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ORIENTADORA: PROFª DRª. GARDÊNIA DA SILVA ABBAD RODRIGO VIEIRA RICHTER

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Apresentação em tema: "ORIENTADORA: PROFª DRª. GARDÊNIA DA SILVA ABBAD RODRIGO VIEIRA RICHTER"— Transcrição da apresentação:

1 ORIENTADORA: PROFª DRª. GARDÊNIA DA SILVA ABBAD RODRIGO VIEIRA RICHTER
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA – UnB Programa de Pós-Graduação em Administração – PPGA Mestrado em Administração Análise da Relação entre Desejabilidade Social, Avaliações de Impacto de Treinamentos e Método de Coleta de Dados ORIENTADORA: PROFª DRª. GARDÊNIA DA SILVA ABBAD RODRIGO VIEIRA RICHTER Brasília, Julho 2015

2 S Análise da Relação entre Desejabilidade Social, Avaliações de Impacto de Treinamentos e do Método de Coleta de Dados AGENDA INTRODUÇÃO JUSTIFICATIVA SITUAÇÃO PROBLEMA OBJETIVOS REFERENCIAL TEÓRICO MODELO DE INVESTIGAÇÃO MÉTODO CRONOGRAMA Rodrigo Vieira Richter

3 S Análise da Relação entre Desejabilidade Social, Avaliações de Impacto de Treinamentos e do Método de Coleta de Dados AGENDA INTRODUÇÃO Dúvida Inicial Resumo Método Conceitos Fundamentais SITUAÇÃO PROBLEMA JUSTIFICATIVA OBJETIVOS REFERENCIAL TEÓRICO MODELO DE INVESTIGAÇÃO MÉTODO CRONOGRAMA Rodrigo Vieira Richter

4 S Análise da Relação entre Desejabilidade Social, Avaliações de Impacto de Treinamentos e do Método de Coleta de Dados INTRODUÇÃO O resultado de uma avaliação de impacto de treinamento, realizada em um contexto organizacional, tem relação com a necessidade de aceitação social dos respondentes e o método empregado para coleta de dados? Nível de análise: micro • Contexto: organizacional • Variável dependente : resultado de impacto de treinamento • Variável independente: característica do respondente (propensão individual), suporte organizacional e método de coleta de dados. • Delineamento: levantamento de opiniões e quase-experimento. • Abordagem: mista (qualitativa e quantitativa) Rodrigo Vieira Richter 02/37

5 S Análise da Relação entre Desejabilidade Social, Avaliações de Impacto de Treinamentos e do Método de Coleta de Dados Conceitos Avaliações de Treinamento Impacto do Treinamento Impacto em Profundidade Impacto em Amplitude Desejabilidade Social Propensão do Indivíduo Avaliações de Treinamento Realizadas por meio de levantamento de opiniões, em sua maioria juntamente aos egressos do treinamento, na qual o participante é convidado a manifestar-se a respeito da mudanças decorrentes do treinamento no próprio comportamento. Rodrigo Vieira Richter 03/37

6 S Análise da Relação entre Desejabilidade Social, Avaliações de Impacto de Treinamentos e do Método de Coleta de Dados Conceitos Impacto do Treinamento Resultado da medida em que o esforço organizacional despendido por meio da ação de TD&E gera efeitos desejados, diretos ou indiretos, sobre o comportamento dos indivíduos treinados. Impacto em Profundidade: resultado da ação de TD&E em desempenhos específicos e esperados nos objetivos do treinamento. Impacto em Largura (Amplitude): resultado relativamente mais distais e globais da ação de TD&E sobre o comportamento do indivíduo, apresentado em virtude do treinamento, porém inesperado quando da elaboração do evento instrucional. Coelho Jr. e Abbad (2012) Impacto Treinamento Transferência Rodrigo Vieira Richter 04/37

7 S Análise da Relação entre Desejabilidade Social, Avaliações de Impacto de Treinamentos e do Método de Coleta de Dados Conceitos Desejabilidade Social Tendência do indivíduo em dar respostas socialmente aceitáveis (consideradas corretas) ou de acordo com os costumes vigentes, dada a necessidade de aprovação pelo grupo de convivência. Oliveira (2013) Tendência do indivíduo em concordar com afirmações positivas sobre o self, exagerando o relato de características e comportamentos socialmente desejáveis e rejeitando afirmações sobre características indesejáveis. Helmes e Holden (2003) Rodrigo Vieira Richter 05/37

8 S Análise da Relação entre Desejabilidade Social, Avaliações de Impacto de Treinamentos e do Método de Coleta de Dados AGENDA INTRODUÇÃO SITUAÇÃO PROBLEMA JUSTIFICATIVA OBJETIVOS REFERENCIAL TEÓRICO MODELO DE INVESTIGAÇÃO MÉTODO CRONOGRAMA Rodrigo Vieira Richter

9 S Análise da Relação entre Desejabilidade Social, Avaliações de Impacto de Treinamentos e do Método de Coleta de Dados AGENDA INTRODUÇÃO SITUAÇÃO PROBLEMA Problema de Pesquisa JUSTIFICATIVA OBJETIVOS REFERENCIAL TEÓRICO MODELO DE INVESTIGAÇÃO MÉTODO CRONOGRAMA Rodrigo Vieira Richter

10 S Análise da Relação entre Desejabilidade Social, Avaliações de Impacto de Treinamentos e do Método de Coleta de Dados Investimentos Banco do Brasil, Bradesco, Itaú e Santander 2012 – 550 mi 2013 – 495 mi 2014 – 490 mi Situação Problema Demandas organizacionais por crescimento contínuo e aquisição de competências diversificadas. Educação Corporativa em nível Estratégico Vantagem Competitiva Aprendizagem Contínua Oportunidade de aprendizagem a partir da aquisição sistemática de conhecimentos, informações, atitudes, habilidades intelectuais e motoras e estratégias cognitivas Conhecimento Ativo Investimentos em treinamento Desenvolvimento de Competências Melhoria do desempenho Modo de Vida da Organização Benefícios para Indivíduos Benefícios para Organizações Benefícios para Sociedades Importância das avaliações Rodrigo Vieira Richter 06/37

11 S Análise da Relação entre Desejabilidade Social, Avaliações de Impacto de Treinamentos e do Método de Coleta de Dados Situação Problema Benefícios para Indivíduos Benefícios para Organizações Benefícios para Sociedades EUA em 2010: US$ 170 bilhões em TD&E Investimentos Banco do Brasil, Bradesco, Itaú e Santander 2012: R$ 550 mi 2013: R$ 495 mi 2014: R$ 490 mi Rodrigo Vieira Richter 07/37

12 Importância de Avaliar Resultados
Análise da Relação entre Desejabilidade Social, Avaliações de Impacto de Treinamentos e do Método de Coleta de Dados Situação Problema Importância de Avaliar Resultados Finalidade das Avaliações de Treinamentos – Proporcionar medida de efetividade – Proporcionar entendimento a respeito da contribuição de fatores correlatos – Prover informações para tomada de decisão sobre futuras ações de TD&E: manutenção, modificações, descontinuidade, treinamento adicional Rodrigo Vieira Richter 08/37

13 Morgeson e Campion (1997) – Agenda de Pesquisa
Análise da Relação entre Desejabilidade Social, Avaliações de Impacto de Treinamentos e do Método de Coleta de Dados Situação Problema Avaliações de treinamento, por serem comportamentais e devido ao contexto de aplicação, podem levar indivíduos a responderem de forma diferente da realidade vivida, sendo um dos maiores responsáveis por erros em respostas (Oliveira, 2013) Normas de construção de instrumentos psicológicos desenvolvidas em 1999 recomendam que seja determinada a DS em testes de Psicologia. (Ribas, Moura e Hutz, 2004) Morgeson e Campion (1997) – Agenda de Pesquisa 16 fontes de imprecisão: causas cognitivas e sociais Rodrigo Vieira Richter 09/37

14 Crescente emprego de questionários eletrônicos
Análise da Relação entre Desejabilidade Social, Avaliações de Impacto de Treinamentos e do Método de Coleta de Dados Situação Problema Relacionada diretamente a pesquisas sociais realizadas em organizações, correspondendo à influência do componente ambiental e social sobre o comportamento dos indivíduos, de forma a responderem de forma mais positiva ao se perceberem sob ameaça ou possibilidade de identificação, receio de monitoramento e controle da vida dos indivíduos. Donaldson e Grant-Vallone (2002) Crescente emprego de questionários eletrônicos Decorrente do aumento da percepção de controle de dados obtidos via questionário eletrônico, ao longo do tempo, reduziu-se a veracidade dos respondentes nos estudos que empregaram questionário eletrônico. Dodou e Winter (2014) Rodrigo Vieira Richter 10/37

15 S Análise da Relação entre Desejabilidade Social, Avaliações de Impacto de Treinamentos e do Método de Coleta de Dados É uma preocupação de pesquisadores brasileiros? “Aumentar a percepção do ambiente desfavorável aumentaria o mérito daquele indivíduo que o enfrenta. O fenômeno da DS pode ter interferido nas respostas dos participantes, fazendo-os avaliar de forma favorável o próprio comportamento e desfavorável o ambiente.” Zerbini e Abbad, 2005 “Pode-se cogitar a possibilidade de tais resultados terem sofrido influência de alguma desejabilidade social por parte dos respondentes. Apesar dos cuidados com o sigilo das respostas, com as instruções e aplicação dos questionários, os colaboradores podem ter respondido o que acreditavam que era esperado, seja por receio de que o gerente pudesse ter acesso a suas respostas ou de que suas respostas pudessem afetar positiva ou negativamente os seus gestores.” Sant’Anna, Paschoal e Gosendo (2012) Rodrigo Vieira Richter 11/37

16 S Análise da Relação entre Desejabilidade Social, Avaliações de Impacto de Treinamentos e do Método de Coleta de Dados É uma preocupação de pesquisadores brasileiros? “Ressalta-se ainda que os dados, obtidos através dos instrumentos aplicados, são medidas de autorrelato e, por isso, descrevem a percepção pessoal do gestor em relação a si, podendo sofrer influências da desejabilidade social.” D’Amico e Monteiro (2012) “Em estudos que empregam coleta de dados por meio de survey é comum a ocorrência do chamado viés de Desejabilidade Social, principalmente quando empregado o autorrelato” Mohr e Webb (2001) Rodrigo Vieira Richter 12/37

17 S Análise da Relação entre Desejabilidade Social, Avaliações de Impacto de Treinamentos e do Método de Coleta de Dados Problema de Pesquisa No contexto organizacional, expressar competências aprendidas em treinamentos é algo socialmente desejável, assim, é possível que as respostas aos questionários de avaliação de impacto de treinamento estejam sujeitas e relacionadas a Desejabilidade Social, principalmente quando utilizada fonte autorreferente para coleta de dados. Rodrigo Vieira Richter 13/37

18 S Análise da Relação entre Desejabilidade Social, Avaliações de Impacto de Treinamentos e do Método de Coleta de Dados AGENDA INTRODUÇÃO SITUAÇÃO PROBLEMA JUSTIFICATIVA OBJETIVOS REFERENCIAL TEÓRICO MODELO DE INVESTIGAÇÃO MÉTODO CRONOGRAMA Rodrigo Vieira Richter

19 S Análise da Relação entre Desejabilidade Social, Avaliações de Impacto de Treinamentos e do Método de Coleta de Dados AGENDA INTRODUÇÃO SITUAÇÃO PROBLEMA JUSTIFICATIVA Acadêmica Organizacional Social OBJETIVOS REFERENCIAL TEÓRICO MODELO DE INVESTIGAÇÃO MÉTODO CRONOGRAMA Rodrigo Vieira Richter

20 S Análise da Relação entre Desejabilidade Social, Avaliações de Impacto de Treinamentos e do Método de Coleta de Dados Justificativas – Imprecisão em pesquisas realizadas no ambiente organizacional podem ter consequências financeiras e humanas. – Aprimoramento de instrumentos e método de coleta de dados - Inexistência de estudo sobre a relação de DS e resultados de avaliações de treinamento – Predominância de estudos baseados em avaliações autorreferentes – Educação e qualificação profissional como fundamento para a mudança de patamar social. Rodrigo Vieira Richter 14/37

21 S Análise da Relação entre Desejabilidade Social, Avaliações de Impacto de Treinamentos e do Método de Coleta de Dados AGENDA INTRODUÇÃO SITUAÇÃO PROBLEMA JUSTIFICATIVA OBJETIVOS REFERENCIAL TEÓRICO MODELO DE INVESTIGAÇÃO MÉTODO CRONOGRAMA Rodrigo Vieira Richter

22 S Análise da Relação entre Desejabilidade Social, Avaliações de Impacto de Treinamentos e do Método de Coleta de Dados AGENDA INTRODUÇÃO SITUAÇÃO PROBLEMA JUSTIFICATIVA OBJETIVOS Objetivo Geral Objetivos Específicos REFERENCIAL TEÓRICO MODELO DE INVESTIGAÇÃO MÉTODO CRONOGRAMA Rodrigo Vieira Richter

23 S Análise da Relação entre Desejabilidade Social, Avaliações de Impacto de Treinamentos e do Método de Coleta de Dados Objetivo Geral Identificar a existência de relação entre o grau de desejabilidade social, como característica pessoal materializada pela propensão a responder de forma socialmente aceitável e a percepção do impacto do treinamento no desempenho dos egressos de ação de capacitação oferecida por uma instituição financeira brasileira aos seus profissionais. Objetivos específicos Comparar o resultado das autoavaliações e heteroavaliações do treinamento a partir de dados coletados por quatro procedimentos distintos, variados quanto ao meio (eletrônico ou impresso) e anonimato (implícito ou explícito), de forma a analisar se o método empregado na coleta de dados influencia o resultado decorrente. Identificar o grau de necessidade de aceitação social dos respondentes da pesquisa de avaliação dos resultados do treinamento, por meio de Escala de Desejabilidade Social de Marlowe-Crowne (1960). Avaliar o Impacto em Amplitude e Profundidade de treinamento corporativo oferecido pela organização na qual será realizado o estudo de caso, por meio de autoavaliação pelos egressos e heteroavaliação pelos respectivos gestores. Analisar a existência de relação entre o grau de necessidade de aceitação social dos respondentes e a percepção do impacto em profundidade e em amplitude do treinamento e do suporte organizacional. Rodrigo Vieira Richter 15/37

24 S Análise da Relação entre Desejabilidade Social, Avaliações de Impacto de Treinamentos e do Método de Coleta de Dados Objetivos específicos Avaliar o Impacto em Amplitude e Profundidade de treinamento corporativo oferecido pela organização na qual será realizado o estudo de caso, por meio de autoavaliação pelos egressos e heteroavaliação pelos respectivos gestores. Identificar o grau de necessidade de aceitação social dos respondentes da pesquisa de avaliação dos resultados do treinamento, por meio de Escala de Desejabilidade Social de Marlowe-Crowne (1960). Analisar a existência de relação entre o grau de necessidade de aceitação social dos respondentes e a percepção do impacto em profundidade e em amplitude do treinamento e do suporte organizacional. Comparar o resultado das autoavaliações e heteroavaliações do treinamento a partir de dados coletados por quatro procedimentos distintos, variados quanto ao meio (eletrônico ou impresso) e anonimato (implícito ou explícito), de forma a analisar se o método empregado na coleta de dados influencia o resultado decorrente. Rodrigo Vieira Richter

25 S Análise da Relação entre Desejabilidade Social, Avaliações de Impacto de Treinamentos e do Método de Coleta de Dados AGENDA INTRODUÇÃO SITUAÇÃO PROBLEMA JUSTIFICATIVA OBJETIVOS REFERENCIAL TEÓRICO MODELO DE INVESTIGAÇÃO MÉTODO CRONOGRAMA Rodrigo Vieira Richter

26 S Análise da Relação entre Desejabilidade Social, Avaliações de Impacto de Treinamentos e do Método de Coleta de Dados AGENDA INTRODUÇÃO SITUAÇÃO PROBLEMA JUSTIFICATIVA OBJETIVOS REFERENCIAL TEÓRICO Desejabilidade Social Avaliação de Treinamentos MODELO DE INVESTIGAÇÃO MÉTODO CRONOGRAMA Rodrigo Vieira Richter

27 S Análise da Relação entre Desejabilidade Social, Avaliações de Impacto de Treinamentos e do Método de Coleta de Dados Referencial Teórico Desejabilidade Social Estudo iniciado em 1957 (Edwards), desde então frequenta debates como variável a ser controlada. Propensão do participante de pesquisas psicológicas e sociais a responder de forma tendenciosa às questões de pesquisa, de forma a se demonstrar socialmente ajustado. Paulhus (1984) Inconscientemente Autoengano (AE) Atributo defesa e negação de memórias desagradáveis Conscientemente Manipulação da Própria Imagem (MPI) Alteração consciente, destreza social Respondentes posicionam-se diante de pesquisadores e avaliadores de forma a causar a melhor impressão possível, fonte de enviezamento que proporciona supressão, superdimensionamento ou subdimensionamento da relação entre variáveis. Donaldson e Grant-Vallone (2002) e Ribas, Moura e Hutz (2004) Rodrigo Vieira Richter 16/37

28 S Análise da Relação entre Desejabilidade Social, Avaliações de Impacto de Treinamentos e do Método de Coleta de Dados Referencial Teórico Desejabilidade Social Como se manifesta? Natureza do Construto Propensão do Indivíduo Situação da Pesquisa O construto estudado possui resposta “correta”. Há propensão do respondente em manifestar-se de forma alinhada. O método empregado proporciona manifestações enviezadas. Rodrigo Vieira Richter 17/37

29 S Análise da Relação entre Desejabilidade Social, Avaliações de Impacto de Treinamentos e do Método de Coleta de Dados Referencial Teórico Desejabilidade Social Natureza do Construto Treinamento – processo individual e social composto por partes articuladas e coordenadas, embasada em conhecimentos com a finalidade de promover a melhoria de desempenho, capacitar para novas funções e para o uso de novas tecnologias . Avaliações de Treinamento – realizadas por meio de levantamento de opiniões, em sua maioria juntamente aos egressos do treinamento, na qual o participante é convidado a manifestar-se a respeito da mudanças decorrentes do treinamento no próprio comportamento. Rodrigo Vieira Richter 18/37

30 Propensão do Indivíduo
Análise da Relação entre Desejabilidade Social, Avaliações de Impacto de Treinamentos e do Método de Coleta de Dados Referencial Teórico Desejabilidade Social Propensão do Indivíduo Não-intencionais decorrentes de má interpretação, incapacidade de acessar memórias ou de formar resposta. Intencionais decorrentes de edição de resposta com a finalidade de aparentar alinhamento à expectativa de resposta. Distorções podem ocorrer devido ao papel do indivíduo, apropriado ao contexto, aspecto cultural, social. - Formação de opiniões - Aceitação de distorções - Aceitação de enganação Paulhus (1991) Sudman, Bradburn e Schwarz (1996) Rodrigo Vieira Richter 19/37

31 S Análise da Relação entre Desejabilidade Social, Avaliações de Impacto de Treinamentos e do Método de Coleta de Dados Referencial Teórico Desejabilidade Social Situação da Pesquisa A terceira premissa da DS é relacionada diretamente a pesquisas sociais realizadas em organizações, correspondendo à influência do componente ambiental e social sobre o comportamento dos indivíduos, de forma a responderem mais positivamente ao se perceberem sob ameaça ou possibilidade de identificação, receio de monitoramento e controle da vida dos indivíduos. Rodrigo Vieira Richter 20/37

32 S Análise da Relação entre Desejabilidade Social, Avaliações de Impacto de Treinamentos e do Método de Coleta de Dados Referencial Teórico Treinamento, Desenvolvimento e Educação Contextuais Renovar Inovação Reinvenção Reduzir lacunas de desempenho, preparar profissionais para desafios futuros, com conhecimento do negócio, autonomia, responsabilidades e habilidades decisórioas. Treinamento é fator determinante para a geração de negócios, aumento de eficiência e eficácia, por meio da potencialização de funcionários. O que é Treinamento? Treinamento é uma ação sistemática das organizações, planejada com o objetivo de se desenvolver competências (Conhecimentos, Habilidades e Atitudes) com a finalidade de proporcionar aumento do desempenho do indivíduo no trabalho. Pilati e Abbad (2005) Treinamento é uma ação organizacional sistematicamente planejada, que possibilita o desenvolvimento de habilidades motoras, atitudinais ou intelectuais, assim como o desenvolvimento de estratégias cognitivas que podem tornar o indivíduo mais apto a desempenhar suas funções atuais ou futuras. Borges-Andrade (2002) Rodrigo Vieira Richter

33 S Análise da Relação entre Desejabilidade Social, Avaliações de Impacto de Treinamentos e do Método de Coleta de Dados Referencial Teórico Treinamento, Desenvolvimento e Educação O treinamento evoluiu maximizando potencialidades, sofisticando instrumentalização, aumentando os valores que pode adicionar à sociedade, sendo importante ferramenta para gestores, objeto de estudos acadêmicos que contribui para a qualificação do desempenho no trabalho. Eventos de treinamento que deixaram de ser um conjunto de ações isoladas, tornando-se integradas e vinculadas à estratégia corporativa (Salas & Cannon-Bowers, 2001) Estudiosos das teorias do desenvolvimento econômico, investigavam o desequilíbrio entre países e regiões, constatando que os fatores clássicos de produção Terra, Capital e Trabalho eram insuficientes para justificar a variação da elevação da produção e o crescimento diferenciado entre os países. Em decorrência dessa constatação, trabalhos empíricos descreveram que o crescimento da produtividade da população está relacionado, além dos fatores clássicos de produção, ao Capital Humano, um propulsor da produtividade do capital físico (Viana & Lima, 2010) Rodrigo Vieira Richter

34 S Análise da Relação entre Desejabilidade Social, Avaliações de Impacto de Treinamentos e do Método de Coleta de Dados Referencial Teórico Avaliações de Treinamento Sistemas de TD&E Rodrigo Vieira Richter 21/37

35 S Análise da Relação entre Desejabilidade Social, Avaliações de Impacto de Treinamentos e do Método de Coleta de Dados Referencial Teórico Avaliação de TD&E Variabilidade limitada do método de coleta de dados, sendo que a grande maioria emprega a utilização de questionário autorreferente (autoavaliação) e prevalência por estudos que abordam o suporte organizacional como variável preditora de impacto de treinamentos. Rodrigo Vieira Richter 22/37

36 S Análise da Relação entre Desejabilidade Social, Avaliações de Impacto de Treinamentos e do Método de Coleta de Dados Referencial Teórico Rodrigo Vieira Richter 23/37

37 S Análise da Relação entre Desejabilidade Social, Avaliações de Impacto de Treinamentos e do Método de Coleta de Dados AGENDA INTRODUÇÃO SITUAÇÃO PROBLEMA JUSTIFICATIVA OBJETIVOS REFERENCIAL TEÓRICO MODELO DE INVESTIGAÇÃO MÉTODO CRONOGRAMA Rodrigo Vieira Richter

38 S Análise da Relação entre Desejabilidade Social, Avaliações de Impacto de Treinamentos e do Método de Coleta de Dados AGENDA INTRODUÇÃO SITUAÇÃO PROBLEMA JUSTIFICATIVA OBJETIVOS REFERENCIAL TEÓRICO MODELO DE INVESTIGAÇÃO Modelo Etapas da Pesquisa MÉTODO CRONOGRAMA Rodrigo Vieira Richter

39 S Análise da Relação entre Desejabilidade Social, Avaliações de Impacto de Treinamentos e do Método de Coleta de Dados Modelo de Investigação Rodrigo Vieira Richter 24/37

40 S Análise da Relação entre Desejabilidade Social, Avaliações de Impacto de Treinamentos e do Método de Coleta de Dados Etapas de Investigação 1 - Avaliação do impacto de treinamento, em profundidade e amplitude, sobre o desempenho de egressos, e sua percepção a respeito do suporte organizacional à transferência do treinamento para situações de trabalho. 2 – Identificação do grau de desejabilidade social dos respondentes da pesquisa de avaliação do impacto do treinamento, por meio de aplicação de Escala de Desejabilidade Social de Marlowe-Crowne. 3 - Análise da relação entre o impacto em profundidade (autoavaliação e heteroavaliação), impacto em amplitude (autoavaliação e heteroavaliação) suporte organizacional à transferência do aprendido, grau de desejabilidade social, características sociodemográficas e funcionais. 4 - Comparação de resultados de pesquisa de avaliação de treinamento com método de coleta de dados diferenciado quanto ao anonimato (implícito e explícito) e meio de aplicação (eletrônico e impresso). Rodrigo Vieira Richter 25/37

41 S Análise da Relação entre Desejabilidade Social, Avaliações de Impacto de Treinamentos e do Método de Coleta de Dados AGENDA INTRODUÇÃO SITUAÇÃO PROBLEMA JUSTIFICATIVA OBJETIVOS REFERENCIAL TEÓRICO MODELO DE INVESTIGAÇÃO MÉTODO CRONOGRAMA Rodrigo Vieira Richter

42 S Análise da Relação entre Desejabilidade Social, Avaliações de Impacto de Treinamentos e do Método de Coleta de Dados AGENDA INTRODUÇÃO SITUAÇÃO PROBLEMA JUSTIFICATIVA OBJETIVOS REFERENCIAL TEÓRICO MODELO DE INVESTIGAÇÃO MÉTODO CRONOGRAMA Rodrigo Vieira Richter

43 S Análise da Relação entre Desejabilidade Social, Avaliações de Impacto de Treinamentos e do Método de Coleta de Dados Método Contexto Empresa Financeira Relevância econômica e regional Universidade Corporativa 120 mil funcionários Investimentos de R$ 450 milhões Oferece 300 cursos Presente em 20 países 3 milhões de treinamentos concluídos Rodrigo Vieira Richter 26/37

44 S Análise da Relação entre Desejabilidade Social, Avaliações de Impacto de Treinamentos e do Método de Coleta de Dados Método Contexto Sistema de Avaliação de Treinamento Avalia o impacto de dois cursos semestralmente, tendo como critério de escolha: 1 – Maior Volume de recursos 2 – Maior quantidade de profissionais capacitados 3 – Prioridade de cursos destinados à área comercial 4 – Vinculação à estratégia corporativa Avaliação do Impacto em Profundidade e Amplitude Autoavaliação (fonte principal) e Heteroavaliação (fonte secundária) Análise do material e dos desempenhos esperados no trabalho após a realização do treinamento Rodrigo Vieira Richter 27/37

45 S Análise da Relação entre Desejabilidade Social, Avaliações de Impacto de Treinamentos e do Método de Coleta de Dados Método Contexto Rodrigo Vieira Richter

46 S Análise da Relação entre Desejabilidade Social, Avaliações de Impacto de Treinamentos e do Método de Coleta de Dados Método Contexto Rodrigo Vieira Richter 28/37

47 S Análise da Relação entre Desejabilidade Social, Avaliações de Impacto de Treinamentos e do Método de Coleta de Dados Método Etapas Avaliação do impacto de treinamento, em profundidade e amplitude, sobre o desempenho de egressos, e sua percepção a respeito do suporte organizacional à transferência do treinamento para situações de trabalho. Espera-se que, devido ao histórico de avaliações perceptuais positivas do impacto dos treinamentos na organização, o treinamento afete positivamente o desempenho dos egressos e respectivos gestores. Identificação do grau de desejabilidade social dos respondentes da pesquisa de avaliação do impacto do treinamento, por meio de aplicação de Escala de Desejabilidade Social de Marlowe-Crowne. Análise da relação entre o impacto em profundidade (autoavaliação e heteroavaliação), impacto em amplitude (autoavaliação e heteroavaliação) suporte organizacional à transferência do aprendido, grau de desejabilidade social, características sociodemográficas e funcionais. Além da análise da relação entre as variáveis será realizada a comparação de resultados de pesquisa de avaliação de treinamento com método de coleta de dados diferenciada (abordagem quantitativa) quanto ao anonimato (implícito e explícito) e meio de aplicação (eletrônico e impresso). Rodrigo Vieira Richter

48 S Análise da Relação entre Desejabilidade Social, Avaliações de Impacto de Treinamentos e do Método de Coleta de Dados Método Estratégias de Pesquisas Avaliar o Impacto em Amplitude e Profundidade de treinamento corporativo oferecido pela organização na qual será realizado o estudo de caso, por meio de autoavaliação pelos egressos e heteroavaliação pelos respectivos gestores. Treinamento: a definir Público: egressos (6 a 12 meses) e gestores Instrumento: questionário de IA, IP e Suporte Organizacional Coleta de Dados: 4 grupamentos (meio e anonimato) Análise: descritiva e inferencial Rodrigo Vieira Richter 29/37

49 Estratégias de Pesquisas
Análise da Relação entre Desejabilidade Social, Avaliações de Impacto de Treinamentos e do Método de Coleta de Dados Método Estratégias de Pesquisas Avaliar o Impacto em Amplitude e Profundidade de treinamento corporativo oferecido pela organização na qual será realizado o estudo de caso, por meio de autoavaliação pelos egressos e heteroavaliação pelos respectivos gestores. Coleta de Dados MEIO DE APLICAÇÃO Eletrônico Anonimato Explícito Impresso Anonimato Explícito ANONIMATO Eletrônico Anonimato Implícito Impresso Anonimato Implícito Rodrigo Vieira Richter 30/37

50 S Análise da Relação entre Desejabilidade Social, Avaliações de Impacto de Treinamentos e do Método de Coleta de Dados Método Estratégias de Pesquisas Identificar o grau de necessidade de aceitação social dos respondentes da pesquisa de avaliação dos resultados do treinamento, por meio de Escala de Desejabilidade Social de Marlowe-Crowne (1960). Público: mesmos participantes Instrumento: Escala de Desejabilidade Social de Marlowe-Crowne Coleta de Dados: 4 grupamentos (meio e anonimato) Análise: descritiva Rodrigo Vieira Richter 31/37

51 S Análise da Relação entre Desejabilidade Social, Avaliações de Impacto de Treinamentos e do Método de Coleta de Dados Escala de Desejabilidade Social de MC Rodrigo Vieira Richter 32/37

52 Estratégias de Pesquisas
Análise da Relação entre Desejabilidade Social, Avaliações de Impacto de Treinamentos e do Método de Coleta de Dados Método Estratégias de Pesquisas Analisar a existência de relação entre o grau de necessidade de aceitação social dos respondentes e a percepção do impacto em profundidade e em amplitude do treinamento e do suporte organizacional. Comparar o resultado das autoavaliações e heteroavaliações do treinamento a partir de dados coletados por quatro procedimentos distintos, variados quanto ao meio (eletrônico ou impresso) e anonimato (implícito ou explícito), de forma a analisar se o método empregado na coleta de dados influencia o resultado decorrente. Rodrigo Vieira Richter 33/37

53 S Análise da Relação entre Desejabilidade Social, Avaliações de Impacto de Treinamentos e do Método de Coleta de Dados Rodrigo Vieira Richter 34/37

54 S Análise da Relação entre Desejabilidade Social, Avaliações de Impacto de Treinamentos e do Método de Coleta de Dados IAA1: Impacto em Amplitude Autoavaliação Grupo 1(Questionário Eletrônico e Anonimato Implícito) IAA2: Impacto em Amplitude Autoavaliação Grupo 2(Questionário Eletrônico e Anonimato Explícito) IAA3: Impacto em Amplitude Autoavaliação Grupo 3(Questionário Impresso e Anonimato Implícito) IAA4: Impacto em Amplitude Autoavaliação Grupo 4(Questionário Impresso e Anonimato Implícito) IAH1:Impacto em Amplitude Heteroavaliação Grupo 1(Questionário Eletrônico e Anonimato Implícito) IAH2:Impacto em Amplitude Heteroavaliação Grupo 2(Questionário Eletrônico e Anonimato Explícito) IAH3:Impacto em Amplitude Heteroavaliação Grupo 3(Questionário Impresso e Anonimato Implícito) IAH4:Impacto em Amplitude Heteroavaliação Grupo 4(Questionário Impresso e Anonimato Implícito) IPA1:Impacto em ProfundidadeAutoavaliação Grupo 1(Questionário Eletrônico e Anonimato Implícito) IPA2:Impacto em Profundidade Autoavaliação Grupo 2(Questionário Eletrônico e Anonimato Explícito) IPA3:Impacto em Profundidade Autoavaliação Grupo 3(Questionário Impresso e Anonimato Implícito) IPA4:Impacto em ProfundidadeAutoavaliação Grupo 4(Questionário Impresso e Anonimato Implícito) IPH1:Impacto em ProfundidadeHeteroavaliação Grupo 1(Questionário Eletrônico e Anonimato Implícito) IPH2:Impacto em Profundidade Heteroavaliação Grupo 2(Questionário Eletrônico e Anonimato Explícito) IPH3:Impacto em Profundidade Heteroavaliação Grupo 3(Questionário Impresso e Anonimato Implícito) IPH4:Impacto em Profundidade Heteroavaliação Grupo 4(Questionário Impresso e Anonimato Implícito) SupOrg: Suporte Organizacional à Transferência do Aprendido GDS1: Grau de Desejabilidade Social Grupo 1 GDS2:Grau de Desejabilidade Social Grupo 2 GDS3:Grau de Desejabilidade Social Grupo 3 GDS4:Grau de Desejabilidade Social Grupo 4 Sexo: Masculino ou Feminino Cargo: Gerencial ou Não Gerencial TempoEmp: Tempo de serviço na empresa, em anos Idade: Idade, em anos Formação: Grau de formação dos respondentes. Rodrigo Vieira Richter 35/37

55 S Análise da Relação entre Desejabilidade Social, Avaliações de Impacto de Treinamentos e do Método de Coleta de Dados Método Estratégias de Pesquisas Abordagem Qualitativa dos Resultados Quantitativos Entrevista em Grupo Confrontação dos participantes com os resultados obtidos nas etapas anteriores e solicitação de livre manifestação a respeito das informações repassadas. Rodrigo Vieira Richter 36/37

56 S Análise da Relação entre Desejabilidade Social, Avaliações de Impacto de Treinamentos e do Método de Coleta de Dados AGENDA INTRODUÇÃO SITUAÇÃO PROBLEMA JUSTIFICATIVA OBJETIVOS REFERENCIAL TEÓRICO MODELO DE INVESTIGAÇÃO MÉTODO CRONOGRAMA Rodrigo Vieira Richter

57 S Análise da Relação entre Desejabilidade Social, Avaliações de Impacto de Treinamentos e do Método de Coleta de Dados AGENDA INTRODUÇÃO SITUAÇÃO PROBLEMA JUSTIFICATIVA OBJETIVOS REFERENCIAL TEÓRICO MODELO DE INVESTIGAÇÃO MÉTODO CRONOGRAMA Rodrigo Vieira Richter

58 S Análise da Relação entre Desejabilidade Social, Avaliações de Impacto de Treinamentos e do Método de Coleta de Dados Cronograma Julho/2015 • preparação e encaminhamento de instrumentos Agosto/setembro 2015 • análise dos resultados quantitativos obtidos • realização de entrevistas Outubro/2015 • análise dos resultados conjuntos (quali e quanti) Novembro/2015: • finalização e defesa do trabalho. Rodrigo Vieira Richter 37/37


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