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Administração Mercadológica

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Apresentação em tema: "Administração Mercadológica"— Transcrição da apresentação:

1 Administração Mercadológica
A Importância do Marketing O que é marketing? A que se aplica o marketing

2 A importância do Marketing
O sucesso financeiro de muitas vezes depende da habilidade de marketing Kodak, Xerox, General Motors, tiveram que aprimorar suas estrategias de marketing Os profissionais de marketing devem tomar decisões importantes e decisões detalhadas. O Marketing habilidosos é uma busca sem fim.

3 O que é Marketing “marketing é o processo de planejar e executar a concepção, a determinação do preço, a promoção e a distribuição de ideias, bens e serviços para criar trocas que satisfaçam metas individuais e organizacionais”. (Associação Americana de Marketing) “...é a arte e a ciência da escolha de mercados alvos e da captação, manutenção e fidelização de clientes por meio da criação, da entrega e da comunicação de um valor superior para o cliente.”

4 O que é marketing Definição social e definição gerencial
Social:”... É um processo social pelo qual indivíduos e grupos obtém o que necessitam e desejam por meio da criação, da oferta e da livre troca de produtos e serviços de valor com os outros”. Gerencial: “...é a arte de vender produtos”

5 O que é Marketing Definição de Peter Drucker

6 A que se aplica o marketing?
BENS. Bens tangíveis ou produtos, constituem a maior parte do esforço de produção e marketing na maioria dos paises. SERVIÇOS. A medida que as economias evoluem, uma proporção cada vez maior de suas atividades se concentra na produção de serviços.

7 A que se aplica o marketing?
EVENTOS EXPERÊNCIAS PESSOAS LUGARES: entre os profissionais de marketing de lugares estão especialistas em desenvolvimento econômico, agentes imobiliários, bancos comerciais, associações locais e agencias de publicidade e de relações publicas.

8 A que se aplica o marketing?
PROPRIEDADES: propriedades são direitos intangíveis de posse, tanto de imóveis como bens financeiros (ações e títulos). ORGANIZAÇÕES: As organizações trabalham sistematicamente para construir uma imagem sólida e positiva na mente de seu publico alvo. (identidade corporativa)

9 A que se aplica o marketing?
INFORMAÇÕES: informações podem ser produzidas e comercializadas como um produto. IDÉIAS: Toda oferta de marketing traz em sua essência uma idéia básica. Ex: “amigos não deixam amigos dirigirem alcoolizados” (profissionais marketing social)

10 Orientações de Marketing
Marketing interno: Departamento de marketing Gerencia sênior Outros departamentos Marketing integrado: Canais Produtos e serviços comunicações

11 Orientações de Marketing
Marketing de relacionamento Clientes Canal parceiros Marketing socialmente responsável Ética Legalidade Meio Ambiente Comunidade

12 Dimensões do Marketing Holístico
Marketing interno Marketing Integrado Marketing Holístico Marketing socialmente responsável Marketing de Relacionamento

13 Marketing Socialmente Responsável
Fatores que impulsionam a pratica da responsabilidade social na administração mercadológica: A ascensão das expectativas dos clientes; A mudança na expectativa dos funcionários; Legislação e pressões por parte do governo; O interesse dos investidores em critérios sociais; e As praticas de aquisição de negócios.

14 Marketing Socialmente Responsável
Algumas práticas comerciais antiéticas ou ilegais: O suborno e o furto de segredos comerciais; A propaganda falsa ou enganosa; A transação exclusiva e os contratos comprometedores; Os defeitos de qualidade ou de segurança; As garantias falsas; Os rótulos imprecisos; o controle de preços ou a discriminação indevida; As barreiras à entrada; A concorrência predatória; etc

15 Copyright © 2006 by Pearson Education
Responsabilidade social corporativa Comportamento de responsabilidade social Comportamento ético Comportamento legal Copyright © 2006 by Pearson Education 22-15 15

16 Comportamento Legal Alguns exemplos de comportamento ilegal na área de vendas: Mentir ou enganar o consumidor sobre vantagens de comprar um produto; As informações do vendedores devem ser as mesmas veiculadas em propaganda; Não oferecer suborno aos agentes de compra ou funcionário que influenciam a venda; Não fazer uso de segredos técnicos ou comerciais dos concorrentes mediante subornos ou espionagem industrial; Não podem depreciar os concorrentes ou seus produtos sugerindo inverdades.

17 Comportamento Ético As empresas devem adotar:
Adotar e difundir um código de ética, Criar uma tradição de comportamento ético Tornar sua equipe totalmente responsável pelo cumprimento das diretrizes éticas e legais.

18 Pesquisa do instituto Akatu e Ethos
77% dos brasileiros têm interesse em saber como as empresas tentam ser socialmente responsáveis dois em cada três brasileiros têm uma avaliação positiva sobre a contribuição das grandes empresas para o desenvolvimento da sociedade. Pouco mais do que a maioria dos entrevistados (51%) concorda total ou parcialmente que a empresa deve ir além de um papel econômico tradicional (gerar empregos, pagar impostos etc) e contribuir ativamente com a construção de uma sociedade melhor (houve uma queda: em % tinham a mesma opinião)

19 Pesquisa IPEA – Instituto de pesquisa econômicas aplicadas
Em 2000: 59% das empresas brasileiras praticam “ações sociais” Em 2004: 69%

20 Comportamento de Responsabilidade Social
Os profissionais de Marketing devem ter uma consciência social nos relacionamentos específicos com clientes e demais públicos interessados.

21 Copyright © 2006 by Pearson Education
As empresas mais bem classificadas por sua responsabilidade social IBM McDonald’s 3M UPS FedEx Target Home Depot Johnson & Johnson Coca-Cola Wal-Mart Anheuser-Busch Hewlett-Packard Walt Disney Microsoft Copyright © 2006 by Pearson Education 22-21 21

22 Copyright © 2006 by Pearson Education
A Fetzer reforça o compromisso da empresa com a responsabilidade social Copyright © 2006 by Pearson Education 22-22 22

23 Relaciona as contribuições da empresa
Marketing de causas Relaciona as contribuições da empresa em prol de determinada causa com a disposição dos clientes para manter transações com essa empresa e, assim, gerar receita para ela Copyright © 2006 by Pearson Education 22-23 23

24 Esforços de marketing que têm pelo menos
Marketing social corporativo Esforços de marketing que têm pelo menos um objetivo não econômico, relacionado ao bem-estar social, e para alcançá-lo usa os recursos da empresa e/ou dos seus sócios Copyright © 2006 by Pearson Education 22-24 24

25 Copyright © 2006 by Pearson Education
Campanhas de marketing social Cognitivas De ação De comportamento De valor Copyright © 2006 by Pearson Education 22-25 25

26 Processo de planejamento de marketing social
Onde estamos? Para onde queremos ir? Como chegaremos lá? Como permaneceremos no caminho certo? Copyright © 2006 by Pearson Education 22-26 26


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