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Paulo Mendes, Beatriz Antunes Escola Secundária André de Gouveia Évora, Évora 1.º (8.º Ano) ; FQ, HSST ESAG 1 – Tóquim Barreto Mark I 5 + 2.

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1 Paulo Mendes, Beatriz Antunes Escola Secundária André de Gouveia Évora, Évora 1.º (8.º Ano) ; FQ, HSST ESAG 1 – Tóquim Barreto Mark I 5 + 2

2 O carro solar é um projecto do 1.º IRC. É um carrinho de concepção simples e feito em K-Line Fig. 1 – Desenho rudimentar do carrinho Fig..2 – Começo do desenho do chassis no K-Line

3 A planificação deste protótipo teve quatro fases distintas: pesquisa sobre carrinhos solares, idealização do protótipo, recolha de materiais e execução do carrinho. As células demoraram a estar disponíveis o que fez atrasar o processo. No entanto, quando da sua chegada, foram feitos ensaios com as células fotovoltaicas envolvendo situações distintas: medição da d.d.p. com a exposição solar, com a utilização de um motor e inclinação relativamente ao sol. Os valores encontrados não são muito fiáveis pois as condições exteriores variaram bastante durante os ensaios. Tabela 1 Medição da d.d.p. das células fotovoltaicas em função do meio e da inclinação e da utilização de um motor Fig..3– Ensaio dos materiais fotovoltaicos Ângulo vs local Sala (V) Exterior s/motor (V) Exterior c/motor (V) 0º1,1513,8511,90 45º1,4613,8012,05 90º1,2813,7310,45

4 Aos alunos foi dada a liberdade de escolha sobre os materiais a utilizar e de algumas situações a nível técnico, nomeadamente a distribuição das células. Quanto às fontes de informação consultadas podemos destacar a internet, alguns livros técnicos, modelos de carrinhos solares e o Workshop disponibilizado pela Ciência Viva. Quanto ao tempo estimado de execução do projecto, pensamos que 40/50 horas seja um valor ajustado à consecução das diversas fases. Fig..4 – Mãos na massa

5 Quanto à produção/comercialização do protótipo, esta não foi equacionada. No entanto, com as aprendizagens realizadas e a motivação patenteada pelos alunos, pretendemos efectuar, no próximo ano lectivo, um mini Rali Solar a nível da escola, de modo a que os vencedores das respectivas categorias a representem, a nível nacional. Apesar de os alunos poderem aplicar conteúdos dos programas nas diversas etapas do projecto, este ano não existiu uma verdadeira integração do Rali Solar no currículo. Este facto deveu-se ao conhecimento e inscrição no evento ter sido efectuada já no segundo período. A divulgação na escola foi muito restrita e aberta apenas a quatro turmas (1.º IRC, 1.º PTGEI, 10.º CT1 e 10.º CT2). Esta situação prendeu-se com os motivos explicados anteriormente e pela impossibilidade de efectuar uma divulgação eficaz junto de toda a comunidade escolar e de suportar uma logística “pesada”, num intervalo de tempo muito curto. Pela ausência de experiências anteriores neste âmbito, o Rali Solar 2010 foi encarado por todos nós com o ano 0, um ano de muita aprendizagem e sem muita atenção a detalhes e aperfeiçoamentos. Este ano, o espírito é de participar e conseguir que todos os nossos protótipos funcionem. No entanto, tanto os alunos envolvidos como os professores abraçaram este projecto com muito entusiasmo e dedicação. Os trabalhos decorreram, maioritariamente, em tempo lectivo. Fig. 5 – A equipa


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