A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Capítulo 7 Direção.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Capítulo 7 Direção."— Transcrição da apresentação:

1 Capítulo 7 Direção

2 Conteúdo do capítulo Direção Fundamentos de direção
Bases do comportamento individual nas organizações Bases do comportamento em grupo nas organizações Motivação Liderança

3 Objetivos de aprendizagem
Definir os conceitos de direção e de comportamento organizacional. Identificar as principais dimensões do comportamento individual nas organizações. Explicar como os papéis, as normas, o status e a coesão do grupo influenciam o comportamento dos membros organizacionais. Descrever as principais perspectivas teóricas acerca da motivação. Descrever as principais perspectivas teóricas acerca da liderança.

4 Fundamentos de direção
Direção é a função da administração responsável pela articulação da ação dos indivíduos no contexto organizacional. A direção é um processo interpessoal e está relacionada com a administração das relações entre os membros organizacionais e a organização. A função direção envolve a orientação, a motivação, a comunicação e a liderança dos trabalhadores, buscando compatibilizar os objetivos destes com o desempenho da organização.

5 Contribuições da abordagem comportamental

6 Comportamento organizacional
O comportamento organizacional é uma área de conhecimentos multidisciplinar cujo principal foco de análise são as ações e os comportamentos das pessoas nas organizações. A compreensão do comportamento organizacional é uma condição necessária para que os administradores possam explicar e prever o comportamento das pessoas nas organizações.

7 Bases do comportamento individual nas organizações

8 Atitudes

9 Personalidade A personalidade de um indivíduo refere-se ao conjunto de características psicológicas relativamente estáveis que o caracteriza e diferencia de outras pessoas, e que se reflete no seu comportamento.

10 Percepção Principais distorções perceptuais:
A percepção pode ser definida como o processo cognitivo por meio do qual as pessoas organizam e interpretam suas impressões sensoriais. A percepção é um complexo processo físico e psicológico, por meio do qual as pessoas interpretam estímulos e atribuem-lhes um significado. Principais distorções perceptuais: Percepção seletiva. (informação que apoia ou reforça uma opinião) Projeção.(reconhece nos outros suas características) Efeito de halo.(opinião baseado em uma única característica) Estereótipos.(julgar a partir das características do grupo)

11 Aprendizagem A aprendizagem se refere à mudança no comportamento como conseqüência da experiência. A importância da aprendizagem no comportamento individual baseia-se no pressuposto de que todos os comportamentos são aprendidos. Existem duas teorias que explicam o processo de aprendizagem individual: Teoria do condicionamento operante. Teoria de aprendizagem social.

12 Bases do comportamento em grupo nas organizações

13 Elementos da motivação

14 Teorias de motivação Perspectivas de conteúdo acerca da motivação: (necessidades internas dos trabalhadores que motivam seu comportamento) Teoria da hierarquia das necessidades. Teoria ERC. Teoria dos dois fatores. Teoria das três necessidades. Perspectivas de processo acerca da motivação:(buscam compreender o ‘como’ da motivação) Teoria da expectativa. Teoria da eqüidade. Teoria do estabelecimento de objetivos. Perspectivas de reforço acerca da motivação.

15 Hierarquia das necessidades de Abraham Maslow

16 Teoria dos dois fatores de Frederick Herzberg

17 Teoria da expectativa

18 Teoria do reforço Teoria que analisa a relação entre o comportamento e as suas conseqüências, baseada na concepção de uma aprendizagem cíclica. Segundo esta teoria, existem quatro métodos de reforço ou de modificação do comportamento: Reforço positivo. Aprendizado da abstenção (ou reforço negativo). Punição. Extinção.

19 Visão contemporânea da motivação

20 Elementos da liderança
A liderança pode ser definida como o processo social de dirigir e influenciar o comportamento dos membros da organização, levando-os à realização de determinados objetivos.

21 Teorias de liderança Perspectiva de liderança baseada nos traços:
Foca na identificação desses traços individuais dos líderes que os diferenciam de outras pessoas. Perspectiva comportamental da liderança: Foca não o que os líderes eram, mas o que eles faziam, tentando isolar as características comportamentais dos líderes eficazes. Perspectiva contingencial da liderança: A essência das teorias da liderança contingencial é a idéia de que, para ser eficaz, o estilo tem de ser apropriado à situação.

22 Continuum de comportamentos de liderança

23 Grade gerencial de Robert Blake e Jane Mouton

24 Estilo de liderança dos executivos brasileiros

25 Teoria da liderança situacional de Hersey e Blanchard

26 Visões contemporâneas da liderança
Sugere que as variáveis situacionais podem ser tão poderosas que substituem ou neutralizam a necessidade de liderança. Buscam realizar inovações e mudanças no contexto organizacional/inspiram os seguidores


Carregar ppt "Capítulo 7 Direção."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google