A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

REDAÇÃO FORENSE Faculdade Dinâmica.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "REDAÇÃO FORENSE Faculdade Dinâmica."— Transcrição da apresentação:

1 REDAÇÃO FORENSE Faculdade Dinâmica

2 Linguagem forense Deve ser clara e objetiva, ou seja, concisa. Portanto deve-se evitar: REDUNDÂNCIAS: repetição desnecessária de ideias. Ex: dar de graça; surpresa indesperada, documento perfeitamente autêntico (art.369, CPC); encarar de frente; fato verídico; hemorragia sanguínea; no ano de 1989 entre outros.

3 CLICHÊS: frases prontas.
Ex: doce lar; violência gera violência; amor bandido; silêncio sepulcral; o futuro da humanidade depende das crianças. .

4 AMBIGUIDADE: trechos mal estruturados que permitem dupla interpretação.
Ex: Marina encontrou Ana em seu apartamento. Foi observado o acidente da ponte. O diretor poderá opor-se às alterações que prejudiquem os seus interesses, ofendam sua reputação e aumentem a sua responsabilidade. O réu saiu com Fernando para o seu restaurante.

5 OBSCURIDADE: é a falta de clareza, falta de objetividade de um texto por vários motivos: LINGUAGEM REBUSCADA, USO EXCESSIVO DE PALAVRAS SUBJETIVAS, PERÍODOS LONGOS, MÁ PONTUAÇÃO. Ex: Escrever é uma atividade psicomotora de cada indivíduo disposto a estabelecer com o outro uma relação extra pessoal quando deixa acessível suas introspecções sobre o mundo de diversas formas: escolha de um vocabulário exato, seguimento de uma ordem de estruturação de forma intelectual, iniciativa de publicar ideias pessoais que vêm de cada intimidade para o outro que se encontra na posição de espera. Escrita é o ato de exercer alguma coisa treinante, perseverante e posicionamento que indica inteligência de tudo.

6 ECO: Consiste no emprego de uma sequência de palavras terminadas com o mesmo som.
Ex: O presidente felizmente reconheceu a patente. A reunião contará com a participação do chefão.

7 CACOFONIA: é o resultado de um mau (estranho ou chulo) som obtido pela união de sílabas finais de uma palavra com as iniciais de outra, e isso torna a leitura cansativa. Ex: Uma mão lava a outra. Suas ideias, como as concebo, são interessantes.

8 PROLIXIDADE: o texto prolixo é o contrário do texto conciso
PROLIXIDADE: o texto prolixo é o contrário do texto conciso. A prolixidade consiste em se utilizarem em um texto mais palavras do que seriam necessárias para expressar uma ideia. O texto não traz informações novas. Ex: Muitos brasileiros passam fome. Eles não tem o que comer. Por isso eles catam restos nas latas de lixo. Eles não desanimam e pedem também comida para as pessoas. Eles passam muita fome.

9 QUEÍSMO: é o uso exagerado do pronome relativo que ou correspondentes (o qual, a qual).
Ex: O garoto que voltou tarde da escola e que, por isso, apanhou, ficou de castigo, o que o deixou transtornado.

10 GERUNDISMO: é o uso excessivo (e inadequado do gerúndio em um texto
GERUNDISMO: é o uso excessivo (e inadequado do gerúndio em um texto. Isso muitas vezes revela uma dificuldade no uso das conjunções. Ex: A alta da inflação chegou ao país, trazendo o aumento dos preços, fazendo cair o poder de compra da população, preocupando economistas e agravando a crise. Nós vamos estar retornando a ligação para estarmos agendando uma nova entrevista.


Carregar ppt "REDAÇÃO FORENSE Faculdade Dinâmica."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google