A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Evidência de auditoria:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Evidência de auditoria:"— Transcrição da apresentação:

1 Evidência de auditoria:
NBR ISO 19011:2002 Diretrizes para auditorias de sistema de gestão da qualidade e/ou ambiental Auditoria: Processo sistemático, documentado e independente para obter evidências de auditoria e avaliá-las objetivamente para determinar a extensão na qual os critérios da auditoria são atendidos. Quando sistemas de gestão da qualidade e ambiental são auditados juntos, isto é chamado de auditoria combinada. Evidência de auditoria: Registros, apresentação de fatos ou outras informações, pertinentes aos critérios de auditoria e verificáveis. Nota – Evidência de auditoria pode ser qualitativa ou quantitativa.

2 Os princípios seguintes estão relacionados a auditores:
NBR ISO 19011:2002 Diretrizes para auditorias de sistema de gestão da qualidade e/ou ambiental Os princípios seguintes estão relacionados a auditores: a) Conduta ética: confiança, integridade, confidencialidade e discrição são essenciais para auditar. b) Apresentação justa: a obrigação de reportar com veracidade e exatidão constatações de auditoria. c) Devido cuidado profissional. d) Independência: a base para a imparcialidade da auditoria e objetividade das conclusões de auditoria. e) Abordagem baseada em evidência.

3 Programa de auditoria:
NBR ISO 19011:2002 Diretrizes para auditorias de sistema de gestão da qualidade e/ou ambiental Programa de auditoria: Um programa de auditoria pode incluir uma ou mais auditorias, dependendo do tamanho, natureza e complexidade da organização a ser auditada. Estas auditorias podem ter uma variedade de objetivos e também podem incluir auditorias combinadas ou auditorias em conjunto.

4 Lista de Verificação de Auditoria
Durante as auditorias, deve-se observar principalmente os seguintes itens: Licenças ambientais existentes e processos em andamento de licenciamento: prazos de validade, atendimento as condicionantes, licenças ambientais dos fornecedores, permissões de destinação de resíduos. Análise dos contratos dos prestadores de serviços ambientais: reprocessadores de resíduos, co-processadores, sucateiros, aterros, incineradores e transportadores de resíduos e cargas perigosas.

5 Lista de Verificação de Auditoria
Avaliação da Conformidade Legal (federal, estadual e municipal): Relacionamento com órgãos ambientais e comunidade (autos de fiscalização, reclamações de partes interessadas e ações judiciais ambientais). Plano de emergências e respostas ambientais. Planos de gerenciamento de resíduos industriais: inventário de resíduos (fontes geradoras, quantidades, caracterização – NBR e 10007, programa de coleta seletiva doméstica e industrial, armazenamento, transporte, destinação final rastreabilidade dos resíduos.

6 Lista de Verificação de Auditoria
Efluentes líquidos: Circuitos hídricos; Caracterização dos efluentes; Operações de ETEs; Monitoramento (métodos, periodicidade, pessoal e outros). Emissões Atmosféricas: Mapeamento e caracterização das fontes (Filtros, exaustores, lavagem de gases etc.); Geração de particulados.

7 Lista de Verificação de Auditoria
Diversos: Programa para certificação; NR 13 (caldeiras e vasos de pressão) e NR 20 (líquidos combustíveis e inflamáveis); CNEN ( material radioativo); Ruídos; Monitoramento do solo/lençol freático; Produtos químicos controlados; Passivos ambientais; Educação e treinamentos; Indicadores ambientais.

8 Auditoria Ambiental para a Certificação
Para que uma organização seja recomendada para certificação de acordo com a ISO 14001:2004, um programa completo de auditoria ambiental terá que ser elaborado, de modo a compatibilizar as agendas, os interesses e as necessidades da empresa auditora/certificadora, com a da organização. Esses programas incluirão, no mínimo: 1. Duas reuniões da equipe de auditoria da empresa certificadora e a alta administração da empresa e seu responsável pelo SGA. Uma reunião ocorre no início do processo, onde é apresentado o programa de auditoria ambiental à organização; e outra, no final do programa de auditoria ambiental, quando serão comunicados e justificados os resultados da auditoria ambiental realizada, as eventuais necessidades de melhoria do SGA, as eventuais não conformidades do seu SGA com a norma ISO 14001:2004 e, finalmente, a recomendação ou não para certificação de seu SGA segundo a ISO 14001:2004.

9 Auditoria Ambiental para a Certificação
2. A realização da auditoria ambiental propriamente dita, de acordo com programa de auditoria apresentado pela empresa certificadora/auditora e aprovado pela alta administração da organização. Dentro do programa de auditoria, em geral ocorrem entrevistas, aplicação de questionários e listas de verificação aos responsáveis pelas diversas atividades das áreas operacionais e administrativas, envolvidas com o cumprimento dos requisitos do SGA; análises de documentos e registros pertinentes; e reuniões com o responsável da alta administração (R.A).

10 Auditoria Ambiental para a Certificação
Todas as não-conformidades são devidamente verificadas, registradas e justificadas pela equipe de auditoria e o auditor-líder deverá apresentá-las à alta administração, no final do programa de auditoria de SGA. Não-conformidades, em geral, devem ser objeto de plano de ação a ser aprovado e implementado pela alta administração da organização. A recomendação de uma organização para certificação de seu SGA de acordo com a norma ISO 14001:2004 poderá ocorrer após verificação da implementação das medidas previstas no plano de ação e da resolução das não-conformidades registradas.

11 Auditoria Ambiental para a Certificação
Este certificado terá validade internacional, uma vez que certifica um SGA de acordo com uma norma internacional e é emitido por um organismo certificador, de preferência acreditado pelo órgão acreditador nacional ou de seu país de origem, o qual por sua vez, goza de reconhecimento mútuo por parte de todos os órgãos acreditadores mundiais, que é o caso do Inmetro.


Carregar ppt "Evidência de auditoria:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google