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1. Discussão agitada 2. Polêmica da “integração” 3. Academia relevante e distante 4. Hiato entre teorias e práticas 5. Trabalho como princípio educativo.

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1 1. Discussão agitada 2. Polêmica da “integração” 3. Academia relevante e distante 4. Hiato entre teorias e práticas 5. Trabalho como princípio educativo 6. Pesquisa como princípio educativo 7. Reparos “marxistas” 8. Dificuldade de definir TRABALHO 9. “Formação integral” 10. Preponderância do mercado 1

2 2 1. Exploração capitalista do trabalho 2. Educação submissa ao mercado 3. Reformas privatistas da educação 4. Mau uso da “politecnia” 5. EM para rico e para pobre 6. Dualismo da proposta 7. Defesa da escola pública 8. Professores não valorizados 9. Professores sem base pedagógica 10. Propensão “humanista”

3 3 1. Escolas tocam o barco (à deriva) 2. Escolas privadas para vestibular 3. Ensino médio “integrado” sofrível 4. Formatos “flexíveis” (à distância; inovador; integrado; concomitante; subsequente; EJA etc.) 5. Ensino Profissionalizante entrando 6. “Sistema de ensino” tradicional 7. Crise do EM (Ideb 2013) 8. Aprendizagem quase nenhuma

4 4 20052007200920112013Meta 2013 Total3.84.24.65.05.24.9 Pública3.64.04.44.74.94.7 Privada5.96.06.5 6.76.8 IDEB 2013 – ANOS INICIAIS (EF) Total3.53.84.04.14.24.4 Pública3.23.53.73.94.04.1 Privada5.8 5.96.05.96.5 IDEB 2013 – ANOS FINAIS (EF) Total 3.43.53.63.7 3.9 Pública 3.13.23.4 3.6 Privada 5.6 5.75.46.0 IDEB 2013 – ENSINO MÉDIO

5 5 Brasil 1995199719992001200320052007200920112013 4 a /5 o EF-M 19,021,414,414,915,118,723,732,636,339,5 4 a /5 o EF-LP 39,335,524,823,725,626,627,934,240,045,1 8 a /9 o EF-M 16,816,713,213,414,713,014,314,816,916,4 8 a /9 o EF-LP 37,531,818,621,820,119,520,526,327,028,7 3 a EM-M 11,617,911,911,612,810,99,811,010,39,3 3 a EM-LP 45,439,727,625,826,922,624,528,929,227,2 APRENDIZADO ADEQUADO - BRASIL Todos pela educação

6 6 Mara- nhão 1995199719992001200320052007200920112013 4 a /5 o EF-M 8,112,25,75,35,66,612,711,915,116,4 4 a /5 o EF-LP 27,327,415,312,112,313,716,215,021,823,4 8 a /9 o EF-M 4,16,55,36,15,55,16,16,38,26,6 8 a /9 o EF-LP 15,918,38,110,99,410,411,414,316,116,7 3 a EM-M 4,113,85,36,78,84,73,04,33,32,8 3 a EM-LP 19,224,914,715,426,39,613,316,115,312,2 APRENDIZADO ADEQUADO - MARANHÃO Todos pela educação

7 Anos1995199719992001200320052007200920112013 4 a /5 o EF/Mat. Bra 19,021,414,414,915,118,723,732,636,339,5 4 a /5 o EF/Mat. MS 21,421,514,39,112,515,726,031,143,742,2 4 a /5 o EF/LP Bra 39,335,524,823,725,626,627,934,240,045,1 4 a /5 o EF/LP MS 45,034,924,417,121,724,730,635,148,349,6 8 a /9 o EF/Mat. Bra 16,816,713,213,414,713,014,314,816,916,4 8 a /9 o EF/Mat. MS 8,023,711,216,015,411,715,118,4 16,5 8 a /9 o EF/LP Bra 37,531,818,621,820,119,520,526,327,028,7 8 a /9 o EF/LP MS 33,633,117,924,219,721,321,733,030,432,4 3 a EM/Mat. Bra 11,617,911,911,612,810,99,811,010,39,3 3 a EM/Mat. MS 7,221,511,813,712,615,510,014,212,78,9 3 a EM/LP Bra 45,439,727,625,826,922,624,528,929,227,2 3 a EM/LP MS 42,442,026,131,430,529,628,442,437,632,5 Aprendizado adequado, Brasil e Mato Grosso do Sul (%) Fonte: Todos pela Educação

8 8 1. “Sistema de ensino” - reprodutivo 2. Sistema não é feito para “aprender” 3. Só tem “aula” e “prova” 4. Problemas dos “licenciados” 5. Falta em áreas críticas (física) 6. Progressão automática da maioria 7. Sair do “sistema” 8. Tiroteio acadêmico 9. Escola privada caindo 10. Desvalorização docente

9 9 EscolaridadeBrasil (2190743) 10 0 Nordeste (626642) 100C.-Oes. (155838) 100Mt. G.Sul (30509) 100 Fundamental57660.322850.43350.2290 Ens. Médio - Total5146252323268337197501328419 -Normal/Mag.52%54%28% -Ens. Médio48%46%92%72% Ensino Sup. - Total16703527639167563135753872763991 - Graduação59%58%59%61% - Especial.38%39% 37% - Mestre2% - Doutor0.4%0.3% 0.2% Funções Docentes por escolaridade na educação básica - 2014 Fonte: Inep.

10 10 BrasilNordesteCentro-OesteMato Gr. Sul Total184938410046152510014351710028953100 Educação161887487.5 41149489.212520687.22659091.8 Humanid./A rtes 356021.961501.347823.33381.2 Ci. Soc., Negócios, Direito 340731.853591.220401.43741.3 Ciências, Mat., Comput. 297941.658731.342633.04131.4 Engenh., Prod., Constr. 182721.030530.78270.61480.5 Agric./Veter. 50250.315480.34750.31210.4 Saúde/Bem- estar 252321.451971.124191.72710.9 Serviços 33280.25550.11440.1340.1 Outras 791844.3222964.833612.36642.3 Funções docentes na ed. básica com formação super. e área ger. de form. -2014 Fonte: Inep.

11 11 Unidade da Federação Total Turnos 1 Turno2 Turnos3 Turnos Brasil219074361.632.46.0 Nordeste62664359.234.46.5 Centro-Oeste15583863.630.55.9 Mato Grosso Sul3050954.139.36.7 Distrito Federal2942180.118.81.1 Funções docentes na educação básica por turnos que lecionam - 2014 Fone: Inep.

12 12 BrasilCentro-OesteMato Gr. do sul TOTAL830018910062923010099328100 MATUTINO Total482938258.237823060.16218562.6 Estadual77.3%73.4%81.2% Privado16.9%23.2%16.2% VESPERTINO Total131949315.99714615.483428.4 Estadual90.0%94.0%87.1% Privado6.8%3.8%1.9% NOTURNO Total215131425.915365924.42880129.0 Estadual98.0%99.0%98.6% Privado0.9%0.8%1.4% Matrículas no Ens. Médio – Normal/Magistério e Integrado por turnos - 2014 Fonte: Inep.

13 13 Unidade da federação TotalSérie (%) 1ª série 2ª série 3ª série 4ª série Não seriado Brasil 783202940.731.727.10.00.4 Nordeste 208732240.531.827.50.00.2 Centro- Oeste 60720842.431.025.80.00.8 Mato Gr. Sul 9508643.230.825.20.00.7 Matrículas no Ensino Médio por Série - 2014 Fone: Inep.

14 14 Unidade da Federação TotalSérie 1 a série 2 a série 3 a série 4 a série Não seriado Brasil36695939.127.821.57.83.9 Nordeste15069138.727.422.18.73.1 Centro-Oeste2469540.426.220.46.86.2 Mato Gr. do Sul328125.919.413.52.538.3 Matrículas no Ensino Médio – Integrado à Ed. Profissional, por Série - 2014 Fone: Inep.

15 15 1. Não se aprende quase nada 2. Professores despreparadíssimos 3. Atrelamento ao mercado (privado) 4. Balbúrdia de ofertas 5. Dicotomias na “formação” 6. “Educação científica” nenhuma 7. Pedagogia pretérita 8. Viés de queda constante 9. Ambiente de “cursinho” 10. Propedêutica elitista e medieval

16 16 1. Começar pelo professor 2. Profissional da aprendizagem 3. Aprender como autor 4. Valorização profissional 5. Superar “licenciaturas” 6. Recuperar áreas (física, química...) 7. Implantar “Educação Científica” 8. Escola – laboratório de pesquisa 9. Instrumentação para pesquisa 10. Método e Infraestrutura

17 17 1. Garantir aprendizagem para maioria 2. Antes das querelas sem fim 3. Trabalho princípio educativo 4. Pesquisa princípio educativo 5. Saber produzir conhecimento próprio 6. Formação geral para todos (matem.) 7. Programação digital para todos 8. Estudante cientista pesquisador 9. Avaliação processual 10. Interdisciplinaridade curricular

18 18 1. Combater capital; rezar por emprego 2. “Recuperar” maiorias – outro sistema 3. Quem recupera? Quem estragou! 4. Alfabetismo “pleno” = 26% 5. “Humanismos” de enfeite 6. Coisa pobre para o pobre 7. Instrucionismos decadentes (privado) 8. Nivelar por baixo 9. Ainda precisamos de “técnicos” 10. 12 anos de estudo – quase nenhum

19 19 1. Automação galopante 2. Intelectos sintéticos 3. Carros autoconduzidos 4. Aprendizagem maquinal 5. Big data 6. Humanos irrelevantes 7. “General Intellekt” 8. Todos “engenheiros” 9. Autorrenovação permanente 10. Farsa da empregabilidade

20 20 1. Três anos comuns - propedêutica 2. “Profissionalização” subsequente 3. Direito de estudar do professor 4. Cursos “autorais”; afastar semanas pedagógicas e cursos de pós lato sensu 5. Pesquisar/elaborar – produção própria 6. Acento na educação científica 7. Resgatar MATEMÁTICA 8. Sistema de aprendizagem 9. EI – sem aula; com autoria

21 21 pedrodemo@gmail.com www.pedrodemo.blogspot.com.br


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