A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A CONSTRUÇÃO DA NARRATIVA DE PROBLEMAS Grupo2 Disciplina: Planejamento curricular.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A CONSTRUÇÃO DA NARRATIVA DE PROBLEMAS Grupo2 Disciplina: Planejamento curricular."— Transcrição da apresentação:

1 A CONSTRUÇÃO DA NARRATIVA DE PROBLEMAS Grupo2 Disciplina: Planejamento curricular

2 O problema é uma descrição escrita de fenômenos, que no processo de Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL), estimulam a aprendizagem em grupos, proporcionam a ativação de conhecimentos prévios e a identificação de possíveis soluções.

3 1) Funciona como “ativador” dos conhecimentos prévios que os participantes possuem a respeito do tema; 2) Constitui o “foco” para aprendizagem de conhecimentos oriundos de diversas disciplinas e, portanto exerce papel chave na construção de estruturas cognitivas, de redes semânticas,de forma que facilitem a recuperação e ultilização posterior dos conhecimentos; 3) Fornece o contexto para aprendizagem; 4) Constitui o elemento gerador da motivação intrínseca dos estudantes, estimulando o interesse pelo tema, favorecendo consequentemente o estudo individual por parte dos participantes. O PAPEL DO PROBLEMA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM

4 Para cada tipo de conhecimento ou habilidade que se deseja adquirir é necessário um tipo diferente de problema. O autor distingue quatro tipos de conhecimentos: 1) conhecimentos do tipo descritivo (constituem de fatos que podem ser observados); 2)conhecimentos do tipo explicativos (elaborações teóricas, identificação de princípios e de mecanismos causais); 3)conhecimentos de processos sobre como realizar uma série de atividades; 4)conhecimento do tipo normativo (para elaborar principalmente dilemas, problemas éticos).

5 A estes diferentes tipos de conhecimento correspondem quatro tipos de problemas chamados de protótipos : 1)Descritivo 2)Explicativo 3) De processo 4) De solução de dilema

6 E STRUTURA DOS PROBLEMAS O texto de um problema deve conter: 1)título, que seja sugestivo, que direcione o interesse para um tema central; 2) texto claro, não muito extenso nem prolixo; 3) Instruções colocadas ao final do texto e às vezes expressadas em forma interrogativa e que, assim como o título, dirijam a discussão para um tema definido e explicitem como abordar o problema. Título, texto e instruções devem estimular e focalizar a discussão em relação a um tema o mais circunscrito possível. Têm a finalidade de evitar o desvio do assunto e dispersão do debate.

7 O S TIPOS DE PROBLEMAS : 1)Descritivos: apresentam o evento de forma neutra e os participantes têm de aprofundar o tema explicando e/ou fornecendo um sentido aos eventos 2)Explicativos: estabelece relações de causa-efeito ou mecanismos seqüenciais que permitem explicar a evolução 3) Obstáculo de processo: o problema envolve um personagem em questão deve realizar uma ação,mas não sabe como 4)Dilema: o texto apresenta duas opções, duas possíveis propostas de intervenção e os participantes têm de escolher uma argumentando as razões da escolha. A discussão é sobretudo ao redor de um problema ético.

8 A ELABORAÇÃO DOS TEXTOS DOS PROBLEMAS A redação do problema começa com uma discussão aberta, em grupo, identificando a temática a ser elaborada e o cenário. Em uma segunda fase, o texto começa ser elaborado por uma pessoa do grupo. Após concluído,o texto é apresentado ao grupo, que discutirá sua relevância em relação a alguns dos critérios utilizados, tais como objetivos específicos, tamanho do texto e clareza do tema principal.

9 Apresentam-se duas a três propostas e, entre elas, é escolhida a mais relevante. Na elaboração é fundamental levar em consideração os conhecimentos prévios dos alunos, assim como a sua capacidade profissional. Também é necessário conhecer os eventuais conceitos errôneos (misconceptions) presentes.

10 U M PROBLEMA DEVERIA SER CONSTRUÍDO A PARTIR DAS SEGUINTES CARACTERÍSTICAS 1)A relevância com os objetivos específicos de aprendizagem; 2)A sequência lógica ; 3)O correto tamanho do texto; 4)A factibilidade, os objetivos devem ser alcançáveis; 5) A contextualização; 6)A monitorização e avaliação dos problemas.


Carregar ppt "A CONSTRUÇÃO DA NARRATIVA DE PROBLEMAS Grupo2 Disciplina: Planejamento curricular."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google