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PublicouKléber Aires César Alterado mais de 8 anos atrás
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2.REVISÃO DA LITERATURA _______________________________________________________________ 2.1 SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Considera-se um sistema um conjunto de elementos interdependentes, ou um todo organizado, ou partes que interagem, formando um todo unitário e complexo (Von Bertalanffy, 2008). Definição de Sistema de Informação Um Sistema de Informação (SI) é um sistema cujo elemento principal é a informação. Seu objetivo é armazenar, tratar e fornecer informações de tal modo a apoiar as funções ou processos de uma organização. Geralmente, um SI é composto de um subsistema social e de um subsistema automatizado. Fig.1 Componentes de um Sistema de Informação. Fonte: O’Brien, 2006.
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2.REVISÃO DA LITERATURA _______________________________________________________________ 2.1.1Informação Dado, Informação e conhecimento Dado é qualquer elemento identificado em sua forma bruta que, por si só, não conduz a uma compreensão de determinado fato ou situação. Informação é o dado trabalhado que permite ao executivo tomar decisões. Conhecimento é o conjunto de ferramentas conceituais e categorias usadas pelos seres humanos para criar, colecionar, armazenar e compartilhar a informação. 2.1.2 Características do Sistema de Informação Todo sistema possui quatro características básicas: Elementos Relações entre elementos Objetivo comum Meio-ambiente 2.1.3 Sistema de Informação e a Organização O principal benefício proporcionado pela tecnologia aos Sistemas de Informação é a habilidade de processar um enorme volume dados e informações, simultaneamente, tornando a disponibilização destas, praticamente imediata.
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2.1.4Tipos de Projetos de Sistema de Informação SPT - Sistemas de Processamento de Transações SIG - Sistemas de Informações Gerenciais SAD - Sistemas de Apoio à Decisão SAE - Sistemas de Apoio ao Executivo 2.1.5Os Benefícios do Sistema de Informação Maior eficiência: a automação de atividades pode resultar em três tipos de eficiência: custo, precisão, velocidade. Está mais ligada a fatores organizacionais internos. Maior eficácia: acentua fatores externos como participação no mercado e desejos dos clientes. Redução das linhas de comunicações. Garantia da informação correta no lugar correto no momento correto para apoiar na tomada de decisão. Análise estatística de dados coletados e transações. Aumento do conhecimento sobre o ambiente. Provisão de serviços novos ou adicionais. Visão completa dos clientes e consumidores. Aumento da eficiência dos serviços e das operações. Redução dos Custos. Aumento de produtividade: significa que as pessoas fazem mais trabalho no mesmo intervalo de tempo. 2.REVISÃO DA LITERATURA _______________________________________________________________
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4.3. Coletando informações sobre o Usuário Técnicas para obter informações do Usuário: Entrevistas Sessões facilitadas Sessões de Joint Application Design (JAD). Questionários e Pesquisas Protótipos Observação 4.4. Modelo de Navegação Antes de definirmos o modelo de navegação temos planejar e definir a arquitetura da informação, também é chamada de Design de Interatividade. Existem vários processos para se planejar a arquitetura de informação de uma grande massa de dados. O que uso envolve as etapas: Identificação do problema; Classificação de suas particularidades; Levantamento de dados; Definição de estruturas hierárquicas (LATCH); Aglutinação de temas relevantes; Estudos de navegabilidade; Pontos de interatividade. 4.MODELO DE INTERFACE _______________________________________________________________
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