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VANESSA MATTOS vanessa.mattos@prof.infnet.edu.br /vanessinhamattos @va_mattosVanessa Mattos UM POUCO DE MIM:
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UM POUCO DE VOCÊS:
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Horários Computadores e Rede Banheiros Cigarro Telefone Logística
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Todo e qualquer apoio didático fornecido pela Instituição ou pelo professor, seja em papel ou por meios digitais, desde que devidamente aprovados, serão considerados material didático. Ao final de cada curso na avaliação, os alunos podem levar em conta essa informação para avaliar o material didático. Material didático
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Aprender a planejar, executar e monitorar campanhas desenvolvidas para mídias sociais. Desenvolver um planejamento, conhecer as boas práticas de execução e desenvolver corretamente o monitoramento em mídias sociais através de resultados qualitativos e quantitativos Objetivos do curso
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UA I – Fundamentos das Mídias Sociais UA II – As Mídias Sociais UA III – Planejamento de Ações em Mídias Sociais UA IV – Ações em Mídias Sociais UA IV – Monitoramento de Mídias Sociais O curso
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Você aprenderá: Os conceitos das Mídias Sociais O novo consumidor A relação do novo consumidor com as marcas As principais mídias sociais
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Pra esquentar... Vídeo: Revolução das mídias sociais 4 https://www.facebook.com/photo.php?v=10151117378416302
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Fundamentos das Mídias Sociais
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O conceito vem antes da internet: interação social Necessidade de criar laços norteados pela afinidade Interação social no ambiente digital
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Fundamentos das Mídias Sociais E-mail: Com a internet, surge a necessidade de compartilhar arquivos com amigos Conteúdo limitado a usuários dos quais se tinha o endereço eletrônico Necessidade de uma ferramenta que permitisse ampliação de contatos
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Fundamentos das Mídias Sociais CLASSMATES.COM (1995)
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Fundamentos das Mídias Sociais Objetivo de realizar encontros entre pessoas da Faculdade, Escola e etc. Levou para o online os laços do offline Sucesso no Canadá e nos Estados Unidos, modelo de serviço pago. 1.4 – Evolução das redes sociais
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Fundamentos das Mídias Sociais AOL Instant messenger (1997) Pioneiro na categoria bate papo Popularização das mensagens instantâneas
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Fundamentos das Mídias Sociais Sixdegress (1997) Permitiu a publicação das listagens de contato Permitiu a visualização de perfis de terceiros Conceito que afirma que a cada 6 pessoas um amigo em comum
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Fundamentos das Mídias Sociais Friendster (2002)
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Fundamentos das Mídias Sociais Conceito de círculo de amizades, incentivava o relacionamento entre pessoas com interesses comuns Também permitia a criação e divulgação de perfis e listas de contatos
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Fundamentos das Mídias Sociais My space (2003)
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Fundamentos das Mídias Sociais Rede totalmente interativa com espaço para músicas, fotos e blog que poderia ser personalizado para cada usuário Dentre as mais populares do mundo, principalmente nos Estados Unidos
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Fundamentos das Mídias Sociais Linkedin (2003) Foco profissional Sem enfatizar interesses em comum Os contatos são chamados de conexões
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Fundamentos das Mídias Sociais A chegada do Orkut (2004) Criação de novas amizades Acesso por meio de convite Sucesso no Brasil e na Índia
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Fundamentos das Mídias Sociais A fundação do Facebook (2004) Estudantes de Harvard Preferência nacional Leques de possibilidades cada vez maior dentro da rede
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Fundamentos das Mídias Sociais Chegada do twitter (2006) O termo Twitter foi inspirado no som de um pássaro que emite sons para comunicar sua atual localização e atividade. 140 caracteres para publicação de algum conteúdo
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Fundamentos das Mídias Sociais Pinterest (2010)
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Fundamentos das Mídias Sociais Gestão de imagens com divisão de categorias Foco no compartilhamento de fotos
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Fundamentos das Mídias Sociais Chegada do Google plus (2011) P ermite uma interação dos usuário de maneira seletiva, dividindo em círculos cada grupo de amizade. Hangouts: conferência em tempo real.
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Fundamentos das Mídias Sociais Instagram (2012) Compartilhamento de fotos e vídeos Aplicação de filtros e interação dos amigos
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Fundamentos das Mídias Sociais Conhecimentos Técnicos: Conhecimento em Marketing, Publicidade e Comunicação Ter o hábito de ler; Escrever bem Criativo com pensamento fora da caixa Gostar de tecnologia e acompanhar as evoluções do mercado, fácil adaptação aos ambientes digitais
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Fundamentos das Mídias Sociais Habilidades Sociais: Bom conversador Facilidade de trabalho em equipe Incentivador e agitador Eficiência nas respostas Sabe liderar e encontrar líderes/advogados da marca nos ambientes digitais
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Redes Sociais: construída pelos usuários, com foco no relacionamento entre as pessoas com um objetivo em comum. Não precisa ser no ambiente online. Sites de Redes Sociais: ferramentas onlines da internet que permitem os relacionamentos. Mídias Sociais: redes sociais com intenção de anunciar e vender produtos ou serviços Fundamentos das Mídias Sociais
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As Mídias Sociais Rede Distribuída: informação começa em qualquer lugar Laços fortes e Fracos: com quem você mais interage e com quem menos interage Foco 100% no usuário: SAC 2.0 cada vez mais importante Fundamentos das Mídias Sociais
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Conversação Troca de Experiências Compartilhamento Mobilização Fundamentos das Mídias Sociais
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Fatores de Mudança: Menor confiança na publicidade convencional Baixa credibilidade dos meios tradicionais Busca por poder, necessidade de ser escutado e entendido Fundamentos das Mídias Sociais
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Facilidade na produção e consumo de conteúdos = Prosumer Vínculo entre pessoas – Poder da Recomendação Segmentação de interesses Fundamentos das Mídias Sociais
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Dá valor a opiniões de amigos Consome e produz informação Quer expressar sua opinião de qualquer forma Usa mais facilmente os canais online Tende a utilizar mais o online do que o offline em sua vida Fundamentos das Mídias Sociais
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Quer experimentar e testar antes de comprar Quer mostrar qual o uso dá para determinados produtos (Positivo e Negativo) Fundamentos das Mídias Sociais
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O consumidor tem o poder, não mais as marcas Ele participa da criação de produtos (co- criação com as marcas) Busca agradar sua rede de relacionamentos, gerar valor para seus contatos Comunicação em diálogo = conversa Fundamentos das Mídias Sociais
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As Marcas: Foco na comunicação entre seus consumidores Deve-se aprender a gerar valor para o usuário A marca deve fazer o papel de veículo de interação entre a empresa e seus consumidores Fundamentos das Mídias Sociais
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Otimização dos processos da empresa e busca maior pela excelência As empresas procuram evitar a todo custo uma crise Reavaliação de processos cruciais: ◦ Atendimento ◦ Marketing Fundamentos das Mídias Sociais –Venda –Pós-Venda
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As empresas buscam defensores da marca = fãs Trabalho para fidelizar clientes e construir relacionamentos Foco em criar advogados da marca Fundamentos das Mídias Sociais
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Diversos tipos de Mídias Sociais ◦ Fotos ◦ Favoritos ◦ Wiki ◦ Músicas ◦ Documentos ◦ Vídeos Fundamentos das Mídias Sociais –Geo-localização –Redes de Relacionamento –Grupos de Discussão –Blogs –Perguntas e Respostas –De Marcas
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Fundamentos das Mídias Sociais Sites de Compartilhamento de Fotos Sites de Compartilhamento de Vídeos Sites de Redes Sociais Microblogging
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Bloco de Construção do Aprendizado As Mídias Sociais
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Microblogging Mais de 150 milhões de usuários Alta taxa de uso via dispositivos móveis Grande poder de engajamento A moeda do Twitter é o RT Uso de hashtags
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As Mídias Sociais
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Rede Social para relacionamento Mais de 1 bilhão de usuários no Mundo Permite a criação de páginas e aplicativos Possibilidade do usuário “Curtir” e “compartilhar” as postagens de outros que gostar
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As Mídias Sociais
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Compartilhamento de vídeos 35 horas de vídeos postados por minuto Limite de envio de vídeos de 15 minutos Tamanho final do vídeo de no máximo 2gb Usado como canal de apoio a outras ações de Marketing Digital Muito usado para ações virais
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As Mídias Sociais
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Itaú: incentivo a música. Semana do Rock in Rio http://www.youtube.com/watch?v=mCcN5zDhP5w&feature=c4-overview- vl&list=PL34w81iXr8CvbtsutH_V0G0lJ5Nlzf9Ov
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As Mídias Sociais Hotel Urbano: propagar o conceito Viajar é possível http://www.youtube.com/watch?v=NZBWxBJMoHQ
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As Mídias Sociais Heineken: http://www.youtube.com/watch?v=PSDLOB5knRA
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As Mídias Sociais Rede Social para compartilhamento de imagens Objetivo é de levar tráfego para o site Permite a criação de painéis por categorias Muito usado por mulheres As categorias mais pinadas são moda, decoração e gastronomia
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As Mídias Sociais * Magazine Luiza
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As Mídias Sociais * Dafiti
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As Mídias Sociais
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As pessoas ligadas à sua marca são colocadas em círculos Possui comunidades para debate e compartilhamento de conhecimento Hangout: video conferência com até 10 pessoas
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As Mídias Sociais
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Criação de conteúdo Filtros: comunicação visual Objetivo é o compartilhamento de imagens Imagens atreladas a atmosfera da marca, gerando uma comunicação espontânea Hashtags são fundamentais: demonstram sucesso do conteúdo
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As Mídias Sociais
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McDonald's e o tiro pela culatra Em janeiro, o McDonald's viu uma ação de marketing no Twitter ir por água abaixo após lançar uma hashtag em seu perfil chamada #McDstories.ação de marketing A intenção era convidar os consumidores do fast-food a contar momentos tocantes vividos nas lanchonetes da marca. A campanha, porém, foi invertida por tuiteiros que não tiveram boas experiências e começaram a publicar mensagens negativas, contando casos pouco lisonjeiros como uma unha encontrada no BigMac e até exemplos de infecção alimentar. A hashtag não demorou a entrar nos Trending Topics mundiais - e resistiu a sair.consumidoresmarca
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Triton e a promoção cancelada A Triton Eyewear, grife de óculos e relógios, deixou alguns de seus seguidores do Twitter revoltados após uma repentina promoção durante o jogo final do Corinthians pela Libertadores. Perto do término da partida, o perfil oficial da empresa postou: "Vai Corinthians! Quem der RT ganha óculos @tritoneyewear se o Corinthians for campeão!". A mensagem foi apagada, a promoção, cancelada, e a empresa alegou que sua conta foi invadida por um hacker.
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Bis e a ambiguidade A ambiguidade pode ser muito útil às peças publicitárias, mas quando é acidental o resultado costuma gerar, muitas vezes, uma saia-justa. Foi o caso de uma das telas de um filme da campanha "E se Bis Fosse...", composta de 10 vídeos e conteúdo para as redes sociais da marca. Bis e a ambiguidade A ambiguidade pode ser muito útil às peças publicitárias, mas quando é acidental o resultado costuma gerar, muitas vezes, uma saia-justa. Foi o caso de uma das telas de um filme da campanha "E se Bis Fosse...", composta de 10 vídeos e conteúdo para as redes sociais da marca.
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