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Fundamentos de Marketing

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Apresentação em tema: "Fundamentos de Marketing"— Transcrição da apresentação:

1 Fundamentos de Marketing
2º. Bimestre SIM – Sistema de Informação de Marketing

2 INFORMAÇÃO SIM – Sistema de Informação de Marketing
Para produzir valor e satisfação superiores ao cliente as empresas precisam de informação em quase todos os níveis. Bons produtos e programas de marketing têm início com informações sólidas sobre as necessidades e o desejo dos consumidores. As empresas também precisam de uma abundância de informações sobre seus concorrentes, revendedores e outros participantes e forças do mercado.

3 INFORMAÇÃO SIM – Sistema de Informação de Marketing
 Quantidade de Informação – compreensão das decisões de marketing. Ex.: Furacão Ivan – costa da Flórida – Torta de Maçã Refrigeração e cozimento. Excesso de informação – não necessariamente informações melhores. Muitas empresas estão sentadas sobre valiosas informações, mas não conseguem administrá-las nem utilizá-las.

4 Pesquisa no contexto de SIM.
SIM – Sistema de Informação de Marketing Consiste em pessoas, equipamentos e procedimentos para a coleta, classificação, análise, avaliação e distribuição de informações necessárias, precisas e atualizadas para os responsáveis pela tomada de decisões de marketing. Note que a definição de SIM é semelhante à de pesquisa de marketing, exceto pelo fato de o SIM fornecer informações continuamente e não com base em estudos de pesquisa ad hoc.

5 SIM - Sistema de Informação em Marketing
Estrutura da empresa que reúne, seleciona e analisa as informações. Mantém o fluxo de informações sobre o “ambiente global de marketing” Micro-ambiente - Própria empresa Concorrentes Clientes Público de relacionamento Intermediários de mercado Macro-ambiente Fatores econômicos e políticos Fatores culturais Fatores demográficos e físicos Fatores legais Fatores tecnológicos

6 SIM – Sistema de Informação de Marketing
 Avaliação das necessidades de informação de marketing. SIM atende principalmente aos administradores de marketing e de outros departamentos da empresa. Também podem fornecer informações a parceiros externos, como fornecedores, revendedores ou empresas de serviços de marketing. Um bom sistema de informação de marketing equilibra as informações que os usuários gostariam de ter com o que eles realmente necessitam e o que viável oferecer.

7 SIM – Sistema de Informação de Marketing
 O excesso pode ser tão prejudicial quanto sua escassez. O SIM deve observar o ambiente de marketing para oferecer aos responsáveis pela tomada de decisões as informações de que necessitam para tomar as decisões-chave de marketing. Algumas vezes a empresa pode não fornecer as informações necessárias por elas não estarem disponíveis ou devido a limitações do SIM.

8 SIM – Sistema de Informação de Marketing
 Os custos de obtenção, processamento, armazenamento e entrega das informações podem crescer rapidamente. A empresa deve decidir se os benefícios de ter informações adicionais compensam os custos de providenciá-las, e tanto seu valor quanto seus custos geralmente são difíceis de avaliar.  As informações por si só não tem valor; seu valor está ligado à sua utilização.

9 SIM - Sistema de Informação em Marketing
Relatórios internos Relatórios relativos a vendas, custos, fluxo de caixa, etc. Inteligência de Marketing Informações diárias sobre distribuidores, publicações, contatos com vendedores, etc. Pesquisa de Marketing Projetos formais para captação e análise de dados sobre problemas e oportunidades de marketing. Processos estatísticos de apoio às decisões gerenciais, como análises estatísticas e modelos matemáticos. Analítico de Marketing

10 Módulo: Registros internos
Fundamentos de Marketing Módulo: Registros internos Um Sistema de Registros Internos possibilita a localização de oportunidades e problemas da empresa, através da análise das informações de vendas, preço, custos, níveis de estoque, contas a receber, contas a pagar etc.  Dados de resultados da empresa

11 Módulo: Registros internos
SIM – Sistema de Informação de Marketing Módulo: Registros internos  Os bancos de dados internos em geral podem ser acessados mais rápida e economicamente que outras fontes de informações, mas também apresentam problemas. Uma vez que as informações internas foram coletadas para outras finalidades, elas podem não estar completas ou podem estar registradas de maneira inadequada à tomada de decisões de marketing.

12 Módulo: Registros internos
SIM – Sistema de Informação de Marketing Módulo: Registros internos  Dados envelhecem rapidamente; manter o banco de dados atualizados exige um grande esforço. Além disso, uma grande empresa produz uma quantidade enorme de informações, que devem ser bem integradas e estar prontamente acessíveis, de maneira que os administradores possam encontrá-las com facilidade e utilizá-las de maneira eficaz.

13 Módulo: Registros internos
SIM – Sistema de Informação de Marketing Módulo: Registros internos  A Pizza Hut alega ter o maior banco de dados de clientes de fast-food do mundo. O Banco de Dados contém informações detalhadas sobre 40 milhões de lares dos Estados Unidos coletadas a partir de pedidos por telefone, pedidos on-line e transações em pontos de vendas em mais de restaurantes no país todo.

14 SIM – Sistema de Informação de Marketing
 A empresa é capaz de segmentar e classificar os dados de acordo com sabores preferidos, o último pedido do cliente e se ele costuma comprar uma salada para acompanhar a pizza. A Pizza Hut também verifica em tempo real a quais comerciais as pessoas assistem e reagem. Depois utiliza todos esses dados para fortalecer o relacionamento com o cliente.

15 Módulo: Sistema de inteligência
Fundamentos de Marketing Módulo: Sistema de inteligência Um Sistema de Inteligência de Marketing é um conjunto de procedimentos e fontes usados por administradores para obter informações diárias sobre eventos no ambiente de marketing.  Dados de eventos do ambiente de marketing.

16 Módulo: Sistema de inteligência
SIM – Sistema de Informação de Marketing Módulo: Sistema de inteligência  Informações publicamente disponíveis sobre concorrentes e desenvolvimento de mercado. OBJETIVO – melhorar a tomada de decisões estratégicas , avaliar e acompanhar as ações dos concorrentes e prever oportunidades de ameaças. Coleta de Inteligência competitiva tem crescido drasticamente, a medida que um número cada vez mairo de empresas “bisbilhota” ativamente seus concorrentes.

17 Módulo: Sistema de inteligência
SIM – Sistema de Informação de Marketing Módulo: Sistema de inteligência  Fonte de coletas: - Próprios funcionários; - Inteligência de fornecedores; - Revendedores; - Clientes-chave; - Observação da concorrência - Monitoramento das informações publicadas; - Internet.

18 Módulo: Sistema de inteligência
SIM – Sistema de Informação de Marketing Módulo: Sistema de inteligência  O jogo da inteligência ocorre nos dois sentidos. Diante de determinados esforços de inteligência de marketing dos concorrentes, a maioria das empresas atualmente toma providências para proteger suas informações.

19 Módulo: Sistema de Pesquisa
Fundamentos de Marketing Módulo: Sistema de Pesquisa Pesquisa de Marketing corresponde à elaboração, à coleta, à análise e à edição de relatórios sistemáticos de dados e descobertas relevantes sobre uma situação específica de marketing enfrentada pela empresa.

20 Apresentação Geral de Pesquisa
A Pesquisa é uma ferramenta para tornar as decisões a respeito do Mix de Marketing mais seguras. 20

21 Perguntas para descobrir necessidades de informações
Que decisões você toma regularmente? De que informações você precisa para tomar essas decisões? Que informações você obtém regularmente? Que estudos especiais você solicita periodicamente? Que informações você quer e não está obtendo agora? Quais são as quatro principais melhorias que deveriam ser feitas no sistema de informações de marketing atualmente em uso?

22 Módulo: Sistema de Pesquisa
SIM – Sistema de Informação de Marketing Módulo: Sistema de Pesquisa  Estudos formais sobre situações específicas onde o sistema de marketing não oferecerá a informação necessária em detalhes. O processo de pesquisa pode ser dividido em 4 etapas: Definição do problema e objetivo da pesquisa Desenvolvimento do plano da pesquisa Implementação do plano Apresentação dos resultados.

23 Módulo: Sistema de Pesquisa
SIM – Sistema de Informação de Marketing Módulo: Sistema de Pesquisa  Definição do problema e objetivo da pesquisa Geralmente é a etapa mais difícil no processo de pesquisa. Um projeto de pesquisa de marketing pode conter um dos três tipos de objetivos a seguir:  Exploratória – objetivo é coletar informações preliminares que ajudarão a definir o problema e sugerir hipóteses.  Descritiva – objetivo é descrever fatores como o potencial do mercado ou comportamento dos consumidores.  Causal – objetivo é testar hipóteses sobre as relações de causa e efeito.

24 Módulo: Sistema de Pesquisa
SIM – Sistema de Informação de Marketing Módulo: Sistema de Pesquisa Desenvolvimento do plano da pesquisa. O plano deve conter as fontes de dados existentes e detalhar as abordagens específicas da pesquisa, os métodos de contato, os planos de amostragem e os instrumentos que os pesquisadores utilizarão para coletar novos dados. Uso dos Dados Primários e Dados Secundários.

25 Módulo: Sistema de Pesquisa
SIM – Sistema de Informação de Marketing Módulo: Sistema de Pesquisa Dados Primários. Abordagem da pesquisa Métodos de Contato Plano de Amostragem Instrumentos de Pesquisa Observação Correio Unidade de Amostragem Questionários Levantamento Telefone Tamanho da Amostra Instrumentos Mecânicos Pesquisa Experimental Entrevista pessoal Procedimento de Amostragem Internet

26 Módulo: Sistema de Pesquisa
SIM – Sistema de Informação de Marketing Módulo: Sistema de Pesquisa Pesquisa de Levantamento – coleta de informações descritivas.  Pesquisa de Observação - mais adequada a pesquisa exploratória e ao levantamentos para a pesquisa descritiva.  A Pesquisa experimental - mais adequada a coleta de informações causais.

27 Módulo: Sistema de Pesquisa
SIM – Sistema de Informação de Marketing Módulo: Sistema de Pesquisa  Implementação do plano  Apresentação dos resultados.


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