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CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL TIA ANA

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Apresentação em tema: "CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL TIA ANA"— Transcrição da apresentação:

1 CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL TIA ANA
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRUSQUE - UNIFEBE CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL TIA ANA Coordenador Institucional: Marcilene Pöpper Gomes Coordenadora de Área: Clarice Pires Professor(a) Supervisor(a): Fabiana Veríssimo Acadêmicos(as): Eliza Beatriz Schmitz; Glenda Fogaça; Inajara Antunes; Mara Regina Gularte Villalba; Suzane Becker.

2 SUMÁRIO 1. Sumário 2. Cronograma 3. Introdução
4. Processo de Investigação: descrição sucinta da atividade 5. Análise dos Resultados Alcançados 6. Referências

3 CRONOGRAMA DO MÊS DE AGOSTO
DATA PLANEJAMENTO 1ª Semana 05/08 – Planejamento da aulas 2ª semana 12/08 – Aplicação de uma ação prevista no projeto; 3ª semana 19/08 – Leituras complementares (UNIFEBE); 4ª semana 26/08 –Aplicação de uma ação prevista no projeto; 5º semana 02/09 - Produção do Portfólio das ações de agosto

4 INTRODUÇÃO O portfólio referente ao mês de agosto, tem como objetivo apresentar as ações das bolsistas e supervisora do C.E.I, sobre práticas de letramento, alfabetização e leitura, tendo como objetivo o planejamento das ações pedagógicas, presentes no projeto, que serão elaboradas no espaço da biblioteca. Com o projeto finalizado, as bolsistas iniciaram o planejamento e a aplicação de ações previstas no projeto, com o objetivo de trazer as crianças para o espaço da biblioteca para que usem e sintam-se acolhidas e assim promover o incentivo a leitura e demais objetivos previstos no projeto. As bolsistas continuaram com as leituras para que fosse possível organizar o trabalho e melhor atender as necessidade do CEI em relação a Literatura Infantil e dar suporte ao grupo de professores.

5 Processo de Investigação
Nosso processo de investigação constituiu-se da leitura de autores relacionados à alfabetização e letramento de crianças, na faixa etária que encontra-se no CEI, para dar suporte na prática com os objetivos em que as ações pretendem atingir, conforme o projeto e suas atividades previstas. Para a realização do planejamento das aulas as bolsistas realizaram diversas leituras, consultaram planos de aula para que assim pudessem adequar melhor as habilidades e objetivos previstos no projeto com a realidade das crianças do CEI.

6 Baseado nas pesquisas realizadas do autor André Neves, a primeira ação planejada e aplicada pelas bolsistas foi com o livro Lino. De acordo com o planejamento, as acadêmicas prepararam a leitura previamente e adequaram questionamentos e observações durante a contação. Em seguida os alunos confeccionaram dobraduras de um porquinho, alusivo ao Lino, que na história é representado por um porquinho de brinquedo.

7 Constatada a importância da história como fonte de prazer para a criança e a contribuição que oferece ao seu desenvolvimento, não se pode correr o risco de improvisar. O sucesso da narrativa depende de diversos fatores que se interligam, sendo fundamental a elaboração de um plano, um roteiro, no sentido de organizar o desempenho do narrador, garantindo-lhe segurança e assegurando-lhe naturalidade. O roteiro possibilita transformar o improviso em técnica, fundir a teoria à prática. O primeiro passo consiste em escolher o que contar. (COLEHO, 1997, p. 13)

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9 Durante o mês de agosto foram realizadas leituras com o intuito de fundamentar as ações que as acadêmicas realizaram e algumas leituras como preparação para a aplicação das ações, conforme descrito no projeto, é importante a preparação e leitura prévia do livro que será apresentado para as crianças. LOBATO, Monteiro. Pedrinho e o Saci. São Paulo: Brasiliense, 1994. Educação e Leitura (SILVA, Ezequiel Teodoro. Leitura na escola e na Biblioteca. Campinas: Papirus, 1993. NEVES, André. Lino. São Paulo: Calles, 2011. Das fontes da literatura: Do causo ao conto. (FILHO, Paulo Bragatto. Pela leitura literária na escola de 1º grau. São Paulo: Ática, 1995.

10 Na segunda aplicação das ações previstas no projeto, as acadêmicas decidiram utilizar uma obra de Monteiro lobato, visto que dia 22 de agosto é comemorado o dia do Folclore. As bolsistas apresentaram história do Saci, em que muitas crianças já conheciam o personagem, o que tornou a história mais atrativa. Em seguida as crianças solicitaram fazer a dobradura de um saci, pois viram uma outra turma confeccionando

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12 Durante a semana, alguns professores também utilizaram o espaço da biblioteca com seus alunos, fazendo contação de histórias e atividades diversas.

13 Análise dos Resultados Alcançados
Apropriação de conceitos relevantes para subsidiar os trabalhos realizados em campo: letramento, alfabetização e literatura; Com o projeto finalizado, as bolsistas iniciaram a aplicação de algumas ações previstas no projeto, como a contação de histórias e diversas atividades. Essa ação foi muito importante para que as bolsistas pudessem receber as crianças no espaço da biblioteca e iniciar a aplicação do projeto já identificando as reações das crianças diante do espaço criado para elas. É importante para a formação de qualquer criança ouvir muitas, muitas histórias e escutá-las é o inicio da aprendizagem para ser leitor e ser leitor é ter um caminho de compreensão do mundo (ABRAMOVICH 2001, p. 16).

14 Para complementar as ações do projeto, foi necessário continuar as leituras complementares para fundamentar o e dar subsídios para que as bolsistas pudessem realizar as atividades que estão previstas no projeto de literatura. As acadêmicas, juntamente com a supervisora de área, buscaram textos de autores que abordam o tema de literatura e letramento na educação infantil e realizaram as leituras e análises dos respectivos textos. Houve também a elaboração do portfólio do mês de agosto, com as ações realizadas no mês.

15 Receber as crianças no espaço da biblioteca, consolidou as leituras que salientavam a importância do lúdico no espaço que receberá as crianças, com isso foi comprovado que os materiais ali dispostos como a árvore, as crianças se sentirão mais acolhidas nesse espaço. Temos que ter como prioridade; enriquecer o espaço e o currículo escolar com práticas de leitura que sejam reais, que tragam sentido aos alunos, que traga motivação, e emoção, pois está em nossas mãos guiar os alunos para o caminho da cultura e da imaginação. As ações e as estratégias já estão sendo aplicadas e desenvolvidas nesse espaço, incentivando a leitura e a alfabetização. Valorizarmos o espaço devido ao seu poder de organizar, de promover relacionamentos agradáveis entre pessoas de diferentes idades, de criar um ambiente atraente, de oferecer mudanças, de promover escolhas e atividade, e a seu potencial para iniciar toda a espécie de aprendizagem social, afetiva e cognitiva. Tudo isso contribui para uma sensação de bem-estar e segurança nas crianças. Também pensamos que o espaço deve ser uma espécie de aquário que espelha as ideias, os valores, as atitudes e a cultura das pessoas que vivem nele (Malaguzzi, 1988).

16 Referências: ABRAMOVICH, F. Literatura Infantil. Gostosuras e bobices. São Paulo: Scipione, 1997. BASSEDAS, Eulália; HUGUET, Teresa; SOLÉ, Isabel. Aprender e ensinar na educação infantil. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1999. BRANDÃO, Ana Carolina P. et al. Ler e escrever na educação infantil: discutindo práticas pedagógicas. Belo Horizonte: Autêntica, 2011. COELHO, Betty. Contar histórias uma arte sem idade. São Paulo: Ática, 1997 EDWARDS, Carolyn; GANDINI, Lella; FORMAN, George. As cem linguagens da criança: abordagem de Reggio Emilia na Educação da Primeira Infância. Porto Alegre: Artmed, 1999. FILHO, Paulo Bragatto. Pela leitura literária na escola de 1º grau. São Paulo: Ática, 1995. FONSECA, Edi. Interações: com olhos de ler. São Paulo: Blucher, 2012. LOBATO, Monteiro. Pedrinho e o Saci. São Paulo: Brasiliense, 1994 MALAGUZZI, L. 1988, dezembro). Se 1’ Atelier è Dentro una Storia Lunga e ad un Projetto Educativo. Bambini,pp26-31. NEVES, André. Lino. São Paulo: Calles, 2011 SILVA, Ezequiel Teodoro. Leitura na escola e na Biblioteca. Campinas: Papirus, 1993.


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