A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

 Como Ler para Compreender um texto?  Compreender – Aprender Com…

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: " Como Ler para Compreender um texto?  Compreender – Aprender Com…"— Transcrição da apresentação:

1  Como Ler para Compreender um texto?  Compreender – Aprender Com…

2 Nota introdutória Como sabes, não existe método ou técnica universal de análise textual; Toda a leitura traduz uma das múltiplas interpretações possíveis; Um texto é sempre uma obra Aberta a uma pluralidade de leituras; Cada leitor projecta no que lê experiências, estados de alma… Porém…. Aquele que se propõe analisar um texto deve ter alguma ideia dos procedimentos a adoptar; É exclusivamente com base nesta razão que vos proponho este guião como mera possibilidade, entre outras possibilidades e caminhos, que podes e deves desbravar…

3 I - Tema De que fala o texto? Que títulos ou títulos lhe poderíamos dar? Qual o ângulo de abordagem? Guião II - Problema Qual a questão essencial destacada no texto? Em que medida essa questão pode ser considerada um problema filosófico?

4 III – Construção Quais as partes que constituem o texto? Que título se pode dar a cada uma das partes? Como é que o pensamento do autor progride no texto? Qual a sua estrutura argumentativa? IV - Teses e Argumentos O que é que o autor sustenta ou defende no texto? (A tese) A que concepção se opõe ou com quem dialoga? (Antítese) Que argumentos mobiliza? Admite objecções? Como lhes responde?

5 V - Exemplos e Imagens O autor recorre a exemplos? Para que servem eles? Recorre a imagens ou metáforas? Convincentes? VI - Conceitos Quais os conceitos centrais? É possível caracterizar as oposições essenciais do texto a partir de campos lexicais? Quais são as distinções conceptuais?

6 Como Professor Considero importante…. Fornecer-vos ferramentas de trabalho; Apontar-vos metodologias e caminhos; Deixar-vos escolher qual ou quais melhor se ajustam ao vosso ritmo de trabalho; Proporcionar-vos instrumentos que contribuam para a realização de um trabalho progressivamente autónomo; Motivar-vos para a necessidade de pesquisar e de tratar convenientemente a informação; Capacidade de se auto-avaliarem ao nível da realização de trabalhos individuais e de grupo;


Carregar ppt " Como Ler para Compreender um texto?  Compreender – Aprender Com…"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google