A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sociedade tecnológica digital globalizada II Docente: Tomás Patrocínio.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sociedade tecnológica digital globalizada II Docente: Tomás Patrocínio."— Transcrição da apresentação:

1

2 Sociedade tecnológica digital globalizada II Docente: Tomás Patrocínio

3 globalização e interdependência planetária multifacetada e complexa abertura de fronteiras económicas, financeiras, políticas e ainda culturais maior aproximação e conhecimento mútuo dos povos implantação de regimes democráticos … não tem resolvido ou tem acentuado: conflitos e tensões graves exclusão económica e social sendo relevante a info-exclusão …

4 Docente: Tomás Patrocínio A globalização é um processo incontornável. A globalização e o caldo crísico em que se desenvolve gera enorme turbulência nos domínios económico, financeiro, social, político, jurídico e administrativo, cultural, científico e educativo. A globalização significa a própria mudança da condição humana e de todas as suas dimensões fazendo emergir a vida quotidiana e a ética que põem em causa a concepção de pessoa/cidadão e de cultura exigindo novas abordagens compreensivas. É necessário aprender-se a lidar com as mudanças introduzidas nos conceitos de espaço, de tempo, de realidade, de virtualidade, de privacidade, do que é próprio e do que é alheio, valorizando a diversidade, a multiculturalidade e, sobretudo, as preocupações éticas perante a vida, que hoje não é só local e nacional, mas também global.

5 Docente: Tomás Patrocínio As várias tensões da contemporaneidade: a tensão entre o global e o local; a tensão entre tradição e modernidade; a tensão entre as soluções a curto e a longo prazo; a tensão entre a indispensável competição e o cuidado com a igualdade de oportunidades; a tensão entre o extraordinário desenvolvimento dos conhecimentos e as capacidades de assimilação por parte do homem; a tensão entre o espiritual e o material. Jacques Delors (1996)

6 No conturbado contexto global assiste-se a uma alteração do sistema de valores, o que torna a questão do termo "valores polémica, sendo vista de forma diferenciada, ora numa perspectiva relativista ora numa perspectiva vinculativa.

7 Docente: Tomás Patrocínio Hans Kung (1996) sistematiza como dimensões essenciais da sociedade actual o ser: pós-eurocêntrica dado estar a emergir uma conjuntura policêntrica; pós-colonialista e pós-imperialista perante o fenómeno das nações unidas ou federadas e cooperantes; pós-capitalista e pós-socialista por estar em vias de desenvolvimento uma economia ecossocial de mercado; pós-industrial por ser uma sociedade do sector dos serviços e das comunicações; pós-patriarcal por em termos político-sociais, se desenhar um relacionamento de maior parceria entre os sexos; pós-ideológica por ser uma sociedade orientada para a pluralidade e para a globalidade; pós-confessional porque, apesar de emergir gradualmente com dificuldade, se esboça uma comunidade multiconfessional e ecuménica.

8 Docente: Tomás Patrocínio A mudança de paradigma não implica necessariamente uma desagregação de valores, mas sim a sua transformação: de uma ciência isenta de referências éticas para uma ciência responsável; de uma tecnocracia dominadora dos seres humanos para uma tecnologia ao serviço da humanidade; de uma indústria que polui o meio ambiente para uma indústria que fomenta os verdadeiros interesses e as necessidades do Homem em harmonia com a natureza; de uma democracia formal e de direito para uma democracia viva, em que liberdade e justiça se conciliem.

9 Docente: Tomás Patrocínio A contemporaneidade apresenta uma fenomenologia reflexiva e abre uma nova possibilidade ontológica, que coloca, no centro do desenvolvimento humano, o próprio ser humano. O caldo crísico da globalização faz emergir um novo cidadão, uma nova pessoa, a quem importa a aquisição de uma nova conceptologia de leitura do mundo de modo a que as mutações em curso, e que se configuram possíveis, possam vir a ser qualificadas de positivas no contexto da globalização vista como uma oportunidade. A emergência da pessoa configura-se como o traço essencial duma contemporaneidade com esperança para a construção duma sociedade mais justa, mais livre e com maior coesão, desafiando para a construção de um novo ethos mundial. Esse ethos só pode ser fundado na carta universal dos direitos do homem e noutras construções éticas de natureza global.

10 Docente: Tomás Patrocínio Não é possível separar o humano do seu ambiente material, nem dos sinais e imagens através dos quais ele dá sentido à vida e ao mundo. Pierre Lévy

11 Docente: Tomás Patrocínio fundada nas redes de informação e comunicação Vivência e experiência de uma nova cultura de aprendizagem e cidadania (construção da pessoa/cidadão digital)

12 Docente: Tomás Patrocínio Remy et Ruquoy (1990) in Méthodes d ánalyse de contenu et sociologie, Bruxelles, Facultés Universitaires Saint-Louis

13 Docente: Tomás Patrocínio A globalização apresenta um aspecto crísico positivo ou regressivo?

14 Docente: Tomás Patrocínio a globalização será o que os humanos dela fizerem. As suas potencialidades (...) são as melhores que se depararam aos humanos em toda a sua história Joaquim Coelho Rosa

15 Docente: Tomás Patrocínio Complexidade Entropia Necessidade de pensamento complexo no sentido de uma revolução da inteligência para que a complexidade não se torne incompreensível

16 Questões para reflexão Como relaciono este quadro teórico com a minha instituição? E comigo? Se projectasse uma intervenção numa instituição como levaria em conta este enquadramento? Se pretender fazer uma investigação como vou valorizar este quadro conceptual da sociedade actual? Docente: Tomás Patrocínio


Carregar ppt "Sociedade tecnológica digital globalizada II Docente: Tomás Patrocínio."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google