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UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO INSTITUTO MULTIDISCIPLINAR ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA Alinede A. Teixeira Aline de A. Teixeira Joice S. B.

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1 UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO INSTITUTO MULTIDISCIPLINAR ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA Alinede A. Teixeira Aline de A. Teixeira Joice S. B. Bispo Natália Carolina S. Souza Mable F. Carneiro Priscila F. G. Monteiro

2 TEÓRICOS DA ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA

3 INTRODUÇÃO  Estratégia é usada originalmente na área militar, esta palavra hoje é bastante usada na área de negócios.  A palavra vem do grego strátegos, que significa "a arte do general".  Dentro do conceito inicial de estratégia estão ideias como: comandar, vencer o inimigo, estabelecer caminhos, instrumento de vitória de uma guerra. Já na área administrativa são muitas as vertentes abordadas.  Podemos dizer que a administração estratégica envolve a totalidade da organização e refere-se ao futuro da mesma, precisando ser conhecida por todos os membros da organização.

4  O conceito de estratégia é amplo e ainda não consensual. Conforme o autor ou linha teórica, possui um sentido próprio e algumas vezes contraditório com outros sentidos assumidos por outras teorias ou escolas.  Dentro de Administração Estratégia podemos destacar alguns autores contemporâneos:  Igor Ansoff, anos 60  Henry Mintzberg, anos 70  Prahalad, anos 90

5 ANSOFF

6 IGOR ANSOFF (1918-2002) VIDA Nasceu em 1918 na Rússia. Formado: Engenharia Mecânica e Física e doutor em Matemática Aplicada. Trabalhos: Rand Foundation, Lockheed,Carnegie Institute of Technology, Vanderbilt University e criou uma escola de negócios especializada em estratégia.

7 Principais Obras  Corporate Strategy (1965)  Strategic Management (1979)  Implanting Strategic Management (1984)  New Corporate Strategy (1988)Teorias  Principal contribuição em 1965, foi com esquema pioneiro para a gestão com a criação do modelo ou Matriz Ansoff de planejamento estratégico.

8

9  A Matriz Ansoff de planejamento estratégico, baseado na expansão e diversificação empresariais através de uma sequência de decisões. Na base do modelo estão os conceitos de análise de desvios, a diferença entre o previsto e o realizado, e de sinergia, aproveitamento das competências combinadas de dois departamentos ou empresas.  Entre 1974 e 1979, Ansoff desenvolveu a teoria que abrange não só empresas como outros tipos de organização.  Já em 1984, Ansoff reuniu todas suas ideias em um livro chamado Implanting Strategic Management, que no qual acreditava nos novos tipos de turbulência gerada pela década.

10  E em 1988 fez a reedição do seu primeiro livro. E com o novo (Nova Estratégia Corporativa) está concentrado em administração estratégica em ambientes difíceis e turbulentos.  Ansoff, foi um dos primeiros a apresentar provas científicas de que a solução depende das características do ambiente da organização e que cada uma deve diagnosticar seu ambiente futuro e conceber as soluções a partir disso.

11 MINTZBERG MINTZBERG

12 HENRY MINTZBERG VIDA Nasceu em 02 de Setembro de 1939, em Montreal. Licenciado em Engenharia Mecânica pela Universidade de McHill e PH.d da MIT Sloan School of Management, em 1965 e 1968 respectivamente. É professor de Gestão na Universidade de McHill, em Montréal, e de Organização de Empresas no INSEAD e construiu uma sólida carreira na academia e hoje é considerado um dos mais experientes especialistas em estratégia.

13 TEORIAS  “Muitos descrevem líderes como aqueles que fazem as coisas grandes e gestores, as pequenas. Isso danificou a prática da gestão”. Mintzberg  Mintzberg assinou a certidão de óbito do planejamento estratégico, que segundo ele, fica desatualizado assim que terminado.  Para os estrategistas, há uma única forma de definir a estratégia. Visando mudar este padrão, Mintzberg (Mintzberg et al,2003), apresenta os 5 Ps, que definem a estratégia, como sendo: plano, pretexto, padrão, posição e perspectiva.

14  Mintzberg justifica que ao propor a formulação de estratégias, com o processo de tentativa e erro, o aprendizado é estimulado. Obras  2004. Managers not MBAs  2005. Strategy Bites back  2007. Tracking Strategies: Towards a General Theory of Strategy Formation  2009. Managing

15 PRAHALAD

16 COIMBATORE KRISHNARAO PRAHALAD (1941-2010) VIDA  Origem: Nasceu em Madras, na Índia.  Formação: Graduou-se em Física pela Universidade de Madras. Fez pós-graduação no Instituto Indiano de Gestão Ahmedabad (IIM-A). Fez doutorado em Harvard Business School e foi professor na universidade de Michigan.

17 TEORIAS: TEORIAS:  Erradicação da pobreza através de estratégias de negócios;  O consumidor na base da pirâmide;  Empresas agindo em interesse próprio pode melhorar a vida da população pobre;  Criação de produtos e serviços de qualidade aceitável e acessíveis à população pobre;  Oportunidade criativas e empreendedoras nesse nicho de mercado;  Em que consiste a sobrevivência das multinacionais para Prahalad?

18  A ameaça dos mercados emergentes para as multinacionais;  Para Prahalad, em que consiste parte do sucesso de uma estratégia empresarial? Principais Obras  Competindo pelo Futuro  O futuro da Competição  O best-seller “A Riqueza na Base da Pirâmide”.

19 CONCLUSÃO  A administração estratégica é uma questão que vem se desenvolvendo há um bom tempo, ela cresceu no mundo dos negócios a partir do desenvolvimento do mercado e das organizações. Percebemos que surgia necessidade de desenvolver algo além do concorrente, e que a organização precisa se posicionar no mercado.  A administração estratégica é algo macro e por ela, perpassam questões como o planejamento estratégico: onde analisaremos os cenários onde a organização se encontra e definiremos os seus objetivos. Após isso se implementa de fato a estratégia, que é o caminho e o conjunto de ações que impulsionarão a organização ao alcance do seu objetivo.  Enfim, ao longo desse estudo podemos perceber que a Administração Estratégica é uma disciplina que ainda está em construção, existindo diferentes abordagens de sua definição e aplicabilidade em uma organização.


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