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Falta de Ética Gera Grandes Prejuízos

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Apresentação em tema: "Falta de Ética Gera Grandes Prejuízos"— Transcrição da apresentação:

1 Falta de Ética Gera Grandes Prejuízos
As conseqüências ao se negligenciar a gestão de valore nas organizações é o prejuízo, que pode ser fatal; é só uma questão de tempo. Em uma cultura não ética, ou seja, indiferente às questões morais, tudo acaba sendo permitido. Os escândalos financeiros envolvendo empresas prestigiadas e bem conceituadas mundialmente, comprovam como a falta de ética atingiram negativamente os acionistas e investidores, mas também a imensa classe de desempregados, lançados ao infortúnio inesperado.

2 Corrupção: Negação da Ética
A corrupção é um indicador de uma sociedade doente. Nesse sentido, a educação é fator fundamental. A sociedade deve organizar-se para pressionar que haja lisura na gestão pública e nas relações entre entidades sociais. Na democracia é o povo que escolhe os governantes e legisladores e, caso não tenha consciência crítica, fruto da educação, não saberá escolher os melhores representantes.

3 Ética da Ética A Ética não está no discurso, mas no exemplo. A ética nos negócios é condicionada pela concepção e, pelo comportamento ético na empresa, pela qualidade da cultura ambiente e do conceito público da organização. Quando há cultura ética, há integração, coesão e produtividade. Há confiança, bons negócios e lucratividade. Só o comportamento ético garante a continuidade, seja no âmbito pessoal ou organizacional.

4 Ética, Comunicação e Resistência ao Novo
A informação, ao gerar conhecimento, tem poder transformador. Agrega valor e produz riqueza. A resistência á mudança ocorre por força do desconhecido, interpretado como uma ameaça, ocorre a resistência ao novo. Para prevenir resistência, promover mudanças, dar eficácia a comunicação e preservar a ética deve-se levar em consideração os seguintes passos: Conscientização, Protesto, Proposta, Aplicação, Avaliação e Nova Conscientização.

5 Comunicação Ética e Formação de Imagem
Por intermédio do processo de comunicação refletem-se a filosofia, as políticas e as estratégias da empresa, corporificando sua imagem. Diferença entre publicidade e comunicação: A publicidade cria, muitas vezes,a aparência – uma versão de credibilidade duvidosa. Já a comunicação passa autenticidade e confiança. Todos nós somos comunicadores, mas aqueles que fazem da comunicação um compromisso profissional precisam estar conscientes e preparados para uma atividade cujo alcance e cujas responsabilidades influem decisivamente na maneira de ser de pessoas e organizações. Têm de ser essencialmente éticos.

6 Pensamento Ético e Visão Estratégica
O não-pensar e a falta de visão estratégica tendem a anular a Ética. Dois fatores básicos inibem, empobrecem, aprisionam o pensamento e a visão, amortecendo a consciência ética: o conhecimento totalitário e a tecnologia sem alma. O conhecimento totalitário é produto da ideologia do poder, que se traduz no “ eu sei o que é melhor para você”. O conhecimento totalitário cria “meninos”, sem compreensão, sem consciência crítica. A tecnologia sem alma significa o conhecimento como produto da mídia, focado no mercado e traduzido no “é disso que você precisa”. O sentido consumista, vinculado a saber ao utilitário e ao imediatismo, eleva o recurso tecnológico à condição de objetivo em si mesmo, sem consideração à ética.

7 A Ética à Procura de um Modelo de Administração Renovadora
Empresa que pensa, sonha, tem alma e é feliz como proposta de modelo e estratégia de empresa é o que vimos, propondo como organização ética. É a empresa bem administrada, com ênfase na valorização humana, na lucratividade sustentada e na renovação contínua. Que implica novas realidades: a sociedade da informação, do conhecimento, da aprendizagem; redescoberta do homem – mais livre e mais líder; redescoberta do cliente - mais educado e mais exigente; redescoberta da organização flexível – maior participação, maior criatividade; maior poder decisório; Redescoberta da cidadania e da ética – maior consciência de dignidade pessoal, de bem-comum, de solidariedade.

8 Competência – Imprescindível à Ética
Competência define-se pelo conhecimento – informações relevantes – que se traduz em sabedoria – capacidade de aplicá-los, em plenitude, à realidade objetiva. Nada valem a informação e o conhecimento sem a sabedoria. A sabedoria está além da simples habilidade em aplicar. A plenitude do saber compreende em pôr-se por inteiro na realização da obra. Ser ético e ser competente são a essência do comportamento. Não podem se excluir.

9 A Ética e a Visualização de Cenários Estratégicos
Estratégia que não considera as transformações como constantes, exigindo ajustamento contínuos, não é estratégia. Estratégia tem como condição essenciais: a mudança, a flexibilidade e a renovação. A empresa ética, com Visão do Futuro, é hoje a organização para o sucesso. A postura do profissional exigida hoje é a de empresário, não a de funcionário. Implica a conquista do poder decisório, com iniciativa, ética e criatividade. A nova organização pressupõe uma estratégia que contemple a dimensão: profissionalizada, descentralizada, moderna e humana.

10 A Ética e as Leis da Incompetência
A ética da competência é fundamental. Sem ela não constroem organizações solidadas. Leis de incompetência, que redundam em distorções ética: -Lei da não-criatividade, Lei da saturação, Lei dos pequenos grandes problemas, Lei da proteção às avessas, Lei da acumulação de papéis, Lei da queixa permanente, Lei da valorização pela complexidade, Lei do ativismo, Lei da inércia burocrática, Lei das dificuldades desonestas, Lei da atitude agressiva ou “estou trabalhando, não se aproxime”, Lei da solução por crise, Lei da irresolução por supersimplificação, Lei da embalagem vistosa.

11 Burocratização como Estímulo à Inconsciência Ética e à Corrupção.
O modelo organizacional vigente, formal, centralizador e autoritário gera a cultura fechada e, como conseqüência, o estímulo à corrupção. Indicadores para desburocratizar e preservar a ética: Enfoque educacional; Decisão política; Questionar a burocracia e não, apenas, a burocratização; Promover a integração do nível de direção; Considerar a cultura da organização fator de eficácia; Valorizar basicamente a função, em lugar da forma; Promover estruturas flexíveis, matriciais; Estimular a visão de produto e de processo; Ampliar a delegação de autoridade; Estabelecer como princípio ético a educação contínua e a meta de inovar para crescer.

12 Ética da Qualidade A valorização do cliente faz a diferença. A redescoberta do cliente, da ética e da cidadania. O conceito de qualidade total está inserida na máxima essencial: a empresa se justifica como uma realidade de cliente. A empresa sem cliente é mera abstração. O cliente satisfeito é a razão de ser de qualquer negócio. O cliente esclarecido e cidadão garante um retorno à empresa compatível com o grau de excelência dos serviços prestados. Só com a ética do cidadão torna-se a realidade a qualidade total.


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