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CURSO DE ATUALIZAÇÃO PARA MAGISTRADOS PARA MAGISTRADOSAJURIS “A dinâmica da dependência química e o atendimento do autor do fato no Juizado Especial Criminal”

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Apresentação em tema: "CURSO DE ATUALIZAÇÃO PARA MAGISTRADOS PARA MAGISTRADOSAJURIS “A dinâmica da dependência química e o atendimento do autor do fato no Juizado Especial Criminal”"— Transcrição da apresentação:

1 CURSO DE ATUALIZAÇÃO PARA MAGISTRADOS PARA MAGISTRADOSAJURIS “A dinâmica da dependência química e o atendimento do autor do fato no Juizado Especial Criminal” Porto Alegre, 16 abril 2009 Loreci Menna Barreto, Psicóloga Centro Wallace Mandell – 33363409 loreci@terra.com.br

2 “...O tratamento para a cessação do uso de drogas só funciona se o paciente quiser...” Mito ou Fato?

3 “... de forma geral, muito pouco tratamento é totalmente voluntário...” WHO, 1999 Por que?

4  Características das substâncias Local de ação Tipo de ação  Características do quadro Caráter crônico e recidivante Negação Minimização Projeção Racionalização Vergonha / Culpa

5 PrazereDependência O normal e o patológico

6 “... Uma característica que define os comportamentos adictivos é que eles envolvem a busca da gratificação imediata à custa de prejuízos a longo prazo...” William Miller, 2001

7 Tratamento Voluntário Voluntário  Não Voluntário  Compulsório

8 O que fazer ? Motivar ! ! Motivar ! !

9 M o t i v a ç ã o “Pode ser definida como a probabilidade de que uma pessoa entre, continue e adote uma estratégia de mudança específica”. Conselho de Estudos Filosóficos, 1981

10 M o t i v a ç ã o  Não é uma traço inerente ao indivíduo  Depende do contexto  É necessário uma mudança na ênfase do adjetivo passivo motivado para o verbo motivar  É parte importante da tarefa do terapeuta

11  Motivar para que? Para a mudança !  Que mudança? De um comportamento adictivo para um comportamento saudável.

12 Motivar como ? Motivar como ? Abordagens motivacionais eficazes * Oferecer ORIENTAÇÃO * Remover BARREIRAS * Proporcionar ESCOLHAS * Diminuir o aspecto DESEJÁVEL do comportamento * Praticar a EMPATIA * Proporcionar FEEDBACK * Esclarecer OBJETIVOS * AJUDAR ativamente Miller, 2001

13 Diminuir o aspecto desejável do comportamento  Análise custo/benefício do comportamento - o que se ganha e o que se perde.  Mudanças nas contingências sociais que diminuem as conseqüências positivas e aumentam as conseqüências negativas do comportamento-problema.  Oportunizar ao paciente se responsabilizar pelas escolhas realizadas. Miller, 2001

14 Empatia Aceitar sem julgar, criticar ou culpar. Aceitar sem julgar, criticar ou culpar. Aceitação não é sinônimo de concordância ou aprovação; é possível aceitar e compreender a perspectiva de um paciente sem concordar com ela. Aceitação não é sinônimo de concordância ou aprovação; é possível aceitar e compreender a perspectiva de um paciente sem concordar com ela. Escuta respeitosa. Escuta respeitosa. Aceitação e respeito constroem a aliança terapêutica e estimula a auto-estima do paciente – condição fundamental para a mudança. Aceitação e respeito constroem a aliança terapêutica e estimula a auto-estima do paciente – condição fundamental para a mudança.

15 DesejoeDecisão As quatro alternativas possíveis

16 Proporcionar escolhas Justiça Instantânea Justiça Instantânea “Vivo sem Drogas” Programa de Atenção Especial ao Adolescente Infrator Usuário de Drogas ECA  Medidas protetivas e sócio-educativas Justiça Terapêutica Justiça Terapêutica Programa Judicial de Atenção Integral aos Programa Judicial de Atenção Integral aos Infratores Envolvidos com Drogas Lei 6.368  Pena de restrição de liberdade Tratamento compulsório Tratamento compulsório

17 ASPECTOS RELEVANTES NO TRATAMENTO DO INFRATOR USUÁRIO DE DROGAS Motivação Motivação Comunicação interdisciplinar Comunicação interdisciplinar Monitoramento do uso de drogas Monitoramento do uso de drogas Empatia e Re - conhecimento Empatia e Re - conhecimento

18 “Se Você tratar um indivíduo como ele é, ele permanecerá assim, mas se Você tratá-lo como se ele fosse o que deveria e poderia ser, ele se tornará o que deveria e poderia ser.” Johann Wolfang von Goethe

19 “As coisas não mudam: nós mudamos.” Henry David Thoreau

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