A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

NORMAS PARA SUBLINHAR Cada um pode adotar uma simbologia arbitrária e pessoal para sublinhar e fazer anotações à margem dos textos. Basta que a simbologia.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "NORMAS PARA SUBLINHAR Cada um pode adotar uma simbologia arbitrária e pessoal para sublinhar e fazer anotações à margem dos textos. Basta que a simbologia."— Transcrição da apresentação:

1 NORMAS PARA SUBLINHAR Cada um pode adotar uma simbologia arbitrária e pessoal para sublinhar e fazer anotações à margem dos textos. Basta que a simbologia adotada mantenha uma significação bem definida e constante. Entretanto, poderíamos sugerir algumas normas colhidas em fontes credenciadas e em larga experiência pessoal: a) Sublinhar apenas as idéias principais e os detalhes importantes- Não se deve sublinhar em demasia. Não sublinhar longos períodos; basta sublinhar palavras-chave. Aplica-se ao caso o adágio latino "non multa, sed multum", que traduziríamos, adaptando a nosso intento: não sublinhar multa, isto é, muitas coisas, mas sublinhar multum, isto é, muito significativo.

2 NORMAS PARA SUBLINHAR b) Não sublinhar por ocasião da primeira leitura - As pessoas mais experimentadas, que examinam textos pertinentes à sua área de especialização, sublinham inteligentemente por ocasião da primeira leitura; mas recomenda-se aos principiantes que não o façam; leiam primeiro um ou mais parágrafos, e retomem para sublinhar aquelas palavras ou bases essenciais que, desde a primeira leitura, foram identificadas como principais, e que a releitura mais rápida confirma como tais.

3 NORMAS PARA SUBLINHAR c) Reconstituir o parágrafo a partir das palavras sublinhadas - É supérfluo esclarecer esta norma que traduz a natureza e a finalidade do ato de sublinhar.

4 NORMAS PARA SUBLINHAR d) Ler o texto sublinhado com a continuidade e plenitude de sentido de um telegrama - Por ocasião das revisões imediatas ou posteriores, os textos sublinhados de acordo com esta norma permitirão uma leitura rapidíssima, apoiada nos pilares das palavras sublinhadas; por outro lado, a leitura das palavras sublinhadas, embora pertencentes a frases diferentes e até distanciadas, terá um sentido fluente e concatenado.

5 NORMAS PARA SUBLINHAR e) Sublinhar com dois traços as palavras-chave da idéia principal, e com um único traço os pormenores importantes - Devemos sublinhar tanto as idéias principais como os detalhes importantes, mas é bom agir de tal maneira que as idéias principais se mantenham destacadas.

6 NORMAS PARA SUBLINHAR f) Assinalar com linha vertical, à margem do texto, as passagens mais significativas - Não raro, a idéia principal retorna em diversos parágrafos e em diversos contextos. E há passagens em que o autor atinge uma espécie de clímax; essas passagens, que poderíamos transcrever em nossas fichas de documentação pessoal, devem ser identificadas para futuras buscas. Nada melhor que um traço vertical à margem do texto para tal identificação.

7 NORMAS PARA SUBLINHAR g) Assinalar com um sinal de interrogação, à margem, os pontos de discordância - Podemos não concordar com as posições assumidas pelo autor, como também perceber incoerências, paralogismos, interpretações tendenciosas de fontes e uma série de falhas ou de colocações que julgamos insustentáveis, dignas de reparos ou passíveis de críticas. Devemos registrar o fato mediante uma interrogação à margem do texto em apreço.

8 NORMAS PARA SUBLINHAR Há quem fale do uso de cores diferentes para assinalar idéias principais e pormenores importantes, em lugar de usar um ou dois traços, conforme preferirmos, bem como do uso de uma terceira cor para assinalar pontos mais difíceis ou que não tenham ficado claros. Para assinalar pontos mais obscuros, quer durante a leitura de preparação para as aulas, quer durante as leituras ulteriores, em textos de maior desenvolvimento, preferimos a utilização de lápis e não de canetas a tinta. De resto, aplica-se ao caso o provérbio latino "de gustibus et cloribus nom disputatur", isto é, "a respeito de preferências e de cores não se deve discutir": que cada um adote a simbologia que melhor lhe pareça.


Carregar ppt "NORMAS PARA SUBLINHAR Cada um pode adotar uma simbologia arbitrária e pessoal para sublinhar e fazer anotações à margem dos textos. Basta que a simbologia."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google