A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

VANESSA MATTOS Mattos UM POUCO DE MIM:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "VANESSA MATTOS Mattos UM POUCO DE MIM:"— Transcrição da apresentação:

1

2 VANESSA MATTOS vanessa.mattos@prof.infnet.edu.br /vanessinhamattos @va_mattosVanessa Mattos UM POUCO DE MIM:

3 UM POUCO DE VOCÊS:

4 Horários Computadores e Rede Banheiros Cigarro Telefone Logística

5 Todo e qualquer apoio didático fornecido pela Instituição ou pelo professor, seja em papel ou por meios digitais, desde que devidamente aprovados, serão considerados material didático. Ao final de cada curso na avaliação, os alunos podem levar em conta essa informação para avaliar o material didático. Material didático

6 Aprender a planejar, executar e monitorar campanhas desenvolvidas para mídias sociais. Desenvolver um planejamento, conhecer as boas práticas de execução e desenvolver corretamente o monitoramento em mídias sociais através de resultados qualitativos e quantitativos Objetivos do curso

7 UA I – Fundamentos das Mídias Sociais UA II – As Mídias Sociais UA III – Planejamento de Ações em Mídias Sociais UA IV – Ações em Mídias Sociais UA IV – Monitoramento de Mídias Sociais O curso

8 Você aprenderá:  Os conceitos das Mídias Sociais  O novo consumidor  A relação do novo consumidor com as marcas  As principais mídias sociais

9 Pra esquentar... Vídeo: Revolução das mídias sociais 4 https://www.facebook.com/photo.php?v=10151117378416302

10 Fundamentos das Mídias Sociais

11 O conceito vem antes da internet: interação social Necessidade de criar laços norteados pela afinidade Interação social no ambiente digital

12 Fundamentos das Mídias Sociais E-mail: Com a internet, surge a necessidade de compartilhar arquivos com amigos Conteúdo limitado a usuários dos quais se tinha o endereço eletrônico Necessidade de uma ferramenta que permitisse ampliação de contatos

13 Fundamentos das Mídias Sociais CLASSMATES.COM (1995)

14 Fundamentos das Mídias Sociais Objetivo de realizar encontros entre pessoas da Faculdade, Escola e etc. Levou para o online os laços do offline Sucesso no Canadá e nos Estados Unidos, modelo de serviço pago. 1.4 – Evolução das redes sociais

15 Fundamentos das Mídias Sociais AOL Instant messenger (1997) Pioneiro na categoria bate papo Popularização das mensagens instantâneas

16 Fundamentos das Mídias Sociais Sixdegress (1997) Permitiu a publicação das listagens de contato Permitiu a visualização de perfis de terceiros Conceito que afirma que a cada 6 pessoas um amigo em comum

17 Fundamentos das Mídias Sociais Friendster (2002)

18 Fundamentos das Mídias Sociais Conceito de círculo de amizades, incentivava o relacionamento entre pessoas com interesses comuns Também permitia a criação e divulgação de perfis e listas de contatos

19 Fundamentos das Mídias Sociais My space (2003)

20 Fundamentos das Mídias Sociais Rede totalmente interativa com espaço para músicas, fotos e blog que poderia ser personalizado para cada usuário Dentre as mais populares do mundo, principalmente nos Estados Unidos

21 Fundamentos das Mídias Sociais Linkedin (2003) Foco profissional Sem enfatizar interesses em comum Os contatos são chamados de conexões

22 Fundamentos das Mídias Sociais A chegada do Orkut (2004) Criação de novas amizades Acesso por meio de convite Sucesso no Brasil e na Índia

23 Fundamentos das Mídias Sociais A fundação do Facebook (2004) Estudantes de Harvard Preferência nacional Leques de possibilidades cada vez maior dentro da rede

24 Fundamentos das Mídias Sociais Chegada do twitter (2006) O termo Twitter foi inspirado no som de um pássaro que emite sons para comunicar sua atual localização e atividade. 140 caracteres para publicação de algum conteúdo

25 Fundamentos das Mídias Sociais Pinterest (2010)

26 Fundamentos das Mídias Sociais Gestão de imagens com divisão de categorias Foco no compartilhamento de fotos

27 Fundamentos das Mídias Sociais Chegada do Google plus (2011) P ermite uma interação dos usuário de maneira seletiva, dividindo em círculos cada grupo de amizade. Hangouts: conferência em tempo real.

28 Fundamentos das Mídias Sociais Instagram (2012) Compartilhamento de fotos e vídeos Aplicação de filtros e interação dos amigos

29 Fundamentos das Mídias Sociais Conhecimentos Técnicos: Conhecimento em Marketing, Publicidade e Comunicação Ter o hábito de ler; Escrever bem Criativo com pensamento fora da caixa Gostar de tecnologia e acompanhar as evoluções do mercado, fácil adaptação aos ambientes digitais

30 Fundamentos das Mídias Sociais Habilidades Sociais: Bom conversador Facilidade de trabalho em equipe Incentivador e agitador Eficiência nas respostas Sabe liderar e encontrar líderes/advogados da marca nos ambientes digitais

31  Redes Sociais: construída pelos usuários, com foco no relacionamento entre as pessoas com um objetivo em comum. Não precisa ser no ambiente online.  Sites de Redes Sociais: ferramentas onlines da internet que permitem os relacionamentos.  Mídias Sociais: redes sociais com intenção de anunciar e vender produtos ou serviços Fundamentos das Mídias Sociais

32 As Mídias Sociais  Rede Distribuída: informação começa em qualquer lugar  Laços fortes e Fracos: com quem você mais interage e com quem menos interage  Foco 100% no usuário: SAC 2.0 cada vez mais importante Fundamentos das Mídias Sociais

33  Conversação  Troca de Experiências  Compartilhamento  Mobilização Fundamentos das Mídias Sociais

34 Fatores de Mudança:  Menor confiança na publicidade convencional  Baixa credibilidade dos meios tradicionais  Busca por poder, necessidade de ser escutado e entendido Fundamentos das Mídias Sociais

35  Facilidade na produção e consumo de conteúdos = Prosumer  Vínculo entre pessoas – Poder da Recomendação  Segmentação de interesses Fundamentos das Mídias Sociais

36  Dá valor a opiniões de amigos  Consome e produz informação  Quer expressar sua opinião de qualquer forma  Usa mais facilmente os canais online  Tende a utilizar mais o online do que o offline em sua vida Fundamentos das Mídias Sociais

37  Quer experimentar e testar antes de comprar  Quer mostrar qual o uso dá para determinados produtos (Positivo e Negativo) Fundamentos das Mídias Sociais

38  O consumidor tem o poder, não mais as marcas  Ele participa da criação de produtos (co- criação com as marcas)  Busca agradar sua rede de relacionamentos, gerar valor para seus contatos  Comunicação em diálogo = conversa Fundamentos das Mídias Sociais

39 As Marcas:  Foco na comunicação entre seus consumidores  Deve-se aprender a gerar valor para o usuário  A marca deve fazer o papel de veículo de interação entre a empresa e seus consumidores Fundamentos das Mídias Sociais

40  Otimização dos processos da empresa e busca maior pela excelência  As empresas procuram evitar a todo custo uma crise  Reavaliação de processos cruciais: ◦ Atendimento ◦ Marketing Fundamentos das Mídias Sociais –Venda –Pós-Venda

41  As empresas buscam defensores da marca = fãs  Trabalho para fidelizar clientes e construir relacionamentos  Foco em criar advogados da marca Fundamentos das Mídias Sociais

42 Diversos tipos de Mídias Sociais ◦ Fotos ◦ Favoritos ◦ Wiki ◦ Músicas ◦ Documentos ◦ Vídeos Fundamentos das Mídias Sociais –Geo-localização –Redes de Relacionamento –Grupos de Discussão –Blogs –Perguntas e Respostas –De Marcas

43 Fundamentos das Mídias Sociais Sites de Compartilhamento de Fotos Sites de Compartilhamento de Vídeos Sites de Redes Sociais Microblogging

44 Bloco de Construção do Aprendizado As Mídias Sociais

45

46 Microblogging Mais de 150 milhões de usuários Alta taxa de uso via dispositivos móveis Grande poder de engajamento A moeda do Twitter é o RT Uso de hashtags

47 As Mídias Sociais

48

49

50

51

52

53 Rede Social para relacionamento Mais de 1 bilhão de usuários no Mundo Permite a criação de páginas e aplicativos Possibilidade do usuário “Curtir” e “compartilhar” as postagens de outros que gostar

54 As Mídias Sociais

55

56

57

58

59

60

61

62

63 Compartilhamento de vídeos 35 horas de vídeos postados por minuto Limite de envio de vídeos de 15 minutos Tamanho final do vídeo de no máximo 2gb Usado como canal de apoio a outras ações de Marketing Digital Muito usado para ações virais

64 As Mídias Sociais

65 Itaú: incentivo a música. Semana do Rock in Rio http://www.youtube.com/watch?v=mCcN5zDhP5w&feature=c4-overview- vl&list=PL34w81iXr8CvbtsutH_V0G0lJ5Nlzf9Ov

66 As Mídias Sociais Hotel Urbano: propagar o conceito Viajar é possível http://www.youtube.com/watch?v=NZBWxBJMoHQ

67 As Mídias Sociais Heineken: http://www.youtube.com/watch?v=PSDLOB5knRA

68 As Mídias Sociais Rede Social para compartilhamento de imagens Objetivo é de levar tráfego para o site Permite a criação de painéis por categorias Muito usado por mulheres As categorias mais pinadas são moda, decoração e gastronomia

69 As Mídias Sociais * Magazine Luiza

70 As Mídias Sociais * Dafiti

71 As Mídias Sociais

72 As pessoas ligadas à sua marca são colocadas em círculos Possui comunidades para debate e compartilhamento de conhecimento Hangout: video conferência com até 10 pessoas

73 As Mídias Sociais

74

75

76

77 Criação de conteúdo Filtros: comunicação visual Objetivo é o compartilhamento de imagens Imagens atreladas a atmosfera da marca, gerando uma comunicação espontânea Hashtags são fundamentais: demonstram sucesso do conteúdo

78 As Mídias Sociais

79

80

81 McDonald's e o tiro pela culatra Em janeiro, o McDonald's viu uma ação de marketing no Twitter ir por água abaixo após lançar uma hashtag em seu perfil chamada #McDstories.ação de marketing A intenção era convidar os consumidores do fast-food a contar momentos tocantes vividos nas lanchonetes da marca. A campanha, porém, foi invertida por tuiteiros que não tiveram boas experiências e começaram a publicar mensagens negativas, contando casos pouco lisonjeiros como uma unha encontrada no BigMac e até exemplos de infecção alimentar. A hashtag não demorou a entrar nos Trending Topics mundiais - e resistiu a sair.consumidoresmarca

82 Triton e a promoção cancelada A Triton Eyewear, grife de óculos e relógios, deixou alguns de seus seguidores do Twitter revoltados após uma repentina promoção durante o jogo final do Corinthians pela Libertadores. Perto do término da partida, o perfil oficial da empresa postou: "Vai Corinthians! Quem der RT ganha óculos @tritoneyewear se o Corinthians for campeão!". A mensagem foi apagada, a promoção, cancelada, e a empresa alegou que sua conta foi invadida por um hacker.

83 Bis e a ambiguidade A ambiguidade pode ser muito útil às peças publicitárias, mas quando é acidental o resultado costuma gerar, muitas vezes, uma saia-justa. Foi o caso de uma das telas de um filme da campanha "E se Bis Fosse...", composta de 10 vídeos e conteúdo para as redes sociais da marca. Bis e a ambiguidade A ambiguidade pode ser muito útil às peças publicitárias, mas quando é acidental o resultado costuma gerar, muitas vezes, uma saia-justa. Foi o caso de uma das telas de um filme da campanha "E se Bis Fosse...", composta de 10 vídeos e conteúdo para as redes sociais da marca.

84

85


Carregar ppt "VANESSA MATTOS Mattos UM POUCO DE MIM:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google