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O LIVRO – Do Autor ao Leitor
PLINIO MARTINS FILHO Caricaturas da Iconografia do Livro.
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Autor Romancista Contista Poeta Pesquisador Didático Autor x Editor
Idiossincrasias
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Editora Tipos de Editora Política Editorial / Projeto Editorial
Cultural Comercial Acadêmica Didática Religiosa O que caracteriza
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Editora Estrutura Básica Direção Administrativo Financeiro Editorial
Divulgação / Marketing Equipe de Trabalho Editorial Núcleos mínimos de Administração
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Organização Mínima de uma Editora
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Editor Ser Editor é uma carreira “Mil” definições da palavra Editor
O que faz um Editor Autor Tradutor Designer Gráfica Distribuidor Livreiro Leitor Editor Editor x Erros Editor Passivo x Ativo
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Seleção Decisão Editorial Como chegam os originais Quem decide?
Pareceristas / Leitores críticos Modelos de parecer O Fator Econômico Ciclo de vida útil de um livro Publica-se demais? Como os autores devem enviar seus originais Normas para apresentação de originais A importância do original completo Mecanismos de controle dos originais
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Contrato A quem protege? Modelos padrão Cláusulas principais
Porcentagens Domínio Público O que deve ter contrato O que a lei protege Que lei está em vigor Direitos morais e patrimoniais Transmissão dos direitos
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Produção Editorial Pré-orçamento Preparação do texto Projeto gráfico
Composição Revisão de prova Pré-impressão Impressão e acabamento
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Pré-orçamento Decisão de como editar o livro Coleção Avulso
Contagem de caracteres Ilustrações Tabelas Mapas Fórmulas
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Preparação do Texto É o conjunto de todas as operações sobre o livro para deixá-lo pronto para editar. Níveis Marcação tipográfica Normalização Correção de estilo Copidesque Revisão técnica Revisão de tradução Quem faz Como escolher Considerações sobre Como corrigir
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Sinais Utilizados para Corrigir Originais
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Direitos Autorais Não é sábio pagar muito, mas é mal pagar muito pouco. Quando se paga muito, a perda de dinheiro é mínima, isso é tudo. Quando se paga muito pouco, algumas vezes se perde tudo, pois aquilo que se compra não representa o que se queria comprar. O bom senso proíbe pagar muito e pedir muito. Se se negocia com o pior pastor, é preferível agregar algo mais pelo risco que se corre. E se isto se realiza, se terá o suficiente para pagar algo melhor. John Ruskin ( )
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Projeto Gráfico Importância para a Editora
Quem faz? Design do livro x Design gráfico Identidade visual Capas Criação Funcionalidade Estética Matérias-primas Acabamentos
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Projeto Gráfico Miolo Tipologia Matérias-primas Como apresentar
Pré-textuais Aberturas Texto – páginas modelo Tipologia Matérias-primas Como apresentar
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Composição Marcação Sistemas de composição Quem faz
O que é uma boa composição
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Folha de Marcação
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Revisão de Provas Cuidados Técnicas Quem deve fazer?
Quantas revisões são necessárias? Signos e sinais utilizados Controle de provas – data e qual a prova
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Revisão de Provas Primeira Prova Leitura em dupla Como corrigir
Check-list Segunda Prova Decalque Check-list Terceira Prova Conferir emendas Check-list
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Pré-impressão Gerenciamento de cores Como obter o resultado desejado
Provas de cores Fotolitos x CTP
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Impressão Escolha da gráfica Qualidade de uma boa impressão
Relação editor x gráfica Conhecimento do editor x qualidade final Exigência do leitor Imagens
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Acabamento Tipos Encadernado Brochura Grampeado Controle
Uniformidade da impressão Dobra Matéria-prima
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Preço de Venda Como determinar Multiplicadores Modelo
Livro brasileiro é caro? Fazer livro barato vale a pena?
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Divulgação Distribuição
Quem faz Como fazer Dificuldades Um dos gargalos Histórico Quem faz hoje Principal gargalo
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Comercialização Distribuidor Livraria Governo Feiras e eventos
Internet Escolas Porta a porta
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Quem Prejudica a Livraria
Vendas diretas? Feiras e eventos? Internet Escolas
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