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Papel Estratégico e Objetivos da Produção

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Apresentação em tema: "Papel Estratégico e Objetivos da Produção"— Transcrição da apresentação:

1 Papel Estratégico e Objetivos da Produção
(Cap. 2 e 3 do Slack) Qual a contribuição da função produção? Manter na empresa ou não? Papel Implementadora da estratégia empresarial Apoio para a estratégia empresarial Impulsão da estratégia empresarial Função Produção

2 Contribuição crescente da Produção
Papel Estratégico e Objetivos da Produção Fornecer vantagem baseada em produção Redefinir as expectativas do setor industrial Apoio externo Contribuição crescente da Produção Ligar estratégia e produção Ser claramente o melhor no setor Apoio interno Ser tão bom quanto os concorrentes Adotar as melhores práticas Neutralidade externa Parar de atrapalhar a organização Corrigir erros graves Neutralidade interna Estágio 1 Estágio 2 Estágio 3 Estágio 4

3 Efeitos externos dos cinco objetivos de desempenho
Preço baixo Tempo de entrega reduzido Entrega confiável Custo Alta produtividade total Rapidez (velocidade) Confiabilidade Atravessa-mento rápido Operação confiável Efeitos internos Processos livres de erro Habilidade para mudar Qualidade Flexibilidade Produtos /serviços conforme especificação Freqüência de novos produtos, ampla variedade de produto, ajuste de volume

4 Representação polar da importância dos objetivos
Custo Serviço de ônibus Rapidez Confiabilidade Serviço de taxi Qualidade Flexibilidade

5 Representação polar da importância dos objetivos
Custo Banca de revista Rapidez Confiabilidade Livraria Qualidade Flexibilidade

6 Decisão Operacional Decisão Estratégica
Os erros não são tão caros Envolve poucos recursos Resultado em pouco tempo Possível aprender c/resultado Melhorias incrementais Fonte de conhecimento é próprio pessoal Hábitos importantes Atentar p/detalhes Ignorar incertezas Evitar muitas alternativas Os erros são custosos Envolve muitos recursos Resultado leva muito tempo Impossível esperar resultado Melhorias absolutas Fonte de conhecimento, em geral é externa Competências Foco nos pontos importantes Considerar as incertezas Gerar muitas alternativas

7 Oportunidades do ambiente
Análise SWOT (Strenghts, Weaknesses, opportunities, Threats) É uma análise dos pontos fortes e fracos da organização em conjunto com a avaliação das oportunidades e ameaças do ambiente com o objetivo de identificar um nicho que pode ser explorado pela organização. Recursos da organização Oportunidades do ambiente Nicho da organização

8 PROCESSO DE ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA
2 Analisar o ambiente externo 1 Identificar oportunidades e ameaças 4 5 Identificar a missão, objetivos e estratégias atuais Reavaliar a missão e os objetivos da organização Formular estratégias 3 Analisar o ambiente interno Identificar pontos fortes e fracos da organização 6 Implementar as estratégias Diagnóstico 7 Formulação da estratégia Avaliar os resultados

9 Missão e Visão da organização
Missão é aquilo que a organização é e a razão pela qual ela existe Visão é aquilo que a organização quer se tornar no futuro A declaração de missão das organizações também incluem, em geral, uma declaração de visão

10 A Declaração de Missão A declaração de missão (ou simplesmente missão) da empresa exprime: A razão de ser da empresa Os valores, crenças, tradições e filosofias A natureza do negócio da empresa As atividades que concentrarão os esforços Onde se pretende chegar (Visão) Uma função orientadora

11 Missão e propósitos A missão é uma descrição do horizonte, de caráter amplo, que serve de guia para a administração M I S S Ã O Empresa Propósitos Os propósitos são áreas de atuação selecionadas no contexto da missão

12 A Missão da empresa Estabelece o campo de atuação e não algo que deve ser alcançado Deve refletir as habilidades essenciais da empresa, que são mais amplas do que as dimensões genéricas do produto ou serviço É o ponto de partida para as macro-estratégias da empresa

13 A Missão faz a diferença
Duas empresas de transporte marítimo enfrentavam, na década de 40, a então recente concorrência da aviação aérea. Uma, após alguns anos de competição acabou fechando as portas. A sua missão era “transportar passageiros por mar “. A segunda empresa percebeu a situação e considerou que o passageiro que quisesse apenas transporte iria sempre preferir o avião, quaisquer que fossem as condições do transporte marítimo. Para manter os passageiros no futuro, a empresa redefiniu sua missão como “transporte, hotelaria e turismo”. O resultado dessa mudança de missão foi um enorme sucesso e essa empresa se tornou a líder mundial nesse negócio. História extraída e adaptada deOLIVEIRA, Djalma de P. R. Planejamento estratégico: conceitos, metodologia, práticas. 21 ed. São Paulo: Atlas, 2005

14 Alguns exemplos de missão
Elevadores Otis Nossa missão é proporcionar um meio para qualquer cliente deslocar pessoas e objetos para cima, para baixo e para os lados, ao longo de pequenas distâncias, com maior confiança que qualquer outra empresa no mundo. Eastman Kodak Ser o melhor do mundo na formação de imagem por meios químicos e eletrônicos. Cia Hering Ser a maior e a melhor empresa de vestuário em produtos básicos e básico-moda. Mendes Junior A MENDES JÚNIOR é uma empresa de construção que propicia soluções de excelência em negócios de engenharia.

15 Cenários Tecnológico Político-econômico Sociocultural
Futuro (otimista) Futuro (+ provável) Futuro (pessimista) Presente Passado Tecnológico Político-econômico Sociocultural Tendências por setor Outros aspectos

16 Postura estratégica Análise interna Predominância Pontos fracos
Pontos fortes Ameaças Sobrevivência Manutenção Análise externa Predominância Desenvolvi-mento Oportunidades Crescimento

17 Os Stakeholders (públicos interessados)
São os indivíduos e grupos capazes de afetar e de serem afetados pelos resultados da empresa Stakeholders no mercado de capitais Acionistas Fontes de capital Stakeholders no mercado do produto Clientes Fornecedores Comunidades anfitriãs e Sindicatos Stakeholders no setor organizacional Empregados Gerentes . - Não gerentes

18 Objetivos e desafios Os objetivos (ou objetivos gerais) representam os fins genéricos almejados, para os quais devem ser orientados os esforços da empresa Os desafios (ou objetivos específicos) são versões restritas e quantificadas dos objetivos A meta é uma etapa ou um passo intermediário para se alcançar um objetivo. Alguns autores preferem chamar de meta o próprio desafio. Objetivo geral Objetivo específico Crescimento da empresa Aumentar 10% as vendas Melhorar em 8% a qualidade e praticar um preço 5% mais alto Aumentar a lucratividade Aumentar a eficiência da adm. de suprimentos Reduzir em 30% o nº de fornecedores ativos

19 Objetivos Os objetivos de uma organização são determinados pelo grupo (stakeholder) de maior poder dentro dessa organização É recomendável que os objetivos: sejam claros, divulgados e aceitos; Consistentes e hierárquicos Atendam satisfatoriamente (equilibrados) os diversos stakeholders; Mensuráveis, realísticos e desafiadores

20 Formulação da estratégia organizacional
A estratégia estabelece o caminho, as ações que permitem alcançar os objetivos previamente definidos. “Estratégia é quando a munição acaba, mas continua-se atirando, para que o inimigo não descubra que a munição acabou.” Fonte: Ansoff (1977) apud Oliveira (2005).

21 Tipos básicos de estratégias
Análise interna Predominância de ptos fracos Predominância de ptos fortes Sobrevivência Manutenção Predominância de Ameaças Redução de custos Desinvestimento Liquidação de negócio Estabilidade Nicho Especialização Análise externa Crescimento Desenvolvimento Predominância de Oportunidades Inovação Internacionalização Joint venture Expansão Mercado; produtos; financeiro; capacidades; estabilidade Diversificação: horizontal, vertical, concêntrica, conglomerada, interna, mista


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