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CÓDIGO DE ÉTICA EMPRESARIAL

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Apresentação em tema: "CÓDIGO DE ÉTICA EMPRESARIAL"— Transcrição da apresentação:

1 CÓDIGO DE ÉTICA EMPRESARIAL
CONCEITO: É um instrumento de realização dos princípios, visão e missão da empresa. Serve para orientar as ações de seus colaboradores; Explicitar a postura social da empresa em face dos diferentes públicos com o qual interage.

2 CÓDIGO DE ÉTICA EMPRESARIAL
CONTEÚDO: O conteúdo do código de ética é formado de um conjunto de políticas e práticas específicas, abrangendo os campos mais vulneráveis, reunido em relatório.

3 CÓDIGO DE ÉTICA EMPRESARIAL
TÓPICOS ABORDADOS NUM CÓDIGO DE ÉTICA: - Respeito às leis do país; Conflito de interesses; Proteção do patrimônio da instituição; Transparência nas comunicações internas e com os stakeholders da organização;

4 CÓDIGO DE ÉTICA EMPRESARIAL
TÓPICOS ABORDADOS NUM CÓDIGO DE ÉTICA: Denúncia; Prática de suborno; Corrupção em geral; As relações com os funcionários: processo de contratação; desenvolvimento profissional; lealdade entre os funcionários; respeito entre chefes e subordinados;

5 CÓDIGO DE ÉTICA EMPRESARIAL
TÓPICOS ABORDADOS NUM CÓDIGO DE ÉTICA: As relações com os funcionários: saúde e segurança; comportamento da empresa nas demissões; propriedade da informação; assédio profissional e sexual; alcoolismo, drogas.

6 CÓDIGO DE ÉTICA EMPRESARIAL
PROBLEMAS ÉTICOS DE MAIOR CONHECIMENTO PÚBLICO: Relações com os consumidores (sujeitos aos enquadramentos da lei de defesa do consumidor): propaganda e comunicação; qualidade no atendimento; reparação de danos.

7 CÓDIGO DE ÉTICA EMPRESARIAL
PROBLEMAS ÉTICOS DE MAIOR CONHECIMENTO PÚBLICO: Participação da empresa na comunidades: relações com sindicatos; relações com outros órgãos; relações com o governo; relações com os clientes.

8 CÓDIGO DE ÉTICA EMPRESARIAL
VANTAGENS DE UM CÓDIGO DE ÉTICA: Fortalecimento da imagem da organização; Oportunidade de aumentar a integração entre os funcionários, estimulando o comprometimento; Uniformização de critérios na empresa;

9 CÓDIGO DE ÉTICA EMPRESARIAL
VANTAGENS DE UM CÓDIGO DE ÉTICA: Serve de parâmetro para a solução de conflitos: protege o trabalhador; protege a empresa.

10 CÓDIGO DE ÉTICA EMPRESARIAL
RELACIONAMENTO DA ÉTICA EMPRESARIAL: Partes internas: colaboradores; Partes externas: acionistas, governo, clientes, fornecedores, concorrentes, sociedade em geral.

11 CÓDIGO DE ÉTICA EMPRESARIAL
PRÁTICAS QUESTIONÁVEIS: Maquiagem em balanços; Desvios de dinheiro; Suborno; Informações privilegiadas; Degradação do meio ambiente.

12 CÓDIGO DE ÉTICA EMPRESARIAL
CUSTOS DO CLIMA ÉTICO DESFAVORÁVEL: Reputação empresarial negativa; Deterioração das relações internas e externas; Declínio da produtividade; Inibição de criatividade; Alta rotatividade de funcionários;

13 CÓDIGO DE ÉTICA EMPRESARIAL
CUSTOS DO CLIMA ÉTICO DESFAVORÁVEL: Faltas ao trabalho; Sistema de informação ineficiente; Pagamento de multas/indenizações; Processos criminais; Desvalorização do valor das açoes no mercado.

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PROCESSO ÉTICO EMPRESARIAL REQUER: Formulação e implantação do código de ética: - estabelecer padrões de conduta e formar consciência profissional de acordo com os valores da organização. - orientação para a resolução de conflitos.

15 CÓDIGO DE ÉTICA EMPRESARIAL
PROCESSO ÉTICO EMPRESARIAL REQUER: 2. Gerenciamento: - conduzir, monitorar, divulgar a observância ao código de ética em todos os níveis da organização. - criar incentivos que promovam boas práticas organizacionais.

16 CÓDIGO DE ÉTICA EMPRESARIAL
PROCESSO ÉTICO EMPRESARIAL REQUER: Gerenciamento: - criação de um comitê de ética. - auditoria ética (auditoria interna). - seleção de pessoal (competência, inteligência, integridade.

17 CÓDIGO DE ÉTICA EMPRESARIAL
PROCESSO ÉTICO EMPRESARIAL REQUER: 3. Treinamento: - programas para desenvolver a sensibilidade e condições de reflexão sobre conflitos éticos, ressaltando os aspectos positivos da conduta ética empresarial.

18 CÓDIGO DE ÉTICA EMPRESARIAL
PROCESSO ÉTICO EMPRESARIAL REQUER: 4. Comunicação: - divulgação. - apoio à conduta. - assessoria nas decisões.

19 CÓDIGO DE ÉTICA EMPRESARIAL
DILEMA ÉTICO: - Surge numa situação em que cada alternativa de escolha ou comportamento é indesejável por causa do potencial de conseqüências prejudiciais à ética.

20 CÓDIGO DE ÉTICA EMPRESARIAL
DILEMA ÉTICO COMUNS: Ganância; Não repor aquilo que tirou o meio ambiente, dos empregados, da empresa; Mentir, por omissão, aos empregados para o bem do negócio;

21 CÓDIGO DE ÉTICA EMPRESARIAL
DILEMA ÉTICO COMUNS: Não assumir responsabilidade por práticas danosas, intencionais ou não; Má qualidade; Inadimplência ou fralde Humilhação das pessoas; Favoritismo; Acordos de preços.

22 CÓDIGO DE ÉTICA EMPRESARIAL
FATORES QUE AFETAM ESCOLHAS ÉTICAS: O administrador Nível 1: pré-convencional: age em interesse próprio. Nível 2: convencional: apóia as leis. Nível 3: pós-convencional: segue princípios próprios da justiça e do que é certo.

23 CÓDIGO DE ÉTICA EMPRESARIAL
FATORES QUE AFETAM ESCOLHAS ÉTICAS: A organização Os valores adotados dentro das organizações são importantes, especialmente quando compreendemos que a maioria das pessoas está no nível 2 do desenvolvimento moral.

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CONDUTA ÉTICA: A conduta ética empresarial vai além do simples cumprimento da lei. Empresas sensíveis, não voltadas apenas para a produção e lucros. Preocupação com a solução de problemas ambientais e sociais.

25 CÓDIGO DE ÉTICA EMPRESARIAL
CONDUTA ÉTICA: Ética como fator de bons negócios e lucro. Atitudes éticas dá bons resultados. Padrões éticos significam bons negócios a longo prazo.

26 CÓDIGO DE ÉTICA EMPRESARIAL
A necessidade de sobrevivência impõe as empresas uma urgente retomada de atitudes e valores éticos. Padrões éticos significam bons negócios e parceiros a longo prazo.

27 CÓDIGO DE ÉTICA EMPRESARIAL
Recentemente surgiu uma relação de parceria entre dois domínios aparentemente incompatíveis: o lucro e a ética.

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MODOS DE REGULAÇÃO DO COMPORTAMENTO ÉTICO: Ética: regulação do comportamento que provém do indivíduo. Moral: é um conjunto de regras, valores e proibições vindas do exterior do homem. Costumes: são formas de pensar e de viver no seio de um grupo, regidos por regras informais.

29 CÓDIGO DE ÉTICA EMPRESARIAL
MODOS DE REGULAÇÃO DO COMPORTAMENTO ÉTICO: Direito: caráter obrigatório e normativo sendo regulador das relações humanas. Deontologia: dever de cumprir regras estabelecidas num código.

30 CÓDIGO DE ÉTICA EMPRESARIAL
Empresa: ação honesta com seus stakeholders (clientes, fornecedores, sócios, funcionários, governo, a sociedade como um todo). Empresas desenvolvem sua ética no contato com a sociedade, através de: Códigos de conduta ética; Regulamentos; Responsabilidade social; Políticas; Contratos; Liderança.

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TRIPÉ DA SUSTENTABILIDADE: Suprir bens de consumo e serviços requeridos; Assegurar que produção, seu uso e consumo não exerçam efeito adverso sobre o bem-estar do público em geral; Assegurar-se de não afetar, adversamente, as vidas e bem-estar de gerações futuras.

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AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO ÉTICO DA EMPRESA: MEIO AMBIENTE Saúde, segurança e proteção ambiental Conservação dos recursos naturais Correta destinação dos resíduos reciclagem

33 CÓDIGO DE ÉTICA EMPRESARIAL
AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO ÉTICO DA EMPRESA: EDUCAÇÃO Programas de alfabetização Participação no custo de formação e aperfeiçoamento interno Esporte COMUNIDADE Obras assistenciais

34 CÓDIGO DE ÉTICA EMPRESARIAL
INTEGRAÇÃO DA ÉTICA NA EMPRESA: A atitude da direção geral influencia a atitude dos colaboradores. PROCESSO DE FORMALIZAÇÃO DA ÉTICA: Lógica de natureza coercitiva: assegurar o máximo respeito pelas regras estabelecidas pela empresa. Lógica de natureza cultural: fazer com que os colaboradores adquiram os valores da empresa.

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ELABORAÇÃO DO DOCUMENTO DE ÉTICA: Elaboração da formalização: responsável que providencia todos os recursos necessários. Difusão: responsável pela circulação do documento em toda a empresa. VANTAGENS DA FORMALIZAÇÃO: Constitui um guia de orientação aos membros da organização; Melhora os resultados da empresa;

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VANTAGENS DA FORMALIZAÇÃO: Melhora o comportamento dos colaboradores; Permite a criação de um clima de trabalho de integridade e de excelência; Permite ir além da lei e antecipar a intervenção dos poderes políticos em matéria de regulamentação; Ajuda a proteger os dirigentes dos seus subordinados e vice-versa.

37 BIBLIOGRAFIA FERREL, O. C. Ética empresarial: dilemas, tomadas de decisão e casos. Rio de Janeiro: Reichmann & Affonso, 2001. NALINI, José Renato. Ética geral e profissional. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 1999. PATRUS-PENA, Roberto. Ética nos negócios: condições, desafios e riscos. São Paulo: Atlas, 2010.


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