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PROJETO DE EDUCAÇÃO POPULAR E ATENÇÃO À SAÚDE DO TRABALHADOR NA ATENÇÃO PRIMÁRIA: A EXTENSÃO REORIENTANDO O CUIDADO Kamilla Maria Sousa de Castro2; Nicole.

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1 PROJETO DE EDUCAÇÃO POPULAR E ATENÇÃO À SAÚDE DO TRABALHADOR NA ATENÇÃO PRIMÁRIA: A EXTENSÃO REORIENTANDO O CUIDADO Kamilla Maria Sousa de Castro2; Nicole Leite Lucas2; Elisângela do Nascimento Barbosa2; Rodrigo Mendes Silva Luna2; Viviene Keila Vieria de Freitas2; Maria do Socorro Trindade Morais3; Dailton Alencar Lucas de Lacerda3; INTRODUÇÃO A Saúde do Trabalhador (ST) é um campo da saúde pública que compreende a articulação de saberes e práticas que consideram a interrelação entre produção, trabalho, saúde e meio ambiente. O Projeto de Extensão “Educação Popular e Atenção à Saúde do Trabalhador - PEPAST” é uma atividade extensionista, desenvolvida pela Universidade Federal da Paraíba, cujo objetivo é contribuir para reorientação da formação em saúde na construção de um cuidado para a atenção integral em saúde, tendo como fio condutor a Educação Popular em Saúde (EPS). É um experiência interdisciplinar, interinstitucional e intersetorial. Seu cenário de práticas é a Comunidade Maria de Nazaré, situada na zona sul da cidade de João Pessoa - PB. Envolve em suas ações, estudantes e professores universitários, profissionais da estratégia de saúde da família, trabalhadores e representantes dos movimentos sociais organizados da comunidade. Propõe um cuidar em saúde do trabalhador, considerando alguns elementos fundamentais da EPS: a problematização, a horizontalizada e a dialogicidade na relação entre os sujeitos envolvidos no processo. RESULTADOS Percebeu-se, ao longo das atividades do projeto, que a educação popular serviu de estímulo ao protagonismo dos atores envolvidos no processo, mostrando-se um componente importante para ruptura da distância entre os extensionistas, profissionais de saúde e comunidade. Após a atuação do projeto de extensão, destaca-se a aproximação parceira entre a comunidade e o serviço de saúde local, as pessoas começaram a sentir-se cuidadas, passando a cuidar mais de si mesmas. O projeto possibilitou conhecer a rotina da comunidade e dos setores que compõem a rede de atenção à saúde, os quais poderão ser futuros cenários para prática profissional. A vivência tem permitido a reflexão crítica sobre o cuidado em saúde do trabalhador, a compreensão da realidade social e a participação na construção de um caminho de superações. A experiência um espaço para encontro de sujeitos comprometidos com as práticas transformadoras de atenção em saúde e possibilita a participação dos usuários-trabalhadores de uma forma autônoma, colocando-o como um sujeito que necessita de cuidados esclarecedores e humanizados. METODOLOGIA A dinâmica do projeto é desenvolvida em dois momentos semanalmente: um encontro (reunião), com objetivo de planejar e organizar estratégias de ações; e ações na Atenção Primária de Saúde (APS), na comunidade. Há uma pactuação prévia com parceiros envolvidos na experiência: Associação Comunitária, Equipe da Estratégia de Saúde da Família e outros projetos de extensão com atuação na mesma área. O reconhecimento geral do território de abrangência e suas micro-áreas é realizado pelos estdantes do projeto com orientação dos ACS. Um diagnóstico do perfil epidemiológico dos usuários, a partir da USF, identifica os principais problemas em saúde do trabalhador na APS e tenta estabelecer o nexo causal, então, estratégias individuais e coletivas de cuidado são elaboradas. O PEPAST desenvolve ações através de visitas domiciliares, atuando com a proposta de beneficiar o trabalhador, formal ou informal. CONCLUSÃO Desde seu surgimento em 2006, o PEPAST passou por várias mudanças na sua estruturação e campos de atuação. Hoje o projeto apresenta-se como uma estratégia eficaz de contribuição na relação do cuidado no campo da ST na atenção primária de saúde. Constitui um espaço de uma construção permanente de reorientação do cuidado, capaz de conduzir sujeitos refletirem enfrentamentos e superações de seus problemas, tornando-os protagonistas a partir de experiências vivenciadas e problematizadas.


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