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POR DENTRO DA NOTÍCIA OBJETIVO CONHECER COMO A MÍDIA TRABALHA AS INFORMAÇÕES QUE SE TRANSFORMARÃO EM NOTÍCIA.

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1 POR DENTRO DA NOTÍCIA OBJETIVO CONHECER COMO A MÍDIA TRABALHA AS INFORMAÇÕES QUE SE TRANSFORMARÃO EM NOTÍCIA.

2 POR DENTRO DA NOTÍCIA POR QUÊ? UMA FONTE DE INFORMAÇÃO QUE CONHECE A FORMA DE TRABALHAR DA MÍDIA, AMENIZA DISTORÇÕES NA FORMATAÇÃO DA NOTÍCIA.

3 NOTÍCIA Notícia se faz com gente ou fatos interessantes: l Há novidade? l É diferente? l É único, o maior, o menor, o mais velho? l Tem interesse humano?

4 NOTÍCIA Notícia é uma informação atual, e nada desperta menos interesse na mídia ou no público do que fatos velhos e ultrapassados.

5 COMUNICAÇÃO COMUNICAÇÃO EFETIVA C / C / C CLAREZA: “FALAR E SER ENTENDIDO” COERÊNCIA: “DIZER COISA COM COISA” CONCISÃO: “FALAR POUCO E DIZER MUITO”

6 OPINIÃO PÚBLICA “A opinião pública, há alguns anos, é o mais importante agente político do país.” Luís Nassif - Jornalista

7 COMUNICADO Os critérios para aproveitamento dos comunicados são: interesse público (ao público do veículo); ser novidade; informação suficiente; exclusividade; adequação.

8 COMUNICADO PRESS-RELEASE Texto informativo distribuído por uma instituição privada ou governamental, para uso facultativo da imprensa, para divulgação gratuita entre as notícias publicadas pelo veículo. Caracteriza-se por não ser muito extenso e por ser enviado, simultaneamente, a todos os veículos cuja linha editorial comporte a abordagem do tema a que se refere.

9 Três itens são essenciais num Release: Interesse, clareza e síntese. Coloque as informações principais no primeiro parágrafo. Se possível na primeira frase. Depois dedique-se aos detalhes em ordem decrescente de importância. Seja breve não omisso. Seja preciso com relação às datas, nomes de lugares, nomes de pessoas e números. Dizer claramente usando o mínimo de palavras. O editor recebe muitos releases e não tem muito tempo.

10 O público precisa saber: a)O que acontece (ou vai acontecer) b)Onde c)Quando d)Como (informações secundárias) e)Por quê (motivos)

11 PRESS RELEASE Navio brasileiro regressa ao Haiti O Navio de Desembarque de Carros de Combate "Mattoso Maia" partirá amanhã, dia 18, do Rio de Janeiro com destino ao Haiti transportando parcela dos militares que comporão o segundo contingente brasileiro da Força de Paz que atua pela reconstrução do Haiti. A ajuda humanitária ao Haiti será composta de cerca de 160 toneladas de alimento, água e itens de vestuário. O navio transportará de cerca de 250 fuzileiros navais da Marinha e militares do Exército, além da maioria do material da Força de Estabilização brasileira que substituirá ou complementará o existente naquele País, incluindo 44 veículos dos mais diferentes tipos, como UNIMOG e Land Rover, e 6 conteineres carregados de equipamentos e suprimentos. A viagem durará cerca de 18 dias. Após realizar o desembarque desse material e prestar o apoio à tropa brasileira, o navio regressará ao Brasil, com previsão de chegada em 3 de janeiro, no Rio de Janeiro, trazendo parte do primeiro contingente brasileiro, que, desde junho, se encontra naquele País. Conheça mais detalhes Mensagem do Comandante da Marinha por ocasião da partida do navio Palavras do Comandante de Operações Navais por ocasião da partida do navio

12 Fotografias “ Uma imagem vale por mil palavras” Saiba reconhecer o valor das boas fotos, com bastante movimento. Preferência com as pessoas fazendo alguma coisa. Evite fotografar só máquinas e fabricas.

13 COMUNICADO NOTA À IMPRENSA Declaração escrita, oficial, emitida pelo governo ou qualquer instituição pública ou privada, distribuída à imprensa. Destina-se a prestar esclarecimentos ao público, firmando a posição da instituição com relação a determinado fato.

14 NOTA A IMPRENSA MARINHA DO BRASIL SERVIÇO DE RELAÇÕES PÚBLICAS DA MARINHA "NOTA À IMPRENSA" Brasília, 17 de maio de 2005. Acidente a bordo do Navio-Aeródromo "São Paulo“ A Marinha do Brasil (MB) lamenta informar a ocorrência de um acidente a bordo do Navio-Aeródromo “São Paulo”, em operação no mar, nas proximidades do Rio de Janeiro, na manhã de hoje. A ruptura de uma rede de vapor, em uma das praças de máquinas do navio, causou o falecimento de um tripulante e ferimentos em mais sete (7), dos quais três (3) inspiram maiores cuidados. O navio já iniciou a evacuação dos vitimados para o Hospital Naval Marcílio Dias, utilizando helicópteros, e está regressando para o Rio de Janeiro. A MB só divulgará os nomes dos acidentados após as suas famílias terem sido comunicadas. As causas do acidente serão apuradas por Inquérito Policial Militar, a ser instaurado, e informações posteriores serão divulgadas tão logo disponíveis. [1] PAULO RICARDO MÉDICI Capitão-de-Mar-e-Guerra Diretor do SRPM [1] [1] SRPM - Esplanada dos Ministérios, Bloco N, 3 o Andar, Brasília, DF, CEP 70.055-900, Telefone: (61) 429-1021 Fax: (61) 429-1027

15 PORTA-VOZ PESQUISA Características do Porta-Voz ideal (por prioridade) l 1º l 1º Relacionamento com jornalistas; l 2º l 2º Agilidade nas respostas; l 3º l 3º Qualidade no material encaminhado; l 4º l 4º Conhecimento do funcionamento da imprensa; l 5º l 5º Conhecimento do assunto divulgado.

16 FATORES DE SUCESSO Deve-se prever uma comunicação praticamente instantânea com a mídia e encontrar estratégias para apresentar respostas rapidamente e da melhor maneira possível. Desconsiderar a mídia é enfrentar um inimigo mais forte (naquele momento), no campo adversário. ATENÇÃO NO TRATAMENTO DA MÍDIA

17 FATORES DE SUCESSO SENSIBILIZAR A OPINIÃO PÚBLICA Deve entender a importância do apoio público. Para assegurar que esse apoio seja obtido, o porta-voz deve transmitir uma mensagem consistente. Esta envolve o fornecimento de relatos dos eventos importantes de maneira precisa e oportuna.

18 FATORES DE SUCESSO Não podemos ser pautados apenas pelo timing da mídia. O tempo do jornalismo só existe no jornalismo e para os jornalistas. Sugestão: cadenciar as informações e seguir uma linha única de raciocínio. Não entrar no tiroteio de informações. Revelar apenas o que é essencial. O antídoto contra as especulações é a informação. O discurso tem que ser único.

19 FATORES DE SUCESSO Os membros do time de comunicação devem ser continuamente informados acerca dos desenvolvimentos e dos desdobramentos do problema. Membros inadequadamente informados têm muito mais chances de liberar informações incorretas.

20 OBSTÁCULOS AO SUCESSO Insensibilidade diante das preocupações com a opinião pública; Comunicação deficiente, particularmente se as ações não forem sustentadas com ações práticas; Resposta defensiva, lenta ou indevida; Ênfase em argumentos técnicos; Evasivas, ao invés de respostas realistas e atenciosas.

21 ESTRATÉGIAS DE ATUAÇÃO - QUEM SAI NA FRENTE DEFINE A ABORDAGEM. - NÃO HÁ TEMPO A PERDER COM ELABORADOS ESTUDOS DE SITUAÇÃO. Lembre-se que numa emergência a primeira preocupação é tentar salvar vidas e saber se há sobreviventes.

22 ESTRATÉGIAS DE ATUAÇÃO Existem situações em que a liberação prematura de informações pode comprometer o andamento das operações e/ou investigações, colocando em perigo a vida do pessoal envolvido, a vida de pessoas inocentes ou revelando conclusões imprecisas.

23 Quando se é protagonista de uma crise de imagem, tudo passa a ser suspeito. As informações devem ser transmitidas à imprensa no seu tempo certo. Toda vez que a mídia exagerar em algo, tentar esclarecer a situação para que o assunto volte a níveis aceitáveis de dúvida. Esconder-se é um risco maior do que expor- se. Existe a hora de apanhar e existe a hora de reagir. ESTRATÉGIAS DE ATUAÇÃO

24 Falar na hora certa e não mentir são os dois princípios básicos a nortear a administração de uma crise. ESTRATÉGIAS DE ATUAÇÃO Embora o tema fundamental das mensagens deva ser consistente, o conteúdo, a ênfase e a forma de apresentação deverão variar de acordo com a audiência.

25 DE CARA COM A MÍDIA Ao atender a imprensa, estar preparado, da melhor forma possível, para responder aos seguintes questionamentos: O que aconteceu? Por que aconteceu? Quais as providências adotadas após o ocorrido? O que será feito para que não aconteça de novo?

26 DE CARA COM A MÍDIA Crise pode ser sinônimo de oportunidade: ela oferece uma grande chance para a demonstração cabal de competência. Fale com segurança. Seja firme, mas não agressivo. Não ofenda, até porque todos têm “vidraças”.

27 DE CARA COM A MÍDIA Numa crise existem dois pólos: ou você é “vilão” ou você é “mocinho”.

28 DE CARA COM A MÍDIA Características das Forças Armadas: Credibilidade Eficiência quando empregada Atenção ao público interno Intransigência com o ilícito Verdade Agilidade

29 DE CARA COM A MÍDIA PESQUISA QUE PERFIL DE PORTA-VOZ É MAIS ÚTIL PARA O JORNALISTA? 74,9% - Aquele que atua em todo o processo, sugerindo pautas e ajudando a conseguir ganchos e personagens. 12,2% - Aquele que ajuda apenas quando é solicitado. 11,1% - Aquele que apenas faz a ponte entre a fonte e o jornalista. 01,8% - Aquele que simplesmente encaminha as informações.

30 DE CARA COM A MÍDIA Discuta apenas fatos. FALAR É UMA ARMA! Respeite a notícia ou sugestão de pauta fornecida por você em primeira-mão. Seja ético. Se prometer algo, cumpra. Trabalhe sempre com seriedade.

31 DE CARA COM A MÍDIA Na dúvida, a melhor resposta é: Eu não sei, vou verificar. Para perguntas reservadas, a melhor resposta é: Essa informação é classificada. E EXPLIQUE CLARAMENTE O PORQUÊ.

32 DE CARA COM A MÍDIA Esteja preparado para ataques: espere hostilidades e golpes baixos de seus opositores. Suas pesquisas, métodos, finanças, e até sua sanidade mental podem ser questionados. Fique frio, tente antecipar-se o máximo possível às críticas aproveitando a oportunidade para enfatizar sua própria versão.

33 DE CARA COM A MÍDIA “O rádio é o canal pelo qual os moradores sem recursos conseguem reivindicar direitos.” Maristela Maffei - jornalista O rádio é um veículo que surpreende pela rapidez com que chega à notícia, haja vista a facilidade de locomoção do jornalista e os meios necessários ao trabalho. As rádios alimentam os pauteiros dos jornais e das televisões, aqueles profissionais que preparam o cardápio de assuntos que vão ter espaço no noticiário. Todos os veículos fazem rádio-escuta.


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