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Renata Teles Moreira Orientador: Alexandre Vasconcelos

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Apresentação em tema: "Renata Teles Moreira Orientador: Alexandre Vasconcelos"— Transcrição da apresentação:

1 Utilizando DMAIC no Contexto IDEAL para Melhoria de Processo de Software
Renata Teles Moreira Orientador: Alexandre Vasconcelos Centro de Informática - UFPE Tópicos Avançados em Engenharia de Software 3 27 de março de 2007

2 Roteiro Introdução Objetivo Abordagem de Melhoria
IDEAL DMAIC Mapeamento entre as duas abordagens Utilizando DMAIC no contexto IDEAL Considerações Finais Referências

3 Introdução Organizações iniciam programa melhoria de processo por diversas razões diferentes: Mandatos e/ou exigências, como a necessidade de alcançar um nível de maturidade; Questões de negócio, como um contrato perdido ou uma oportunidade de mercado nova; Produtos retornam para re-trabalho depois da liberação.

4 Introdução A maioria das organizações buscam a melhoria através da conformidade com modelos e normas Algumas organizações têm tentado conciliar várias soluções em busca da melhoria Para que estas iniciativas integradas funcionem é necessário que elas estejam de acordo com os processos padrões da organização e que haja sinergia entre elas.

5 Objetivo Combinar as abordagens IDEAL e DMAIC para melhoria de processo de software Com isso esperamos: Avaliar retorno do investimento em um período mais curto de tempo; Avaliar a melhoria de forma quantitativa; Melhorar a satisfação do cliente pela prevenção e eliminação de defeitos e, aumentar assim, rentabilidade nos negócios.

6 Abordagem de Melhoria Uma abordagem para melhoria é uma orientação para um conjunto de ações para a melhoria de processo em uma organização; Algumas abordagens conhecidas: PDCA ISO 15504 IDEAL DMAIC PRO2PI

7 IDEAL Abordagem desenvolvida pelo SEI para apoiar a implementação de modelos; Descreve em termos gerais o que uma organização envolvida com melhoria do processo de software deve fazer Fornece um guia para a melhoria contínua, focando no gerenciamento do programa de melhoria; Estabelece a base para uma estratégia de melhoria a longo prazo.

8 Ciclo IDEAL

9 DMAIC Abordagem utilizada para atingir os objetivos do Seis Sigma e foca principalmente em: Satisfação do cliente; Redução de defeitos; Redução do tempo de desenvolvimento. Busca reduzir a variabilidade do processo; É utilizada para melhorar e aperfeiçoar processos e produtos já existentes; Relacionado à melhoria da lucratividade (ROI).

10 Ciclo DMAIC

11 Mapeamento entre as Abordagens
IDEAL DMAIC Initiating Identificar requisitos do cliente - Define Realizar uma análise custo benefício – Define Definir escopo do projeto – Define Definir equipe do projeto - Define Estímulo à Mudança do Processo de Software Definição do Contexto Definição do Patrocinador Estabelecimento da infra-estrutura inicial para suporte da mudança Diagnosing Desenhar o processo y=f(x) - Measure Analisar sistema de medição e coletar dados - Measure Medir o desempenho do processo atual (Sigma) - Measure Analisar dados - Analyze Identificar e priorizar as causas raízes do problema - Analyze Caracterizar o Estado Atual e o Estado Futuro desejado para a Organização Desenvolver Recomendações de como proceder nas fases seguintes

12 Mapeamento entre as Abordagens
IDEAL DMAIC Establishing Identificar oportunidades de melhoria – Analyze Desenvolver o plano do projeto- Define Update no plano de projeto – Analyse Por as prioridades para as alterações Desenvolver uma estratégia para desenvolver o trabalho e identificar recursos disponíveis Desenvolver um plano de implementação do trabalho Acting Identificar soluções possíveis – Analyze Selecionar soluções - Improve Implementar Soluções em projetos pilotos – Improve Implementar solução em larga escala - Improve Criar solução que atenda as necessidades organizacionais identificadas Testar a solução criada através de um projeto piloto Modificar a solução para refletir o conhecimento, experiências e lições obtidas do teste Implementar a solução em toda a organização

13 Mapeamento entre as Abordagens
IDEAL DMAIC Learning Recalcular o sigma - Improve Validar desempenho e retorno financeiro – Control Lições aprendidas - Control Analisar as lições obtidas e Validar as necessidades da fase Initiating se foram atendidas Propostas de alterações para melhoria futura devem ser fornecidas DMAIC: Fase Control Elaborar os procedimentos de medição e controle Implementar e documentar estes procedimentos Controle Estatístico do Processo

14 Mapeamento entre as Abordagens
I D E A L D I C M A

15 Responsabilidades Gerente Executivo - sponsor
Champion – responsável pelo desenvolvimento e execução do Programa de Melhoria Master Black Belts/MSG-SEPG - arquitetos responsáveis por todo o projeto, treinamento e implementação Black Belts/SEPG - especialistas responsáveis por desenvolver e conduzir time de melhoria Donos do Processo - gerentes responsáveis por cada processo que asseguram que melhorias são capturadas e implementadas Green Belts/TWG - trabalham no time de melhoria com foco particular no programa de melhoria (projetos) Membros do Time de Projeto – suporte Papéis Comuns Papéis IDEAL Papéis DMAIC – Seis Sigma

16 DMAIC vs IDEAL Características do IDEAL Características do DMAIC
Apropriado para ciclos mais longos; Mais apropriado para Melhoria de Processo baseada em modelos; Inclui confirmação do patrocínio. Características do DMAIC Possui ênfase no uso de medições. Inclui uma fase de Controle inexistente no IDEAL; Ciclos menores com retorno de investimento mais rápido e mensurável; Ocorre no contexto de uma iniciativa Seis Sigma Top Down com forte patrocínio executivo; Foca melhorias pontuais no processo.

17 Por que utilizar DMAIC no contexto IDEAL
Obter visibilidade através de métricas Um processo medido é mais fácil de ser gerenciado e melhorado Processos efetivamente gerenciados garantem previsibilidade na performance do processo Avaliar em termos de medidas quantitativas os objetivos esperados e alcançados (ou não) pela organização; Apoiar na resolução de problemas e melhoria de produtos ou processos específicos dentro do contexto maior de melhoria de processo organizacional.

18 Por que utilizar DMAIC no contexto IDEAL
Entender melhor o comportamento dos processos através dos dados Analisar como estas informações podem ser usadas para que a organização ganhe vantagem competitiva. Retorno visível e mais rápido.

19 Utilizando DMAIC no Contexto IDEAL
Adaptação das fases iniciais do IDEAL (Initiating, Diagnose, Establishing) adicionando princípios do DMAIC para apoiar na definição dos objetivos da melhoria: Necessidades do cliente Definir onde estão as melhores oportunidades Desenhar processos críticos Realizar análise custo benefício Aplicar DMAIC nos processos mais críticos selecionados do escopo do Programa de Melhoria IDEAL;

20 Utilizando DMAIC no Contexto IDEAL
VOC Key Issue CTQ Delighters More Is Better Must Be Outputs Process Inputs Yield: 60% Yield: 90% Yield: 45% Yield: 98% CUSTOMERS SUPPLIERS

21 Utilizando DMAIC no Contexto IDEAL
1000 -1000 10 20 30 UCL X LCL D B F A C E Other LSL USL Cp = 0.4 s 2.7 VA NVA UCL LCL LSL USL s = 3.7 Cp 1.4 = 2.7 = 0.4 Test Full scale Original

22 Utilizando DMAIC no Contexto IDEAL

23 Utilizando DMAIC no Contexto IDEAL
A função do DMAIC vai ser definir o problema e oportunidade e usar os dados disponíveis para informar a melhoria do processo, que poderá satisfazer a meta organizacional e ao mesmo tempo ir de encontro às exigências do modelo. “Mapear o modelo ao processo, não o processo ao modelo.”

24 Considerações Com a combinação das abordagens a organização pode aderir a um modelo de referência como meta e ao mesmo tempo focar na otimização de processos específicos críticos para organização; Um foco na meta e melhor desempenho nos processos resulta no final das contas em conformidade ao modelo. A organização tem visibilidade de Retorno do Investimento ao longo do programa (não só no final).

25 Considerações DMAIC é destinado para ser implementado com foco em problemas e oportunidades, muitas vezes com escopo reduzido, onde podemos enxergar benefícios significantes para o negócio; DMAIC pode ser usado para encontrar os processos que necessitam (podem) ser mais repetidos e, então, otimizar esses processos.

26 Considerações DMAIC (Seis Sigma) não é: Somente estatística
Somente para manufatura Somente sobre quantidade de defeitos Limitado para grandes organizações Necessariamente sinônimo com Nível 4 (CMMI) Limitado para usar em organizações de alta maturidade Um competidor para CMMI ou outros modelos e padrões de processo Tem uma única meta de desempenho (pode ser 6)

27 Referências McFeeley, B., IDEALSM: A User’s Guide for Software Process Improvement. Software Engineering Institute Handbook. Carnegie Mellon University. CMU/SEI-96-HB-001, 1996. Eckes, G., Six Sigma for Everyone. John Wiley & Sons, 2003. Janiszewski, S., Six Sigma & Software Process Improvement. Washington DC SPIN, 2004. Rotondaro, G. G., coord. Seis Sigma: Estratégia gerencial para melhoria de processos, produtos e serviços. São Paulo: Atlas, 2002. Correia, R. S.M., IDEALSM – Modelo para Melhoria de Processo de Software. Centro de Informática – UFPE, 2006. Último acesso em 25/03/2007. Motorola, Digital Six Sigma – CIC0131 Green Belt Program

28 Perguntas?


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