A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Pesquisa de Marketing ou Pesquisa Mercadológica

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Pesquisa de Marketing ou Pesquisa Mercadológica"— Transcrição da apresentação:

1 Pesquisa de Marketing ou Pesquisa Mercadológica
Instituto de Ensino Superior da Grande Florianópolis - IES/GF Faculdade de Santa Catarina – FASC Curso de Administração Disciplina: Gestão Mercadológica Pesquisa de Marketing ou Pesquisa Mercadológica Prof. MSc Ricardo Delfino Guimarães

2 ROTEIRO 1. Importância de Informações na Empresa
2. Onde Buscar Informações Empresariais 3. Conceitos de Pesquisa de Marketing 4. O Porquê da Necessidade da Pesquisa de Marketing ( Mercadológica) 5. Importância da Pesquisa de Marketing

3 ROTEIRO 6.Etapas para uma Pesquisa de Marketing 6.1. Problema
6.2. Objetivo 6.3. Foco na População a Ser Pesquisada 6.4. Maneira da Obtenção da Coleta das Informações Dados Secundários Dados Primários

4 ROTEIRO Instrumentos da Coleta Tipos de Pesquisas Tabulação dos Dados
10. Análise dos Dados Coletados 11. Relatório ou Conclusão da Pesquisa

5 Importância de Informações para Empresa
Tomadas de pequenas ou grandes decisões: Qual preço cobrado por um produto novo Quem são nossos clientes potenciais Que produto, qual embalagem e preço nossos clientes preferem Como nossos clientes ou fornecedores nos enxergam.

6 Fontes de Informações Empresarias
Como Buscar as Informações Consultas Rápidas Consultas Pesquisas Informais SIM ( Sistema de Informações de Marketing) Palpites de Pessoas Experientes PESQUISA DE MERCADO

7 Conceitos de Pesquisa de Marketing
Tem a função ou objetiva ligar clientes, consumidores e público em geral com a empresa,feitas através de informações obtida com consulta Consulta, registro e analises de informações obtidas através de uma consulta ao mercado. Consulta ao mercado por meios de procedimentos científicos.

8 O Porquê da Necessidade da Pesquisa de Marketing ( Mercadológica)
Quem são ou virão a ser nossos consumidores; Como pensam meus concorrentes; Qual o desejo dos consumidores; Qual preço terá maior aceitação; Quantidade a ser produzida; Quais classes sociais podemos direcionar nosso produto; ENTENDER O MERCADO.

9 Importância da Pesquisa de Marketing
Adquirir informações sobre meu produto ou serviço aos quais somente o mercado poderá fornecer; Tomada de decisões certeiras e seguras; Avaliar, rever e direcionar conceitos; Diminuir a margem de erros nas tomadas de decisões.

10 Pesquisa de Marketing Identificação do Problema
Quando as coisas não estão como o esperado; Quando alguma oportunidade esteja sendo desperdiçada; CONSULTANDO O MERCADO.

11 Etapas para Pesquisa de Marketing
Problema Levantar soluções para o problema identificado. Localização do problema; Razões do problema; Dimensão do problema; Possíveis soluções.

12 Etapas para Pesquisa de Marketing
Objetivos : Identificar possíveis soluções para o problema identificado. Avaliar o produto ou serviço; Segmentar o mercado; Avaliar os concorrentes; Detectar novas tendências

13 Etapas para Pesquisa de Marketing
Definir o que irá ser pesquisada Consumidores Potenciais; Clientes; Concorrentes; Produto ou Serviços; Público.

14 Etapas para Pesquisa de Marketing
Obtenção das Informações Dados Secundários São informações existentes, dados que foram extraído para outro propósito que não a pesquisa. ( IBGE, FGV, ONU etc). Dados Primários São informações obtidas em primeira mão para satisfazer o propósito estabelecido pela pesquisa.

15 Etapas para Pesquisa de Marketing
Dados Secundários Vantagens: Economia de Tempo e Esforço Contenção de Custo Desvantagens: Dados Ultrapassados Objetivos Diferentes

16 Etapas para Pesquisa de Marketing
Dados Primárias Vantagens: Dados recentes e direcionados para aquela pesquisa; Objetivos com fins comuns Desvantagens: Demorada e Cara Demanda de pessoas qualificadas para a pesquisa.

17 Etapas para Pesquisa de Marketing
Instrumento para a Pesquisa Entrevista É uma conversação entre duas ou mais pessoas (o entrevistador e o entrevistado) onde perguntas são feitas pelo entrevistador para obter informações do entrevistado.

18 Etapas para Pesquisa de Marketing
Instrumento para a Pesquisa Questionário É um conjunto de questões, padronizado, com o intuito de gerar informações para um determinado projeto ou pesquisa.

19 Etapas para Pesquisa de Marketing
Instrumento para a Pesquisa Questionário A linguagem utilizada deve ser simples, clara e direta para que o respondente compreenda com clareza o que está sendo perguntado. Não é recomendado o uso de gírias, a não ser que se faça necessário por necessidade de características de linguagem do grupo (grupo de surfistas, por exemplo).

20 Conteúdo de um Questionário
Carta Explicativa ou Cabeçalho Proposta da Pesquisa; Finalidade da Pesquisa; Instruções do Preenchimento; Agradecimento.

21 Conteúdo de um Questionário
Itens de Identificação do Respondente Para que as respostas possam ter maior confiabilidade e credibilidade do respondente é interessante não identificá-lo, com perguntas do tipo NOME, ENDEREÇO, TELEFONE etc., a não ser que seja um dos objetivos da pesquisa.

22 Etapas para Pesquisa de Marketing
Conteúdo do Questionário Modelos de questões a serem pesquisadas. Formulário de itens sim-não, certo-errado e verdadeiro-falso; Ex.: Trabalha? (   ) Sim (   ) Não Respostas livres, abertas ou curtas; Ex.: Bairro onde mora: ______________________________

23 Etapas para Pesquisa de Marketing
Conteúdo do Questionário Formulário de múltipla escolha; Ex.: Renda Familiar:    (   ) Menos de 1 salário mínimo    (   ) 1 a 3 salários mínimos    (   ) 4 a 6 salários mínimos    (   ) 7 a 11 salários mínimos    (   ) Mais de 11 salários mínimos Questões mistas; Ex.: Quem financia seus estudos?    (   ) Pai ou mãe    (   ) Outro parente    (   ) Outra pessoa    (   ) O próprio aluno        Outro: _______________________________________________

24 Etapas para Pesquisa de Marketing
Tipos de Pesquisas Exploratória Objetiva pesquisar algo novo no mercado, algo que o consumidor deseje. Descritiva Busca melhoria em produtos e serviços existentes. Causal Procura esclarecer relações do tipo causa e efeito.

25 Etapas para Pesquisa de Marketing
Sabendo da Pesquisa Mercadológica: Problema; Objetivo; Mercado alvo; Qual a coleta das Informações ; Qual instrumento; Tipo da Pesquisa .

26 Etapas para Pesquisa de Marketing
Aplicação da Pesquisa; Coleta dos Dados; Tabulação do Dados – Organizar os dados coletados ( índices, tabelas, gráficos, cálculo estatísticos)

27 Etapas para Pesquisa de Marketing
Analise dos Dados Coletados; Relatório da Pesquisa; DECISÃO

28 Conclusão A pesquisa de mercado é a ferramenta apropriada para que o empreendedor possa tomar decisões acertadas sobre o que procura no mercado. valorizar e consolidar seu produto; conhecer melhor seus clientes ou que poderão ser; identificar a estrutura da concorrência; entre outros fatores.

29 Bibliogrfia AFONSO, C.A.A et al. Administração mercadológica: princípios e métodos,Fundação Getulio Vargas, 2005, Rio de Janeiro. CHURCHILL, Gilbert A.; PETER, J. Paul. Marketing: criando valor para o cliente. 2 ed. São Paulo: Saraiva, 2005. MALHOTRA, N.K. Pesquisa de Mercado: uma orientação aplicada, Bookman, São Paulo, 2008 KOTLER, Philip; KELLER, Michael. Administração de Marketing. 12 ed. São Paulo: Prentice Hall


Carregar ppt "Pesquisa de Marketing ou Pesquisa Mercadológica"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google