A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Projeto de Vida e de Transição Profissional

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Projeto de Vida e de Transição Profissional"— Transcrição da apresentação:

1 Projeto de Vida e de Transição Profissional
TAP Aula I

2 Projeto de Vida e de Transição Profissional
“Quem não sabe encontrar o caminho para seu ideal, vive de um modo mais leviano e insolente que o homem sem ideal”. (Nietzsche).

3 CONT. Daqui para frente as carreiras serão construídas por trajetória descontínuas e caracterizadas por maior instabilidade daí a necessidade de um projeto de vida, que deve ser continuamente ajustado aos novos cenários.

4 CONT. Uma observação a ser materializada em todo o planejamento do projeto, não deixe de colocar tudo por escrito para permitir a prática do PDCL (Plan, Do, Check, Learn). “Projeto de vida e carreira é uma visualização antecipada da vida e da carreira que deseja.”

5 Conceitos de carreira Fonte: Prof. Dr. Evandro Prestes Guerreiro,
Santos, UNIP

6 Cont. Fonte: Prof. Dr. Evandro Prestes Guerreiro, Santos, UNIP

7 Fonte: Prof. Dr. Evandro Prestes Guerreiro,
Santos, UNIP

8 Condicionantes da carreira

9 Percepção Fonte: Prof. Dr. Evandro Prestes Guerreiro, Santos, UNIP

10 Identidade profissional
Fonte: Prof. Dr. Evandro Prestes Guerreiro, Santos, UNIP

11 Fonte: Prof. Dr. Evandro Prestes Guerreiro,
Santos, UNIP

12 Fonte: Prof. Dr. Evandro Prestes Guerreiro,
Santos, UNIP

13 Fonte: Prof. Dr. Evandro Prestes Guerreiro,
Santos, UNIP

14 PROJETO DE VIDA E DE CARREIRA
Passo um:- Quem é você? Quais são os seus valores? Quais são os seus pontos fortes? Quais são as suas oportunidades de melhoria? Quais são as ameaças ao seu projeto? Quanto do seu tempo você vive preso ao passado? Quanto do seu tempo você dedica a pensar no futuro? Quanto do seu tempo você dedica ao presente, materializando seus sonhos em projetos?

15 CONT. Passo dois: Qual a sua razão de ser?
Qual a finalidade de sua vida, qual o significado dela? Quais as suas metas (o que pretende ser e alcançar na sua vida)? Passo três:- Autoavaliação profissional (como fez para a sua vida, faça o mesmo para sua vida profissional, levantando as suas qualidades, interesses e potencial para ocupar os vários espaços organizacionais?).

16 CONT. Passo quatro:- Estabeleça seus objetivos de vida e seus objetivos de carreira, devidamente conciliados, detalhados em metas exequíveis, definindo o que pretende alcançar em quanto tempo e como fazer em casa uma delas. Passo cinco:- Faça uma análise de quanto vai precisar de recursos monetários para realizar seus objetivos e como poderá obtê-los.

17 CONT. Passo seis:- Implemente o seu projeto de vida e de carreira, obtendo capacitação e convivência com experiências necessárias para poder aproveitar as oportunidades e alcançar as metas de vida e de carreira. Passo sete:- Analise tudo o que pode atrapalhar o seu projeto de vida e de carreira e coloque em prática ações preventivas.

18 CONT. Passo oito:- Verifique, periodicamente, em que fase do projeto está, estabelecendo um cronograma, e se há necessidade de revisão. Para a materialização de um projeto assim alguns aspectos merecem análise e reflexão. A partir de um projeto é possível estabelecer e implementar estratégias para que os objetivos e metas sejam alcançados, viabilizando a carreira e a vida pessoal. O projeto de vida e carreira tem como propósito o autoconhecimento, a materialização de sonhos por meio de metas exequíveis, além da possibilidade de compatibilizar valores pessoais e a realização como ser humano.

19 Fonte: Prof. Dr. Evandro Prestes Guerreiro,
Santos, UNIP

20 Fonte :Prof. Dr. Evandro Prestes Guerreiro,
Santos, UNIP

21 UNESCO PILARES DA EDUCAÇÃO Aprender a conhecer; Aprender a fazer;
Aprender a conviver; Aprender a ser.

22 CONT. Os pilares, desde que absorvidos, devem permitir:-
A percepção das diferenças entre pessoas, grupos ou povos; O respeito e valorização dessas diferenças; A aprendizagem a partir das diferenças A quem compete refletir sobre tais assuntos?

23 CONT. A resposta está no ser humano, integral, com várias dimensões e que acordo com CATANANTE (2002), podem ser simplificadas em: Social, conciliar ação com intenção; Emocional, tornar os relacionamentos consistentes; Racional, desenvolver a capacidade de tomar decisões assertivas; Espiritual, clarificar a razão de ser no mundo, na carreira e na vida.

24 O SER HUMANO Quando se fala de um projeto de vida e de carreira, isto, tem a ver com um ser humano, e para o qual o aspecto organização é apenas um dos ambiente onde o ser humano milita e exerce papéis. Assim o ser humano é: Consciente, pois quando interfere nas condições de um ambiente deve agir com responsabilidade; Relacional, por estar sempre em processo em interação com outros autores e deve atuar nos limites da Ética; Eterno aprendiz, pois atua num cenário de mudanças e com necessidade de se ajustar as novas variáveis; Unicidade, por ser representar a integração das várias dimensões: social, emocional, racional e espiritual.

25 CONT. Quem deve comandar o próprio destino, enfrentando desafios e aproveitando oportunidades, planejando e ajustando, quando necessário, o projeto de vida e carreira é o seu principal ator: 0 ser humano alvo das ações estabelecidas por ele mesmo, pensando no presente e no futuro. A partir da definição da responsabilidade pelo projeto, cabe trabalhar os itens propostos para o projeto.

26 CONT. Razão de ser, ou seja, qual a principal finalidade que uma pessoa quer na vida e na profissão. Objetivos, devem estar relacionados com a razão de ser. Atuam como guias para direcionar suas ações para atingir resultados imediatos e mediatos.Devem ser claros, com começo, meio e fim, descritos utilizando verbos no infinitivo,por exemplo: fazer, compras, viajar, elaborar, propor. A pessoa deve listá-los em ordem decrescente de prioridade, anotando na frente de cada um o tempo previsto para a sua realização e o que precisa ser feito para que ele seja alcançado e com que recursos. Crenças e valores, no que você acredita e como conciliar valores pessoais, familiares e profissionais.

27 VALOR De acordo com HEATH (2001) “Valor é tudo aquilo, pelo qual a pessoa é capaz de sentir, pensar e agir pelos interesses próprios, dos outros e do ambiente”. Como definir valores? Por exemplo, escreva quinze a vinte qualidades que considere muito importantes um ser humano demonstrar em seu comportamento. Descritos os valores o passo seguinte é colocá-los em ordem de importância (um mais importante) do mais importante para o menos importante,

28 Assertivo Flexível Auto - motivado Autônomo Trabalhador Habilidoso Consciente Perceptivo Confiante Cuidadoso Inteligente Honesto Comprometido Culto Comunicativo Organizado Competente Prático Competitivo Ponderado Integrado Respeitoso Cooperativo Responsável Criativo Compreensivo Curioso Autoconfiante Solidário Auto-controlado Ético Autodidata

29 Comportamento Definição Assertivo Fala e age sem hesitar. Consciente Percebe o que está acontecendo á sua volta. Comunicativo Dá e recebe informações precisas, Competitivo Gosta de atuar com rivalidade. Cooperativo Pode trabalhar com outros. Criativo Pensa em novas maneiras de fazer as coisas. Curioso Gosta de investigar, de imaginar as coisas. Solidário Sente como outros estão se sentindo. Ético Age de acordo com um código moral pessoal Perceptivo Consciente da natureza interna de alguma coisa. Inteligente Capaz de pensar de forma complexa.

30 CONT. Em relação à carreira, qual a visão do trabalho, da organização, da área onde atua quais os objetivos profissionais para os próximos um ou dois anos, cinco anos e próximos dez anos e até a aposentadoria? No caso de estar trabalhando os objetivos definidos podem ser exequíveis na organização atual ou há a necessidade de partir para organização? Como fazer a transição profissional? Como alcançar cada um dos objetivos propostos? Quais os seus pontos fortes, oportunidades para melhoria, aspectos a serem desenvolvidos, recursos disponíveis? Em função do curso que está fazendo, quais funções pode exercer?

31 Matriz SWOT (FOFA) Fonte:Prof. Dr. Evandro Prestes Guerreiro,
Santos, UNIP

32 Fonte:Prof. Dr. Evandro Prestes Guerreiro,
Santos, UNIP

33 Realização Profissional.
“Um profissional, frequentemente, é contratado por suas competências técnicas e demitidos pela falta de competências comportamentais” (Rogério Leme)”

34 Sucesso Profissional Para a maioria das pessoas, o sucesso profissional tem a ver com o exercício de uma atividade como empregado do setor privado, funcionário público, autônomo ou empresário que seja econômica e psicologicamente satisfatória, que proporcione uma contribuição para a sociedade e que sustente uma vida pessoal e familiar saudável.

35 Cont. A necessidade de realização motiva as pessoas a buscar atividades desafiantes que muitas vezes consistem no controle de fatores externos adversos, têm a necessidade de fazer com que as coisas aconteçam.

36 Matriz de avaliação da vida pessoal e profissional.
Tabela III – Avaliação da Vida Pessoal e Profissional Dimensões Ruim (1) Regular (2) Bom (3) Ótimo (4) Total Financeira Saúde física Saúde mental Amizades Espiritualidade Família Profissional Lazer Relacionamento familiar Relacionamento profissional

37 Analise o resultado Para fazer acontecer há a necessidade de descobrir o que fazer e como ser bem sucedido, orientando as suas ações na direção certa, saber qual a importância da sua atividade, analisar ao ambiente interno e externo, identificar suas fragilidades e estabelecer ações de redução e/ou inibição das mesmas. Para a realização profissional também há a necessidade de conseguir que os outros façam as coisas como e quando se quer, de adequar mudanças profissionais e de vida, de obter cooperação e ação.

38 Cont. A vida pessoal e a profissional podem ser desdobradas em dimensões que são consideradas importantes e que devem ser alvo de avaliação. Preencha a matriz apresentada anteriormente, quantifique e aquelas dimensões com menor pontuação devem merecer uma atenção maior, identificando as causas que devem ser trabalhadas

39 Você O projeto de carreira além de procurar assegurar a sobrevivência do profissional, contribuirá e muito para que ele atinja desenvolvimento e crescimento em sua carreira, impactando o seu projeto de vida, garantindo sua empregabilidade, impedindo- o de correr o risco não só da estagnação, mas também de não ser excluído do mercado.

40 Cont. O principal responsável pela elaboração do projeto de carreira, é o próprio profissional. Apenas você saberá os seus anseios, necessidades, objetivos, desejos e aonde espera chegar.

41 Cont. É preciso colocar no papel quais são os seus anseios, objetivos, metas, habilidades, competências, atitudes, comportamentos e conhecimentos. Faz necessário identificar seus pontos fracos e fortes, quais estratégias traçar para transformar seus pontos fracos em fortes e crescer e refletir sobre as oportunidades e ameaças do mercado trabalho, aplicando em caráter individual os conhecimentos adquiridos da Matriz SWOT.

42 Cont. O projeto de carreira é um roteiro que irá contribuir e muito para o desenvolvimento e evolução do profissional, uma vez que terá suas metas escritas e de forma clara e definida; portanto, deverá ser monitorado sistematicamente, reformulado e atualizado, e o profissional deverá ficar sempre atento quanto às metas almejadas e persegui-las sempre, para assim, obter êxito quanto às ações traçadas.

43 cont. Talvez, ao final de seu plano, o profissional se depare, como por exemplo, que para alcançar o que espera, deverá migrar de um departamento para outro, de um cargo para outro e/ou até de uma empresa para outra, e então, torna-se necessário fazer o seu currículo e enviá-lo às empresas - alvo para assim, viabilizar a concretização de seu plano.

44 Cont. Alguns sinais da estagnação são bem claros, fazem com que o profissional perca a motivação, entre em stress, sinta-se mal, o mal estar é permanente, podendo ocasionar até doenças psicológicas, com sensíveis reações desfavoráveis no organismo. Até agora se o assunto for começar uma carreira, podem surgir momentos que o seu projeto deixa de ser de carreira mas sim de transição profissional. Quando o profissional olha para seus contemporâneos e analisa que aqueles que atuavam no mesmo nível e mesma área estão sendo promovidos (ascensão vertical) ou indo atuar em funções com maior valor agregado e ele permanece no mesmo lugar, na mesma posição é a hora de repensar a sua vida profissional.

45 É preciso agir e fazer por merecer
Precisa demonstrar dedicação, lealdade, comprometimento, pro atividade e ser um profissional com resultados positivos e de preferência mensuráveis. Se a organização, entretanto, não propiciar o retorno esperado é hora de mudar de time. Leia e reflita sobre algumas dicas para sair do marasmo:

46 Cont. Aumente a sua visibilidade; Torne conhecidos os seus resultados;
Estude caminhos para melhorar tecnicamente seu desempenho; Coloque-se à disposição para fazer trabalho extra; Participe de treinamentos em sua área de ação, com entusiasmo; Peça conselhos para seus colegas e chefes de como melhorar seu desempenho; Ajude os demais nas suas dificuldades pessoais; Melhore seu  relacionamento interpessoal.

47 Fonte:Prof. Dr. Evandro Prestes Guerreiro
Santos, UNIP

48 Resumo A aula I começa com a conceituação de Sucesso Profissional, que ela em consideração o equilíbrio entre trabalho, vida pessoal e vida familiar, sob as óticas materiais, psicológicas e sociais. Discute a integração entre projeto de vida e projeto de carreira. Propõe um modelo de plano de vida e carreira que deve começar a ser elaborado e com conclusão ao final da disciplina. Conceitua a questão da realização profissional.

49 Exercício resolvido Analise as afirmativas a seguir e escolha a alternativa que reúne as afirmativas corretas sobre a importância do papel da educação e que representam os pilares que fundamental esse papel, de acordo com preconizado pela UNESCO : I)Aprender a conhecer; II)Aprender a querer; III)Aprender a fazer; IV)Aprender a ser; V)Aprender a conviver. Assinale a alternativa correta: A)Estão corretas apenas I, II, III, IV; B) Estão corretas apenas II, III, IV, V; C )Estão corretas apenas II, IIII, IV; D)Estão corretas apenas II, IV ,V; E)Estão corretas apenas I, III, IV, V.

50 SOLUÇÃO Resposta: Alternativa E de acordo com o texto e transcrito a seguir: “Para isso é importante o papel da educação que de acordo com a UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, está fundamentadas em quatro pilares: Aprender a conhecer, ou seja, aprender a aprender; Aprender a fazer, mobilizar os conhecimentos para a resolução de problemas; Aprender a conviver, ou seja, relacionar-se; Aprender a ser, ou seja, a via que integra os pilares anteriores.”


Carregar ppt "Projeto de Vida e de Transição Profissional"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google