A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Professor Heron Duarte

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Professor Heron Duarte"— Transcrição da apresentação:

1 Professor Heron Duarte
“A Administração de Materiais visa à garantia de existência contínua de um estoque, organizado de modo a nunca faltar nenhum dos itens que o compõem, sem tornar excessivo o investimento total”. Professor Heron Duarte

2 PRINCIPAIS FUNÇÕES DO CONTROLE DE ESTOQUE

3 PEPS - FIFO Vantagens A baixa é lógica e sistemática
O resultado mostra o custo real dos itens nas saídas O movimento é ordenado

4 UEPS - LIFO Vantagens Custeia-se o consumo de maneira realista e sistemática Minimizam-se os lucros das operações Os preços maiores das compras recentes são apropriados mais rapidamente reduzindo o lucro O estoque é avaliado ao nível de preços da época

5 CONTROLE DE ESTOQUE CLASSIFICAÇÃO ABC
É um importante instrumento que permite identificar aqueles itens que justificam atenção e tratamento adequados quanto à sua administração. As classes da curva ABC podem ser definidas das seguintes maneiras: Classe A: Grupo de itens mais importante que devem ser trabalhados com uma atenção especial pela administração. Dão a sustentação às vendas. São 20% dos itens e respondem por CERCA DE 65% do faturamento; Classe B: Grupo intermediário. São 30% dos itens e respondem por 25% do faturamento Classe C: Grupo de itens menos importantes em termos de movimentação. Requerem atenção pelo fato de gerarem custo de manter estoque. São 50% dos itens e respondem por 10% do faturamento.

6 CONTROLE DE ESTOQUE CURVA ABC

7 (PÚBLICO-ALVO DA AÇÃO DO GOVERNO)
A ARTE DE COMPRAR TORNOU-SE UMA PROFISSÃO E NÃO UM JOGO SOCIEDADE (PÚBLICO-ALVO DA AÇÃO DO GOVERNO) DEMANDAS GESTÃO DE COMPRAS EFICIÊNCIA EFICÁCIA EFETIVIDADE FUNÇÃO DE COMPRAS a) Cadastramento de Fornecedores; b) Coleta de Preços; c) Definição quanto ao transporte do material; d) Julgamento de Propostas; e) Diligenciamento do preço, do prazo e da qualidade do material; f) Recebimento e Colocação da Compra.

8 1º. Receber e analisar as requisições de compra:
O CICLO DE COMPRAS 1º. Receber e analisar as requisições de compra: 2º. Selecionar fornecedores: 3º. Solicitação de cotações: 4º. Determinar o preço certo: 5º. Emitir pedidos de compra. 6º. Seguimento e entrega: 7º. Recepção e aceitação das mercadorias: 8º. Aprovação da fatura do fornecedor para pagamento:

9 d) Manter a qualidade dos materiais conforme especificações;
OBJETIVO DE COMPRAS a) Atender o cronograma de produção, através do fornecimento contínuo de materiais; b) Estocar ao mínimo, sem comprometer a segurança da produção desde que represente uma economia para a organização; c) Evitar multiplicidade de itens similares, o desperdício, deterioração e obsolescência; d) Manter a qualidade dos materiais conforme especificações; e) Adquirir os materiais a baixo custo sem demérito a qualidade; f) Manter atualizado o cadastro de fornecedores.

10 ESPECIFICAÇÃO/DESCRIÇÃO DO MATERIAL
Descrição por marca: é mais freqüente. Usada em negócios de atacado e varejo e em manufatura. O cliente confia na reputação e integridade do fornecedor. Geralmente tem um preço mais alto. Descrição por especificação: características físicas e químicas; material e método de manufatura; performance. Desenhado por engenheiros: descrevem em detalhes a configuração exata das partes e da montagem, como acabamento, tolerâncias e material a ser utilizado. Feita pelo dep. de engenharia, são caras de serem produzidas.

11 2 - Melhor controle por parte da direção;
CENTRALIZAÇÃO DAS COMPRAS vantagens: 1 - Melhor aproveitamento das verbas para compras; economia de escala. Aumento do poder de barganha; 2 - Melhor controle por parte da direção; 3 - Melhor aproveitamento de pessoal; 4 - Melhoramento das relações com fornecedores.

12 a) visão do todo quanto à organização do serviço;
CENTRALIZAÇÃO DAS COMPRAS outras vantagens: a) visão do todo quanto à organização do serviço; b) análise do mercado, com eficácia, em virtude da especialização do pessoal no serviço de compras; c) controle financeiro dos compromissos assumidos pelas compras associado a um controle de estoques; d) melhor qualidade, por causa da maior facilidade de implantação do sistema de qualidade; e) sortimento de produtos com mais consistência, para suportar as promoções nacionais; aproveitamento das verbas para compras; economia de escala. Aumento do poder de barganha;

13 Pontos importantes para descentralização:
DESCENTRALIZAÇÃO DAS COMPRAS Pontos importantes para descentralização: adequação da compra devido ao conhecimento dos problemas específicos da área onde o comprador exerce sua atividade. menor estoque e com uma variedade mais adequada, por causa de peculiaridades regionais da qualidade, quantidade, variedade. c) coordenação, em virtude do relacionamento direto com o fornecedor, levando a unidade operacional a atuar de acordo com as necessidades regionais. d) flexibilidade proporcionada pelo menor tempo de tramitação das ordens, provocando menores faltas. e) atendimento mais particular ao cliente.

14 larga faixa de experiência é aplicada nas decisões;
DESCENTRALIZAÇÃO DAS COMPRAS larga faixa de experiência é aplicada nas decisões; b) as decisões são tomadas numa atmosfera mais científica; c) o nível de pressões sobre compras é mais baixo, melhorando as relações dos compradores com o pessoal interno e os vendedores; d) a co-participação das áreas dentro do espírito de engenharia simultânea, cria um ambiente favorável para melhor desempenho tanto do ponto de vista político, como profissional.

15 Existem 3 tipos de fonte de fornecedores:
ESCOLHA DOS FORNECEDORES Existem 3 tipos de fonte de fornecedores: Fonte exclusiva: apenas um fornecedor está disponível (available), devido a patentes, especificações técnicas, matéria-prima, localização etc. Múltiplas fontes: é o uso de mais de um fornecedor para um item, gerando competição que resultará em preço menores e melhores serviços, e haverá continuidade no fornecimento. - Fonte única: é uma decisão planejada da organização para selecionar um fornecedor para um item quando diversas fontes são disponíveis, objetivando produzir um parceria de longo prazo.

16 AS CONDIÇÕES DE ARMAZENAGEM SÃO DECISIVAS PARA A
GESTÃO DE MATERIAIS VELOCIDADE NECESSÁRIA PARA O ATENDIMENTO RESISTÊNCIA/TIPO DE MERCADORIAS TIPOS DE EMBALAGENS NÚMERO DE ITENS VOLUME DAS MERCADORIAS/ESPAÇO DISPONIVEL ARMAZENAMENTO

17 PRINCIPAIS TÉCNICAS DE ESTOCAGEM
Carga unitária Constituída de embalagens de transporte que arranjam ou acondicionam certa quantidade de material para possibilitar o seu manuseio, transporte e armazenamento como se fosse uma unidade. A formação de carga unitária se através de pallets. Pallet é um estrado de madeira padronizado. Suas medidas convencionais básicas são 1.100mm x 1.100mm, como padrão internacional para se adequar aos diversos meios de transportes e armazenagem; Caixas ou Gavetas: É a técnica de estocagem ideal para materiais de pequenas dimensões, como parafusos, arruelas, e alguns materiais de escritório; materiais em processamento, semi acabados ou acabados.

18 PRINCIPAIS TÉCNICAS DE ESTOCAGEM
Prateleiras: Técnica de estocagem destinada a materiais de tamanhos diversos e para o apoio de gavetas ou caixas padronizadas. Também como as caixas poderão ser construídas de diversos materiais conforme a conveniência da atividade. As prateleiras constituem o meio de estocagem mais simples e econômico. Raques: Os raques são construídos para acomodar peças longas e estreitas como tubos, barras, tiras, etc.

19 PRINCIPAIS TÉCNICAS DE ESTOCAGEM
Empilhamento: Trata-se de uma variante da estocagem de caixas para aproveitamento do espaço vertical. As caixas ou pallets são empilhados uns sobre os outros, obedecendo a uma distribuição eqüitativa de cargas. Container Flexível: É uma das técnicas mais recentes de estocagem, é uma espécie de saco feito com tecido resistente e borracha vulcanizada, com um revestimento interno conforme o uso.

20


Carregar ppt "Professor Heron Duarte"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google