A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ISO9001:2000 para Software Professor: Alexandre Vasconcelos Equipe: Amanda Pimentel Börje Karlsson Danielly Karine Erika Pessoa Jorge Cavalcanti Jose Edson.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ISO9001:2000 para Software Professor: Alexandre Vasconcelos Equipe: Amanda Pimentel Börje Karlsson Danielly Karine Erika Pessoa Jorge Cavalcanti Jose Edson."— Transcrição da apresentação:

1 ISO9001:2000 para Software Professor: Alexandre Vasconcelos Equipe: Amanda Pimentel Börje Karlsson Danielly Karine Erika Pessoa Jorge Cavalcanti Jose Edson Sheila Marques

2 7.1 – Planejamento da Realização do Produto Planos da qualidade –desenvolvimento –requisitos de qualidade –critérios de início e término das tarefas

3 7.2 - Processos Relacionados ao Cliente 7.2.1 Requisitos de software A organização deve determinar: –A validação e viabilidade dos requisitos do cliente. –A organização deve produzir um documento de requisitos baseado em pesquisa de campo e validado com o cliente. – O documento de requisitos deve conter todos os casos de uso. –Requisitos não funcionais e de hardware também devem estar contidos no documento.

4 7.2 - Processos Relacionados ao Cliente 7.2.2 Análise crítica relacionada ao software A Organização deve assegurar que: –O cliente esteja ciente que todos os casos de uso(requisitos funcionais) estejam no documento de requisitos. –Uma arquitetura para o sistema deve ser definida sobre os aspectos relevantes para atenuar riscos. –O pessoal está capacitado ou treinamentos devem ser providenciados. –A tecnologia necessária ao desenvolvimento deve ser dominada.

5 7.2 - Processos Relacionados ao Cliente 7.2.3 Comunicação com o cliente –Como requisitos funcionais mudam, a organização deve acordar uma seqüência de validades com o cliente. –Um pequeno protótipo da GUI pode ser apresentado ao cliente no início do projeto quando necessário. –Deve ser definido um sistema de feedback para os steakholders. É aconselhável o uso de ferramentas como EzTrack ou Bugzilla.

6 7.3 - Projeto e Desenvolvimento 7.3.1 Planejamento e desenvolvimento do software A organização deve: –Planejar e documentar as várias etapas do projeto e do desenvolvimento do software. –Verificar se o que foi desenvolvido está de acordo com o processo, com o planejado e documentado nos requisitos. –Designar as responsabilidades de cada integrante da equipe com relação ao projeto e desenvolvimento. Definir uma forma de comunicação clara entre os membros da equipe, bem como uma designação clara das responsabilidades de cada um Os artefatos de saída podem alterar-se ao longo do projeto e devem atualizados sendo estas alterações documentadas

7 7.3 - Projeto e Desenvolvimento 7.3.2 Entradas de projeto e desenvolvimento de software Definir e documentar as entradas relativas a requisitos: –Requisitos de funcionalidade e desempenho. –Conhecimentos dos requisitos regulamentares (leis e regulamentos aplicáveis). –Requisitos já definidos em projetos anteriores. –Outros requisitos essenciais ao projeto. Necessidade de análise constante da adequação da documentação dos requisitos para que a mesma seja completa, não ambígua e sem conflitos (prioridades devem estar associadas aos requisitos ).

8 7.3 - Projeto e Desenvolvimento 7.3.3 Saídas de projeto e desenvolvimento de software Os artefatos gerados devem ser aprovados antes de liberados –Verificação e Validação das saídas do projeto Teste unitário para verificação dos requisitos documentados. Listar os softwares auxiliares que precisam ser adquiridos. Definir plano de teste, para ao final do desenvolvimento verificar o estágio de desenvolvimento do projeto. Definir as características mínimas para o uso do software seguro e adequado. Protótipo para teste

9 7.3 - Projeto e Desenvolvimento 7.3.4 Análise crítica do desenvolvimento de software Testes durante as várias fases do projeto devem ser efetuados –Verificar em cada fase se o que foi desenvolvido atende os requisitos. –Verificar se há mais algum risco crítico e propor soluções para os mesmos. Durante os testes devem estar presentes alguns dos envolvidos no projeto e desenvolvimento do módulo implementado. E devem ser mantidos registros dos resultados dos testes e das ações tomadas com base nestes.

10 7.3 - Projeto e Desenvolvimento 7.3.5 Verificação do software e desenvolvimento –A verificação deve ser executada como planejada para garantir que o processo de desenvolvimento foi seguido corretamente. – Fazer documento com os resultados da verificação e das ações tomadas.

11 7.3 - Projeto e Desenvolvimento 7.3.6 Validação do software e desenvolvimento –Validação do software deve ser feita como especificada de modo a garantir que este atende os requisitos documentados para uso da aplicação como requerido pelos stakeholders. –Validação deve ser feita antes da entrega do produto. –Registrar os resultados da validação.

12 7.3 - Projeto e Desenvolvimento 7.3.7 Controle de alterações do software e desenvolvimento –Deve-se ter um plano de mudança para os casos em que os requisitos se alterem afim de não impactar tanto na adição ou remoção dos componentes do software. –O controle de versões permite monitoramento destas mudanças e uma mais fácil descoberta de problemas por elas gerados. –Tendo-se um feedback prévio dos clientes pode-se ter um software melhor para os mesmos e assim não precisando fazer alterações em produção diretamente

13 7.4 – Aquisição 7.4.1 Processo de aquisição –A organização deve avaliar e selecionar fornecedores com base na sua capacidade em fornecer produtos de acordo com os requisitos da organização. 7.4.2 Informações para aquisição –Devem descrever o produto a ser adquirido e incluir requisitos para: Aprovação de produto, procedimentos, processos e equipamento Qualificação de pessoal Sistema de gestão da qualidade

14 7.4 – Aquisição 7.4.3 Verificação do produto adquirido –Assegurar que o produto adquirido atende aos requisitos de aquisição especificados.

15 7.5 - Fornecimento de serviço e produção 7.5.1 Controle de produção e fornecimento de serviço –Atividades de liberação: construir, liberar, integração final e replicação –Atividades de entrega: entregar e instalar –Atividades pós-entrega: operar, manter e dar suporte ao usuário

16 7.5 - Fornecimento de serviço e produção 7.5.2 Validação dos processos de produção e fornecimento de serviço –Critérios definidos para análise crítica e aprovação dos processos –Aprovação de equipamento –Fornecimento de Upgrade

17 7.5 - Fornecimento de serviço e produção 7.5.3 Identificação e rastreabilidade –Controle efetivo de versões por cliente –Identificação de alterações implementadas em uma versão específica

18 7.5 - Fornecimento de serviço e produção 7.5.4 Propriedade do cliente –A organização deve ter procedimentos para identificação, verificação, proteção, manutenção e disposição da propriedade do cliente fornecida para uso ou incorporação do produto. 7.5.5 Preservação do produto –Deve incluir métodos e procedimentos de manuseio, embalagem, armazenamento

19 7.6 - Controle de dispositivos de Medição e Monitoramento A organização deve: –Determinar ferramentas, técnicas e processos de medição e monitoramento para validar o produto diante dos requisitos. –Assegurar Resultados Válidos Ferramentas já aceitas no mercado. Usar algum padrão, nacional ou internacional, já existente. (quando o padrão não existe, base deve ser registrada) Refazer o processos com a finalidade de validar o resultado. O objetivo da aplicação desenvolvida deve ser confirmado. Documentos com os resultados obtidos devem ser criados (base histórica).


Carregar ppt "ISO9001:2000 para Software Professor: Alexandre Vasconcelos Equipe: Amanda Pimentel Börje Karlsson Danielly Karine Erika Pessoa Jorge Cavalcanti Jose Edson."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google