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Gestão de Tecnologia de Informação - Apresentação

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Apresentação em tema: "Gestão de Tecnologia de Informação - Apresentação"— Transcrição da apresentação:

1 Gestão de Tecnologia de Informação - Apresentação
22/04/2017 COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO Leitura Crítica e Leitura Interpretativa (C) Alberto Medeiros 2006

2 Gestão de Tecnologia de Informação - Apresentação
Fases da leitura 22/04/2017 Fonte: Material de aula Profa. Yeda Camargo De 3 a 6 anos – Pré-leitura Desenvolvimento da linguagem oral, a percepção e o relacionamento entre imagens e palavras: som e ritmo. Tipo de leitura: Livros de gravuras, rimas infantis, cenas individualizadas. Tipo de leitura: Aventuras no ambiente próximo, família, escola, comunidade, histórias de animais, fantasias, problemas. (C) Alberto Medeiros 2006

3 Gestão de Tecnologia de Informação - Apresentação
22/04/2017 Fonte: Material de aula Profa. Yeda Camargo De 6 a 8 anos – Leitura compreensiva A criança adquire a capacidade de ler textos curtos. Leitura é silábica e de palavras. As ilustrações dos livros — que são extremamente necessárias — facilitam a associação entre o que é lido e o pensamento a que o texto remete. (C) Alberto Medeiros 2006

4 Gestão de Tecnologia de Informação - Apresentação
22/04/2017 Fonte: Material de aula Profa. Yeda Camargo De 8 a 11 anos – Leitura interpretativa Desenvolvimento da leitura propriamente dita. A criança já tem capacidade de ler e compreender textos curtos e de leitura fácil com menor dependência da ilustração: orientação para o mundo da fantasia. Tipo de leitura: Contos fantasiosos, contos de fadas, folclore, histórias de humor, animismo. (C) Alberto Medeiros 2006

5 Gestão de Tecnologia de Informação - Apresentação
22/04/2017 Fonte: Material de aula Profa. Yeda Camargo De 11 a 13 anos – Leitura informativa ou factual Se tudo estiver bem e as outras etapas tiverem sido trabalhadas corretamente, aqui já existe a capacidade de ler textos mais extensos e complexos quanto à ideia, à estrutura e à linguagem. Começa uma pequena introdução à leitura crítica. Tipo de leitura recomendada: Aventuras sensacionalistas, detetives, fantasmas, ficção científica, temas da atualidade, histórias de amor. (C) Alberto Medeiros 2006

6 Gestão de Tecnologia de Informação - Apresentação
22/04/2017 Fonte: Material de aula Profa. Yeda Camargo De 13 a 15 anos – Leitura crítica Capacidade de assimilar ideias, confrontá-las com sua própria experiência e reelaborá-las, em confronto com o material de leitura. Tipo de leitura: Aventuras intelectualizadas, narrativas de viagens, conflitos sociais, crônicas, contos. (C) Alberto Medeiros 2006

7 Gestão de Tecnologia de Informação - Apresentação
22/04/2017 Condições e Estratégias de Leitura (Práticas para a Leitura, Fichamentos ) (C) Alberto Medeiros 2006

8 Importância da Leitura
Gestão de Tecnologia de Informação - Apresentação Importância da Leitura 22/04/2017 Fonte: Ruiz A leitura amplia e integra os conhecimentos: desonerando a memória; abrindo cada vez mais os horizontes do saber; enriquecendo o vocabulário e a facilidade de comunicação; disciplinando a mente, e alargando a consciência pelo contato com formas e ângulos diferentes sob os quais o mesmo problema pode ser considerado. É preciso ler, ler muito, ler bem. (C) Alberto Medeiros 2006

9 Como Selecionar o que Lê
Gestão de Tecnologia de Informação - Apresentação 22/04/2017 O título do livro é a primeira informação que se tem sobre seu conteúdo, mas não deve figurar como critério de escolha para a leitura. Deve-se : examinar rapidamente o livro cujo título nos interessa à primeira vista; verificar o nome do autor e o seu curriculum; ler a “orelha”, o sumário , a documentação, as citações ao pé da página, a bibliografia, a editora, a data, a edição e rapidamente o prefácio. (C) Alberto Medeiros 2006

10 Gestão de Tecnologia de Informação - Apresentação
Condições Gestão de Tecnologia de Informação - Apresentação 22/04/2017 Todo estudante deveria interessar-se pela formação de uma pequena biblioteca de obras selecionadas: os livros são sua ferramenta de trabalho. O 1º. passo é adquirir os livros citados pelos professores como indispensáveis ou fundamentais. O 2º. passo é adquirir as obras mais amplas e mais especializadas dentro da área profissional ou do interesse particular. (C) Alberto Medeiros 2006

11 Velocidade e eficiência na leitura
Gestão de Tecnologia de Informação - Apresentação 22/04/2017 Alguns leem tão devagar que, ao final de um parágrafo, já tiveram tempo para esquecer seu início, e voltam para revê-lo. Estes retornos representam nova forma de perda de tempo que se soma à lentidão da leitura, com enorme prejuízo. Quem assim procede, não encontra tempo para ler, pois não há tempo que chegue e, desta forma, instala-se um verdadeiro círculo vicioso. Não existe uma velocidade-padrão de leitura, pois depende do gênero do próprio texto e das peculiaridades do leitor. É preciso ser eficiente na leitura cultural, aumentando o rendimento do esforço pessoal no estudo, pela leitura. (C) Alberto Medeiros 2006

12 Gestão de Tecnologia de Informação - Apresentação
Ambiente para leitura Gestão de Tecnologia de Informação - Apresentação 22/04/2017 Procure ler em ambiente amplo, arejado, bem iluminado e silencioso. Se a luz for artificial, deve ser difusa, e seu foco deve estar à esquerda de quem lê. Leia o texto com um bom dicionário ao lado (melhor em 2009: HOUAISS), lápis e um bloco de papel. Concentre-se num clima de silêncio interior. Procure criar estas condições e desfrute delas tanto quanto possível. (C) Alberto Medeiros 2006

13 Gestão de Tecnologia de Informação - Apresentação
Finalidade Gestão de Tecnologia de Informação - Apresentação 22/04/2017 A finalidade básica da leitura cultural é a: procura; captação; crítica; retenção, e integração de conhecimentos. (C) Alberto Medeiros 2006

14 Ideias mestras e ideias complementares
Gestão de Tecnologia de Informação - Apresentação 22/04/2017 Isto se faz pela procura das: ideias mestras; das ideias principais, também chamadas ideias diretrizes, as quais estão circundadas por ideias que gravitam à sua volta, que sustentam a ideia principal: um argumento que a justifique; um exemplo que a elucide; uma analogia que a torne verossímil; um fato ao qual ela se aplique. (C) Alberto Medeiros 2006

15 Gestão de Tecnologia de Informação - Apresentação
O leitor Gestão de Tecnologia de Informação - Apresentação 22/04/2017 Um bom leitor: não lê somente o essencial, não lê apenas resumos com a finalidade de memorizá-los; produz resumos; tenta acompanhar: a montagem; o encadeamento; a articulação das ideias em amplos e profundos texto nos quais as ideias principais são fundamentadas em: bases sólidas; demonstrações de validade ponderável; fatos de evidência comprovada; documentos insofismáveis. (C) Alberto Medeiros 2006

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Estratégias Gestão de Tecnologia de Informação - Apresentação 22/04/2017 SUBLINHAR COM INTELIGÊNCIA Sublinhar é uma arte que ajuda a colocar em destaque: as ideias mestras; as palavras-chave, e os pormenores importantes. Quem sublinha com inteligência: está constantemente atento à leitura; descobre o principal em cada parágrafo e o diferencia do acessório; mantém-se concentrado e em atitude crítica durante todo o tempo dedicado à leitura. (C) Alberto Medeiros 2006

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Estratégias Gestão de Tecnologia de Informação - Apresentação 22/04/2017 Cada um pode adotar uma simbologia arbitrária e pessoal para sublinhar e fazer anotações à margem dos textos. É importante que esta simbologia adotada mantenha uma significação bem definida e constante. (C) Alberto Medeiros 2006

18 Estratégias Sugestões
Gestão de Tecnologia de Informação - Apresentação 22/04/2017 Sublinhar sublinhar apenas as ideias principais e os detalhes importantes; não sublinhar pela ocasião da primeira leitura; reconstituir o parágrafos a partir das palavras sublinhadas; ler o texto sublinhado com a continuidade e plenitude de sentido de um telegrama; sublinhar com dois traços as palavras-chave da ideia principal, e com um único traço os pormenores importantes; assinalar com linha vertical, à margem do texto, as passagens significativas; assinalar com um sinal de interrogação, à margem, os pontos de discordância. (C) Alberto Medeiros 2006

19 Estratégias Sugestões
Gestão de Tecnologia de Informação - Apresentação 22/04/2017 Vocabulário O domínio cada vez mais amplo do vocabulário enriquece a possibilidade do leitor de compreensão e auxilia no aprimoramento da velocidade na leitura. O melhor recurso para ampliar o vocabulário é, sem dúvida, a leitura. (C) Alberto Medeiros 2006

20 Estratégias Sugestões
Gestão de Tecnologia de Informação - Apresentação 22/04/2017 Ao deparar-se com uma palavra desconhecida, existem dois caminhos: recorrer ao dicionário de imediato, o que faz quebrar a continuidade da leitura, ou anotar a(s) palavra(s) desconhecida(s) num bloco e continuar a leitura. Ao final, consulte a(s) palavra(s) no dicionário, registre todos os sentidos e retorne ao texto para registrá-la com o sentido que melhor se coaduna com o respectivo contexto. O bom leitor não lê palavra por palavra, mas um grupo de palavras. Deve ser amplo o campo visual, pois haverá paradas ou reconhecimento dos estímulos gráficos e quanto maior o campo que os olhos atingem, mais veloz será a leitura. (C) Alberto Medeiros 2006

21 Estratégias Sugestões
Gestão de Tecnologia de Informação - Apresentação 22/04/2017 Esquemas e resumos Para acentuar os propósitos da leitura, para melhor captar, discernir, assimilar, gravar e facilitar a evocação futura dos conteúdos da leitura, nada melhor do que procurar reproduzir ou refrasear o que se lê. Quem lê bem, de lápis na mão, à procura das ideias diretrizes e dos pormenores importantes, já preparou caminho para: o levantamento do esquema e, em seguida, a elaboração do resumo daquilo que leu. (C) Alberto Medeiros 2006

22 Estratégias Sugestões
Gestão de Tecnologia de Informação - Apresentação 22/04/2017 Quem faz leitura trabalhada, exercita-se na habilidade de discernir o principal e o acessório, e deixa assinalado, durante a leitura, tudo o que poderia fornecer elementos para o levantamento do esquema, para a elaboração do resumo ou para transcrições em fichas de documentação pessoal. Agora... quem não lê com discernimento, ou quem não sublinha com inteligência, fará resumos falhos, sínteses mutiladas que mais atrapalharão nos estudos e confundirão nas revisões do que o ajudarão. (C) Alberto Medeiros 2006

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Esquema 22/04/2017 Fonte: Material de aula Profa. Yeda Camargo Seja fiel ao texto Apanhe o tema do autor, destaque títulos, subtítulos que guiaram a introdução, o desenvolvimento e as conclusões do texto. Seja simples, claro e distribuído organicamente, de maneira a apresentar límpida imagem concentrada do todo. Subordine ideias e fatos, não os reúna simplesmente. Mantenha sistema uniforme de observações, gráficos e símbolos para as divisões e subordinações que caracterizam a estrutura do texto. (C) Alberto Medeiros 2006

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22/04/2017 Resumo (C) Alberto Medeiros 2006

25 Gestão de Tecnologia de Informação - Apresentação
Resumo 22/04/2017 Fonte: Material de aula Profa. Yeda Camargo Não pretender resumir antes de ler, de esclarecer todo o texto, de sublinhar, de fazer breves anotações à margem do texto. Ser breve e compreensível. Percorrer especialmente as palavras sublinhadas e as anotações à margem do texto. Nos casos de transcrição textual, usar aspas e fazer referência completa à fonte. Juntar, especialmente no final, ideias integradoras, referências bibliográficas e críticas de caráter pessoal. (C) Alberto Medeiros 2006

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22/04/2017 Resenha Crítica (C) Alberto Medeiros 2006

27 Gestão de Tecnologia de Informação - Apresentação
Resenha Crítica 22/04/2017 Fonte: Material de aula Profa. Yeda Camargo Resenha é uma descrição minuciosa que compreende certo número de fatos. Resenha crítica: é a apresentação do conteúdo de uma obra; consiste na leitura; no resumo; na crítica; na formulação de um conceito de valor da obra (exercício de compreensão e crítica). (C) Alberto Medeiros 2006

28 Gestão de Tecnologia de Informação - Apresentação
Resenha Crítica 22/04/2017 Fonte: Material de aula Profa. Yeda Camargo A finalidade da resenha crítica é: informar o leitor (objetivamente) acerca do assunto do livro; sintetizar as idéias fundamentais da obra; evidenciar a contribuição do autor: novas abordagens; novos conhecimentos; novas teorias. (C) Alberto Medeiros 2006

29 Gestão de Tecnologia de Informação - Apresentação
Resenha Crítica 22/04/2017 Fonte: Material de aula Profa. Yeda Camargo O resenhista deverá: resumir o assunto; apontar as falhas e os erros de informação encontrados (sem entrar em pormenores); tecer elogios aos méritos da obra (desde que sinceros e ponderados). (C) Alberto Medeiros 2006

30 Estrutura da Resenha Crítica
Gestão de Tecnologia de Informação - Apresentação Estrutura da Resenha Crítica 22/04/2017 Fonte: Material de aula Profa. Yeda Camargo Referência bibliográfica Credenciais do autor Informações gerais sobre o(s) autor(es). Autoridade no campo científico. Conhecimento Resumo detalhado das idéias principais. De que trata a obra? O que diz? Possui alguma característica especial? Como foi abordado o assunto? Exige conhecimentos prévios para entendê-lo? (C) Alberto Medeiros 2006

31 Estrutura da Resenha Crítica
Gestão de Tecnologia de Informação - Apresentação Estrutura da Resenha Crítica 22/04/2017 Fonte: Material de aula Profa. Yeda Camargo Conclusão do autor O autor faz conclusões? (ou não?) Onde foram colocadas? (final do livro ou dos capítulos?) Quais foram? Quadro de referências do autor - Modelo teórico. - Que teoria serviu de embasamento? - Qual o método utilizado? (C) Alberto Medeiros 2006

32 Estrutura da Resenha Crítica
Gestão de Tecnologia de Informação - Apresentação Estrutura da Resenha Crítica 22/04/2017 Fonte: Material de aula Profa. Yeda Camargo Apreciação Julgamento da obra Como se situa o autor em relação: às escolas ou correntes científicas, filosóficas, culturais; às circunstâncias culturais, sociais, econômicas, históricas, etc.? Mérito da obra Qual a contribuição fornecida? Idéias verdadeiras, originais, criativas? Conhecimentos novos, amplos, abordagem diferente? (C) Alberto Medeiros 2006

33 Estrutura da Resenha Crítica
Gestão de Tecnologia de Informação - Apresentação Estrutura da Resenha Crítica 22/04/2017 Fonte: Material de aula Profa. Yeda Camargo Estilo Conciso, objetivo, simples? Claro, preciso, coerente? Linguagem correta? Ou o contrário? Forma Lógica, sistematizada? Há originalidade e equilíbrio na disposição das partes? Indicação da obra A quem é dirigida: grande público, especialistas, estudantes? (C) Alberto Medeiros 2006

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22/04/2017 Fichamento (C) Alberto Medeiros 2006

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Fichamento 22/04/2017 Fonte: Material de aula do Prof Pinho e Profa. Yeda Camargo O fichamento deve conter: capa; folha de rosto; folha de fichamento propriamente dita. A capa e a folha de rosto devem acompanhar as normas de apresentação dos trabalhos acadêmicos, no Manual de monografia e/ou TGI, disponível no site CCSA/UPM. A capa e a folha de rosto não devem ser numeradas. A folha de fichamento deve trazer o número de página correspondente (2), em algarismos arábicos, no canto superior direito. (C) Alberto Medeiros 2006

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Fichamento 22/04/2017 Fonte: Material de aula do Prof Pinho e Profa. Yeda Camargo Do ponto de vista da estrutura, o fichamento deve estar subdividido em duas partes: o cabeçalho, contendo a informação do que está sendo fichado; o corpo do fichamento terá forma esquemática, transcrevendo a estrutura informacional do texto: organização arbórea dos tópicos frasais do texto. Os tópicos devem ser numerados e apresentados em ordem de aparecimento, e devem vir acompanhados, sempre que pertinente, de glosas (comentários e/ou citações do original, dos informantes, dos registros observados, das informações obtidas por outrem que não você, o pesquisador) que possam elucidá-los. (C) Alberto Medeiros 2006

37 Gestão de Tecnologia de Informação - Apresentação
Fichamento 22/04/2017 Fonte: Material de aula do Prof Pinho e Profa. Yeda Camargo O fichamento não deve conter opiniões ou posicionamento do leitor. O fichamento deve acompanhar a variedade padrão da língua portuguesa. (C) Alberto Medeiros 2006

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22/04/2017 Leitura Interpretativa e Crítica (C) Alberto Medeiros 2006

39 Leitura Interpretativa e Crítica
Gestão de Tecnologia de Informação - Apresentação Leitura Interpretativa e Crítica 22/04/2017 Fonte: Material de aula do Prof Pinho e Profa. Yeda Camargo  Ponha em prática. Tome seu texto. Sente-se, acomode-se à mesa com um dicionário e um bloco de apontamentos ao lado, um lápis (para registrar, apagar, refazer, sem borrões e rabiscos que atrapalham o entendimento). Concentre-se, suavemente, no trabalho que vai iniciar, certo de que não é hora para se distrair com problemas alheios ao propósito da leitura com aplicação e inteligência. Comece lendo o título do assunto, os subtítulos, o sumário (se houver). A partir disto, inicie a 1ª. leitura geral, com atenção para as ideias mestras e para os pormenores importantes. (C) Alberto Medeiros 2006

40 Leitura Interpretativa e Crítica
Gestão de Tecnologia de Informação - Apresentação Leitura Interpretativa e Crítica 22/04/2017 Fonte: Material de aula do Prof Pinho e Profa. Yeda Camargo Ao se deparar com termos desconhecidos, anote-os num papel. Não perca de vista os títulos e subtítulos Descubra e acompanhe a trajetória percorrida pelo autor Assinale, a lápis, à margem do texto, o que lhe parece digno de ulteriores considerações, mas não se detenha e caminhe até o fim com velocidade compatível com a compreensão do texto. Ao chegar ao fim, procure esclarecer o sentido das palavras desconhecidas que anotou durante a leitura. (C) Alberto Medeiros 2006

41 Leitura Interpretativa e Crítica
Gestão de Tecnologia de Informação - Apresentação Leitura Interpretativa e Crítica 22/04/2017 Fonte: Material de aula do Prof Pinho e Profa. Yeda Camargo Esta leitura não deve ultrapassar 20 ou 30 min. Programe, sempre, previamente, o ponto a que pretende chegar, que pode ser um subtítulo do texto. Agora... Faça a 2º. leitura, procurando no texto respostas às questões que o autor se propôs analisar ou que você mesmo formulou, após a 1ª. Leitura. Detenha-se em cada parágrafo. Sublinhe as ideias principais e os pormenores importantes. Examine a coerência, a estrutura lógica do texto. (C) Alberto Medeiros 2006

42 Leitura Interpretativa e Crítica
Gestão de Tecnologia de Informação - Apresentação Leitura Interpretativa e Crítica 22/04/2017 Fonte: Material de aula do Prof Pinho e Profa. Yeda Camargo Assinale pontos obscuros para debater com os colegas ou professores. Vá associando novas conquistas a seus conhecimentos anteriores, integrando-as com algo de seu, ao mesmo tempo em que se enriquece com estas conquistas, pois o conhecimento cultural não se realiza por agregação ou superposição de camadas de conhecimentos, mas por gestação de concepções, como diria Sócrates. (C) Alberto Medeiros 2006

43 Leitura Interpretativa e Crítica
Gestão de Tecnologia de Informação - Apresentação Leitura Interpretativa e Crítica 22/04/2017 Fonte: Material de aula do Prof Pinho e Profa. Yeda Camargo Esta segunda leitura é mais trabalhosa, mas oferece excelentes gratificações: disciplina nossa razão; desenvolve o senso crítico; alimenta o espírito científico; promove o nosso real desenvolvimento à semelhança da digestão sempre mais lenta e mais proveitosa que a ingestão pura de informações, provocada pela 1ª. leitura. (C) Alberto Medeiros 2006

44 Leitura Interpretativa e Crítica
Gestão de Tecnologia de Informação - Apresentação Leitura Interpretativa e Crítica 22/04/2017 Fonte: Material de aula do Prof Pinho e Profa. Yeda Camargo Ao final dessa 2ª. leitura, está preparado o caminho para qualquer tipo de esquematização, resumo ou fichamento. Não basta ler uma, duas ou três vezes o mesmo texto, mas é preciso parar para: analisá-lo; criticá-lo; discuti-lo; anotá-lo; sublinhá-lo; retê-lo; refraseá-lo mentalmente, e, quando necessário, em resumos críticos. (C) Alberto Medeiros 2006

45 Leitura Interpretativa e Crítica
Gestão de Tecnologia de Informação - Apresentação Leitura Interpretativa e Crítica 22/04/2017 Fonte: Material de aula do Prof Pinho e Profa. Yeda Camargo É preciso: captar com discernimento; analisar; associar; assimilar; reter com tenacidade; crescer pelo desenvolvimento interno e não por agregação ou amontoado desordenado de informações superficiais e assistemáticas. A leitura cultural, interpretativa e crítica, é um trabalho de garimpeiro, não um passatempo ocioso! (C) Alberto Medeiros 2006


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