A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Perspectivas macroeconômicas

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Perspectivas macroeconômicas"— Transcrição da apresentação:

1

2 Perspectivas macroeconômicas 2015-16
Fernando Sampaio outubro de 2015

3 Cenário econômico internacional
Cenário econômico no Brasil

4 Internacional: síntese de projeções
4 4 4 4 4

5 Cenário econômico internacional
Cenário econômico no Brasil 5

6 Brasil: PIB As expectativas de crescimento da economia vêm se deteriorando, prejudicadas pelo cenário político conturbado, que dificulta o ajuste fiscal. A economia deverá encolher -3% neste ano e - 1% no próximo.

7 Brasil: risco e câmbio O crescimento rápido da dívida pública, o impasse no encaminhamento de respostas e a queda do PIB fizeram aumentar a percepção do risco-Brasil. Ainda antes da perda de grau de investimento, a insegurança já era sentida via câmbio, que projetamos que permanecerá em patamar elevado neste ano e no próximo.

8 Brasil: inflação Apesar da atividade fraca, a expectativa é que a inflação suba para +10,5% neste ano e desacelere para +5,9% em 2016. A aceleração do IPCA em 2015 é explicada sobretudo pelo aumento muito forte dos preços monitorados (em especial energia elétrica).

9 Brasil: juros Para tentar conter a inflação, o Banco Central elevou a taxa de juros a 14,25% ao ano, patamar que deve permanecer inalterado até o final deste ano e começar a recuar em meados de 2016, quando os principais impactos dos reajustes dos preços monitorados já terão se dissipado.

10 Brasil: renda e mercado de trabalho
A conjuntura conturbada já prejudica bastante o mercado de trabalho: a taxa de desemprego chegará a 7% em 2015, devido à destruição de 1,2 milhão de postos de trabalho, e deverá seguir em alta em 2016. A massa de renda também encerrará o ano com forte retração, fruto do enfraquecimento do mercado de trabalho e da corrosão inflacionária.

11 Brasil: varejo A retração da renda e da atividade e o endurecimento nos critérios de concessão de crédito, somados ao elevado patamar dos juros e da inflação, deverão conduzir a uma retração de -3% das vendas do comércio varejista em Para 2016 esperamos uma retração menor, de -0,4%.

12 Brasil: síntese de projeções
12 12 12 12 12

13 Rua Desembargador Paulo Passaláqua, 308 | São Paulo – SP | | Tel


Carregar ppt "Perspectivas macroeconômicas"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google