fazer, consciente. Esquema no quadro

16 Encéfalo

17 Vamos achar as estruturas

18 Cérebro

19 Cérebro

20 Cérebro

21

22

23 SNP E SNC SNP somático : controla decisões tomadas por você.
Ex.: movimento dos músculos. SNP autônomo: controla funções internas do organismo. Ex.: batimentos cardíacos. Se divide em parassimpático (inibe) e simpático ( realiza).

24

25 Riscos na Medula Espinhal
Lesão nos feixes de axônios podem levar a interromper a comunicação entre o encéfalo e as regiões do corpo onde ocorreu a lesão. Perda da sensibilidade: ausências de sentidos como tato, dor. Paralisia: Interrupção da medula espinhal com o encéfalo.

26

27 Pesquisa Pesquise sobre 3 tipos de doenças relacionadas com o sistema nervoso. Traga o texto em seu caderno para debatermos na próxima aula.

28 Fim!!!


Carregar ppt "S I T E M A N R V O."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google